O Gamepass pode parecer muito atraente, mas na realidade não só é questionável se é sustentável com a qualidade atual do mercado, como ele prejudica as vendas. E sem vendas… não há jogos!
Num tentativa de justificar algumas das suas atitudes e posições, a Microsoft queixou-se aos reguladores que a Sony tem a exclusividade de alguns jogos, referindo, entre eles, o remake do jogo Final Fantasy VII.
Nesse sentido, importa perceber porque motivo este jogo é exclusivo da Playstation. E os principais motivos são dois!
O primeiro é que este jogo não era para existir. Não havia qualquer intenção da Square Enix em recriar este jogo! Ele existiu pois a Sony entendeu que ele seria do agrado dos seus clientes, e nesse sentido financiou-o para ser produzido. Sem este financiamento, este jogos nunca teria nunca visto a luz do dia!
Mas será que o financiamento impede o jogo de sair na XBox? Bem, tudo depende do acordo, mas sendo o IP da Square, dificilmente a Sony poderia impedir um lançamento na Xbox, especialmente se ele fosse lançado num periodo de tempo posterior. Ou seja, o jogo seria apenas um exclusivo temporário!
O que torna o lançamento na XBox muito pouco provável de acontecer, garantindo assim a exclusividade da Playstation é a acumulação do fator anterior com o facto que as perspectivas de vendas na Xbox não justificam o trabalho da conversão!
E como sabemos isso? Porque em 2017 saiu uma prequela deste jogo, o Crisis Core: Final Fantasy VII, que vendeu da seguinte forma nas diversas plataformas.
Basicamente a Playstation teve 74% das vendas, a Switch 17, e a Xbox… apenas 9%.
O que isto implica é que este é um dos casos de jogos que não vendem na XBox, o que até tem levado a alguns produtores, particularmente Japoneses, a ignorar a Xbox em algumas das suas produções.
Um dos grande problemas destas fracas vendas é o Gamepass… Basicamente, como divulgado pela Digital Foundry, o gamepass aniquilou 80% do volume de vendas da consola. E isto implica que, sem vendas… não há jogos!
Basicamente a Microsoft está a simplificar a vida à Sony na obtenção de alguns exclusivos.
Para quem não tem a noção, o que implica um jogo ser exclusivo? Basicamente implica que a empresa que pretende a exclusividade, pague ao produtor do jogo um valor que compense as perdas de vendas no outro lado.
Mas esse investimento só se revela interessante se for possível garantir a existência de condições para um bom volume de vendas que garanta uma boa margem de lucro que permita minimizar ou recuperar o valor pago.
E este é o problema da XBox, e um dos motivos pelos quais a empresa não adquire exclusivos. Basicamente ao ter serviços que canibalizam as suas vendas, o custo do pagamento para uma exclusividade torna-se super elevado, e as vendas que acontecem não conseguem minimizar minimamente o valor pago.
Repare-se no texto seguinte, publicado pela CAPCOM, relativo ao seu jogo ACE CHRONICLES:
Há no fundo da imagem duas notas curiosas:
A primeira é que o jogo em causa é esperado que venda maioritariamente na Switch, que arrebataria assim 63% das vendas.
A segunda é que a Xbox One não era considerada como uma plataforma viável para estes jogos, devido às baixas vendas (1000 cópias a nível mundial).
A PS4 não teve direito a nenhuma anotação, mas foi suportada e foi a segunda plataforma com mais vendas, logo seguida pelo PC.
Nesta senda de cortes devido a fracas vendas temos um outro jogo que se refere ser exclusivo PS5: O remake de Silent Hill 2, que está a ser produzido pela Konami e pela Bloober team.
E olhando como venderam os ultimos jogos da Konami junto das diversas plataformas vemos que Metal Gear Solid: Ground Zeroes vendeu 54% na Playstation e apenas 12% nas XBox!
Já Resident Evil Village foi mais extremo, com as vendas da PS4+PS5 a representarem 80% das vendas totais, com o PC e a Xbox a ficarem com os restantes 20%, sem serem dadas a conhecer percentagens entre os dois, ou sobre a distribuição entre consolas Xbox One e Series.
Daí que não há que haver admiração sobre possíveis exclusividades vindas destes mercados. Porque eles são vitimas de políticas da Microsoft que, repita-se pela relevância e como noticiado pela DF, destruíram 80% das vendas fisicas.
Pra fanboy de Xbox comprar jogo virou crime.
MS no longo prazo vai é matar o xbox, vai virar um “serviço de celular” pq os caras assinam GP por 1 real e não querem mais comprar jogos… inclusive eles tem razão nisso, a culpa é da MS que tá oferecendo um serviço tão bom que tem que dar por 1 real e está a dois anos estagnado.
Se a compra da activision não passar, pode decretar a morte do xbox… Eles quando não tinha a compra da activision já cagavam todo o gerenciamento de estúdios, imagine agora que estão ocupados?
Se o Phill estava sempre “confiante” com a line up do xbox, confiante no poder dos “12tf”, imagine como ele deve estar se já admitiu publicamente que a compra da activision talvez seja “grande d+ para a gente lidar”?
Um custo que ninguém fala da Activision é o custo de oportunidade… o xbox tá atrás disso e perdendo qualquer oportunidade que aparece no meio do caminho, o tal estúdio que deu suporte a Halo e outros jogos da MS já foi comprado pela Embracer
E aproveitando… segui minha regra de crossgen eu não comprar preço cheio….
E falando em vendas, menos uma narrativa de frustrados tentando diminuir o sucesso do “vencedor”:
Matar a Xbox não acontecerá.
Até porque a Xbox já deixou de ser uma consola à muito tempo, e passou a ser uma plataforma.
Xbox é atualmente uma plataforma de jogos que alcança uma consola, o PC, e outras plataformas via streaming.
O que tu queres dizer é que a Microsoft vai matar a consola.
E se isso pode levar muitos a chamar-te de fanboys por dizeres isso, basta olhar para o que tem vindo a ser feito. Basicamente a Microsoft tem vindo a descaracterizar a consola e a aproxima-la do PC. E isso é matar a consola tornando-se num PC barato e dedicado.
Perdeu-se o conceito de jogo igual para todos com a S, os exclusivos, a optimização dedicada e específica, etc.
A consola vai desaparecer. Não digo que não possa haver uma caixa dedicada, mas não será uma consola.
Alguém quer um PSVR por 80 euros?
120 com 2 moves
130 com 2 moves e um move navigator.
O VR tem o revestimento um pouco corrompido (as napas de revestimento ressequiram e tornaram-se quebradiças). Apenas afecta a estética.
Ofereço adaptador PS5.
Inclui camara.
rapaz se eu não tivesse 1 eu faria a importação
O problema, de qualquer forma, continua a MS reter diversas ips tradicionais e importantes na história do games, oferecendo-os apenas em serviços online ou mesmo mandatoriamente com versão off-line apenas para PCs.
De qualquer forma, pra quem não estives disposto a assinar serviços é dar adeus ao que a MS adquirir ou talvez ir jogar no PC. Mas é assim, algumas coisas são melhores ficando na memória mesmo, a MS vai ter o seu público.
ainda não acho que eles bagunçaram tanto assim o console, do jeito que tá pra mim ainda é o xbox e é um console, meio bagunçado mas é, alem disso tudo isso é reversível no “xbox serie X2”
podem lançar apenas um console no “X2” e dar prazo de 1 ou 2 anos para os jogos saírem no PC, inventam que “otimiza o desenvolvimento” ou alguma groselha assim… Copiar o que a Sony faz, mas com prazo fixo e conhecido.
E o que vc descreve a seguir pra mim seria apenas uma fase de transição para o fim, depois lançariam os jogos no playstation para “atingir mais gamers, somos bonzinhos, nem todo mundo tem internet para streaming” e depois desligava o streaming e acabou, virava third party.
Isso se a gente imaginar que o all win não é também “perder tudo” onde eles simplesmente venderiam a bethesda com o xbox estúdios e saíram do mercado de video games.
A minha opinião é que o xbox ainda é xbox, mas se mudar muito mais é pq vai ser a transição para o fim mesmo
Acredito que mudar mais do que eles já mudaram seria o prelúdio do fim do xbox.
Eu só gostava de ter um mercado concorrencial, mas sem atropelos, e com ambos os lados a mostrar competência. E isso só aconteceu uma vez, na era 360.
pra a sony sozinha cagar o mercado, depois do que aprenderam com o PS3, vai demorar umas duas gerações pelo menos.
até lá da tempo de sobra para entrar alguém, a Nintendo por ex por ir lá fazer uma APU com AMD tb e voltar a fazer console de mesa top end.
a Sony e MS pegaram AMD na pior fase delas e foi bem de poder, pelo menos o PS4, imagine agora a Nintendo pegando no auge, já dava para fazer uma APU fodona com RDNA3 + Zen com 3D cache.
A Nintendo anda “sera que vai dar M” na transição da geração, e TALVEZ eles resolvam apostar em hardware forte, que eles não fazem a 20 anos… Dava para inclusive continuar apoiando o switch e ter um console de mesa ~PS5 só que com RDNA3, só ai já economiza uns 50% de cooler e peso…
Não tem mais gimmick para a nintendo inventar e fazer sucesso, acabou… eles fizeram um portátil tradicional e deu certo, pq não pode voltar a dar certo um console tradicional?
queria comentar tb que GRANA não falta para a nintendo…
com o tanto que eles devem ter lucrado com switch, tablet com hardware obsoleto a preço de banana vendido como “high end”, jogos com orçamento de game de celular com 20M de vendas a 60USD….
Dá e sobra para investir e “alcançar” a Sony em rede on line e produzir um console “top de linha”…
Nem precisa muita coisa, mete ai um APU igual o PS5 só que com Zen 4 e RDNA3 e ainda talvez um 3D cache… quem sabe mais um pouco e GDDR7 ou GDDR6 21gbps
Eles não fazem pq não querem….
Estão tão preocupados com a transição… um console “tradicional” e poderoso seria uma “ultra inovação” para a nintendo hahahahh
Ainda tb podem seguir usar ARM + Nvidia
a Nintendo tem DOIS fornecedores ainda…
pode usar x86_64 + GPU boa com ADM
ARM + Love Lace com Nvidia
não faz um console top de linha pq NÃO QUER e ainda tem o incentivo de tentar “algo novo” para não flopar.
Essas inovações da Nvidia e AMD são todas otimas para consoles, pq no console vc pode escolher exatamente o que vai usar… sem precisar deixar “sobrando” para situações especificas e ainda ter a garantia que o hardware vai ser usado.
nvidia tem que fazer silicio para DLSS tanto em 720p quando até 8k, em um console o silicio para DLSS pode ser fixado para 1440p => 4k
MCM da AMD pode ser customizado…
Realmente, não vai ser falta de opções, dinheiro, fornecedores, flexibilidade, TUDO praticamente a favor, da nintendo voltar a lançar um console de mesa poderoso…
Seria um sonho. A Nintendo voltando forte no console de mesa eu só teria um problema: Ao invés de gastar com um console, gastaria com dois. 😅
Se a Nintendo fizesse isso eu não compraria mais nenhuma outra plataforma, pois o que falta para ela é um apoio maior de thirds e tendo esse apoio como na era do game cube. Fechou.
Comprou caro, o Andrio tb quer o GT7 e já achou por R$129,00. Como não é o estilo de jogo dele (vai ser para visitas) ele vai esperar chegar nos R$100,00
versão PS4?
E eu comprei Digital de PS5 e ainda tem 8% de desconto nos cartões.
versão PS5
Lembrei de um caso recentemente. Comentei em um vídeo que compraria o novo Star ocean independente da qualidade pra ajudar o estúdio. Meu comentário foi recebido como piada. Como se fosse um absurdo comprar jogo hoje em dia.
Antes as empresas tinham o problema da pirataria. Hoje estão criando um novo monstro e não sei se terá solução. Um público que não compra jogos. Triste fim para a indústria que amamos.
Partilho o mesmo pensar.
Hoje preferi comprar 2 jogos que estão disponíveis na Plus Extra e mesmo com as tentativas da Sony para fazer a adesão ao serviço, já que antes da confirmação te direciona para uma página informando sobre o Plus Extra, eu preferi comprar, infelizmente digital pq acho que não tem midia física.
Pensei que RE Village tinha vendido melhor nas demais plataformas… É um grande jogo, recomendo!
Eu gostei do game também, mas tô achando o game menos aterrorizante do que o 7
O 7 te dava cada susto
Mario, Será que tem como você esquecer um pouco da Microsoft (sei que é difícil) e falar sobre o Steam Deck, aprecio muito suas análises de hardware, que para mim são as mais técnicas da internet, e estou muito interessado em adquirir um.
Nem esqueço, nem deixo de esquecer seja o que for. Aqui abordo os temas do momento, e o tema mais discutido atualmente é a aquisição da Activision pela Microsoft, pelo que abordarei esse tema enquanto ele for o dominante noutros locais. Afinal, com exceção dos artigos exclusivos, a PCManias publica e comenta noticias gerais pelo que os temas abordados serão maioritariamente os das minhas fontes.
Quanto ao Steam Deck nunca o abordei por vários motivos, sendo que ela tendo sido lançada no inicio de 2022, entendo que o timming para a abordar já passou!
Seja como for, eis o que não gosto nela!
– É um PC. Apesar de um formato algo diferente, na realidade ele não é mais do que um PC como tantos outros. Distingue-se pelo formato de consola com controladores, o que o torna interessante.
– Não esquecendo que é um PC, estamos a falar de uma máquina cuja capacidade gráfica é inferior à de uma PS4. E se isso a torna obsoleta face às consolas atuais, face ao mercado PC, estamos a falar de material completamente ultrapassado e inadequado.
– A consola consegue no entanto compensar isso usando um ecrã de 720p, que é a resolução a que corre jogos. Apesar de o ecrã ser apenas 7″, para mim, esse é um standard de 2005, pelo que não é pelo facto de estar colocado numa consola que o posso elogiar. O aceitar isso como um ponto negativo ou não é algo que compete apenas a quem decide comprar a máquina. Ms para mim… é!
– A máquina tem 16 GB de LPDDR5, o que lhe oferece uma largura de banda de 88 GB/s. Isto é menos de metade do que uma PS4 oferecia, e que não é depois compensado pela memória de 1 GB de VRAM. Como ponto compensador, a largura de banda por pixel é mais do que suficiente, e até é maior que a da PS5 por pixel a 4K, o que no fundo vale ao que vale, uma vez que isso tambem se aplicava à PS4 a 1080p, e nem por isso ela tinha melhores jogos que a PS5. Seja como for, mas mais uma vez caímos aqui numa questão ligada à resolução obsoleta que compete a quem adquire decidir se é suficiente para si ou não.
– Este é um produto a bateria, que, infelizmente, não aguenta mais do que duas horas. Ainda por cima aquece, e a ventoinha faz imenso ruido.
– A piorar a questão do hardware, temos o facto que esta consola corre nativamente linux, e sendo os jogos windows, eles tem de correr dentro de um emulador windows, o wine, o que mata ainda mais as performances. Isto implica que, para performances, se torna necessário instalar nativamente o windows 10, o que implica violar a garantia, e perde-la.
Fora isto a consola tem o seu interesse, mas considero que não terá uma vida útil muito grande pois é um hardware já obsoleto que nesta fase consegue correr jogos que ainda alcançam uma PS4, algo que deixará de existir muito em breve. O seu preço não é exagerado, pelo que é um produto que cada um terá de considerar por si.
Pessoalmente não a vejo como um produto interessante, particularmente pela pouca longevidade que aparenta ter.
[OFF] Olha o título de um vídeo:
A que ponto chegamos.
Prefiro não colocar link e nem ví o vídeo.
Patético… E humilhante para a S.
Off: Estou sem saber como classificar os brasileiros que invadiram o planalto. Não consigo entender como é que alguém que pretende viver em democracia toma uma atitude onde se ataca aquilo que representa os próprios pilares da Democracia.
E da mesma forma não consigo entender e nem sequer classificar a atitude do Bolsonaro ao se recusar a comentar o que se passou. Tanto uma situação como a outra são baixas demais e nem consigo encontrar palavras para classificar esta atitude de ratos de sarjeta.
Mas é só um desabafo. Não sou sequer Brasileiro, mas fico preocupado em ver que o povo Brasileiro que sempre respeitei é capaz disto, e comento por ter há dias ido assistir a uma sessão de fados de Coimbra, e onde um grupo de brasileiros com posses (e digo isto porque o local em causa não tem preços para qualquer um) jantavam numa das mesas e não paravam de falar durante o espetáculo não respeitando a nossa tradição secular de silêncio total quando se canta o fado.
Pior ainda, quando lhes foi pedido para fazerem silêncio ainda ameaçaram porrada.
Não me reconheço neste tipo de pessoas e lidando aqui com brasileiros à anos, que muito respeito, e me soam a cultos e informados, ver esta parte do Brasil, totalmente diferente choca-me.
A população do Brasil se resume em 80% de idiotas!
Eu estou sem palavras para falar com a devida lucidez sobre isso que ocorreu hoje. É vergonha demais.
Mas só adiantanto sobre como é triste ver tantas pessoas acima dos 40 anos participando destes atos de vandalismo e depredação pública, no caso, pessoas “mais experientes” que deveriam ter uma mínima compreensão sobre o que é democracia, e quais seriam as trágicas consequências de perdê-la.
Triste.
Mário, a elite brasileira é uma das elites mais asquerosas do planeta. Para ela, o ideal seria que a escravidão não tivesse acabado e a mesma nada respeita, em um país que para os afortunados, tudo se pode, pois o dinheiro compra a lei! Aquilo de ontem é mais uma estupidez desse povo e o Bolsonaro não comentou, pois não duvide que ele esteja por trás daquelas articulações, onde o Governador do DF era amiguinho dele e deixou tudo acontecer, com o auxílio de uma parte dessa polícia fascista.
Cara, tudo isso é culpa de político. Quem deveria cuidar mais do povo é quem mais rouba e quem mais faz acordos com a tal elite brasileira. Brasileiro tem que aprender que quem governa esse país está para nós servir pq senão nunca sairemos da lama.
Aqui o pessoal adora ter bandido de estimação seja de direita ou esquerda.
Concordo totalmente contigo, mas esse pessoal que entrou, entrou em prol do “mito”, algo que jamais ocorrera. Tente puxar na memória se isto aconteceu com FHC, Lula ou Dilma… Aqui não está se discutindo lados e sim, ações. Essas ações não passam de imbecis liderados por alguns da elite, empresários que nunca sugaram tanto do povo brasileiro como agora, impondo suas ideologias para seus funcionários, ameaçando-os, etc… O próprio Luciano Hang era um que ameaçava seus funcionários, caso os mesmos votassem no Lula.
Passei o final da tarde de ontem (estava curtindo uma praia coma família) e o decorrer da noite sobre este assunto.
Há várias variáveis que resultaram neste episódio, a que acho principal é a mania do brasileiro e de seus gestores de “passarem a mão na cabeça”/”colocar panos quentes” em muitos casos. A ação de ontem foi testada várias vezes nesses últimos 4 anos e o que só se via eram notas de repúdio, nenhuma ação concreta contra tais atos era realizada.
O palhaço bozo comentou, só mais de 6 horas depois, e fez do modo dele, dá uma “desculpa” e equipara os atos com atos realizados pela esquerda, no caso em 2013 e 2017, só omite que tais atos da esquerda foram reinvidicações contra decisões do governo, protestos contra gov Dilma e a reforma da previdẽncia respectivamente, não foram protestos contra a democracia e solicitando golpe de estado/militar.
Sinceramente não sei definir o que são estas pessoas que foram depredar o patrimônio público, diariamente recebo vídeos dessas pessoas, estão pedindo ajuda até para extra-terrestres, outro se ajoelha e pede ajuda ao deus “miau”. Infelizmente parte destes também foram influenciados pela questão religiosa, no período de eleição o bozo e a sua esposa estavam diariamente em cutos religiosos, no dia seguinte ao resultado das eleições estes não foram mais vistos em cultos.
Esse pessoal seguidor do bozo quer regras/lei mas não sabem seguir as que já existem, se acham a própria lei, não respeitam nada, no funeral da rainha Elizabeth que alguns destes estavam fechando uma via de Londres, chegou a equipe da CNN e eles mandaram a equipe ir para a Venezuela.
Isso também é o resultado de gestões (municipal, estadual e federal) no desleixo em relação à educação, parte destes apoiadores defendem a teoria da terra plana, são contra a ciência e vacinas. Tem gente que nem sequer completou os estudos, se ali há “empresários” são aqueles que tiveram sorte ao montar um mercadinho na esquina, pois os grandes que apoiam o bozo só financiam mas não se metem nisso.
Enfim, espero que depois de ontem as intituições sejam mais rígidas, punindo tudo que ocorra, sejam atos de ontem, de hoje, de amanhã e principalmente dos que aconteceu no passado, se mais uma vez colocarem panos quentes isso acontecerá novamente e em pior escala.
Vi umas fotos e as sedes dos 3 poderes foram totalmente danificadas, sem dúvidas que as 3 terão que passar por reformas e o $$ vai sair de quem? de mim, do Andrio, do Deto, do Sparrow, do Carlos Eduardo, dos Fernandos…….e daqueles que estavam ontem lá. Dinheiro que poderia estar financiando algo na melhoria da população, principalmente neste ano em que o orçamento federal foi ridículo.
Fico a imaginar se este troço tivesse conseguido ganhar a reeleição.
PS: Também vi fotos dos diferentes tratmentos da PM do DF em relação a protestos.
EXATAMENTE ISSO.
A pauta em questão não tem nenhuma legitimidade, é 100% golpista.
Errata, no lugar de CNN deve ser BBC, ou seja, uma emissora britânica em solo britânico e os apoiadores do ex presidente mandando a equipe ir para a Venezuela .
Mário, o nome disso é Fascismo. É um fenômeno que ocorre naturalmente em países onde as elites se sentem ameaçadas de alguma forma pelas classes econômicas mais baixas.
Aqui, alguns “mercadores da fé” têm alienado a população com busca a ascenderem no poder (projeto de poder econômico-religioso), junto a isso observamos o crescente aumento da radicalização política sobretudo com a melhoria de vida da classe média que se sentiu empoderada pelo aumento de poder aquisitivo dos últimos anos, querendo se distanciar das menos abastadas, mesmo que muito longe de serem ricos.
As últimas duas décadas houve paulatinamente um aumento de direitos trabalhistas, de proteção ao meio ambiente e de valorização do povo com aumento da sua autoestima.
Isso desagradou a “elite econômica” brasileira, que é basicamente agrária e tem ainda um pensamento escravagista.
Não que políticos sejam honestos, mas houve um aproveitamento de um momento econômico ruim pelas próprias elites para criminalizar a política e por de volta às coisas “no seu devido lugar” segundo o que a elite pensa. Gerando falsos heróis que foram glorificados pela mídia por prenderem um grande líder político, que se goste ou não, foi o melhor presidente que esse país já teve.
Por fora, estão os militares, que não faz muito, ficaram décadas no poder com um regime de repressão sobe a justificativa da pretensa salvação do país do comunismo, fruto do apoio norte americano em plena guerra fria para garantir manter sua área de influência por aqui. Militares brasileiros são literalmente o cão de guarda dos ricos.
E mais uma vez, tudo acontece novamente da mesma forma.
Lamento que você tenha tido o desprazer de conhecer maus brasileiros mas com o último governo, a boçalidade foi exultada com o presidente anterior, fruto desce fascismo que ascendeu na nossa sociedade atacando diuturnamente as instituições democráticas, apoiadas pela elite brasileira e a grande mídia.
Sei que parece coisa de conspiração, mas é o mais breve resumo dos fatos.
E sugiro a você, que se um brasileiro qualquer não respeitar o seu país, que você acione as forças de segurança mais próximas para ensinar aos mau criados o que não aprenderam em casa. Gente assim, deveria ser expulsa do país e nem ter direito a regressar, e falo isso sem qualquer ideário de xenofobia. As pessoas têm que ter respeito pela casa alheia e saber que são bem recebidas e aceitas se agirem de forma cidadã e cordata, pois são apenas visitantes.
Cuidado com a extrema direita, ela está só esperando apenas um momento de fraqueza democrática para meter suas garras.
Cuidado quando a mídia estiver a tentar criminalizar a política e estiver a disseminar o pânico moral, cuidado com a exaltação da nação por si mesma sem nenhum motivo eventual.
Pontualmente, o ocorrido no Brasil dia 8 é uma cópia do que ocorreu nos EUA, temperado pelo financiameno a pessoas pobres e de classe média que se julgam defensoras da moral e bons costumes após terem sido alienadas por igrejas e pela mídia que passaram as últimas décadas criminalizando a classe política e disseminando o pânico moral na sociedade como forma de insulflar diuturnamente os ânimos e porém quem elas “fabricam” e defendam seus interesses no poder.
Mesmo que não haja a compra dos jogos, o prórpio fato de estar no gamepass significa retorno financeiro para as produtoras. Nenhuma produtora vai ceder o título gratuitamente.
Outro detalhe, a assinatura anual do Gamepass leva lucro mensal a Microsoft, o que diminui o lucro são as maneiras de “burlar” que a microsoft ainda permite. Ex: permitindo saves de uma conta migrar para a outra e etc.
Dito isto, não há necessidade de um jogo exclusivo da Sony passar a fazer parte da Xbox, e o questionando do Phill Spancer está relacionado a compra da activision Blizard em que a Sony fala em “exclusivos da Xbox” quando a empresa adota esta mesma estratégia de negócios desde o PS3.
Fonte das suas afirmações? Quero ver fonte dos lucros de gamepass sem mutreta aí, se você puder passar pra nós, agradecemos.
Quantos aos exclusivos, acho melhor nem comentar, pois o que a MS está fazendo a Sony NUNCA fez!
São as afirmações do Phil que diz sobre o Gamepass “profitable for us”.
Uma frase interessante pois eu gostava de perceber se seria também lucrativo para qualquer outro, ou se só para eles.