A Microsoft sempre afirmou que a clausula de paridade era para manter, apesar das queixas de muitos criadores de software. Agora a clausula foi quebrada, e isso será apenas o inicio!
Aconteceu… Apesar da Microsoft afirmar a pés juntos que tal não aconteceria, a Microsoft quebrou a clausula de paridade entre a Xbox series S e a Xbox series X. E tudo por causa do modo de écran dividido que a S não consegue apresentar por falta de memória.
Caricatamente, e numa situação que até comentamos, a Microsoft moveu uma equipa para ajudar a resolver o problema na S. E a situação era caricata pois a Microsoft não conseguiu implementar o modo nem em Halo Infinite e nem em Forza Motorsport, dois motores criados pela Microsoft, mas alguém acreditava superiormente que, num motor estranho e que a Microsoft nem domina, isso seria possível de ser feito.
Pois após esse circo mediático, chegamos à conclusão inevitável de que tal não era algo fácil de ser feito, e perante o sucesso de Baldur’s Gate, e a o oferecer este jogo como exclusivo Playstation por causa da paridade com a S, a Microsoft fez o impensável… e quebrou a clausula.
Uma situação que nos foruns já deu origem a threads que se questionam se esta situação não pode dar origem a um processo em tribunal.
Apesar de desde sempre acharmos que esta situação acontecia, tendo-o dito em vários artigos, os “especialistas” diziam que não, e que uma clausula de paridade a esta consola nunca prenderia a geração. Ora isso acontececerca de 2 anos e meio depois do lançamento das consolas, e como tal longe do final de vida da geração que poderá rondar os 6 a 8 anos.
Sendo que atualmente já vemos jogos a terem problemas de performance nas consolas de topo, o futuro não é nada risonho para a S, pelo que a clausula de paridade não só vai ser quebrada mais vezes, como questionamos mesmo se a Microsoft a certa altura não poderá aceitar até que a S não seja suportada em jogos mais avançados que apareçam no final da geração.
Fica a questão no ar!
NOTA: Phil Spencer em entrevista referiu o seguinte:
Não vemos um mundo onde deixemos a S para trás. Em termos de paridade, “Não creio que tenham ouvido de nos ou da Larian, que isto ra sobre paridade. Penso que isso é mais a comunidade a dizer”
No entanto, em comunicado a Larian, criadores de Baldur´s Gate, referiu:
Far from being exclusive, we have no exclusivity deal that prevents us from launching on Xbox. The issue is a technical hurdle. We cannot remove the split-screen feature because we are obliged to launch with feature parity, and so continue to try and make it work.
— Very AFK (@Cromwelp) July 31, 2023
Onde a frase mais relevante é:
O problema é um obstáculo técnico. Não podemos remover a opção de ecran dividido porque estamos obrigados a lançar com paridade nos recursos de jogo, e como tal, continuamos a tentar colocar a coisa a funcionar.
Ou seja, Phil tenta deitar areia aos olhos, fazendo crer que os criadores de software não são quem se queixa da S, mas sim a comunidade que acredita que isso acontece.
Se a Sony lançar o PS5 Pro ( coisa que não acredito), colocará mais pressão ainda sobre o Series S.
Vamos ver se não é um caso pontual, mas se ficar mais recorrente, os donos de Series S ficarão com um problema nas mãos.
Eu já não duvido, a Sony parece querer ter hardwares melhores e ser reconhecida por isso. Ela acaba de comprar a Audeze, que faz excelentes headphones e está lançando 2 novos headphones planares magnéticos, que são excelentes pra graves e por conseguinte, para ambientação de jogos (envolvência).
Tenho justamente um Audeze planar magnético, o Mobius. Vou dizer que foi uma das piores compras que já fiz. Ele é bom para música, mas para isso tenho um HD 599 que é superior, mais confortável e muito mais barato. Já para Games é uma decepção. Única coisa descente é o microfone, mas não vale 400 dólares.
Hennan, esse negócio é tão complicado. Falo isso porque do ponto de vista de jogo, sobretudo os multiplayers os melhores headphones são aqueles mais frios, com graves mais brandos ou mesmo aqueles que não são tidos como headphones tão musicais, e sim mais analíticos, com “palcos sonoros amplos” e com sons mais separados, sendo destaques coisas como HD800.
Mas no fim, é sempre uma questão de gosto. Sei que já vi muita gente a elogiar Audezes e no geral planares magnéticos, justamente por entregarem ambiências e graves de primeira. Agora é bom ressaltar que esses tipos de headphones costumam precisar de dac/amplificadores pra empurrar o som melhor pra mostrarem suas verdadeiras capacidades, e talvez uma porta de PC ou mesmo só uma saida de dualsense faça ele dar muito menos do que pode dar e parecer um fraco headphone.
Mas assim, o 599 é um excelente headphone, e você tem os dois headphones pra comparar, então quem sou eu pra dizer pra você algo diferente, ou o que é melhor.
Sou alguém que gosta de som, mas não sou alguém que fica comprando headphones caros, mas assim meu sonho de consumo pra jogo é um AKG 712 Pro ou um Audio Tecnica AD900x, mas coisas como os Audezes já me passaram pelo radar, o preço que me afasta deles, tanto pensando nos graves pra escutar rock quanto pra testar com games.
Hoje eu estou usando um Fidelio X2HR, que é bem mais modesto que esses dois seus aí e tem me atendido bem. Mas só me aproximei mais desse hobbie, porque na pandemia e com trabalho em casa, incomodava pra minha esposa.
* os sons de caixas/tv incomodavam minha esposa.
No geral, prefiro muito mais o som de um home theater. Especialmente da Onkyo, mas infelizmente o meu queimou, e agora só tenho um da Yamaha 5.1 mais simples e que não gosto muito e um soundbar mini da Polk, que é até boazinha.
Agora, meu Fidelio é legal e confortável mas não dá muito bem com o VR, pra minha tristeza.
Estava a falar com o Andrio ontem e já comentei isso dias atrás aqui. A MS diz que não vai lançar console de meia geração, sim sei que não se deve confiar no Phil, mas uma declaração dessas abre brecha para a MS antecipar uma nova geração, como fez com o 360.
Daí que, se a Sony lança um Pro ano que vem (2024) e a MS resolve antecipar a geração (2025 ou 2026) quem ficará com a pressão será a Sony pois ficará impossibilitada de lançar um novo hardware pouco tempo após o Pro.
Livio, se a MS fizer isso aí que tudo está perdido. Quem comprou SX e SS e não é fanboy vai se sentir lesado e duvido que a maioria desse pessoal compre um novo Xbox. Já a Sony vai estar com Ps5 com uma base de mais de 80 milhões e os devs vão se concentrar na base maior, não num hardware novo empurrado as pressas pra corrigir um erro absurdo.
Na verdade, eu já acho que a MS pensa em abandonar o Hardware e se concentrar em virar multiplataforma. Só isso faz sentido para gastar tanto dinheiro com publishers pra ter conteúdo como third no gamepass e colocar seu serviço no Playstation. Xbox não vende software mesmo, não faz sentido alimentar um serviço com jogos próprios e ficar na expectativa que cresça mais que qualquer outro serviço na história.
Concluindo, minha aposta é que se após a aquisição da Activision a MS não veja um salto significativo de assinaturas do gamepass, ela abandone o Hardware pra virar third e colocar seu serviço no Playstation e Nintendo. Aí talvez até a Nintendo se mova pra ter dois Hardwares novamente, um portátil e um de mesa. Seria o melhor pra todos, pois a MS já deu o que tinha que dar como detentora de plataforma de games.
Concordo… A ABK tem de mudar o panorama atual. Se não mudar, não justifica manter o mesmo.
Afinal, convém relembrar, que as séries estão a vender pior que as One.
Sim… E não!
Efetivamente, uma nova geração seria uma excelente resposta da Microsoft a uma consola de meio de geração.
Mas lançar primeiro tem uma desvantagem… É que vais ficar, pela maior parte da geração, com a pior consola!
A Microsoft poderia ter a melhor consola em 2026, mas em 2028, com as suas especificações conhecidas, seria esmagada pela PS6. E depois teríamos o grosso da geração com a PS6 a dominar.
Para além do mais uma pro lançada junto com GTA6 que garanta os 4K nativos, 60 fps faria miséria nas hostes concorrentes.
Lívio, essa questão de vantagem é assim mesmo. Mas penso que a MS não tem pra onde ir muito qualquer hardware que ela lance vai ter de lembrar do seu plano megalomaníaco da Cloud e de substituir todos os servidores que já têm por novas máquinas, fora isso, um gap de 1 ano, e sem grandes jogos dá em nada, o SX é tido como mais potente por muita gente do PC, até o “Santo” Gabe justificou que entre os consoles prefere o Xbox por ser uma máquina superior, e até mostrar o que fazia o PS5, foi assim o senso comum, e o resultado é o que se vê.
No fim, a coisa não é só hardware e a Nintendo não me deixa mentir, é simplesmente ter coisas que se queiram jogar.
A Sony de 4 em 4 anos lançando uma nova máquina e com jogos matadores, não tem com o que se preocupar. Veja, nem uma 4090 impressiona mais perante um PS5… E a MS não tem como fazer melhor que isso. Nem com “poder da nuvem”. Entende.
A única realidade factível pra MS hoje mudar o mercado, é comprar tudo e todo e tirar valor do PS ou lançar grandes jogos, a importância do hardware é algo nichado, coisas pra gente que acompanha essa indústria há muito tempo. A maior parte dos gamers não ligam pra nada disso, e eu entendo perfeitamente.
O importante mesmo, no fim, são os jogos.
O steam deck não tem esse modo e não vi esse drama todo e os relatos que vi é que nem em PC topo de linha roda o modo satisfatoriamente.
E o que isso tem a ver? O PC não tem clausulas de paridade prometidas aos compradores. E o correr bem ou mal não invalida a realidade que a paridade foi quebrada!
Não invalida? Mostra q é mais questão de refinamento que falta de capacidade do Series S
Não.. porque o problema, conforme revelado pelos devs, é memória. Uma versão de ecrã dividido implica que podes ter dois cenários diferentes ao mesmo tempo em cada metade do ecrã. Isso implica a geometria, as texturas, e a física de dois cenários em simultâneo.
O problema da S é só ter 7.5 GB de RAM, o que está longe de ser perfeito pois a parte do CPU não escala com a resolução, e mesmo no GPU apenas as texturas podem ser adaptadas para a resolução. Este modo de ecrã dividido requer mais RAM vídeo, e pelo que se descreve, a memória da S não chegava.
Ou seja, falta de RAM não é uma questão de refinamento… é uma questão de capacidade! Nunca foi uma questão de performances, ou de dificuldades técnicas… foi mesmo falta de RAM. E esse foi o motivo pelo qual a Microsoft acabou por ceder, uma vez que a solução poderá nem sequer existir.
Elton, nem a MS está conseguindo botar modos split nos consoles dela…
Acho engraçado é quererem que Devs terceiros refaçam um jogo porque uma cláusula da Microsoft impede o jogo de sair no único hardware capaz dela… É cada uma!
A propósito… Eis o ecrã dividido em Baldur’s Gate 3 na Steam Deck
https://www.youtube.com/watch?v=nXOAMwDODNA&t=73s
A Steam Deck tem 16 GB RAM, e o problema da S não é outro que não falta de memória.
Isso é de forma oficial?
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/08/jogadores-destravam-tela-dividida-de-baldur-s-gate-3-no-steam-deck/
É o mesmo que dizer que a sony liberou bloodborne a 60fps
O modo sempre esteve lá… E só não funcionava porque se trata de uma portátil, e como tal, o modo não faz sentido. Mas tendo 16 GB ela suporta sem problemas o modo.
tá de brincadeira que um PORTÁTIL não tem tela dividida para coop local e isso é “argumento” ?
Como se não desse para ligar o steamdeck na TV
A nintendo já pode abandonar o coop local do switch
“When pressed about the lack of Baldur’s Gate 3 Steam Deck split screen functionality, Michael Douse, director of publishing at Larian Studios, stated that, “split-screen co-op is disabled on the Steam Deck, because it’s… the Steam Deck”
Resumidamente, o Split Screen foi desligado porque estamos a falar de uma portátil.
Eventualmente foi esquecido que poderia ligar a uma TV.
Só espero que isso não vire moda. Porque a brecha criada pela Microsoft vai pressionar a Sony caso exista um ps5 pro. De toda forma, uma coisa o Phil tem razão. O Series S não será abandonado. Porque comercialmente é melhor nem lançar pra Xbox se for apenas no Series X.
Vão vender a ideia de que streaming é melhor que um rodando um jogo localmente, não sou bidente, mas espere e verá! Lol
E é muito fácil convencer o patego disso!
Basta uma publicidade sobre uma nova tecnologia ULTRAMEGASUPERHIPER ZERO LAG, que consegue prever o movimento do jogador graças a uma SUPERMEGAFABULASTICA IA GPT 7.0 anulando o delay e o lag, tudo correndo remotamente num SUPERMEGAULTRA servidor ZYMAX IA 6.3 capaz de correr jogos ULTRADUPERSUPER realistas a 8K.
Depois mostras uns vídeos falsos iguais aos do Kinect onde um tipo jogava uma sequencia pré decorada de star wars com zero lag, e a evangelização, o astroturfing e o fanatismo fazem o resto!
Acho que nem o marketing salva. A própria Microsoft admite a baixa adesão do Cloud. Quem sabe daqui 10 anos.
Faz entre os fanáticos, para criar essa bolha de distorção da realidade que a gente vê na internet.
Nesse momento os fanboys do xbox estão mal conseguindo segurar a narrativa dentro da bolha, bolha irrelevante, de flamme na internet…
Tá todo mundo metendo o pau no xbox ss, com razão, e eles não conseguiram inventar nenhuma fake news de “PS5 pegando fogo” para abafar os problemas do xbox.
Continuo dizendo que esses astroturfing e fanaticos de xbox que militam o dia inteiro na internet dão aspecto para o xbox de o xbox ser o vídeo game do cliche de “video game coisa de nerd virgem e looser fedido”
Recebi esse comentário dos fanáticos. Pior que ainda elogie o Series S, tendo em vista o preço cobrado.
“A Sony tá de bumbum dolorido até hoje de não ter conseguido fazer do PS2 um substituto do PC e magoada pela vergonha de não emplacar um portátil apanhando feio dos smartphones por isso a ideia de jerico do PSQ
Deve tá pagando pra zoarem a versão de Xbox.”
No dia que a Sony deixar de pagar estas coisas todas, ainda compra a Microsoft. 😀
Nada de novo em relação a este tipo, é um mentiroso que muda o discurso conforme a borrada que resulta da sua estratégia.
A Series S é um buraco no qual a Microsoft se meteu e do qual não vai conseguir sair, foram gananciosos com a sua tentativa de abranger mais mercados e agora estão a pagar por isso.
A situação vai piorar com o tempo… OS GPUs com 8 GB já não correm mais de 1080p. A S tem 7.5 para tudo, e a geração ainda nem a meio vai!
conversando ontem com o livio mandei esse link para ele.
https://twitter.com/APZonerunner/status/1694635922770313595?t=3EfnvDEpbEg24m5ANaVitQ&s=08
Bem, como não existem provas não podemos afirmar, mas segundo esse Alex donaldson, na gamescom muitos devs falando sobre desenvolver para o Siris S.
Se isso for verdade quero ver como a ms vai lidar com isso daqui para frente.
Off. Pessoal que mora na Europa.
Vocês estão conseguindo comprar mídias físicas no dia do lançamento?
Aqui no Brasil está horrível.
Fui a uma loja hoje e o dono me disse que a Bandai não quis lançar o Armored Core 6 no Brasil. Será importado.
Acredito que aí não esteja da mesma maneira, mas está a piorar como aqui?
Acho que deve ter alguma relação com a RJ da Americanas. Eles eram o maior comprador de jogos do Brasil. O prejuízo das distribuidoras não foi pequeno.
É possível, mas faz tempo que acho ruim a disponibilidade de lançamentos e a entrega no Brasil. Poucos são eficientes como a Amazon, mas sempre é complicado comprar pré-venda lá. Os malditos não aceitam pix na pré-compras, e na internet só uso cartão virtual que expira em 48h quando não utilizado, então nunca consigo aproveitar promoções disponíveis pra quem compra com antecedência por lá.
Faz um certo tempo que não compro mídia física, o último foi Horizon. Mas um dos motivos que deixei de comprar foi justamente porque com a RJ da Americanas não existe mais as promoções malucas deles. Horizon de são me engano paguei 140 reais na pré-venda. Além disso, após o lançamento sempre tinha na loja física 3 games por 200. Agora aqui nem jogos tem nas lojas locais.
Teoria interessante a sua.
Para já… Sem problemas.
Pior que até pré venda é problemática. FF16 comprei com antecedência de meses, demorou mais de 15 dias pós lançamento pra chegar aqui e ainda veio sem os bônus de pré-compra. Tá *oda comprar jogo em pré-venda por aqui. Se eu não fizesse tanta questão do disco em alguns jogos, já teria desistido de comprá-los. Ir nas lojas físicas pra comprar, nem me arrisco, nunca encontra um lançamento em day one.
Sim, muitas vezes há um atraso gigante na produção do produto e logística.
O Phil já está a fazer o controle de danos dele. Ele vem falando e reforçando cada vez mais que o Xbox não se trata de consoles, mas sim de Ecossistema de jogos. Insistentemente ele faz esse discurso, por que será né?
O cara faz toda a guerra e depois diz que ela não existe… Vê que esse cara poderia estar ensinando a Sony algo, criando parceria e trazendo suas vantagens pro Xbox. Mas vai lá, acusa a outra de anticonsumidor, não deixa crossplay, pagam pra tirar jogos de xbox e tra lá lá… E no final vem dar um contrato de 3 anos pra CoD no PS. Sabe como é, depois finge que é vítima e que entenderam errado… Eu nem tenho mais paciência pras lorotas desse sujeito.
Desconfio que ele sabe muito bem o papel dele de mentiroso e encantador de jumentos. Me parece que ele só está “ganhando tempo” e tentando manter a maior base possível de adeptos à religião para o que está por vir. O mercado tradicional de consoles está na cara que não é o foco da Microsoft então eles devem trazer algum anúncio sobre a migração definitiva para o streaming nos próximos anos. Que tomem muito cuidado pois o Stadia serve de exemplo do que pode vir a acontecer.
Eh eu acreditava que as críticas de que o Séries S iria dar problemas aos desenvolvedores e limitar o Séries X eram exageradas! Mas depois disso estou revendo esse pensamento! Comercialmente a ideia do Séries S é muito boa, então se fosse manter esse projeto já que a Microsoft tem recursos quase ilimitados bem que ela poderia aumentar algumas configurações do Séries S pelo mesmo preço! Haveria alguma chance de isso ser viável?
Comercialmente a ideia da S é um desastre. Porque se ela pode trazer mais vendas e dinheiro, vai trazer muito desagrado aos seus possuidores e mesmo aos possuidores da Xbox quando os devs deixarem de suportar a Xbox porque tem de suportar a S.
No deve e no haver, a S mais trazer mais prejuízo do que alguma vez trouxe lucro. E quem a comprou vai rapidamente perceber o barrete que enviou. Se é que já não percebeu.
Basicamente a S é uma aberração que, como sempre foi dito neste website, está mal concebida a nível de especificações e vai prender a X.
Quanto à tua pergunta a resposta é não! Mesmo que isso fosse possível, não adiantava de nada pois as consolas vendidas tem de ser suportadas.
Eu digo que ela poderia ter lançado o Séries s com especificações superiores pelo mesmo preço! Não pra ela fazer um novo modelo do Séries S melhor! Acho que você entendeu errado!
um SX baseado na 6800, 2.1Ghz 60CU, (16TF) com 20GB de RAM 320bits, uma versão com leitor e outra sem
meu palpite? o mesmo cooler do SX daria conta dessa GPU, botava metal liquido ou/e deixava ele fazer um pouco de barulho.
com leitor : 550 USD
sem leitor : 450 USD
Pronto, não teria nenhuma capagem em clock, seguindo o padrão RDNA2, mais 25% mais quantidade de memória q o PS5 e 560GB/s em todo a memória
se a Sony fez 36CU a 2.3Ghz, a MS conseguia fazer 60CU a 2.1Ghz
Aposto que assim vcs veriam +40% mais resolução no SX, que era o que os fãs do xbox esperavam.
pronto, problema resolvido… mas o phill prefere ficar queimando 100 bilhões para tirar multiplataforma do PS5, jogos que saíram igual no xbox.
Isso implicaria maiores prejuízos.
Recordando que a Xbox esteve para acabar em 2019, esse risco não era aceitável. Aliás a S foi criada, a meu ver, para o contrariar e aumentar as vendas.
Se as séries atualmente estão atrás das vendas da One, sem a S, as séries estariam já mortas!
Paulo, é difícil entender, dentro de aspectos de razoabilidade técnica, porque não deixaram ao menos o SS igual ao SX, tirando apenas leitor e trocando GPU e SSD (que também acho pequeno demais para os padrões atuais de tamanho de jogos).
Mexer na memória, foi algo muito mal pensado. E até essa de duas memórias nos consoles ainda é complicado. Ao que parece, a MS só pensou um DirectX e nem pensou como seriam os jogos futuros. Parece que faltou conversa com desenvolvedores de jogos e sobrou tempo pra escolherem peças de PC.
O mais caricato foi o Phil desviar a culpa da Series S para os devs neste caso, a Larian, ao dizer que o split-screen não era uma questão de hardware mas uma decisão criativa (como a de Halo e Forza).
Perante estas declarações, a Larian que até tem sido muito diplomática l, não deve ter gostado das declarações dele, e deve ter encostado o Phil à parede, que em menos de 24 horas, deu o dito por não dito.