Microsoft publica carta sobre a tentativa falhada de compra da Nintendo.

A Microsoft relata como a Nintendo se riu deles durante toda a reunião.

Quando há 20 anos atrás a Microsoft preparava o lançamento da sua Xbox original muitos membros da empresa estavam preocupados com o facto que não haviam muitos jogos para acompanhar o lançamento da consola. E então alguém propôs uma solução típica da Microsoft. Se não tens… compra!

E eis que surge a ideia: Vamos comprar a Nintendo.

O único problema relatado pela Microsoft foi que, e isto só se soube  agora, a Nintendo riu-se à fartazana com a proposta. E tal é relatado pelo antigo diretor de relações com terceiros da Microsoft, Kevin Bachus.

O Steve Balmer (Anterior CEO da Microsoft) fez-nos ir a uma reunião com a Nintendo, para ver se eles consideravam a hipótese de serem adquiridos. Eles simplesmente riram-se até não poderem mais. Imaginem uma hora numa reunião onde eles apenas se riam de nós. Foi basicamente assim que a reunião decorreu.

Curiosamente esta situação é revelada a público numa altura em que a Xbox comemora os 20 anos, e onde a Microsoft revela documentos da tentativa de compra falhada, numa publicação parcial de uma carta de 1999 do vice presidente da Nintendo of America, Rick Thompson.



Neste texto, bastante cortado pelo enorme texto no centro, podemos ver algumas das afirmações da Microsoft, onde refere que entendem algumas das preocupações do Snr. Takeda, bem como a Microsoft se oferece para tornar a Dolphin (Gamecube) na melhor consola de videojogos.

Na carta vemos ainda algumas das pessoas que supostamente estiveram na reunião. como o Presidente da Nintendo,  Hiroshi Yamauchi e a lenda do Hardware, Genyo Takeda. Supostamente duas das pessoas que se fartaram de rir na reunião.

E sinceramente, se eu recebesse uma carta, profissional, de um gigante como a Microsoft, e reparasse que ela estava toda escrita em maiúsculas, tambem me iria rir à fartazana com a falta de profissionalismo.

Outras empresas que, segundo Bob McBreen tambem negaram a compra à Microsoft na mesma altura foram a EA e a Square Enix. A Microsoft virou-se então para a Midway, mas mesmo esse negócio nunca acabou por ser concretizado. Salvou-se uma tal de Bungie, com um jogo ainda por lançar que iria para o MAC, e denominado Halo.. 🙂



79 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
8 de Dezembro de 2021 9:55

Vergonha alheia. Microsoft se supera a cada dia.

Edson Romagna
Edson Romagna
8 de Dezembro de 2021 10:35

SR Yamauchi ainda! rsrsrs Uma vez o SR Yamauchi riu até dizer chega tbm, quando foi proposto a ele que investisse em games ocidentais. na altura, estavam todos os caciques da Nintendo na Sala, inclusive o mestre Miyamoto, onde que riram até quase passarem mal, dizendo que ocidental não sabe fazer jogo, porém SR Yamauchi comprou a ideia, deixou que investisse em uma turminha inovadora da Inglaterra. Dois irmãos com sobrenome Stamper, tinham uma tecnologia ultra inovadora nas mãos. A Nintendo permitiu que eles usassem os macacos, onde obviamente eles não poderiam tocar no Mário, Link e em nenhum outro mascote da primeira linha da Nintendo. Eles gostavam do Donkey Kong por conta dos arcades, então decidiram msm fazerem algo com o mascote. Criaram quase todos os personagens, criaram um mundo… Criaram praticamente tudo! Tempos depois, SR Yamauchi está passeando pelos laboratórios da Nintendo quando vê um game do macaco rodando. Ele fica fascinado e logo exclama:” Nossa, o Project Ultra 64 é incrível! ” Mas quando ele percebe que se tratava de um game do Snes, ele fica atônito! O game é lançado chamado de Donkey Kong, Miyamoto fica com inveja dos gráficos e aprende que jamais deverá menosprezar os ocidentais novamente, o resto é história!

Juca
Juca
Responder a  Edson Romagna
8 de Dezembro de 2021 23:48

Mas ainda assim venderam a Rare! Rs

Eraser
Eraser
8 de Dezembro de 2021 12:44

A nintendo é muito própria e teimosa, sendo que umas vezes se deu mal e outras bem.

O que acho mais impressionante é que até hoje mantêm mídia proprietária em todas as consolas. Na N64 esta teimosia saiu cara, uma n64 com cd seria soberba.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
8 de Dezembro de 2021 23:50

E provavelmente não teria criado o maior concorrente que já teve, a Playstation!

Last edited 3 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
8 de Dezembro de 2021 12:45

OFF

Horizon Zero Dawn no PC com patch adicionando DLSS e FSR

https://twitter.com/Guerrilla/status/1468521127358046208?s=20

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2021 14:21

TSR da UE5?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2021 23:51

Quer só deixar a gente curioso, Mário? Rs

Edson Romagna
Edson Romagna
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2021 14:21

Mário, aproveitando o Off Topic, Há rumores de dois novos xbox sendo feitos. Um deles, seria um novo series S com Drive de Blu Ray, Zen 3 e com 24 unidades computacionais, custando por volta de 350 dólares. O outro, seria uma espécie de Xbox portátil sendo construído para o Xcloud.

Juca
Juca
Responder a  Edson Romagna
8 de Dezembro de 2021 23:52

Verdadeira confusão!

Deto
Deto
8 de Dezembro de 2021 12:59

Do mesmo jeito que a Nintendo existiu por 100 anos antes da MS existir, capaz da nintendo existir por mais 100 anos depois que a MS acabar.

Edson Romagna
Edson Romagna
Responder a  Deto
8 de Dezembro de 2021 13:47

rsrsrsrsrs

Eraser
Eraser
Responder a  Deto
8 de Dezembro de 2021 15:59

MS acabar? Em sonhos.
As consolas xbox provável.

Deto
Deto
Responder a  Eraser
8 de Dezembro de 2021 16:36

Igual a IBM.

Eraser
Eraser
Responder a  Deto
8 de Dezembro de 2021 17:52

E já agora como a Rover e Saab não? Lol

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2021 20:16

A Microsoft, em se tratando de games, está bem abaixo da concorrência. Eu duvido muito que vai insistir nesse mercado por muito mais tempo se as coisas continuarem como estão. Nem ela acredita na sua divisão de jogos.

Eraser
Eraser
Responder a  Sparrow81
8 de Dezembro de 2021 22:17

A MS está no mercado de jogos antes da existência da playstation.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2021 0:14

O próprio Windows faz parte do mercado de videojogos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Eraser
9 de Dezembro de 2021 12:02

E cite um jogo que MS fez que é referência. Forza? Só! Halo era terceirizado, Gears era terceirizado. A Microsoft tem dificuldade enorme em criar no mundo dos jogos.

Eraser
Eraser
Responder a  Sparrow81
9 de Dezembro de 2021 12:25

Estar no mundo dos videojogos não quer dizer necessariamente que se cria jogos.
Criar software para correr jogos é estar no mundo dos videojogos.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
8 de Dezembro de 2021 23:54

Tudo se acaba!

Juca
Juca
Responder a  Deto
8 de Dezembro de 2021 23:53

Eu tenho é certeza disso! 😄

Livio
Livio
8 de Dezembro de 2021 13:59

Fico imaginando… se a Nintendo tivesse aceitado???

Hoje teríamos um FPS do Mário!!!!

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2021 14:24

E o Mário Kart Horizon??? Mário Kart Motorsport!

Juca
Juca
Responder a  Livio
8 de Dezembro de 2021 23:56

Ages of Mario Kingdoms! 🤣

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
8 de Dezembro de 2021 14:56

OFF

“Algumas informações que foram retiradas do artigo: – O conjunto de ferramentas da 343, Faber, era tão difícil de usar que eles passaram meses considerando uma mudança para o Unreal. (Eles não fizeram) – O jogo foi atrasado várias vezes. Um dos planos iniciais era lançar o modo multijogador em 2019 e a campanha em 2020”

https://twitter.com/jasonschreier/status/1468588967217938434?s=20

Tirado desse artigo: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-12-08/how-microsoft-s-halo-infinite-went-from-disaster-to-triumph?srnd=premium

Achei interessante, deve ter sido um tremendo sufoco implementar esse novo motor gráfico, o Slipspace Engine.

Sparrow81
Sparrow81
8 de Dezembro de 2021 16:48

OFF – Isso dá um artigo interessante, Mário. Pra rodar God of War no PC como no Playstation 4 base se precisa de uma placa com 2.5x de poder bruto do console

https://twitter.com/SonySantaMonica/status/1468614000459935747?t=yxo7tXXnj47eDv96noSJpQ&s=19

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Dezembro de 2021 22:21

Não sabendo o nível da optimização é complicado retirar conclusões.
O horizon zero dawn até que me pareceu ter uma boa optimização para PC, mas isso deve depender das engines.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2021 0:19

O horizon zero dawn como referi tem dos melhores gráficos PS4 e foi bem optimizado no PC não necessitando de specs elevadas para correr ao nível da ps4/pro.
Mas penso que o decima engine sofreu alteraçoes nesse sentido.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
9 de Dezembro de 2021 1:17

Só um breve complemento ao ótimo texto do Mário, jogos como Death Stranding, Horizon Zero Dawn e God of War foram feitos de forma dedicada ao PS4, em motores gráficos proprietários que são muito optimizados para o PS4. Então ao portar esses jogos para o PC, a primeira coisa a ser feita é suportar o respectivo motor gráfico no PC. E como o PC é uma plataforma aberta suportando diversas configurações, esse motor gráfico poderá funcionar muito bem no PC e ter até refinamentos interessantes, mas não é viável construir algo focado em uma configuração específica como é possível nos consoles. Por isso que se o estúdio quiser fazer um motor gráfico que tira “leite de pedra” em um SKU, assim o fará.

Days Gone foi feito para PS4, mas na Unreal Engine 4, que já é muito bem suportada no PC. Por isso que não vemos esse gap como nos outros first-party da Sony.

O que vejo acontecer bastante nos jogos multiplataforma em geral é que após o x86 virar padrão, salvo exceções, os consoles possuem optimizações discretas nos motores gráficos. Por exemplo, a Crytek não tem uma Cry Engine super optimizada ao PS4 como a Decima Engine o é. Então são optimizações pontuais que para determinados motores gráficos poderíamos até classificar as consolas como só mais uma das diversas configurações de PC.

No Switch isso não ocorre. Um port de Doom Eternal envolve tirar “leite de pedra” pra valer, reescrever muita coisa nos “bastidores” para fazer o switch rodar da forma mais optimizada possível. Essa entrevista com o Billy Khan e o Travis Archer é muito boa e ilustra isso de forma brilhante. https://www.youtube.com/watch?v=Zw0QEgOLhDs

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Eraser
9 de Dezembro de 2021 11:20

Os jogos da Sony, TODOS OS PORTS, são muito bem otimizados pra PC e muito elogiados. É a Sony, não a ubisoft ou Microsoft.

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
9 de Dezembro de 2021 11:59

HZD não veio bom no lançamento
Mas hoje o jogo está uma delicia no PC

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
8 de Dezembro de 2021 21:27

2021 e tem gente que ainda acredita nos presets das devs
As specs das devs quase nunca representam a realidade

AlterX
AlterX
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2021 11:57

Quase sempre arredonda pra baixa
Se o mínimo é a gtx 960, vai ter tester de pessoas que vão obter o mesmo resultado com uma gtx 950

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
9 de Dezembro de 2021 12:36

A questão é que se precisa de mais poder bruto no PC. E sempre precisou. Não adianta você querer emplacar algo que no PC não existe. Nenhum jogo no PC é otimizado de forma brutal para uma placa de vídeo. É generalista. Vai lá, com sua placa de 4 teraflops fazendo overclock pra chegar no nível de um videogame de 2013.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  AlterX
9 de Dezembro de 2021 10:29

Exatamente.

Se o Dev fala que tem que ter o dobro do PS4, é pq na realidade tem que ter umas 3x ou 4x mais

😉

AlterX
AlterX
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2021 11:56

Ou quase sempre, um ou dois degraus a menos
Duvido nada no lugar dessa gtx 960 como mínimo, pessoas fazendo testes com a 750ti e tendo o mesmo resultado
gtx 1060 em vez dos 1080p/30fps, fazendo 1080p/55fps e etc…

As devs quase nunca acertam

Eraser
Eraser
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2021 12:28

Errado, horizon zero dawn corre numa hd7850 (requisito abaixo do minimo recomendado) tão bem ou melhor que numa ps4.
Parecido para death stranding, que usa o mesmo engine.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2021 15:05

Mário por favor me tire uma dúvida, a placa equivalente ao Ps4 não era a 7870? Pelo que eu lembre a 7850 era a do xbox one.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Daniel Torres
9 de Dezembro de 2021 15:12

Na época se falava que a 7850 era mais próxima do PS4, enquanto que a 7770 mais próxima do Xbox One.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Carlos Eduardo
9 de Dezembro de 2021 15:37

Valeu, eu acabei confundindo os nomes das placas kkkkk

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2021 15:48

Depois olha isso Mário, legal esses tweets do Sebastian

https://twitter.com/SebAaltonen/status/1468674844510330882?s=20

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2021 16:01

Ele fez uma implementação manual do algoritmo GJK para detectar colisão de objetos. E constatou que obteve uma performance muito superior que a das bibliotecas genéricas de colisão. Como ele é engenheiro do Unity e trabalhou em motores gráficos da Ubisoft, levo a sério os tweets dele.

É só uma exemplificação mesmo dessa discussão sobre código mais específico sobre código geral, embora não tenha nada a ver com o contexto de API de consoles.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Eraser
9 de Dezembro de 2021 13:25

Você é maluco. Essa placa vai correr em meia resolução do ps4. Basta ter dois neurônios pra saber disso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
9 de Dezembro de 2021 11:26

Sim, porque a realidade está na sua cabeça. Cada um. Vai la fazer gambiarra ora rodar e dizer que a dev tava errada. Para de ser ridículo.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
9 de Dezembro de 2021 11:54

É só procurar testes no youtube, e olhar como o Days Gone roda numa gtx 750ti
Mesma ela nem estando no requisito minimo

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
9 de Dezembro de 2021 12:27

750ti leva uma surra do ps4 em Red dead 2, cara. Para de achar que pc faz milagre. É um hardware dedicado versus o generalista.
Você vai ver o ps5 atropelar a 3070 em 2 anos.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
9 de Dezembro de 2021 19:54

Cada caso é um caso
No RDR2 o PS4 Base é bem melhor que a 750ti
No Days Gone é praticamente um empate técnico entre o ps4 e a 750ti
Mas sim, concordo que os jogos são mais otimizados nos consoles, mas não muda o meu ponto
Os devs quase sempre fumam 1kg de pó antes de divulgar os presets dos seus jogos no PC

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  AlterX
9 de Dezembro de 2021 15:08

Days Gone só especifica o requisito mínimo e recomendado, mas sem deixar claro frame-rate, resolução, presets.

GOW já é mais específico com relação aos aspectos técnicos. No caso, GTX 960 para rodar 720p 30fps no low.

Mas concordo contigo que tem uma margem de segurança na divulgação desses requisitos, e provavelmente uma GTX 950 rodaria igual ou muito próximo disso. Mas como o Mário disse, não costuma ser algo radicalmente distante do divulgado.

Outro ponto que vale mencionar é que os requisitos visam estabilidade no frame rate, no caso se a idéia é rodar em 30fps, então que o 1% low fique próximo disso, talvez 28 ou até 29fps. Então às vezes a pessoa vai jogar GOW em uma GTX 960 e vê o jogo alcançando média de 34, 35fps, mas o 1% low lá nos 30fps. Talvez se o jogo no console fosse com fps desbloqueado, estaria rodando de maneira similar, já que como sabemos, o workload é variável.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
AlterX
AlterX
8 de Dezembro de 2021 21:28

Espero que a nintendo faça igual a Sony/MS e faça o port dos seus jogos para PC
Seria uma delicia ter Zelda BoTW na minha Steam, zerei no Cemu e zeraria de novo

Juca
Juca
8 de Dezembro de 2021 23:46

Off tópic: Mário, no Reddit e em alguns sites estão divulgando que a atualização do game Assassin’s Creed Valhalla 1.41 trará redução do tamanhos ocupado em disco pelo jogo. No Series X ficará 72GB, e no PS5 77GB. (Reddit, Pushsquare, Eurogamer…)
Estranhei um pouco pela questão do Kraken e das Oodle Textures em teoria serem melhor em eficiência que as usadas pela Microsoft até então. Seria o tal tecnologia Velocity Architecture finalmente mostrando seu valor ou apenas questões comerciais pendendo para um lado?!

error: Conteúdo protegido