Pelo que se percebe agora… das outras vezes era a brincar!
Foi em 2019, que o chefe dos estúdios Xbox, Matt Booty, referiu que a Microsoft iria lançar um jogo First Party a cada 3 meses (4 por ano).
A promessa, que se sabe agora, era não era algo dito a sério, e era apenas uma “aspiração”, foi repetida pela segunda vez em 2021, mas mais uma vez… não era a sério. Era apenas mais uma “aspiração”!
Em 2023 Matt Booty repetiu a coisa no inicio do ano, e desta vez… graças ao acumulado do entupimento que nunca chegou a sair nos anos anteriores, a Microsoft até bateu esse número em 2023 lançou Hi-Fi Rush, Minecraft Legends, Age of Empires 4 e… Redfall. E planeia lançar ainda Star Field e Forza Motorsport.
Do lançado até agora, Hi-Fi Rush até se mostrou um jogo com qualidade, mas Minecraft, apesar de ser dos jogos mais jogados do mundo está longe de ser um jogo com elevados padrões de produção! E Redfall… Red quem? Se alguem se lembra do nome não é por bons motivos, estando o jogo com uma média de 40 jogadores diários no Steam, o que mostra claramente que o jogo flopou completamente.
Starfield e Forza Mostorsports, esses sim, poderão vir a ser grandes jogos!
Daí que aparece agora Phil Spencer… a prometer a coisa novamente! Mas referindo que “desta vez é a sério”, e que, pelo menos para 2024, a coisa vai mesmo acontecer.
Curiosamente, na mesma entrevista, Phil Refere que a pode cancelar alguns jogos atualmente em desenvolvimento mas que planeia lançar mais jogos first party numa base regular no futuro.
Que jogos cancelados serão esses?
A realidade seja dita, em 2019 a Microsoft tinha 16 estúdios, e efetivamente, caso a coisa fosse bem gerida, o que não é, se cada um deles lançasse um jogo a cada 4 anos, seria possível para a Microsoft cumprir com esse planeamento.
Agora, desde essa altura a empresa adquiriu mais estúdios, contando, caso adquira a Activision, com 32 estúdios.
Estamos a falar agora, para cumprimento da promessa dos 4 jogos por ano, de uma necessidade por estúdio de lançar um jogo a cada 8 anos, algo mais do que exequível.
Mas se isso é uma realidade, há outra por detrás. O facto que este número de estúdios tem uma despesa gigante por detrás para serem mantidos, e a aposta da Microsoft no gamepass, o que segundo a Microsoft, gera anualmente 3.5 biliões de receita (nada foi dito sobre o lucro).
Ora ter 32 estúdios a produzir com apenas 25 milhões de assinantes e com as vendas de jogos em queda, a Microsoft precisa seriamente de alcançar outros mercados. Recordando que as vendas das Series estão neste momento 10% abaixo das vendas da Xbox One, que foi um flop ao ponto de a Microsoft considerar acabar com a consola, esta despesa requer forçosamente lucro que a consola, a manter-se o atual panorama, não vai conseguir trazer. E isso pode implicar um descentralizar completo da consola para a aposta no streaming, ou nas vendas em outras plataformas, incluindo consolas de terceiros.
Todo ano isso mas dessa vez pode ser verdade já que de fato vários jogos anunciaram lá em 2019/2020….
Depois que Phil e Sarah Bond estiveram lá no evento da Nintendo e postando tudo, não duvidaria que já acharam ” essa nova plataforma” para colocarem seus jogos Xbox, Mário. Rsrs
Esse ano como você disse já começaram a cumprir essa meta! Creio que isso será uma constante pros próximos anos! Quanto a ser viável sustentar todos esses estúdios com o Game Pass eu creio que não seja viável com os números atuais mas se a Microsoft continua com a sua política do Day One ela deve ter algum plano, se não já teria mudado isso! Talvez esteja querendo criar uma importante vertente no mobile para sustentar isso como foi dito que a compra da Activision foi principalmente pelo setor mobile, e o próprio Phil Spencer disse que o Xbox se tornaria insustentável sem o setor mobile! Então eu encaro o Xcloud como o primeiro passo pra isso, e talvez ela abra uma loja paralela no Android e Ios pra vender jogos mobile! Isso seria muito inteligente!
A política do Day One já está mudando um pouco, Paulo, mesmo que timidamente, veja, Starfield teve acesso antecipado de alguns dias pra quem pagou pelo jogo ao invés de esperar o Day 6 do Gamepass.
As conversas sobre CoD day one no Gamepass parecem obscuras, inclusive houve manifestações a dizerem o contrário, mesmo pra Diablo, tudo bem que pode ter sido mera conversa mercantilista para não perderem as vendas pela expectativa gerada com a aquisição, mas as manifestações ocorreram.
A primeira mudança já ocorreu. Dayone no gamepass é passado. A diferença é que estão a chamar de pré lançamento. Mas essa política venho pra ficar e vai ganhar força com o tempo.
Interessante como sempre a palavra futuro aparece nas falas de gestores da MS
É igual ao Brasil, país do futuro que nunca chega! Lol
É um bom fluxo, mas a considerar que os Thirdies precisam vender se considerar que isso ainda é importante pro Xbox, pode atrapalhar um pouco.
Sobre minha preferência pessoal, 3 grandes jogos first por ano pra mim é satisfatório, mas precisam ser bons e dar vontade de jogá-los. Até agora, acho queo único jogo desse ano que pode levar gente ao gamepass parece ser Starfield. A mim, ainda não tem apelo, mas sem dúvidas Starfield tem o apelo que há muito os jogos da MS não tem, salvo os Forza Horizon que são excelentes jogos de carro arcade.
Ainda vou ver… instalei-o ontem, mas ainda não joguei.
Que seja bom, Mário, e se der, compartilhe conosco suas percepções pessoais, que serão muito bem vindas. Pois você goza de credibilidade, falo por mim, e acredito que posso falar pelos demais colegas que aqui frequentam esse seu espaço.
Eu estive a falar com um antigo membro da PCManias que está a jogar o jogo sobre o que ele achava dele. E prezo muito a opinião dele.
Ele falou-me de várias componentes!
Palavras dele:
Graficamente o jogo alterna entre o muito bom e algo da era PS3.
A IA é uma vergonha. E a implementação de certas coisas no jogo não ajudam. Por exemplo, se estiveres a ser procurado, vais a uma casa de modificações (acho que foi esse o termo usado), pagas os 500 créditos, e mesmo que não alteres nada, deixas de ser procurado.
Mais ainda ele refere que o jogo tem bugs que já vem do tempo do fallout4 e que não foram corrigidas. Algo que eu não saberei identificar pois nunca joguei esse jogo.
Quanto ao jogo em si. Ele definou-o como bom… mas repetitivo.
Acho que esse comentário resume bem Starfield “If you’re the kind of person who thinks videogames peaked with Fallout 3’s launch version and they’ve required neither evolution nor improvement since, this game is absolutely for you. If you believe Bethesda doesn’t need to exhibit growth as an artistic outlet and hasn’t had to change a thing about the way it’s made games since 2008, I can safely say you’ll adore Starfield because it’s all that a Bethesda game has always been… and literally nothing more.
Starfield is a shallow ocean, hiding its lack of creative ambition behind the physical size of a universe that’s minuscule where it counts.
In short, it’s everything a fan of these games could love.”
Starfield – Empty Spaces (Review) (thejimquisition.com)
Instalei o Reshade no Starfield, e o mod que usa o DLSS em vez do FSR 2. Estou a usar DLSS 3.5.
Ainda só fiz um pedaço da mina e não vou jogar agora pois é tarde, mas estive com 60 FPS constantes no meu AMD de 12 núcleos e RTX 3090.
Dei uma olhada no Steam e no Metacritic, e a coisa não está boa para este jogo. 79 no Steam 64 no Metacritic na opinião dos utilizadores.
Sim, todos sabemos que as review bombs existem. Mas o certo é que os 85 atualmente no Metacritic das reviews também foram artificialmente infladas.
Eu li uma análise da Digital Foundry no site da Eurogamer, avaliando o desempenho do
Baldurs Gate 3, onde relatam que a CPU do ps5 estava com desempenho bem inferior ao Ryzen 5 3600. Pensei que a CPU do console fosse mais equivalente a uma Ryzen 5 3700, pelo visto não é.
https://www.eurogamer.pt/digitalfoundry-2023-baldurs-gate-3-on-ps5-e-de-facto-a-versao-pc-com-definicoes-ultra
Acho que depende de saberem usá-la. A APU do PS5 é mais equivalente a uma CPU Ryzen 7, entretanto, o clock de funcionamento é ligeiramente mais baixo, se considerar os clocks de boost das CPUs chega até a ser considerável a diferença.
Agora, vale lembrar que rodar pior que num PC com Ryzen 3600 só significa a princípio má otimização, e é bom dar um desconto na DF, eles adoram diminuir o PS, principalmente sempre pegando um hardware bem superior pra dizer que no PC é melhor. Esse é o primeiro jogo que eles conseguiram diminuir o PS com um hardware inferior no PC.
A única conclusão real a que se chega é que o jogo está mal otimizado para o console.
Naturalmente que, se num CPU inferior, o PC bate a PS5, o jogo tem muito por onde optimizar na PS5.
Isto porque, isso nunca pode acontecer!
Um CPU inferior é sempre inferior, e a única forma de este bater um superior é este estar mais leve a nível de draw calls. Algo em que, o DirectX 12 nunca pode bater a PS5, uma vez que o API da PS5 é bem superior nesse sentido. E isso é um facto comprovado por dezenas de devs em entrevistas já dadas.
Basicamente o que vejo aqui é algo ao estilo plagues tale, onde quando o jogo foi lançado até em manter 30 fps o motor falhava, e agora, após vários patches chega aos 60.
Não digo com isto que a consola alguma vez chegue aos 60, pois nem o PC o faz, e refiro isto apenas no sentido de que a performance não estará devidamente afinada.
É só lembrar que se um jogo for feito pensando em um PS5 algumas tarefas comuns a CPUs do PC já nem vão pra CPU do PS, tipo as descompressões de textura, então, embora o clock de trabalho possa ser menor, teoricamente a CPU do PS5 deveria ter menos trabalho que a CPU do PC e ainda tem 2 núcleos a mais pra processamento. E tudo bem, no geral mais clock é melhor que paralelismo, mas não falamos aqui de um grande paralelismo, falamos de coisas já corriqueiras na indústria como 8 núcleos de processamento. Não faz sentido dizer que uma CPU 3600 é melhor que a do PS5 como eu já vi gente falando pela internet só por causa de um jogo CPU Bound mal otimizado no PS5.
Off: Só para lembrar daquele debate do FSR x DLSS. O FSR é tão inferior, que um mod faz melhor.
Sean Pelletier on X: “Another stellar video from the folks at Digital Foundry. Love the comments on the DLSS mod. 31:15 “…the whole thing is just a shimmery mess. There’s a lot of that there. DLSS Solves all of it. Its just a pristine-looking image. It looks better than just running native…” / X (twitter.com)
Acho que a ideia é usar o lucro do celulares para inflar a “conta do xbox”
Do jeito que dá dinheiro fácil no celular, e com custo baixo, capaz de o lucro do celular da Activision sustentar o xbox por anos
Então enquanto não der prejuízo com o lucro da activision no celular, xbox vai continuar…
Eu espero é que venha alguém novo na indústria pra fazer bons jogos, porque o nível tá caindo.