Desta vez é o novo Forza, que deverá excluir no lançamento uma série de funcionalidades.
A Microsoft está a tornar comum o lançamento de jogos sem as funcionalidades prometidas, sendo que há casos passados onde depois elas foram canceladas e casos onde ainda nada foi lançado para corrigir as lacunas.
Agora a Microsoft quer acrescentar mais um jogo a essa lista de lançamentos inacabados… E é o novo Forza Motorsport.
A situação nesta geração começou com Halo Infinite. O jogo estava incompleto a todos os níveis, com bugs e com problemas, mas mesmo assim foi lançado. Lançado sem modo co-op, sem o modo forge, sem conteúdo, e até sem o modo campanha.
Basicamente o jogo estava miserável, e isso ditou que pouco tempo depois começasse a ser abandonado pelo fans, tornando-se um flop. Fans esses que, e não podemos deixar de referir isso, apesar de todos estas problemas, resolveram votar no pouco que havia como jogo do ano na escolha do consumidor. Uma situação lamentável a todos os títulos e que deu ao mercado e à Microsoft um sinal do mais negativo que se pode dar.
Halo Infinite demorou quase um ano a repor o prometido, sendo que aínda hoje o seu conteúdo é parco. E pelo meio, o jogo viu cancelado o seu modo de ecrã dividido, que fora prometido, mas acabou por não ser entregue, bem como basicamente foi abandonado, tornando-se naquilo que foi um flop de aceitação junto do público. E segundo as últimas estatísticas, atualmente o número de jogadores ativos no Steam é 2% do conseguido no lançamento.
Este cancelamento do modo de ecrã dividido foi algo de verdadeiramente inaceitável perante o prometido… E houveram muitos que compraram o jogo a contar com este modo..
Redfall da Arkane foi outro exemplo. O jogo saiu sem o prometido suporte a 60 fps na série X, e sem o conteúdo pago por muitos. Por exemplo, o jogo incluía uma edição vendida a 100 euros e denominada “bite back” que incluía personagens adicionais, e que três meses depois… Ainda não foram lançadas.
O que preocupa os possuidores do jogo é que dada a má recepção do mesmo e consequentes baixíssimas vendas, o jogo possa, apesar das promessas do jogo da Arkane mais suportado de sempre, ser relegado para terceiro ou quarto plano, acabando as promessas como esquecidas.
Mas eis que agora um novo jogo surge referenciado como indo ser lançado incompleto. E desta vez é Forza Motorsport, um jogo que tinha prometido iluminação global por Ray Tracing, mas que se sabe agora que isso é exclusivo do PC:
(FYI) Unfortunately, #ForzaMotorsport has three legacy features that won’t be ready for launch
– Spectator mode
– Racing with Ai in featured multiplayer
– Splitscreen pic.twitter.com/4YCPf9TWes— Idle Sloth???????? (@IdleSloth84_) August 11, 2023
A situação começa a ser verdadeiramente preocupante. Não é de forma alguma aceitável que uma editora, neste caso a Microsoft, comece a ter como atitude standard o lançamento de jogos full price inacabados.
Mas o mais certo é que os fans, em vez de se queixarem, arranjem desculpas para desculpar a situação, uma vez que o Astroturfing e a Evangelização já se percebem em movimento sobre esta situação.
Cada vez mais se torna claro que a Xbox, pelo menos sob a atual liderança, é incapaz de gerir os seus estúdios. Foi uma geração One seca e sem suporte, e uma geração Series que para ter jogos a tempo… Necessita de os lançar inacabados.
E quer a Microsoft colocar ainda nas mãos destes senhores uma empresa gigante como é a Activision, só por si mais de duas vezes maior do que os estúdios Xbox atuais, o que torna perceptível os receios que existem sobre a qualidade dos seus futuros lançamentos, uma vez nas mãos da Microsoft.
E não podemos deixar igualmente de verificar a curiosidade que o modo ecrã dividido, que a Microsoft acabou por cancelar em Halo, também falta implementar em Forza Motorsport, mostrando dificuldades técnicas na sua implementação, e ressaltando o caricato que é ver a Microsoft a enviar equipas para tentar ajudar terceiros, que usam motores antigos e sobre os quais a Microsoft não tem qualquer conhecimento, a colocar o modo de ecrã dividido na Xbox series S, quando a Microsoft, em dois motores novos criados por si, ainda não o conseguiu fazer nos seus próprios jogos.
Esse negócio de entregar jogo quebrado ou incompleto já perdeu completamente o controle. Veja a Rockstar. Lançou o lixo do GTA Trilogy, completamente bugado. Ainda assim foi sucesso de vendas. Resultado estão cobrando 50 dólares por RDR de ps3 e já é um dos jogos mais vendidos do ps4. A verdade que não adianta reclamar se o pessoal compra. A tendência é apenas piorar.
Em relação a Microsoft, estão pouco se lixando para os consumidores. Só ver o que fizeram com o Starfield. Se venderam para a AMD e cortaram as tecnologias da Nvidia. Nem estúdio Indie se rebaixa tanto por tão pouco.
Essa ai d ma Nvidia e starfield é bem cara de marketing picareta.
Aceitaram grana da AMD para lançar o jogo com somente tecnologias AMD mas deram um jeito de “mandar uma Key” antecipada para o Modder que vai lançar MOD para suporte dia Um no starfield
Realmente, eles, a bethesda, lança jogo de qualquer jeito e deixa os modders arrumarem ou esta usando os modders para burlar algum acordo comercial com a AMD, ou ainda, as duas coisas
Provavelmente a AMD está fazendo parcerias no mesmo nível que a NVidia fez no passado para priorizar a plataforma deles. Legal não é, mas não vejo como sendo o fim do mundo. O FSR não tá no mesmo nível do DLSS, mas é competente e não exclui nenhuma plataforma. O problema é que no PC as pessoas não jogam, elas só fazem stress test e postam resultados na internet.
Hehehehe, verdade!
Mas sobre a AMD, digo-te que, apesar de reconhecer os méritos da Nvidia, concordo com o caminho que eles tomam. E espero que sejam reconhecidos por isso! Se a AMD fizesse como a Nvidia e usasse tecnologia proprietária e não inserida nos pipelines de forma a se poder tornar um standard para uso global, estavamos a retroceder no tempo para os anos em que não havia standarização e os PCs era o caos.
A AMD ao menos luta por essa standarização. A Nvidia só pensa em ganhar mercado!
Aguardemos pelo Navi 5 que os rumores atuais indicam que poderá fazer real frente à Nvidia. Ao ponto de a AMD ter quase cancelado o Navi 4!
Não sei Gabriel… Mas o que foi conhecido não foi algo vindo de um youtuber, mas sim um leak… E o RDNA 5 bate tudo o que existe, incluindo aquilo que a AMD prevê ser o próximo GPU da Nvdia.
Agora claro, pode é falhar aí… Afinal de bruxo, poucos temos!
Gabriel, a superioridade hoje da Nvidia tem a ver com marketing e partes específicas de processamento, no caso o RT. As placas da Nvidia estão a criar subterfúgios para fugir de comparações diretas com as AMD, principalmente agora com o “frame creator” dela. Eu entendo que há coisas importantes vindo da Nvidia como o DLSS, o RTX/IO, e não a quero desmerecê-la por isso, tem o seu crédito. Mas ela está fugindo de comparações diretas de performance do hardware floreando a falta de avanço de performance computacional com features mais a vertente do software dela que qualquer outra coisa.
Discordo. A placa top da AMD tem desempenho próximo a 4080 e consome muito mais. RTX 4080 Killer? Radeon RX 7900 XTX Review & Benchmarks – YouTube
22:50. A 4080 consegue ser 30% mais eficiente.
Na realidade a AMD está muito atrás da Nvidia. O que aconteceu na geração passada foi decorrente da diferença entre produzir os chips com a Samsung x TSMC. Isso permitiu a AMD ser competitiva. Nessa geração ambos utilizam TSMC, daí a diferença. Sinceramente, espero mais da Intel do que da própria AMD. Eles praticamente abandonaram o mercado domestico. Foco é o coorporativo que dá muito mais dinheiro.
Você está no seu direito, Hennan, é um ponto de vista, em vídeos que vi, 7090xtx praticamente bate a 4080 em qualquer situação no 4k nativo onde não se usa RT, ou sem artifícios de DLSS, ou seja, na rasterização pura em 4k nativos, e preço por preço a 7900xtx bate a 4080 por cerca de 5 a 10% e em vários jogos nessa situação e em várias engines, o consumo energético das duas é aproximado. Mas entendo que pesa a escolha pelas possibilidades de uso de DLSS e RT ou mesmo ML em favor da Nvidia.
https://youtu.be/nvrfCiLtmcM
A AMD agora, Mário, não sei se viste, mas está com problema sério em processadores Zen 3 e pra corrigir, está perdendo enorme performance…
O FSR não tá no mesmo nível? Olha, isso é um mito na verdade, pois a AMD não está no mesmo nível em Ray Tracing, mas o FSR 2 já apresenta resultados superiores que o DLSS 2.0 em certos jogos.
Tirem suas próprias conclusões a partir do minuto 12. Esta nítido que o FSR 2 apresenta imagem melhor que o DLSS 2.0.
https://youtu.be/y2RR2770H8E
https://youtu.be/1WM_w7TBbj0
Agora melhor que vídeo é testar por conta própria. Se você não enxergar a diferença, sugiro procurar um oftalmologista. Falo com todo respeito.
Digo o mesmo a você. Se tu viu o vídeo da Digital foundry a partir do minuto 12 se percebe que o FSR tá melhor que o DLSS 2.0. Já no pouco que vi do vídeo do The Last of Us part 1, o DLSS está superior, mas muito longe de ser algo absurdamente superior como você está querendo afirmar.
Olhei o vídeo que você colocou. Sabe o que é engraçado, a DF chegou a conclusão que o DLSS é melhor.
Mas nem preciso olhar vídeo para isso, eu testei esse jogo e recomendo que faça o mesmo. Todo jogo que utiliza FSR tem o mesmo problema. Um shimmering maldito nos elementos em segundo plano. Só isso já mata sua utilização.
Sparrow, não foi isso que vi no link que você postou não… Ambas as tecnologias tem seus problemas, mas a FSR tem ghosting e problemas com transparência, e ao menos no vídeo que você postou, tem problemas de flickering, apesar de em algumas situações o DLSS também ter. Há pontos melhores em alguns situações no FSR, mas são imagens com boa equivalência quando paradas, em movimento o FSR tem pontos críticos menos desejáveis. E jogo é puro movimento.
Cada pessoa é mais sensível a algo. No meu caso os defeitos em movimento do FSR incomodam tanto que prefiro utilizar o nativo. Entendo quem defenda a tecnologia por ser acessível a todos, mas está muito longe do DLSS.
Isso aqui é um exemplo de porque acho esse bloqueio um absurdo
Resident Evil 4 Remake PC – It’s Got Issues – Optimised Settings – DF Tech Review – YouTube
Em 3 minutos, o MOD do DLSS ficou muito melhor que a implementação nativa do FSR. E a DF recomenda nem utilizar o FSR.
A AMD fazer parcerias é normal. A Microsoft se sujeita a isso é uma vergonha. A Sony também tem parceria com a AMD e nem por isso deixa de utilizar o dlss.
Segundo Fsr é um lixo. São poucos os casos que se salva. Geralmente é melhor utilizar o modo nativo. Por fim, não esquecer que a Nvidia tem mais de 80% do mercado. Deveria utilizar esse dinheiro pra implementar algo que preste ao invés de prejudicar os consumidores.
Por fim esse negócio de que o pessoal do PC não joga é conversa de fanboy pra defender prática predatória de empresa bilionária.
Vrd
COD desse ano ja é uma DLC vendida como jogo novo
Pode ter certeza q isso já é influência do novo dono.
O tal sujeito que trabalhava 18 anos no COD saiu agora
https://twitter.com/Treyarch/status/1692572419997810965
Ainda bem q a MS nao comprou nada q eu goste e o que tem lá que eu ja gostei a Bethesda, Fallout, e a blizzard, Diablo, ja mataram
Agora tem a treta da tela inicial do Starfield…
https://twitter.com/Grummz/status/1692944018051641516
Veremos quando o jogo sair, se é efeito “gamepass MS” que os DEVs nem estão ligando para o jogo.
E aja circo desse twitte ai… o taul Paul Tarsi acusando o cara de ser nazista por causa disso…
https://twitter.com/PaulTassi/status/1693269248431333756?s=20
Lembrando q Strafield nao vai ter opção de 60fps no xbox
Fazem pelo menos 10 anos que o COD é uma DLC vendida como jogo novo. Agora que tá te incomodando? Você deve reclamar com quem compra, não com quem faz e está ganhando dinheiro a tanto tempo.
Essa treta da tela inicial do starfield é o hate e flamewar no mais alto nível, não vale o comentário. QUem postou isso tá no mesmo nivel dos tontos mil grau da vida.
E sobre os 60fps no Starfield, quando aparecer um jogo de console tão vinculado a CPU que reproduza o mesmo nível em 60fps a crítica é válida. Por agora, eu só vejo gente fazendo comparação com jogos lineares, ou games de mundo aberto feitos para a geração passada.
Um menu… é um menu… E numa consola pouco mais serve do que para pressionar um botão antes de se carregar o jogo.
Sinceramente, não vejo problemas nenhuns com o menu usado.
Também não vi problema nenhum nesse menu. Me lembrou do menu do Alien Isolation.
É sério que tão reclamando do menu?! Kkkkk até onde chega o flamewar!
Não é de hoje, Paulo, teve gente reclamando até de poça d’água no spiderman, um dos jogos mais bem feitos tecnicamente e visualmente até a época dele. Então é isso, faz parte.
O mundo dos vídeo games está como o futebol hoje em dia, tudo se resume a dinheiro, más quantidade essa nem vê-la, enfim o mundo do entretenimento no geral está passando por uma fase esquisita onde tudo se resume a dinheiro e mais dinheiro, como vão entregar o produto isso fica para último plano.
As condutas da MS são antagônicas e caricatas, já nessa geração o Phil disse que preservariam as memórias dos jogos, e que eram inclusive a favor de emulação pra preservar a indústria, mas tudo era argumento raso e falácia para justificar aquisições de nomes historicamente importantes… Agora o Xbox vai encerrar a loja do xbox 360 (previsto pata o ano que vem) impossibilitando-se comprar jogos de 360 que em alguns casos não são retrocompatíveis e provavelmente serão o único meio de jogá-los e ainda adquirí-lo.
Mas sabe como é a “evangelização” passa sempre o pano. Fico me perguntando o que custa manter apenas um servidor antigo com estes acervos por parte da MS, e não consigo ver justificativa pra uma coisa dessas… Principalmente porque a MS tem inúmeros servidores em todos os lugares…
Sobre essa questão de jogos incompletos é isso, enquanto a questão for formar biblioteca própria e tiver o Phil Spencer a frente o resultado sempre será o mesmo. É como equação matemática, se nada muda, é sempre o mesmo resultado.
Pior que eu acho é gente ainda endeusar esse cara, mas são coisas da humanidade, tem gente que adora idolatar idiotas. E às vezes, o estrago é grande porque estão apegados a abstrações e não à realidade factual das coisas.
– Spectator mode
Eu jogo Forza desde o Motorsport 3 e nunca usei isso. Não me faz falta alguma.
– Racing with Ai in featured multiplayer
Não tem coisa que me irrita mais do que saber que estou jogando contra bots no multiplayer. Não me faz falta alguma.
– Splitscreen
O último jogo que joguei em Splitscreen foi Resident Evil 5 em 2009. Talvez existam mais pessoas fazendo isso hoje do que eu imagino, mas até me incomoda perder espaço de tela da minha TV para dividir câmera com outra pessoa. Multiplayer local hoje em dia, só futebol e jogo de luta. Mas cada um, é cada um…
Conclusão, nada disso incomoda, igual a falta de splitscreen no Halo, que u jogo desde os anos 2000 e NUNCA usei.
Oh Fernando… estavamos tão bem hoje! Estava a concordar contigo em tudo!
Mas eis que surge algo mau… e lá estás tu a passar o paninho!
Algo que aceitaria se fosse o primeiro caso,,, mas que como não é e se está a tornar em algo normal, não aceito.
Estamos a falar de caraterísticas presentes em todos os jogos forza… Algo que faz parte e define o forza. São caracteristicas que irão estar em falta, e que pouco importa se de forma individual, sejas tu, o Manuel ou o Joaquim, usam ou não. Porque poderá haver o José, o Matias e o Ismael que usam.
Fernando, indo nessa vibe, poderão até tirar os carros que não fará falta! Lol
Também não sou de usar o split screen o GT7, mas nao é por isso que aceito remover o modo, pois um dia posso utilizar, até fiquei surpreso quando o anunciaram no GT7, como utilizei a pouco tempo com o meu filho, ele no volante e eu no joystick.
Estranho porque quando a saída óptica foi removida no PS4 slim as respostas eram diferentes, até mesmo quando justificaram que a saída não tinha tanto uso, mas o incomodo foi tremendo.
Só nos rivais é que condutas dessa natureza são anti-consumidor… o que falaram mau daquele GTSports, pensei até que o GT ia morrer ali… Lol
correção => mal
Quem saiba seja mais um jogo que virou tech demo…..
Eu já tinha percebido que o Forza teria ali algo cortado até ao lançamento, mas tal como referi no Redfall, o seu problema maior nem será a falta de features, mas sim o constatar que será mais um GAAS, não por acaso que o jogo perdeu a numeração e se chama somente Forza Motorsport.
Mas antes deste sair sequer, a minha curiosidade prende-se com o Starfield, posso estar enganado mas cheira-me a jogo cheio de problemas que vai levar com uma orgia de patches.
O novo jogo não tem numeração?! Nem tava sabendo!
Sim perdeu, agora chama-se só Forza Mortorsport.
Pelo que tenho lido, o Starfield parece estar super estável… Mas claro, é deixa-lo correr numa amlagama de configurações diferentes e nessa altura é que poderemos ver o que acontece.
No PC ou nas consolas?
Que está estável? Boa pergunta… Acho que o gajo nem dizia… Apenas dizia que estava a jogar há 15 horas e não tinha visto nenhuma bug.
E tu achas mesmo que ele em 15 horas ele não viu nenhum bug num jogo da Bethesda?
Não tenho porque duvidar ou deixar de duvidar. Não conheço a pessoa e não ponho em causa o seu carater.
É que vai contra as estatísticas de games da Bethesda, Mário. A Bethesda tem até um apelido “carinhoso” que remete a isso. Lol
Aí, pra um jogo da Bethesda, já é de se desconfiar! Lol