O processo foi recentemente alterado para permitir juntar num só outros queixosos em outros processos equivalentes contra a Microsoft.
Os vários processos contra a Microsoft por problemas de “drifting” nos seus controladores Elite foram agora juntos num único processo maior. O primeiro destes processos deu entrada no tribunal em Abril deste ano, e era ele próprio um apanhado relativamente volumoso de vários queixosos que se queixavam de problemas com os seus modelos de controladores.
A alteração realizada agora em Outubro juntou 7 outros processos de queixosos num só, bem como um pedido de análise da situação por um jurí independente.
A acção abrange os controladores Elite série 1 e 2.
Para quem não sabe, o drifiting é a recepção de comandos sem que o controlador tenha sido tocado, causados por um qualquer tipo de problema interno.
No caso dos controladores elite o defeito é atribuído a um potenciómetro, o mecanismo que transfere em dados digitais o movimento efetuado nos “thumbsticks”.
A queixa refere que um enorme grupo de pessoas está com este problema desde 2014, sendo solicitada a devolução do dinheiro, e uma comunicação pública onde a Microsoft notifique todos os donos destes controladores deste defeito.
A queixa é que apesar do problema e de a Microsoft ter plena consciência do mesmo, ela continua a descrever os controladores elite como:
… controladores Xbox superiores, que melhoram a jogabilidade, e os controladores “mais avançados do mundo”, referindo ter uma precisão superior.
A queixa tem como objectivo proteger o público do Marketing enganoso da Microsoft que não só não representa a realidade, como omite factos materiais.
“O jogador é o nosso foco”…
Tenho um elite 1.0 desde quase o inicio da geração e o único problema e que me irrita profundamente é as vezes a conexão do bluetooth, de resto é sempre a funcionar na perfeição, e estamos a falar jogar nele quase todos os dias durante quase 6 anos.
Só pedem a devolução do dinheiro do comando, tudo bem, se fosse uma ação a pedirem mais diria que era um oportunismo puro e ridículo.
E já agora deixo uma critica à conexão dos comandos xbox nesta geração, o comando da x360 tinha conexão via wifi e era 100000000x superior na estabilidade da ligação e o range, nesta geração a microsoft seguiu a sony e optou pelo bluetooth, eu é o unico defeito que encontro nos comandos da xbox, não é as pilhas, é a bluetooth que tem muito menos range que no passado e a conexão volta e meia começa a falhar mesmo eu estando perto da consola.
Nada de grave e raramente aconteçe mas quando aconteçe é realmente irritante.
Pah eu já vi várias vezes os comandos a desconectar em lives, mas pensava que era algo normal na xbox, o meu DS4 só quando acaba a bateria mesmo…. E já tive 2.
Então, eu ia responder exatamente isso sobre o dualshock 4, ele tem uma conexão com o console perfeita, não existe o “raramente se desconecta”, ele fica o tempo todo conectado e só descontecta mesmo no caso que vc citou.
Sobre o controle do One, no vídeo que o Mario trouxe outro dia comparando o tempo de loading do PS5 em DMC5, tinha ali uma amostra do One X, e no loading do mesmo é possível perceber que o controle desconecta durante o loading. Eu até comentei sobre isso.
Posso te dizer que o meu comando da xbox perde a conexão em media prai 2 vezes por mês.
É raro, não é um problema e normalmente é quando te afastas um pouco, e não quando estas a jogar e perdes a conexão, é quando te afastas ou pões o comando num sitio “estranho” pode acontecer isso.
Nunca me aconteceu quando estava in game a jogar, mas sim quando me levanto para ir ali e volto ou quando ponho o comando por baixo do móvel aonde está a consola, como disse não é nada demais mas quando aconteçe é irritante porque tas por exemplo no party a falar e perdes a conexão deixas de ouvir o que estavam a dizer.
Nos comandos da x360 eu quase podia ir pro trabalho e ainda tinha conexão da consola em casa.
É um pequeno pormenor mas está lá e gostaria que nas novas isso estivesse resolvido e acho que sim, o bluetooth tem menos latencia e mais range.
Rui… Não critiques lá porque não tens. Lá porque tu não tens problemas outros podem ter. Eu tive um Rover 414 que nunca deu um problema que fosse, tenho uma Xbox 360 de lançamento que nunca deu problemas. Mas queres negar que esses produtos foram problemáticos?
De resto a Microsoft não seguiu a Sony. A Microsoft usa conexão proprietária nos seus controladores e o BT é só para o PC. Como é algo alternativo é barato e com uma latência e alcançe bem superior e inferior, respectivamente que os controladores Sony.
Era exactamente o que ia comentar, pois eu ja usei varios comandos da xbox one e nunca tive problema de conexão por exemplo
E só acrescentar o BT so foi integrado como disse o Mario para o pc, mas mais tambem para ser compatível com um maior numero de apararelhos como os smarphones pois ja eram compactiveis com os pc antes com o uso de uma pen
Eu tenho amigos que nunca tiveram o problema, mas queixam se do range comparativamente com o comando da x360, eu apesar de ser muito raro e sob circunstancias especiais que eu já detetei ele as vezes perde a conexão.
No forum que frequento aqui no BR, tem diversos relatos quanto a essas versões Elite, digo reclamações de usuários e pelo valor que eles cobram aqui (quase o valor de um One X) é bizarro presenciar tantos problemas vindo de um produto premium. Não estou aqui afirmando que todos os controles dão problemas, mas sim que o indice de reclamação é considerável, e isso que Caixistas tem muita dificuldade de críticar a Microsoft, passam pano a tudo.
PS: O controle normal do One também é muito problemático, já tive 3, 2 deram problema, um não ligou mais e o outro tive de mandar trocar os dois analógicos. Isso pra não falar do problema que muitos reclamam que é comprar um controle pra usar por 6/7 anos e ele vir com pilha, tendo o cliente que desembolsar + valor pra poder resolver a situação. A desculpa da Microsoft é de que ela da opção ao cliente de usar pilha ou bateria, mas pergunto, já que ela fabrica uma bateria, por que Dia.. ela não inclui no pacote e deixa a opção de pilhas aos amantes de pihas?
Isso, sempre falo isso, a Microsoft tinha que incluir a bateria no pacote, ela te dá a opção de “escolher” mas se quiser bateria tem que gastar mais, acho isso sacanagem
Eu sou um cara que sou do xbox, e irei de series X, porém a verdade é que esses controles do xbox são horriveis, esse problema do analogico se movimentar sozinho, não é somente no elite não, nos normais tambem acontece, ja tive 3 controles, e os 3 controles deram o mesmo problema no analogico, eu até comprei uma chave torxT8 pra abrir o controle e por algum algodao pra minimizar o problema, meu irmão tambem já teve o controle com defeito varias vezes, enfim, esse defeito é antigo, o meu controle do 360 está perfeito até hoje, o do xbox one inclusive a edição especial do halo5 tambem deu o mesmo problema, é uma vergonha, espero que esses novos controles não deem este problema, porque se der vai ser uma sacanagem sem tamanho da microsoft, que sabe do problema, e que fique bem claro que este problema acontece em TODOS os controles do xbox.
Apenas mais uma observação, eu fiquei tão paranoico com este problema, que na epoca que comprei o controle do halo5, eu pedi pro cara abrir e me mostrar só pra eu sentir o analogico ai eu fui e pedi outro porque na minha cabeça o controle ia da o problema do analogico, ai peguei o outro controle, e meses depois, lá estava o problema no analogico.
Aprovei este comentário, apenas porque quis responder ao mesmo, mas como deve ter lido, não estamos a aprovar comentários a novos utilizadores.
E estranho os seus problemas. Isso porque eu tenho 6 controladores Xbox! 2 da Xbox, 2 da 360 e 2 da One. E são todos funcionam sem problemas. Aliás os seus amigos que tem Xbox também nunca nenhum teve nenhum problema. E eis que me aparece o seu comentário, em que uma pessoa relata a coisa do o quase comum.
E perante estes factos, só posso dizer que acho a coisa estranha.
Tenho 2 controles Xbox, 3 do 360 e 2 do One(um deles inclusive Day One 2013) e nunca tive problema nenhum, então o comentário do user acima dizer que o controle Xbox é horrivel, causa estranheza, mas vai saber
Pra constar, nunca tive problemas com os controles PS também
Com os PS tive em um que um thumbstick ficou meio solto. Mas mesmo assim funcionava bem.
Bem, eu tenho 4 da 360 sem problemas e tenho 7 da One, 4 têm problemas com o analógico, cheguei a trocar um e acabou por avariar o outro, estes são a versão que não têm bluetooth, o outro avariado é no botão R1 (deve ser fácil reparar mas ainda não me dei ao trabalho) mas estava na garantia e a Microsoft enviou um novo mesmo sem eu enviar o avariado.
Os analógicos são difíceis de trocar, tem para aí umas 10 soldas, em comparação com os da psp que é apenas de pressão.
Espero bem que os novos comandos da série X não venham com o mesmo problema dos analógicos, se bem que os mais recentes não deram problema nos analógicos.
Em relação ao artigo, deduzo que os comandos já estariam fora da garantia para a Microsoft se recusar a reparar gratuitamente.
Caro leitor, reparei que tem insistido com comentários que não tem sido aprovados. Deixe alertar que não estamos a aprovar comentários de leitores que não estejam previamente inscritos na página, e isso está devidamente escrito no campo de preenchimento do comentário.
Nesse sentido fica o alerta que até a situação se alterar, futuros comentários não serão aprovados. Lamento por qualquer transtorno, mas pura e simplesmente actualmente não tenho possibilidade de moderar comentários.
Eu tenho as 3 consolas da gen actual e por experiência própria prefiro os comandos da xbox ao da ps4 e nao compreendo porque de toda a gente criticar o uso das pilhas, e tenho 2 baterias que comprei por uma pechincha, e tenho sempre uma carregada para quando a outra acaba, e prefiro perder 2 minutos a muda-la que por exemplo no caso da ps4 ter de estar a ligar o cabo para carregar o comando, e usa-lo quando este esta a carregar, o que por vezes acaba por incomodar
Em todo o caso tudo isso e so uma questao de marketing, tens exemplos no tempo da 3ds que a nintendo deixou de vender o carregador com a consola, e agora a apple que nem carregadore nem os fones metem nas caixas dos iphones, ao menos a Microsoft ainda mete 2 pilhas 😂😂😂
As pessoas reclamam simplesmente porque estamos em 2020 meu amigo, se a bateria do PS4 dura pouco é o caso de cobrar uma bateria de maior autonomia (é o que esperamos do DS). Sério, não tem como defender pilha, se vc disse que queria a possibilidade de substituir a bateria sem precisar abrir o controle eu até entenderia.
Eu sou a favor das pilhas, concordo com ele, fio pra jogar enquanto carrega é ruim, tenho pilhas carregaveis e duram que é uma beleza, acabou é só trocar rapidinho, o PS4 eu geralmente deixo o controle carregando e uso o outro reserva, no fim dá-se jeito pra tudo
Acho que não justifica de jeito nenhum a zombaria e polêmica que fazem ao redor das pilhas
Olha que bom para ti… Tiveste a possibilidade de perder tempo e colocar vários links, todos da Sony…
Agora se quiseres perder mais, podemos tentar outra coisa, que é em vez de processos, meter aqueles que a marca perdeu e foi condenada pelo tribunal… Ora tenta lá comparar agora…
Interessante como o problema de drifting tem afetado os 3 consoles desta geração, no DS4 e no controle do One creio que usam a mesma peça(nunca desmontei o do One mas o do 360 é bem parecido) já no Joy-con, por ter dimensões reduzidas, o componente é outro, mas que utiliza a “mesma solução”(aqui me faltou a palavra correta) que os outros controles.
[OFF] Já que o artigo trata de um joystick do Xbox venho aqui relatar uma experiência de manutenção de 2 joysticks do X360, foi a 1ª vez que abri joysticks do X360 (Não trabalho com manutenção, as vezes aceito fazer manutenção de colegas do trabalho).
Muito se briga sobre o que é melhor, se é usar pilhas(Xbox) ou baterias(PlayStation) e pela experiência que tive com DS3 e DS4 é que até agora não recebi um joystick que esteja inoperante devido a vazamento da bateria e em nenhum desses vi trilhas oxidadas devido o uso das baterias ou seja manutenção de DS3 e DS4 se resume ou a troca das borrachas de contato ou da manta de contato(onde as borrachas dos botões fazem contato).
Já nos controles do Xbox eu tenho um do One em que a pilha estourou, sei que o contato oxidou mas não sei como está internamente, já disse que não ligo o One há mais de um ano. Já nos 2 controles do meu colega eles ficaram inoperantes devido a estouro de pilha(em um) e de bateria(no outro). Tive que refazer boa parte das trilhas, a maioria das trilhas refeitas praticamente desapareceram..
PS: Aí na foto tem os componentes que causam o drifting nos consoles
PS2: Tinha esquecido de comentar mas não lembro de drifting nos controles de gerações anteriores (PS1,PS2 e PS3).
PS3: Meu DS4, que veio junto com o PS4 adquirido em julho de 2014, funciona até hoje sem problemas e com bateria ainda boa.
PS4: A bateria dos controles do X360,pelo menos as que vendem por aqui, consiste em 2 pilhas recarregáveis internamente, por isso que a bateria estoura também.
[OFF – Relacionado]
Do mesmo colega que enviou os joysticks do X360 (mencionados acima) eis que recebo este Joystick para Switch:
O que é curioso é que ele parece um Frankstein, tem a disposição dos analógicos e direcional e botões do Xbox One, a carcaça e botões L1/2, R1/2 do DualShock 4(e são os botões L e R de um DS4) e é identificado pelo PC como sendo um joystick do X360:
O defeito deste joystick? Drifting (Axis 1):
O culpado:
Limpei e acabei fazendo o mesmo para os 3 potenciômetros restantes, pois de vez em quando os outros também faziam drifting:
Resultado final (Axis 0,1,3,4):
Peço desculpas ao Mário pelo tanto de imagens, mas creio que seriam importantes e reforçam o motivo do drifting em outros joysticks.
Há no mínimo 3 soluções para o drifting:
1- Remover, limpar e recolocar o potenciômetro(opção que faço)***;
2- Trocar o potenciômetro (quando a solução de cima não resolve);
3- Trocar todo o módulo analógico****;
*** Tem gente que somente afasta o potenciômetro do módulo e retira a peça do meio (aquela pecinha de formato circular na 4ª foto), mas isso não resolve porque o problema geralmente está na parte resistiva (restante do corpo do potenciômetro).
**** Prefiro preservar o módulo original e no máximo trocar somente os 2 potenciômetros, relatos de que já li em alguns fóruns e em outros sítios é que em alguns casos o módulo trocado estava pior que o original.
PS1: Ainda estou devendo um artigo ao Mário, como estou em um período de descanso pode ser que enfim eu consiga fazer até o final do ano, vi que coloquei muitas fotos e provavelmente irei simplificar. Tive algumas situações em 2019 e 2020, que espero explicar no artigo, caso consiga terminá-lo.