Microsoft fechou a Tango Gameworks, mas não lhe ficou com todos os IPs

Apesar de ter gasto mais de 100 biliões de dólares em aquisições de estúdios, a Microsoft tem vindo a fechar alguns mas, não tendo verdadeiramente interesse em apostar em novas versões dos seus IPs.

Seria de se esperar que o fecho da Tango Gameworks, por parte da Microsoft, significasse o fim do estúdio. Mas não! A Microsoft basicamente dispensou o estúdio e todo o seu conteúdo, deixando-o disponível para que outros pudessem pegar nele.

E basicamente isso foi o que aconteceu. A Krafton Inc, criadores do PUBG, vendo o estúdio ali abandonado, decidiu deitar-lhe a mão. Afinal o custo de aquisição era baixo, e a equipa, premiada pelo seu jogo Hi-Fi Rush, estava ali à mão de semear.

Agora o que mais me surpreendeu no meio de tudo isto é que, junto com a equipa, veio a aquisição dos direitos sobre o IP Hi-Fi Rush, que pelos vistos a Microsoft decidiu não reter. Basicamente a Krafton anunciou a compra da equipa, e a aquisição dos direitos sobre o IP Hi-Fi Rush, naquilo a que chamou de “uma parceria estratégica”, sendo que isso significa que a Microsoft permitiu que outros, explorem aquilo que era seu, que era um sucesso, mas que preferiram fechar em vez de explorar.

Nota: Alguns websites referem que a Microsoft vendeu a Tango Gameworks à Krafton, mas isso não corresponde à verdade. Vamos ver a cronologia da situação:



Foi em maio de 2024 que Matt Booty, presidente de gaming e de conteudos dos estudios Microsoft anunciou planos para o fecho da Tango Gameworks. O fecho incluía 4 estúdios, que eram a Tango Gameworks, a Arkane Austin a Alpha Dog Games e a Roundhouse Studios. Esta decisão foi extremamente criticada pelos fans e jornalistas com o seu centro no facto de a Microsoft fechar um estúdio que tinha tido em Hi-Fi Rush um enorme sucesso.

Mas a 14 de Junho de 2024 o estúdio foi efetivamente encerrado.

O que isto implica é que o estúdio deixou de existir, e de pertencer à Microsoft, assim como que os seus funcionários foram dispensado. Os IPs existentes, Hi-Fi Rush, The Evil Within e Ghostwire: Tokyo continuaram na Microsoft.

A aquisição pela Krafton, que ocorreu a 12 de Agosto de 2024, não havendo qualquer pagamento à Microsoft. Na realidade o que existiu foi apenas foi um apanhar de todos os funcionários da empresa, reabrindo-a com o mesmo nome que a Microsoft abandonou, e injetando dinheiro para ela continuar. Onde existiu efetivamente uma aquisição foi nos direitos sobre Hi-Fi Rush, que a Microsoft preferiu vender, para desenvolvimento futuro em parceria, em vez de manter exclusivo para si.

 



7 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
18 de Agosto de 2024 10:34

Então, teoricamente, o primeiro Hi-Fi Rush, nos dias de hoje, ainda dá dinheiro apenas para a MS e não para a companhia que irá fazer o próximo Hi-Fi Rush?! É isso? E o próximo Hi-Fi Rush ainda terá dedo e lucro por parte da MS, mesmo ela tendo aberto mão do estúdio e da IP.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2024 15:18

Mário, no Windows 11 que tenho num desktop aqui em casa abre o Edge sem eu mandar na primeira vez que abro o Firefox, meu navegador padrão. Acontece com você usando outro navegador, ou vc usa o Edge mesmo no Windows?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2024 21:44

Gostou mesmo!!! Eu nem vou testar, vai que eu gosto… Lol Já tenho muito rpg e jogo de VR na fila, tô até 2 meses comprando mais acessórios que jogos porque é jogo demais pra jogar! Fora um bocado que deixei pelo meio ainda tem uns que nem toquei…

error: Conteúdo protegido