Enquanto a Microsoft aposta nos jogos na Cloud, a Apple aposta nos jogos no tradicional hardware. E pretende entrar em força nos videojogos.
Mac e jogos são conceitos que nunca ligaram bem. Mas com o lançamento de Resident Evil 4 e o Remake e do Resident Evil Village as coisas mudaram. E agora a Apple gostou do que viu e tem uma estratégia que pretende tornar mais ambiciosa com o passar do tempo.
Numa entrevista dada à Inverse, vários funcionários da Apple discutiram como os jogos se tornarão, em breve, um pilar do Mac. Com a grande confiança que a Apple possui nos seus processadores Apple Silicon, que tem vindo a ver o seu desempenho gráfico a ter ganhos significativos ano após ano, a empresa quer apostar agora nos videojogos.
Segundo o diretor de Marketing da Apple, Gordon Keppel:
O Apple Silicon mudou tudo. Todos os Macs com Apple Silicon podem agora executar jogos AAA de forma fantástica. O Apple Silicon transformou os nossos sistemas principais e proporcionou enormes melhorias gráficas com o M1, o M2 e agora o M3.
A ideia é apoiada por Leland Martin, diretor de marketing de software da Apple, que acredita que com os novos chips Apple Silicone, o desenvolvimento de jogos fica facilitado. E nesse aspeto temos a Capcom e a Kojima Productions como duas empresas que já mostraram o suporte a este hardware.
Martin acredita que a atual oferta da Apple com todos os chips com GPU integrado simplificam o desenvolvimento face ao que havia antes com GPUs integrados e discretos.
Dado que este hardware se estende para além do Mac, alcançando o iOS, a conversão entre plataformas torna-se simples.
Se olharmos para a linha Mac de há uns anos atrás, havia uma combinação de GPUs integradas e discretas. Isso pode aumentar a complexidade quando se está a desenvolver jogos. É preciso considerar várias permutações de hardware diferentes.
Atualmente, eliminámos isso completamente com o Apple Silicon, criando uma plataforma de jogos unificada para iPhone, iPad e Mac. Quando um jogo é concebido para uma plataforma, é um processo simples levá-lo para as outras duas. Já vimos isso com jogos como Resident Evil Village, que foi lançado primeiro no Mac e depois no iPhone e iPad.
Martin refere ainda que o lançamento do Game Porting Toolkit, que permite emular jogos de PC no Mac, teve um feedback altamente positivo dos programadores.
Vimos o interesse de programadores e editores, como a Kojima Productions (Death Stranding) e a Annapurna Interactive Games (Stray), em saber como tirar partido das duas partes do Game Porting Toolkit. Quando se descarrega este kit de ferramentas, ele é composto por duas partes.
Há um ambiente de emulação: introduz-se um jogo existente do Windows e vê-se como pode correr bem no Mac. A segunda parte é o conversor de shader Metal, que ajuda os programadores a converter o seu código de shader para Metal. Eles elogiaram a sua utilidade e o facto de lhes ter poupado muito tempo no seu processo de desenvolvimento.
É uma boa notícia, pena que no Brasil os produtos da Apple tenham preços extratosféricos ( não sei se em Portugal é assim?).
A GPU não é o problema, Quero ver fazer o Roseta interpretar o X86 64 no estado da arte, o que será preciso. Pois estão utilizando ARM, mesmo processador de celulares.
Que x86? A Apple agora tem os seus APIs, e que vão ao metal. O jogo será compilado e adaptado nativamente para aquele hardware.
Mário não estou falando dos jogos a serem lançados ou recentemente já lançados na plataforma como RE4.
Falo dos jogos legados já lançados que se não recompilados, precisam de passar por interpretação(Roseta), e quase sempre há erros e incompatibilidades. Não só em jogos,mas em programas também..
A biblioteca de jogos/programas do OSX é infinitamente menor que a do Windows. E isso não irá mudar em curto prazo.
Não te preocupes que são recompilados…
A noticia cita jogo AAA nativo para Celular, Iphone, e vc vem falar de roseta?
Até agora a empresa que está tendo dificuldades com plataforma é a MS com o xbox SS todo cagado ferrando os jogos
Acabou de sair um jogo ai que é 4k 60fps no xbox one x e 1440p 60fps no SS…
Sabe a regra da trolha reversa? que tudo que “fã de xbox” acusa os outros é a realidade da MS?
Então, quer apostar que converter para Silicone Apple é mais fácil que converter para xbox SS?
Estavamos falando da Apple, do Mac, do OSX e do Apple Silicon e seus chips, atuando nos jogos dada sua arquitetura diferenciada, e você traz o Xbox para essa conversa, junto de uma salada de frutas que não tem nada haver ?
E sou eu quem está fora do ponto ?
Acho que você entrou na matéria ou talvez comentário errado.
Tenho a impressão que essa iniciativa da Apple em investir em games é mais necessidade que desejo. Nos últimos anos a empresa não apresentou nenhuma inovação. Daí estão atirando para todos os lados.
não dá mais para comentar na noticia do alan wake, então vai aqui mesmo…
https://youtu.be/ZTW7bDdHC6g?si=3o3KYxAv0FBl5QXV
16:38min: Alex bugaga louco para o sujeito da Remedy dizer que teve que fazer muita gambiarra para contornar a GPU do PS5 capada e lixo RDNA 0.0001… só faltou perguntar se o PS5 teria RT por software…
O cara da Remedy diz que “é praticamente igual, não tivemos que fazer nada especifico para P5”
Alex bubuga gaguejando “vamos sair desse assunto e falar de outra coisa”
que cara abobalhado, se não fosse o desespero dele de tentar sempre diminuir o playstation não tinha passado essa vergonha.
É fácil saber se vc é hater da sony e fica procurando defeito no playstation:
Para o que vc “acredita” e defende de ruim para o playstation, a galera da sony teria que ser Idiota?
Se a galera da sony teria que ser idiota, vc que é o idiota hater da sony.
Ele ainda hoje quer se justificar na afirmação que ele fez antes mesmo de ver o PS5 rodar qualquer coisa, e após terem recebido hospedagem 5 estrelas da MS. Tomara que o Pro faça ele passar ainda mais vergonha.
Adoraria ver a Apple no mercado de consoles e ganhando espaço no mercado de PCGamer.
Já escrevi aqui que enquanto a MS enfiava 100 bilhões no xbox, e pelos boatos ainda para virar third, a Apple e Valve iriam chegar e “vrraaaaauuuu” no mercado doméstico de windows para jogos, PC para jogos…
Iria acontecer o mesmo que a MS fez com o xbox original, investiu com medo da Sony roubar o desktop doméstico com Linux + PS2, veio a Apple e Google com IOS e Android nos celulares e “vraaaauuuuu” no mercado doméstico de computadores.
Eu fiquei de cara que faz anos que o windows é bugado com gerenciamento de energia em Notebooks, que o sujeito bota o notebook fechado para hibernar e NUNCA sabe quando abrir vai ter bateria ou não… Que os caras lá do Linux tech tips, na empresa, todos usavam macbook por causa disso.
Negligenciar o Windows, a MS já faz… Agora basta Apple e Valve aproveitarem
Se não me engano, a titulo de exemplo, o Elden Ring não tinha stutter no Steam Deck mas tinha no PC windows…
Mas de repente com a Apple e SteamOS crescendo no mercado de PCs para jogos, a MS resolva gastar uns 70 bilhões, de investimento, no Windows?
Problema que a Apple em relação a preços não é muita pró-consumidor!
Começo a rir quando a galera reclama dos preços cobrados pela Sony e vem a querer que a Apple entre no ramo dos games.