Microsoft e Sony chegaram finalmente a um acordo sobre o Call of Duty.
Perante os compromissos junto dos diversos reguladores e nos quais a Microsoft se comprometia a manter o Call of Duty na Playstation, a empresa acabou por chegar a acordo com a Sony.
Apesar de os termos do acordo não serem conhecidos, acredita-se que este terá sido um acordo mútuo, pelo que a Microsoft terá oferecido à Sony a paridade que esta tanto queria. Isto significa apenas que a Sony terá o direito a negociar a colocação do jogo na sua PSN+, caso o deseje, de forma a não se criar a disparidade entre as consolas onde uma teria o jogo no seu Gamepass, e a outra estaria forçada a vender o jogo Full Price.
O Call of Duty é um jogo que move milhões, que obtém a maior parte da sua receita nas consolas, e tem na PS a sua fatia de leão (Segundo o revelado em tribunal, COD obtém 59% da sua receita nas consolas, 26% no PC 15% nos aparelhos móveis).
A ideia de perder o Call of Duty para a Xbox não era algo do interesse da Sony, mas a realidade é que, em caso de falta de paridade, com o jogo no Gamepass, e a 80 euros na Playstation, a Sony não teria qualquer interesse em manter o jogo. Tal seria apenas ver os jogadores a migrar, ao mesmo tempo que gerava receita para a consola oponente, que lhe cobriria as eventuais perdas da colocação no dia um no Gamepass.
Basicamente a Sony estaria a suportar o custo do oponente na escolha que lhe iria causar dano. E nesse sentido não se acredita que os termos do acordo não tenham sido obtidos num acordo de interesse de ambas as partes.
Tenho dúvidas se o game sairá na assinatura também. Imagino que o valor cobrado pela Microsoft não foi baixo.
É jogar dinheiro fora se fez isso. Mas o Jimbo já está fazendo com os f2p mesmo, então dá pra vislumbrar.
Pior que colocar no serviço é fortalecer a marca do cod ao torná-lo mais acessível. Seria um belo tiro no pé.
Acho mais fácil a Sony permitir um Gamepass com jogos só da Microsoft no PS5.
Eu acredito que ira acontecer a longo prazo. Talvez na próxima geração.
Mas para isso a Sony quer que os jogos corram nas suas maquinas e não sejam jogados via streaming.
Havendo paridade entre o Gamepass da Xbox e PlayStation.
Isso se resolve se a Microsoft deixar de vender xbox como consoles, o que não duvido que aconteça, pois ela está mais interessada em vender serviços.
Não partilho da mesma opinião. A Microsoft está cada vez mais interessada no seu serviço Gamepass. E o número de consolas PlayStation não pode ser ignorado.
A PlayStation nunca terá o serviço Gamepass. E nesse sentido o maior obstáculo ao crescimento do Gamepass é a existência da PlayStation.
Idealmente a Microsoft gostaria era de ter os jogos a serem vendidos na PlayStation e dados no Gamepass. Isso iria cobrir as despesas deles, ao mesmo tempo que aos poucos roubaria os clientes à Sony.
A remoção do COD da PS Também seria benéfico ao crescimento do Gamepass, mas com um custo enorme para a Microsoft que tem agora de amortecer o investimento da compra da ABK.
Nesse sentido a MS adiou os seus planos por 10 anos, num acordo que acaba por ser do interesse de ambos.
Pessoalmente não me importava nada que os jogos exclusivos da xbox saíssem a full price na Playstation. Saindo no gamepass do lado deles.
Mas acredito mais na opção do Gamepass, para terem mais subscrições.
Mas em termos econômicos o que dizes faz muito mais sentido!
A haver paridade será o preço normal de mercado. Isso deverá ter ficado acertado no acordo.
Melhor coisa pra PS é tentar fortalecer outras franquias de Shooter, acordos dessa natureza, só servem pra ganhar um tempo que talvez não seja útil a Sony como parece (minha percepção é de que nunca é). E na minha ótica é um derrotismo medroso, mas há quem ache que o que eu digo pode ser mero comportamento de fã, mas digo que na esfera pessoal agiria da mesma forma.
Não faz sentido ganhar tempo pra coisas sem futuro, essa tentativa de ganhar tempo pra ver como fica não costuma dar certo e talvez fique é mais vulnerável do que se pensa, enquanto já poderia estar se preocupando com a construção de um novo caminho.
Não, não… Eu concordo. Isto serve para ganhar tempo. Eu não duvidava nada que a Bungie já esteja a trabalhar num jogo para concorrer com o COD.
Recordo que a Bungie tem liberdade, o que não quer dizer que ela não possa fazer exclusivos.
A Bungie me parece uma empresa complicadinha, Mário, não duvido que daqui uns anos queiram recomprar o seu passe livre do PS.
Em sendo a Sony, deixaria-os livres pra fazer o que quisessem com o seu apoio financeiro, mas só usaria a Bungie como suporte para jogos próprios desenvolvendo ips próprias noutros estúdios.
A Bungie, na minha ótica, é ótima no motor de rede e em gameplays, mas essas lores dela, são chatérrimas, mas obviamente que isso é gosto pessoal.
Só penso que o público de CoD gosta mais de games realistas de guerras e conflitos críveis.
…Mas quem sabe do futuro!?!?
Era algo muito bom, se a PlayStation tivesse um acordo similar com a Bungie.
Dando a Bungie 10 anos para fazer e publicar onde quisser.
Passado 10 anos, a coisa mudava de figura. Sendo a única consola exclusiva a PlayStation.
Se este fosse o caso, a PlayStation não precisaria de tanto investimento em novas parcerias. Tendo a Bungie e a Firewalk no lado dos FPS. (E quem sabe uma nova equipa na Guerrilla Games com um Killzone)
Mas a verdade é que o acordo está feito. E a Bungie tem a liberdade de fazer o que pretende. Acho que foi um mau negócio para a PlayStation, não podendo ter exclusividade sobre os jogos na sua consola.
Mas isso não implica que a Bungie possa ter uma equipa a trabalhar num jogo exclusivo para a PlayStation. Mas nunca será a Bungie na totalidade.
Infelizmente a PlayStation tem uma lacuna nos FPS.
Neste momento, a Sony só tem um estúdio exclusivo com experiência em FPS (Firewalk)
A Bungie por outro lado continua a poder públicar de maneira multiplataforma (Marathon, será um novo jogo que irá também sair na Xbox). Seria espetacular se a Sony conseguisse mudar isso, a médio prazo, com a Bungie a públicar só no PC e Playstation. Mas acho muito dificil.
Durante estes 10 anos, a mesma, vai ter que se preparar para o futuro a longo prazo. Com novas parceiras e/ou criação de estudios especializados.
Não podemos ignorar que a MS, com está compra detem uma grande quantidade de IPS importantes e uma experiência enorme em FPS, para não falar na quantidade de estúdios. (Com a Bethesda e Activison).
Uma coisa que poderá acontecer é uma maior liberdade entre os estúdios. Activision poderá se focar em outros FPS, como Doom.
E a Bethesda, poderá fazer um novo COD.
(Pessoalmente espero que isso aconteça)
É preciso mencionar que este acordo só engloba Call of duty, podendo os outros jogos serem exclusivos na xbox/pc. (Overwatch e afin)
A título de curiosidade quando estúdios ficaram independentes? Com experiencia em FPS?
Microsoft destrói CoD completamente muito antes desses 10 anos.
Diria que é aposta é bem razoável pra acertar, se mantiverem a gestão atual do xbox. A menos que coloquem o Kotick lá, aí sim o Xbox teria jeito. Daí, era só botar cinto de castidade nas funcionárias pra evitar problemas maiores. Lol
-Esse tempo de “compra não compra” da MS, com todo o dev conhecendo muito bem o “administração MS” depois de Halo Infinite e Redfall
-Acusações de assédio da epoca que sumiram depois da MS anunciar a compra.
Não é coincidência que esse ano o COD vai ser uma “DLC” do jogo do ano passado.
A bethesda foi a mesma coisa, depois de um monte de flops eles “se venderam” para a MS… quem disse que a empresa já não estava sucateada antes da compra?
Não é necessariamente que a MS vai destruir COD, a activision já estava em decadência assim como a Bethesda…
Não sei se é bem assim, Deto, entendo que as franquias da Activision nos consoles já não têm apelo de outras épocas, talvez estejam um pouco longe do seu auge, mas têm seu peso ainda. CoD, por exemplo, está longe de ser irrelevante ou decadente. Mas lógico que o mais forte da ABK hoje parece ser a King, que nada tem a ver com o mercado de consoles. Vale lembrar ainda que as coisas têm peso histórico, e a Activision tem um enorme peso histórico nessa indústria. É como se desprezar a Konami só porque hoje basicamente vive de pachinko e não tem jogos relevantes, mas veja, basta falarem de um Metal Gear ou Silent Hill que o povo entre em polvorosa.
Overwatch tá quase morto já, lá de expressão nos consoles mesmo, ou perda significativa, só CoD. Mas não falo isso desprezando as demais ips, falo de realmente ter peso.
Penso que a compra da Ubisoft por parte da Sony também significaria que a PS é a casa dos 3rd persons, assim como a MS está comprando tudo pra dizer que seu console é a casa dos FPS.
A questão é o know how e expertise que tem nesse segmento. Para não falar na quantidade de estúdios.
Se houver uma boa comunicação entre eles, e a posibilidade de haver outros estúdios com novos projetos, podemos ver boas coisas.
Um Doom feito pela Sledgehammer Games, por exemplo. E um COD feito pela Bethesda.
Isso iría premitir uma maior diversidade entre os jogos e novas ideais.
Eu pessoalmente estou curioso com o futuro!
É algo muito baixo a Microsoft ter comprado 2 publisher e ter retirado os jogos a concorrente. Mas isso significa que a Sony vai ter que correr e fazer pela vida.
E segundo o passado, na era da Ps3, a Sony fez um bom trabalho. E algo me diz que irá fazer por isso.
Eventualmente se a Sony tivesse a comprar a Bungie agora, o acordo seria totalmente diferente (e provavelmente mais caro)
Não acho que o acordo da Bungie hoje seria diferente, e sim que apenas sairia mais caro pra Sony. A Bungie tem um histórico que querer independência, é só olhar o passado da empresa. Quero acreditar que a Sony só comprou a Bungie mais para aprender com ela e poder usar seu motor de rede, e me parece que foi isso mesmo, pois já se mostrou que estão usando a Bungie como auditoria de qualidade pra jogos como serviços e seus modelos de negócios como serviços. Se me agrada como cliente Playstation, claro que não! Lol
Sim, tens razão no que referes a Bungie. Ela tem história de querer independência. Aconteceu com a Microsoft e a Activision.
Mas se eventualmente conseguissem convencer o estúdio a lançar exclusivamente para a consola PlayStation, seria uma grande vitoria. (Continuando a sair no PC)
A verdade é que na altura não se pensava num negócio desta dimensão para os lados da Xbox. Nunca se pensou que a Microsoft fosse atrás de um segundo publisher desta dimensão. Comprando uma Activison e cimentando o seu domínio nos jogos FPS
PS: Poderia ser interessante um artigo com o número de estúdios da Xbox. Ou pelo menos a sua evolução em termos de números. Estamos a falar quase o dobro da Playstation? Eu pessoalmente já perdi a conta.
São muitos estúdios, não sei se chega ao dobro, mas não deve estar longe disso. O gozado é ler na internet a argumentação de que o PS tem mais publishers, e a citarem coisas sem relevância de que pouca gente até já ouviu falar.
Agora, ter muitos estúdios não quer dizer nada se não produzirem coisas de jeito. Veja, a Zenimax já está na mão deles há algum tempo e só agora vai sair um exclusivo com algum apelo que é Starfield, e esse, apesar do pedigree de RPG da Bethesda, ainda terá que se provar, por ser o primeiro jogo AAA da Zenimax a ser publicado pela mão da Microsoft, mesmo não tendo parte do desenvolvimento e projeto saído já como estúdio da MS, teve boa parte do desenvolvimento feito por lá.
Off- Desculpa o Off Mario, mas tentei achar seu comentário que postaste uma imagem lado a lado PC VS Ps5 da demo de matrix, onde mostra aproximado as diferenças de geometria e qualidade de imagem. Tu lembra? Consegue essa captura de tela ainda?
Não me recorda sequer de ter postado isso.
Mas postou… lembro bem que era uma.imagem do chão, onde mostrava superioridade na geometria e detalhes na versão de Ps5.
Acredito que sim…
Vê se era esta:
A descrição era que nem com tudo no máximo o PC ficava igual.
Era este sim. De qual vídeo que veio essa imagem, Mario?
Provavelmente do vídeo ou de imagens interativas dessa matéria:
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-unreal-engine-5-hands-on-the-cost-of-next-generation-rendering
https://youtu.be/-x0orqFrHGA?t=597
Obrigado
O Juca já respondeu.
Grato
Sparrow, acredito que você se refere a um artigo de 25 de Abril de 2022 intitulado “Video do NX Gamer mostra claramente a superioridade dos consoles sobre o PC no Unreal Engine 5”. É só procurar pelo artigo na barra de pesquisas do PCManias.
Não colei o link pq estou no celular e por ele não consigo colar link.
Valeu Juca
A Sony é burra se não jogar a seu favor! Enquanto esse acordo está de pé, a Sony só tem que criar, ou alguém aparecer com um jogo melhor que CoD. A Sony devia entrar numa agressividade de destruir a consola Xbox do mercado, e a Sony cimentar ela como a única plataforma de mesa de mercado, a Microsoft nesta geração mata a consola Xbox, a praia deles é a nuvem, e verdade seja dita, o sonho da Microsoft já não é assim tão distante. Daqui a 10 anos a malta já vai começar a ter internet de 1gb naquelas localidade mais remotas, e nas grandes cidades internet muito rapida para correr jogos via Streming com muita tranquilidade, e com isso como ela é pioneira, vai obrigar as empresas mais pequenas e de médio porte no ramo a fazer acordos com eles. Espero que a Sony não fique a domir, se a Playstation morre a Sony vai junto.
Daniel, o principal problema do cloud nunca foi banda, e sim a latência, e apesar de ter melhorado com o tempo, pra “resolver” minimamente esses problemas só em regiões com servidores principais perto, então, locares ermos, mesmo com banda grande banda, ainda terão seus pings altos e demora no vai e volta do cloud processing (input vai, processa no servidor, retorna output no dispositivo). Fora que num sistema não totalmente de Cloud, quem estiver jogando num console ou PC em jogos não cloud com os de cloud sempre terá vantagens competitivas, o Cloud também presumo que não funcione muito bem para jogos VR, mas apesar de ser algo nichado, tem seu público, então essa ideia de Cloud não me cheira a algo tão bom assim e não sei se terá tantos adeptos como quem vende a ideia quer.
Eu não concordo com essa perspectiva de aniquilar o oponente.
Nem para o lado da Sony, nem para o lado da Microsoft.
O que eu crítico na Microsoft não é o quererem crescer. É o roubar aos outros em vez de fazerem investimento.
A Microsoft investir 70 biliões nos seus estúdios e criar jogos AAAA, seria algo de fazer os fans da Sony roerem-se e uma jogada não criticavel. Apostar em comprar a ABK roubando os jogos à concorrencia é algo que, pessoalmente, abomino.
E o pior é as falinhas mansas de que vão levar os jogos a mais jogadores quando Starfield e Indiana Jones tinham previsões de vendas de 10 milhões cada na PS, e foram tornados exclusivos.
Espero que a Sony corra atras ai durante esses 10 anos para produzir seus proprios FPS que é um genero que ela abandonou, que traga Killzone de volta, resistence, novas ips com a qualidade de seus studios e que se livre dessa depencia de CoD.
Eu do meu ponto de vista, a Playstation precisa de ter 3 estúdios exclusivos dedicados a FPS. Não precisa de mais.
Idealmente, seria expetacular ter a Bungie. Os seguintes poderiam ser Firewalk e mais outro estúdio
(Sendo que a Deviation não correu como esperado, uma equipa na Guerilla games, com Killzone?)
Não acredito pelo facto de estarem 100% focados no IP Horizon, mas gostava de ver um novo Killzone.