A intervenção na liberdade criativa aos personagens do videojogos, vinda do topo, chega a ser chocante.
A Microsoft possui uma página na internet com o título “Product Inclusion Action: Help Customers Feel Seen”. Este página web pretende acabar com a discriminação, e os estereótipos, pelo que possui uma lista de considerações que os produtores devem seguir quando trabalharem nos seus produtos.
A questão é que numa secção há uma recomendação para cuidados a se possuir com personagens femininas, de forma a impedir “estereótipos de gênero negativos”.
E o que a Microsoft entende como estereótipos de género negativos? Vamos ver o texto:
Estás a reforçar algum estereótipo de gênero negativo?
- Estás a introduzir desnecessariamente gêneros e barreiras de género no código ou design?
- Estás a criar personagens jogaveis femininas que são iguais em destreza e agilidade aos seus companheiros homens. Estão as personagens femininas equipadas com roupas e armadura que se adaptam às suas tarefas? Elas possuem proporções de corpo exageradas?
- Quando a história permite, mostras personagens masculinas com uma panóplia total de emoções, incluindo alegria, tristeza e vulnerabilidade?
Sinceramente este tipo de intromissão choca-me! Estamos em 2024. Há liberdade sexual, há aceitação de todo o tipo de géneros, de corpos e de hábitos. Mas aparentemente as mulheres curvilíneas são descriminadas… porque são estereotípicos de género negativos! Mas porque raio?
Porque motivo uma mulher curvilínea merece uma nota para não ser usada, mas uma mulher mais masculinizada ou menos curvilínea não? Quer parecer que a ânsia de agradar a certos grupos que se sentem discriminados, acabam por discriminar outros! Pura e simplesmente a liberdade criativa deveria estar ali na sua totalidade, e estas situações limitam a situação! Se o produtor quer usar uma pessoa de pele escura, usa, se quer de tom claro, usa, se quer a personagem curvilínea, usa, se não a quer curvilínea, não a usa.
Agora estas restrições superiores não fazem sentido, e muito menos faz chamar ao uso de uma mulher curvilínea uma estereótipo de gênero negativo. Será que as mulheres curvilíneas são agora um mal da sociedade?
Recentemente o Stellar Blade foi criticado pelo uso da sua heroína curvilínea, sendo que a mesma é modelada a partir do corpo de uma pessoa real. Daí que a questão é: Não é esta tentativa de adulteração das coisas uma discriminação em si? Devem as mulheres curvilíneas esconder o corpo com uma burca como se defende em certas religiões?
Sinceramente o facto de se chamar a atenção sobre estas coisas é, a meu ver, um atentado. Uma discriminação, uma limitação à liberdade criativa, um ataque às mulheres mais curvilíneas que não deveriam ser olhadas de forma diferente das restantes mulheres.
É a geração da liberdade, do fim da discriminação de géneros, da liberdade sexual… mas ter um seio num videojogo… ainda parece um trauma para alguns!
Realmente um absurdo, é uma inversão total de valores querer ver como esteriótipo negativo uma mulher curvilínea, quando na verdade seria o desejável e esperado, sobretudo na promoção de um produto que também é visual, embora estejamos falando de pixels e bonecos 3D.
Resta saber se a tal cartilha é de orientação mandatária da empresa, ou meramente sugestiva, o que seria menos maléfico.
Off:
Mário, andei olhando essa questão do ML no PS5.
Primeiro achei esse link explicando porque int8 é melhor para ML.
https://www.mathworks.com/company/technical-articles/what-is-int8-quantization-and-why-is-it-popular-for-deep-neural-networks.html
Basicamente é que se gasta menos memória e menos transferência de dados na memória sob a penalidade de reduzir a precisão de acerto mas a redução é pequena ( no exemplo a precisão com int8 ficou 95%).
Segundo, é que o hardware que fará o processamento , no caso aqui a GPU, pode ter suporte para SIMD ( single instruction multiple data).
Pelo que eu pesquisei, ML usa muito produto de vetores ( um bom caso de SIMD ).
“A dot product of a matrix is a basic linear algebra computation used in deep learning models to complete operations with larger amounts of data more efficiently.”
Uma pista se o PS5 tem suporte a instruções de ML na sua GPU, vamos beber água direto da fonte:
“RDNA 2” Instruction Set Architecture
https://www.amd.com/content/dam/amd/en/documents/radeon-tech-docs/instruction-set-architectures/rdna2-shader-instruction-set-architecture.pdf
Página 10:
Feature Changes in RDNA2 Devices
This section highlights some notable changes:
• Ray Tracing
• Dot product ALU operations added accelerate inferencing and deep-learning:
V_DOT4_U32_U8 ( Dot product of unsigned bytes, ou seja instrução de int8 )
V_DOT8_U32_U4 ( Dot product of unsigned nibbles, ou seja instrução de int4 )
A menos que a Sony tenha retirado essas instruções do PS5, o que eu duvido, o suporte está lá no RDNA2.
Eu acredito muito também que ela tenha feito bibliotecas para suporte a essas instruções, mas mesmo que não tenha, o desenvolvedor pode simplesmente utilizar as instruções diretamente.
Eu sei isso tudo Hildo. E argumentei isso, mas há quem insista que como a Sony não referiu isso, então a PS5 não suporta.
E a sustentar isso referem a rede neural de upscale de texturas do God of War Ragnarock que foi programado a 16 bits e não a 8.
Mas vendo a documentação da Santa Mónica eles referem que os 16 bits foram usados por serem mais simples, fazendo a ressalva que a precisão foi um problema que, por acaso, eles não experimentaram.
A questão é que, a partir do momento que 16 bits coloca questões de precisão, isso quer dizer que, para o que eles queriam, 8 bits estava fora de hipótese. Quanto mais não seja porque a 8 bits o cálculo é de inteiros e não de vírgula flutuante (Daí o Int antes do 8)
E assim sendo, isso não prova que a PS5 não suporta int 8.
E com os documentos da AMD a dizer que suporta o Int 8 e Int 4 desde o RDNA 1.1… Não percebo a grande tentativa de se tentar dizer que a PS5 não os suporta.
Até porque como se comprovou os registos do Zen 2 da AMD estão intactos e referi isso no artigo sobre o CPU que publiquei recentemente.
Concordo com você.
Não faz sentido algum o PS5 não suportar essas instruções. Já são parte da arquitetura base e são muito usadas hoje em dia, porque iriam tirar?
Talvez não se usa muito pois ML é muito pesado ( tanto em processamento tanto em memória ocupada, pois o modelo pode ocupar muita RAM). Então o desenvolvedor tem que ver se compensa ele gastar os recursos da GPU em ML em vez de usá-la para renderização, ou talvez, fazer a demanda específica sem ML na CPU.
Se o problema de usar ou não ML no PS5 for a grande quantidade de memória demandada, Hildo, teoricamente, o PS5 Pro ficará com o mesmo problema, pois o que liberaram de espaço pro desenvolvedor na RAM é muito pouco, tudo bem que resoluções nativas mais baixas comerão menos RAM, mas não vai ser pela falta de 1GB ou 1.5GB de memória que as coisas seriam bem diferentes de como já é hoje.
E é bom lembrarmos da questão de que pelos divulgado 300Tops de 8 bits, as contas com nenhuma arquitetura existente da AMD ou já anunciada batem, então é preciso aguardar pra ver como será isso, se algo que funcione como um pós processamento da GPU ou não, por enquanto está tudo muito enevoado.
A Sony parece ter anunciado um próximo evento, vamos torcer pra, que já com os vazamentos e rumores em cima do produto, decidam falar, embora eu acredite que seja só lá pra julho ou agosto o anúncio oficial mesmo; seria bom ver se sanam algumas de nossas dúvidas e curiosidades, e claro, se é verdade mesmo tudo dos rumores.
Sim , Juca. Só lembrando que pode ser um problema mas nem sempre. O modelo pode ser pequeno, depende do caso. Pra você ter uma ideia, eu já usei modelo de converter voz para texto que o modelo era mais de 1GB e aparentemente era carregado todo na VRaM ( pode ser que tenha alguns modelos que não precisam ser todos carregados na VRaM, não sei).
Hildo, por falar nisso, qual programa/serviço estás usando para fazer tuas vozes de vídeo? Ele tem suporte a vozes em português brasileiro?
Juca. É da própria MS. É grátis. Chama microsoft clipchamp. Ele tem suporte para várias línguas, inclusive português. Ele também faz legendas, apesar de ser meio bugada, inclusive uso nos meus vídeos.
Valeu, Hildo, vou testar.
O aumento de resolução tem um impacto mínimo no uso de memória. O grande impacto existe quando as texturas sobem a resolução, o que não é o caso aqui.
Nesse sentido, com mais 1 GB, 250 MB para o PSSR deixam 750 MB livres para ML.
Mário, mas seria assim tão pouco o necessário para ML e para o PSSR, e daí também ficaria a questão, embora saibamos que o PS5 não tenha os Tops necessários para o mesmo, não seria possível implementar algo de ML pra ajudar os games de 1080 a chegarem num 4k numa solução melhor que o FSR, que no geral é bem medíocre. Mas entendo que são coisas que com só com o passar do tempo ganhem melhores contornos, só vejo como mais um marketing quase que enganoso virem falar de ML quando do lançamento dos consoles à época, meio que como o RT, que se não fosse pela Sony era quase que risível falar-se disso nesses consoles.
Sim e não… no caso do Spider-Man a coisa foi colocada sobre um jogo já existente, ou seja, com poucos recursos disponíveis. E mesmo assim colocou-se. Agora com mais 750 MB já consegues melhorar isso. Lembra-te sempre que a ideia não é separar a pro da base, apenas melhorar.
Toda essa polêmica é uma valente parvoice.
Fiz questão de mostrar este jogo á minha mulher para ter uma opinião do sexo feminino, e as palavras da maria foram claras “Liberdade criativa, é o que tenho a dizer! Esta polêmica nem devia ser assunto.”
No mais, já está pré reservado versão fisica 67.99€, gostei bastante do nier Automata e este que é do mesmo estilo já me agarrou!
Uma menção honrosa para o facto de fazerem uma demo disponivel a todos, e sem medo das criticas, infelizmente uma pratica que era banal ha uns bons anos, agora temos de enaltecer e incentivar!
A polêmica como em Harry Potter vai sair pela culatra. Esse jogo vai surpreender em vendas.
Hennan, às vezes acho que essa tal polêmica é mero marketing pra isso mesmo, pois só vejo essas coisas vindo daqueles que desejam vender o jogo. Parece que cavam dos fundos de algum forum de gente radical esses papos e geram uma polêmica pra vender. E assim gera um engajamento pra comprar ou destruir. Veja, mesmo a Barbie que nem assisti e deve ser besta que só, a polêmica ajudou, pois vi muita gente que queria saber do que se tratava. Então, besta é quem compra ou descompra pela polêmica, inda mais em questões que envolvem movimentação financeira de dinheiro saindo do bolso da gente.
Sem dúvidas. Não sei se começou pela empresa, mas certeza que ampliaram o alcance.
Eu acho até muito menos sexualizado que Bayonetta que muitas vezes flerta com um algo mais. Simplesmente só botaram um modelo curvilíneo com formas bonitas para padrões humanos. Agora, seria mais bonita ainda se os orientais não fizessem a face com cara de boneca como de costume, mas adorei o modelo e as animações, o jogo é caprichado para um indie, só não fiz pré-reserva porque aqui no Brasil, nada de abrir a pré-compra do físico.
Esse game não é indie por ter a Sony por trás, mas adoraria ver a Sony adquirindo esse estúdio.
Minha opinião é que desde que não seja ofensivo, tudo é válido. Daí cabe os clientes decidirem com o bolso. Agora a Microsoft não se enfiou nesse buraco por acaso. Se preocupa com o que não deveria e esquece do básico. Basta ver a quantidade de jogos da Bethesda que saiu com versão melhorada no ps5.
Essa industria de jogos está indo de mal a pior. Isso lembra a industria de filmes kkkk
As empresas com medo de não vender estão simplesmente seguindo cartilha pra ficar bem na fita com uma minoria barulhenta.Tudo hoje em dia é ofensivo kkk
“Ain, o criador do jogo nunca deve ter dormido com uma mulher”
Sim, li coisas desse tipo!
Agora sabe de uma coisa? Se esse jogo estivesse sendo feito por qualquer mulher de cabelo azul essas criticas não estariam sendo feitas pq se enquadraria como empoderamento feminino.
A nossa sorte é que os japoneses estão-se nas tintas para estas porcarias, era o que faltava eu não poder jogar um jogo com uma mulher atraente porque pode ofender uma mulher que não é de todo atraente ou não consegue fechar a boca..
O mais chocante foi ver uma executiva da Microsoft a dizer que festeja cada vez que não encontra um jogador masculino caucasiano…
José, por curiosidade, e aí na Europa é essa vibe woke e antiwoke também? Porque pensei que era coisa mais do novo mundo, ou melhor do 3o mundo, mas desde que vi movimentos como o QAnon prosperarem num país como os USA, imaginei que só escaparia o velho mundo, mas por ver colegas tugas também reclamarem das mesmas coisas, imagino que deva ser um distúrbio global mesmo.
Aqui no Brasil a gente já tá dividindo as famílias em comunistas ou facistas, só pra você ter ideia. Lol
A verdade é que a cultura woke não corresponde à grande maioria das pessoas. São uma minoria de meio por cento bastante barulhenta. Junta à isso ao fato de mídias como o YouTube dar muito espaço para esse tema pois gera conteúdo e engajamento já que a grande maioria não woke é quem mais assiste esses conteúdos por ficarem indignados. E no Brasil estamos dividos como conservadores e esquerda (socialistas, progressistas, woke, comunistas). A esquerda aqui chama tudo aquilo que não é de esquerda de fascista. O grande circo brasileiro para por as pessoas contra umas às outras visando poder. Faça com que as pessoas acreditem que elas são diferenciadas e venda a ideia para elas de que você é o maior defensor da sua causa, logo elas escolherão você para representa-las.
E se deixássemos as politicas e outras de parte e pensássemos apenas como seres humanos e pessoas? Isto não faz sentido e ponto final!
Tens toda razão Mario. Eu adoraria ver que essas divisões deixassem de existir na sociedade. Mas têm gente ganhando poder e dinheiro com isso, e é pena que os idiotas úteis não o percebam.
Juca daquilo que eu me apercebo, esta onda woke começou a ganhar força nos States onde hoje tem um estatuto absolutamente tóxico, se bem que o Canada não lhe fica atrás, e é claro que ia acabar por contaminar a Europa.
Aqui em Portugal existem casos claros de cancelamento de pessoas e empresas, quando estes movimentos começaram, houve de facto uma conscencialização para as causas, mas agora posso afirmar que as pessoas estão a ficar cansadas da tanta propaganda woke que de forma vil, tenta impingir a sua mensagem na sociedade, nomeadamente o entretenimento, e quem não concorda a 100% é porque deve ser do outro extremo, logo não é de admirar que a extrema direita em Portugal tenha passado para 50 deputados, as pessoas estão cansadas não só de serem sempre os mesmos a governar, como de todo este ambiente digno de inquisição que se vive em que as pessoas têm um medo genuino de expressar a sua opinião em publico acerca dos homossexuais, trans e feministas, logo está a chegar a um ponto em que as pessoas estão ripostar contra esses movimentos.
E essa do Hellblade a 30fps?
E a declaração da Ninja Theory que : “Hellblade 2 é para quem está cansado de jogos de centenas de horas“????
Eles dizem mais “Os nossos fans gostam de jogos pequenos”.