Microsoft corta emuladores nas suas consolas Xbox

A Microsoft terá percebido que o risco de ser processada pelos detentores dos direitos sobre as consolas emuladas estava a aumentar.

Com uma guerra aberta entre Sony e Microsoft que ocorreu junto dos reguladores, a Microsoft certamente não poderia continuar a acreditar que poderia ter emuladores de consolas que não as suas na sua Xbox, sem esperar um processo em cima.

Neste caso, quase parece claro que o maior risco advinha da Sony e não da Nintendo, uma vez que as duas empresas não se encontram atualmente nos melhores termos a nível de relações. Mas seja qual for o caso, a realidade é que a Microsoft sabe que os emuladores são considerados ilegais, e que a Nintendo em particular, tem estado bastante ativa na caça aos mesmos.

Ora no presente caso a Microsoft deu a conhecer que a remoção não se deveu à Nintendo, isto apesar de haver o rumor que a Nintendo se terá movimentado nesse sentido, mas com ou sem Nintendo e com ou sem Sony, a realidade é que a emulação de outras consolas na Xbox parece ter chegado ao fim.

Em abono da verdade, a Microsoft oficialmente nunca suportou emuladores na Xbox Series X | S, mas a realidade é que estes podiam ser corridos lá, e a Microsoft não tinha como não ter noção disso, tendo optado por “ignorar” a situação, o que agora deixou de acontecer.
Ora a diferença neste bloqueio é que, se em outras ocasiõesa remoção de um emulador continuava a permitir o seu funcionamento para quem já o tivesse instalado, desta vez o bloqueio é feito de forma a que este fica mesmo impedido de ser executado. A alternativa restante passa a ser a sua execução em modo Developer, que permite correr apps não oficiais, mas que obriga a pagamento.



Naturalmente que os fans estão agora a criticar a Microsoft, mas a realidade é que esta não teria qualquer argumento legal para tentar combater qualquer argumento por parte de qualquer empresa que se queixasse dos seus jogos estarem a ser ilegalmente emulados nas Xbox. E o ter “fechado os olhos” até agora não ajudaria nada!


47 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
16 de Abril de 2023 8:06

Os emuladores não são ilegais, nem sequer as roms, tu podes ter a rom de um jogo desde que tenhas uma cópia do original, o que é ilegal e teres roms de jogos que não tens e as bios.

A Microsoft ignorou de forma consciente esta questão porque na falta de jogos e promessas por cumprir, todos os pontos contam para assinalar a Xbox no mapa.

Last edited 1 ano atrás by José Galvão
Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 13:38

Hahahahah. Tem gente que passa pano pro governo atual dizendo que é pro povo, mas os caras só flertam com ditadores. xD

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Andrio
16 de Abril de 2023 14:00

Inclusive seu eterno mito que estava lá recebendo jóias do ditador árabe por conta de esquemão de compra de refinaria na Bahia né!rs

Andrio
Andrio
Responder a  Edson Nill
16 de Abril de 2023 16:42

Meu eterno mito? Oi? Tu me conhece? Posso comprovar que não votei em nenhum. Tenho aqui o comprovante da multa que tive que pagar.

Problema do brasileiro é esse. Marmita te político que fica sempre aprontando o erro o outro político por causa de ideologias.

Os caras aumentam todo ano os seus salários e o povo se que ferra. Nessa hora aí direita ou esquerda sabem se unir pra quebrar o povo.

Last edited 1 ano atrás by Andrio
Netto
Netto
Responder a  Andrio
16 de Abril de 2023 19:34

Com todo respeito ao colega Edson, mas esse tipo de comportamento é corriqueiro.

Se vc critica Lula, és bolsonarista, se critica Bolsonaro, és petista

Pra algumas pessoas há dificuldade em aceitar que muitos abominam ambos

Livio
Livio
Responder a  Netto
17 de Abril de 2023 11:03

Uma coisa eu digo, você tem que ir no que menos vai te f0d3r.

Infelizmente mesmo na hipótese de eleger novos deputados/senadores/vereadores/prefeitos/governadores/presidente sempre vai ter aqules que se acham mais espertos que os outros.

é só ver o exemplo de MG, governador oriundo da iniciativa privada, sendo de um partido em que muitos depositam esperança por ser alinhado o mercado, passa 3 meses do início da 2ª gestão e o bonitão vai e propõem um aumento de 300% no salário, estranho né? Logo daquele que apregoa mais mercado e menos estado e sugere um aumento desses.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 13:50

Infelizmente uma vergonha, o que aconteceu. Tenho opiniões mistas quanto a isso e vou preferir não comentar nada por enquanto.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 14:01

Com a Europa nem tanto, mas com os EUA, sem dúvidas!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 14:49

Mário, pensando como capitalista, a relação econômica do Brasil com a China é mais lucrativa e importante que com EUA. Agora, se relações políticas forem só por valores morais comuns, existem muitas regiões mesmo na Europa ou no Oriente Médio que o Brasil deveria evitar. A questão é que EUA e Europa querem que o Brasil tomem partido numa guerra, e o Brasil tem uma relação comercial importante com Rússia, China, Índia e África do Sul. Inclusive o Brasil depende consideravelmente da produção de fertilizantes da Rússia para produção agrícula e o melhor parceiro comercial do Brasil é a China. Concordo que o Lule fala demais, e era melhor ficar calado, mas não vejo mentira em parte boa parte das afirmações que ele fez, o Putin está erradíssimo, mas achar que os EUA não provoca a Rússia colocando OTAN nas suas fronteiras é achar que a Rússia tem direito de botar misseis em Cuba, por exemplo, que está no quintal dos EUA. Bem, o Brasil só está a defender interesses econômicos e pedir que a guerra Ucrânia-Rússia acabe, pois é melhor pra todos, e seria um papel importante para os EUA mediarem isso ao invés de fomentar a guerra sob pretesto de estar apenas a defender seus aliados, alguns sequer têm cultura e valores religiosos parecidos. Enfim, ninguém é tolo, e se querem maior influência por aqui, lembre-se de investir aqui ao invés de apenas achar que devoção e boas relações vêm apenas porque assistimos cinema de fora. As boas relações são uma rua de mão dupla, é assim que funciona o mundo.
O histórico dos EUA aqui é ao apoio a Ditadura militar de 64, e de espionagem recente a Presidente eleita que logo não demorou foi deposta. Aí veja quem mereceria não estar gostando de tais posturas dos outros.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
16 de Abril de 2023 15:03

Falou tudo!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
16 de Abril de 2023 15:39

Juca meus parabéns, seu comentário foi muito bem escrito e vai de acordo com algumas das coisas que tenho achado. Eu não poderia ter escrito de melhor forma.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
16 de Abril de 2023 16:10

Tem uns erros de ortografia e concordância ali no meio, mas as odeias estão aí. Pô, veja, eu entendo todo o receio e o pré-conceito que têm com o Puntin e a Rússia, mas veja, lutaram a 2a guerra ou mesmo lado, a Rússia estava até antes envolvida, e americanos só entraram após serem atacados diretamente em Pearl Harbour… Porque os EUA nunca chamaram a URSS pra entrar pra Otan, tomarem decisões juntas, e ficaram só a se polarizar, entende. Ou as pessoas tentam se ajeitar entre si, ou guerra vai ser só uma questão de momento. Não dá pra ficar irritando o outro.

Rui
Rui
Responder a  Juca
16 de Abril de 2023 16:08

Peço desculpa por comentar, disse que não o faria quando o Sr Mário veio de lápis azul, mas está é uma excepção.

Mas oh Juca juntem se ao russos e aos chineses então, e invadam os países ao lado, a china taiwan, a russa a Ucrânia e vocês o Uruguai por exemplo.

Eu se tivesse relações comerciais importantes com assassinos, ditadores não seria melhor que eles, basicamente estas a dizer pela quantia certa vendo me.

Juca
Juca
Responder a  Rui
16 de Abril de 2023 21:00

Rui os EUA sugeriu a não muito tempo que invadíssemos a Venezuela, achas certo isso? Ou seja todos que não pensarem igual é a invadir ou outro porque posso impor minha vontade?

Rui, ninguém é obrigado a andar de mãos dadas, mas é preciso não ficar a fustigar os outros.

Como já disse, ditaduras nos último século aqui tivemos uma claramente apoiada por norte americanos com Cia e tido mais, a outra que tivemos no lá pela 3a década do século passado foi baseada na ideologia dos vizinhos de vocês a Itália, então, na boa, vocês podem ter raiva da Rússia o do que mais quiserem mas a Europa tem dívidas da segunda guerra com a Rússia. Agora não gostar de ditadores é normal, só não vale é fingir que Arábia Saudita não é ditadura na hora da conveniência de manter boas relações. No mais, entendo o problema da guerra, mas você aí poderiam também tentar entender porque tiveram tantas guerras aí na europa sendo que todo mundo meio que pensam igual, é guerra de 100 anos, é 1a e 2a guerras mundiais, são guerras civis e etc. E parar de fingir que só tem guerra contra ditadores comunistas!

Qualquer um sabe que a invasão do iraque foi uma farsa, e ninguém disse nada, aliás, invadiram juntos pra dividir os saques depois a fingir que reconstruiriam um país. É bom deixar de falso moralismo que esse papo de certo e errado não faz nenhum vitorioso como bem sabemos pela história.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 21:30

Mário, haviam armas químicas, biológicas ou atômicas que justificaram a invasão? Reconstruiram o Iraque?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 22:33

Pois que invadam a Rússia então, já que basta a possibilidade de fazerem algo para invadir. A lógica é a mesma, é a mesma pra Coréia do Norte e pra China tb, entende, isso não se acaba! Ou o fim é diplomático ou bélico, alguém embargou os EUA economicamente após não descobrirem nenhuma arma de destruição em massa no Iraque? Valeria invadir a Espanha pra justificar combater o Eta, ou a Irlanda pra combater o Ira às referidas épocas por exemplo? Essas questões são complexas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 21:10

Mas Mário, veja aqui como foi o exemplo de colonização, veja como foi a “parceria americana” em 64, veja a parceria italiana dos anos 30… Aí digo pra você, agora depois de nos doutrinarem a dizer que o que importa é lucro e que devemos tomar as dores dos outros porque os nossos parceiros não são os melhores, mas os melhores não nos dão os mesmos lucros? Ora, onde estava a honra e moral da Apple ao levar tecnologia pra China e usar mão de obra de ditadura comunista objetivando lucro? Onde estava a ética e a moral Alemã e européia a contruirem em gasoduto pra obtrr gás barato da Rússia? A Criméia já não tinha sido invadida?!?!

O verdadeiro pânico americano agora é a desindexação do dólar nas transações comrrciais, essa é a grande verdade, a China os está a superar no próprio jogo, a busca por lucro e crescimento econômico, as únicas diferenças básicas são onde cada um escolhe ser ético e onde escolhe ser carrasco.

Mas veja bem, sempre fui criado com os dizeres, quando um não quer, dois não brigam, então, também entenda isso como quiser.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 21:31

Ok, Mário, o espaço é seu e eu respeito!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 22:45

Mário, eu entendo que se sintam afetados pelo receio de que a guerra aí chegue. Não estou aqui a defender invasões ou belicismos. Mas não podemos deixar de ver que há culpa dos dois lados, embora o invasor esteja mais errado, mas também não podemos deixar de ver as coisas como são. Se os europeus não querem relações com Rússia, China e etc. É justo, é da própria Soberania de cada um, mas entenda, o Brasil também é soberano, nos temos nossa história, da qual Portugal fez parte, mas agora temos nossa história e nossa soberania, somos um país pacífico, e pelo desejamos a reconciliação como primeira via sempre. Seremos sempre solidários contra todas as injustiças, mas não podemos fingir que também não existe uma política de interesses econômicos por trás de tudo, aí não é simplesmente um vizinho que cuspiu no outro ou entrou com seu muro no terreno alheior tem todo um contexto por trás.
Veja o 2o gasoduto euro-alemão foi iniciada sua construção em 2018, a invasão da Criméia em 2014. Puseram os interesses econômicos à frente das ideologias e fatos, e agora querem que o Brasil abra mão financeira para condenar seus principais parceiros comerciais? Não há razoabilidade nisso. E outra o Brasil em momento algum se mostra apoiador de Rússia ou Ucrânia, ele quer é o fim da Guerra, coisa que os EUA teriam grande chance de conseguir se quisessem realmente isso, pois representam o mundo Ocidental. Agora, entre briga de egos, vai ser difícil de lhe dar com psicopata.

Elton
Elton
Responder a  Juca
16 de Abril de 2023 23:37

Índia faz parte do BRICS e tem conflito por território com a China,
ninguem tá falando para o Brasil parar de negociar com a China, o ponto é o nosso presidente colocar a culpa no invadido. Seria o mesmo que Getúlio Vargas colocar a culpa na Polônia pela invasão de Hitler.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Elton
17 de Abril de 2023 11:56

O que o Lula fez é absurdo, é injustificável e ponto final!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Abril de 2023 2:11

Qualquer pessoa normal, sem político de estimação, pensa como você neste caso, Mário. Sem mais.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Netto
Netto
Responder a  Juca
16 de Abril de 2023 19:38

Qual a relação do Brasil com a África? Além do financiamento em infraestrutura?

Pergunto pois desconheço

Juca
Juca
Responder a  Netto
16 de Abril de 2023 21:24

África do Sul faz parte do Brics, o S do Brics é South Afrika.

https://www.fazcomex.com.br/comexstat/africa/exportacao-africa-do-sul/

Last edited 1 ano atrás by Juca
Netto
Netto
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 19:32

Lula é um homem preso a sua ideologia

Preso ao costume de poder

Um homem corrupto, o maior conhecido

Infeliz é a nação que aposta seu futuro em um homem assim

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 23:28

Sobre a invasão do Iraque, isso foi sim uma farsa dos EUA! Se você procurar vai achar que um diretor da CIA assumiu isso publicamente a algum tempo! Eles inventaram a história de armas químicas e nucleares pra invadir o país por ouro interesse geo-político! O que mais me impressiona é como alguém como um diretor da CIA assume isso publicamente e ninguém faz nada! É aquela história, quem tem poder faz o quer no mundo!

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Abril de 2023 20:06

Sei que esse assunto é muito OFF e já foi até encerrado, mas o simples fato do presidente ser quem é depois de tudo que aconteceu no mandato dele, e depois do mandato da mulher que ele inventou pra segurar a cadeira pra volta dele, é um absurdo. Independente de ideologia, de crenças e de discursos. Foram repatriados 6 bilhões de reais de dinheiro de corrupção dos governos dele e teve gente nos cargos mais importantes do governo que não apenas devolveram dinheiro pro Brasil, como também delataram o cidadão. As notícias correram o mundo inteiro, e já isso não bastasse pra ele ser condenado à prisão em lugares mais sérios, ainda acharam corrupção diretamente ligada à ele, por recepção de bens e benefícios indevidos. Posteriormente as pessoas que o elegeram embarcaram na narrativa de que ele foi preso sem provas e desconsideraram todos os indícios por falta de documentos com a assinatura dele. Como se por acaso bandido profissional assinasse recibo e fizesse escritura de imóvel que não pode ter a origem comprovada.
Eu sempre tive curiosidade de saber como as pessoas de fora veem isso que ocorreu no Brasil e qual a percepção que eles tem desse caso. E não to falando que o outro que disputou o segundo turno era bom, mas no Brasil a eleição não é binária, ela começa com pelo menos uns 10 candidatos. É um problema 100% das pessoas que habitam o Brasil quando mandam Lula e Bolsonaro pro segundo turno.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Abril de 2023 13:48

Mário isso é uma questão que como falas não é preto no branco, principalmente falando do usuário comum.

1- Emuladores não são ilegais e o que fala acima ainda não os tornam ilegais.

2- Se você fizer o dump da bios do seu sistema ou da rom do jogo que possui ele irá se enquadrar na parte da legalidade e a lei de direitos autorais não irá e aplicar, pois você tem o direito de possuir um cópia desde que seja do seu jogo e também que você não disponibilize para terceiros.

3- Então sim você pode possuir um cópia do seu jogo e usar seu emulador sem entrar na ilegalidade, mas como disse antes tem que ser o seu jogo e seu console.

Aqui esse vídeo do Linus que explica muito bem a questão:

https://www.youtube.com/watch?v=jISrg3V9ubo&t=990s

Claro a maior parte da população usa na ilegalidade, mas isso não torna os emuladores ilegais.

Last edited 1 ano atrás by Daniel Torres
Juca
Juca
16 de Abril de 2023 11:54

Nem sei como funcionava muito bem a questão da instalação de emuladores no Xbox, mas se era baixado direto da Store deles certamente era tudo proposital e com desrespeito as propriedades alheias, se ainda assim instalavam através de um navegador web o aplicativo, também me parece que há conivência da MS, já que imagino que tudo que rode no xbox precisa de dev kit e de certificação da MS pra rodar no console, do contrário, há tempos softwares como jogos piratas modificados do próprio PC poderiam estar rodando por lá. Ou seja, haveria no mínimo uma conveniência proposital em benefício próprio a liberação de emuladores da concorrência já que a pirataria nas últimas duas gerações de consoles é quase inexistente, principalmente pra xbox. Isso parece revelar um pouco de mau caratismo corporativista, onde vale tudo contra o outro, mas contra mim não vale, pois eu defendo o livre comércio dentro das minhas regras.

A única maneira escusável é se o software só pudesse ser instalado e usado em modo desenvolvedor e que nunca tivesse sido oferecido em loja oficial. Aí sim a responsabilidade da MS seria diminuta, pois não tem como prever todas as possibilidades de mau uso no caso de apenas oferecer a possibilidade de sua plataforma para testes de desenvolvimento afim de favorecer os desenvolvedores, ou avaliar que abrir essa possibilidade traz mais benefícios que malefícios, o que também não a isentaria da responsabilidade.

Last edited 1 ano atrás by Juca
eduard08
eduard08
17 de Abril de 2023 21:21

Mario vou colar aqui o que vi num site sobre o assunto aqui em França e pelos vistos foi uma resposta dada pela Microsoft

“Je vais copier et coller mon e-mail d’un ami de l’équipe Xbox QA :

Bonjour à tous,

Merci de nous avoir contactés au sujet de la récente interdiction des émulateurs sur la boutique Xbox. Nous apprécions votre intérêt et vos préoccupations.

Pour répondre à vos questions, la principale raison de l’interdiction est liée à des problèmes juridiques avec Nintendo. Bien que l’émulation elle-même ne soit pas illégale, elle peut être utilisée pour jouer à des jeux à partir de consoles qui sont toujours protégées par le droit d’auteur sans autorisation, ce qui peut créer des problèmes avec Nintendo et ses affiliés.

De plus, nous prenons la sécurité au sérieux, et certains émulateurs nécessitent des autorisations au-delà de ce qui est typique pour une application. Cela pourrait créer un risque potentiel pour la sécurité, car ces autorisations peuvent être exploitées par des acteurs malveillants pour accéder à des informations sensibles. Pour ces raisons, nous avons pris la décision d’interdire les émulateurs sur la vitrine de la boutique Xbox.

Cependant, nous comprenons que de nombreux utilisateurs ont activé le mode de développement pour exécuter une émulation légale. Nous ne cherchons pas à supprimer cette capacité, car elle ne donne pas accès aux composants de vente au détail du système et est considérée comme sûre. Contrairement aux émulateurs de vente au détail, le mode de développement est limité à certaines fonctionnalités et ne dispose pas de la fonctionnalité de lecture-écriture du système.

Cela dit, nous explorons toujours les moyens de permettre une émulation sûre et légale sur Xbox. Nous sommes en pourparlers avec des développeurs d’émulateurs légitimes pour intégrer leurs logiciels sur notre plate-forme tout en veillant à ce que toutes les lois sur les droits d’auteur et les protocoles de sécurité soient respectés.

Nous apprécions votre compréhension et votre patience pendant que nous travaillons sur ce problème. Notre objectif est de fournir une expérience de jeu sûre et agréable à tous, et nous nous engageons à trouver une solution qui réponde à ces objectifs.

Si vous avez d’autres questions ou préoccupations, n’hésitez pas à nous contacter.

Cordialement”

Tambem li no mesmo site que os rumores dizem que a Microsoft bloqueou os emuladores devido a um emulador, o Xenia, que emula a xbox 360, e que cada vez estava a rodar melhor, o que pode rodar jogos da 360 que nao sao suportados oficialmente

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Abril de 2023 5:42

Visto o histórico da nintendo contra as Roms nao me admira muito e para a Microsoft nao e de todo o momento de meter a nintendo a perna

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Abril de 2023 11:02

Um emulador, no momento em que nao use programacao da consola original e que todo o codigo usado neste, seja todo feito de raiz por alguem, e um programa como um outro e nenhuma empresa pode fazer algo, pois mesmo que as roms, sejam ilegais ou nao, poderas sempre usar homebrews nele, ou mesmo roms que se encontram em livre serviço pois as licancas destes expiraram e que ja nao “pretencem” alguém

error: Conteúdo protegido