Um grupo de advogados Austríacos colocou uma queixa em tribunal contra a Microsoft, onde acusa a Microsoft de rastreamento de estudantes por toda a Europa. A situação, a ser comprovada, pode ter severas implicações para a Microsoft.
Intitulado como Noyb, um grupo de advogados Austriacos apresentou duas queixas contra a Microsoft. Nelas o visado é o software 365 Education – destinado às escolas – e que supostamente recolhe dados pessoais das crianças com o objetivo de os usar para anúncios publicitários.
Segundo as queixas, as escolas não têm conhecimento do que se passa por detrás do software, e a Microsoft, como é habitual, é “consistentemente vaga” sobre o que faz com os dados recolhidos.
O grupo refere que fez uma nálise do fluxo de dados e que os resultados são preocupantes. Segundo eles, o Microsoft 365 Education parece rastrear os utilizadores independentemente da idade, e isso terá afetado centenas de milhares de estudantes na União Europeia e no Espaço Económico Europeu.
A ser comprovada tal prática, as coimas da UE para este tipo de violação de privacidade podem alcançar os 10% da faturação global da empresa responsável pela violação. E isso quer dizer que a multa a aplicar à Microsoft por esta situação tem o potencial de poder bater todas as multas até hoje cobradas.
Infelizmente, multas, por mais violentas economicamente que sejam e visualmente bonitas para propaganda política de que ninguém está acima da lei, para megacorporações como a Microsoft, só vai servir pra injetarem mais dinheiro na política pra eleger seus parlamentares, pois operam na lógica do custo/benefício pra ver o que é melhor fazer, já que o problema todo já é gerado por falta de ética e invasão de privacidade ao arrepio da lei.
Infelizmente, muitas megacorporações estão usando informações privadas, sem anuência, inclusive de crianças para treinamento de IA e sabe-se mais lá o quê. Do outro lado vemos Estados inteiros entregarem informações sigilosas a grandes corporações sem qualquer preocupação ou desconfiança sobre a questão de privacidade e mesmo falta de segurança e sigilo para coisas sensíveis.
Rumamos para a destruição desse nosso modelo de sociedade.
https://www.wired.com/story/ai-tools-are-secretly-training-on-real-childrens-faces/
OFF: As maravilhas da consolidação. Não vai sobrar nada.
Embracer fecha Pieces Interactive, desenvolvedora de Alone in the Dark (ign.com)
Embracer é um grupo financeiro que compra expólio, vê empresas em dificuldades, dá uma explusada nos funcionários, e tenta lançar um produto pra ter sucesso pra vender pra alguém que pague bem mais do que ela pagou. Só que se deram mal, pois a temporada pra vendas não vai nada bem, e não estão “dando sorte” nos projetos. Então, vai fechar mais coisas, pode acreditar.