Micro transações de Gran Turismo 7 são carissimas

Tal é uma péssima notícia… para quem adere ao pay to win.

A notícia de que Gran Turismo 7 tinha micro transações de elevado custo começou por me chocar. Mas ponderando um bocado sobre o assunto, chocou-me mais ver as queixas sobre os preços do que os preços em si, pois tal demonstra que muitas pessoas afinal, apesar das criticas que fazem às microtransações, gastam muito dinheiro nelas. E ficam chocadas quando há preços altos!

Basicamente o valor das Micro Transações de Gran Turismo seriam chocantes se o que ali se adquire fosse absolutamente necessário para o jogo e altamente complexo de ser adquirido de outra forma.

Como exemplo, um carro que antes custava 5 euros no Gran Turismo Sports, agora custa 3 milhões de créditos, o que a ser adquirido em dinheiro, obriga a gastar 40 euros. É um aumento de custo de 800%.

Mas a questão aqui é que esse carro não fica impossibilitado de ser comprado sem se gastar dinheiro. Ele custa 3 milhões de créditos, que podem ser adquiridos jogando. Mais ainda, o carro em questão não é essencial, e há muitos mais no jogo que se obtém meramente ganhando algumas corridas.



Como alguns jogadores de GT7 já o referiram, só por jogarem um fim de semana já amealharam mais de 100 carros. E tudo sem gastar dinheiro em micro transações.

Outra coisa que se torna clara é que o jogo subiu os prémios pelas vitórias, tornando os carros de 3 milhões bem mais acessíveis. Se antes o carro custava 5 euros, mas a alternativa em créditos era custosa, agora 3 milhões não soam a algo assim tão longínquo quando vemos que mesmo as corridas iniciais oferecem prémios de 30 mil créditos por uma vitória. E estes valores dos prémios sobem com o avançar no jogo.

É muito, muito triste ver micro transações a estes preços. Isso nada tem de elogiável, e quando vi os valores a minha ideia foi escrever aqui a descascar neste situação. Mas ao longo do fim de semana fui lendo mais e mais, e a minha opinião mudou.

Sim, as micro transações são caras, mas não são necessárias, e o que oferecem não é assim tão difícil de ser obtido.

Vejamos:

O jogador começa com 20 mil créditos… 3 milhões é realmente algo distante!



Mas com um carro e alguns upgrades, e com um limite de 350 pontos de performance, temos uma corrida de duas voltas que oferece um primeiro prémio de 35 mil créditos.  Caso façam uma corrida limpa a 50% o prémio pode subir para os 52 mil créditos.

Tudo isto usando o Mini Cooper S ’65 que recebem quase no início do jogo ganhando umas corridas. e metendo-lhe apenas uns pneus de corrida, participando da Clubman Cup Plus em Goodwood., com um carro como o Supra GT500 de 97, participando na GT Cup Gr.3 em Lago Maggiore, oferece um prémio de 75 mil créditos por uma vitória.

Como se pode perceber, os prémios começam altos e sobem ainda mais ao longo do jogo. E com eles, 3 milhões não se tornam algo assim tão distante. Ao ponto de as microtransações soarem cada vez mais a uma alternativa, cara, a quem não quer perder tempo a jogar.

Nesse sentido critico os valores, mas não critico o jogo. As Microtransações são algo que deveria desaparecer, mas apenas quando o jogo nos força ao seu uso, e tal não aparenta ser o caso aqui. Sim, o jogador caso queira os carros todos tem de suar ali… mas a realidade é que não precisa dos carros todos para evoluir. E pelo que aparenta, é perfeitamente possível ir-se até ao final do jogo sem se gastar um tostão, e sem se andar ali a moer de forma interminável.

E desta forma os preços aparentam ser apenas uma alternativa, que se tornou cara para a compra de carros não ser algo tão comum.



Seja como for, há algo que não pode deixar de ser criticado. É que as Microtransações em jogos Full Price deveriam ser abolidas. A ideia da venda destes carros acaba por não ser muito diferente da venda de cosméticos, mas neste caso os carros podem ajudar a evitar andar a farmar dinheiro. A questão é que se há vendas, o jogo deveria ser ou mais barato ou mesmo gratuito. Microtransações em jogos Full Price são um péssimo princípio, e algo que deveria ser abolida.

 



45 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
12 de Março de 2022 8:13

E assim começa, como falei em um comentário de uma notícia anterior isso é uma vergonha o jogo custa 80 euros e não deveria existir isso.

Não vou passar pano para a Sony, pois como referi é assim que começa.

Colocam de uma forma que não atrapalha o jogo, e as pessoas não reclamam vão lá e gastam, depois começam a rechear o jogos com isso e como resultado final você só progride quando gastar $$$, já vi essa história se repetir em inúmeros jogos.

Uma atitude ridícula por parte da Sony, que além disso ainda cobra o upgrade para o Ps5, cada vez mais a Sony esta caindo em meu conceito.

Eraser
Eraser
Responder a  Daniel Torres
12 de Março de 2022 10:12

A sony sempre teve uma veia mercenária, mas o caso de GT7 é do pior que já fez, pois trata-se de um jogo de 80 euros.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Eraser
12 de Março de 2022 11:32

É verdade, isso me lembra e muito da era Ps3 onde ela estava no até então ápice de sua veia mercenária.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
12 de Março de 2022 12:50

Daniel, mas se você leu o texto, entende que o jogo beneficia o bom jogador e prejudica os que buscam pagar para ter vantagens competitivas. Em termos de ganhar dinheiro virtual, está bem mais fácil que o Sport, que também já tinha a mesma venda de moeda virtual na PS Store! O jogo desestimula o pay-to-win.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
12 de Março de 2022 13:43

Eu li e como referi acima, é assim que começa com algo que não atrapalha, além de ser um jogo que custa 80 euros. Não há desculpa para isso.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
12 de Março de 2022 16:50

GT Sport já era assim, Daniel, e inclusive veio com muito menos conteúdo, mas é meu ponto de vista, obviamente.

Gervas69
Gervas69
12 de Março de 2022 9:24

Não sou contra se for possível adquirir em jogo jogado, neste caso só compra quem não tem paciência.
Mas se não fosse possível de outra forma já a história seria diferente.

Juca
Juca
12 de Março de 2022 12:30

Não vejo problema nisso, apesar de ser uma esperteza, o jogo não cobra em nenhum momento determinado carro que você tenha de comprar em dinheiro físico pra vencer, e quem está jogando sabe como é relativamente fácil ganhar dinheiro.

Eu, só fazendo as metas diárias e missões do café já vou perto dos 50 veículos, e com mais de milhão em dinheiro mesmo já tendo feito tunagens e comprado pinturas.
Fora que há dicas de como ganhar mais de 1 milhão por hora de jogo no youtube.

Obviamente há carros muito caros, mas pra quem joga rotineiramente o dinheiro virtual é consequência, e até agora, nenhum carro precisa que se gaste dinheiro real pra isso.

Que houve uma sobrevalorização da moeda do jogo em dinheiro real, certamente que houve e é mais uma esperteza da Sony, mas ao menos pune os que pagam pra ter vantagens sobre os demais usando o poder financeiro.

PS: O que tenho notado é que o jogo beneficia os gamers do fair play (os que buscam competição, compromisso e boa conduta nas corridas).

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
12 de Março de 2022 13:01

Minhas críticas ao GT7 ficam apenas na parte visual, infelizmente o game ainda tem “pop-in” e coisas se contruindo no horizonte, algo que eu não esperava ver mais com as promessas do SSD.

O jogo também apresenta , graficamente, alguns contrastes difíceis de explicar, às vezes é lindo e realista (como nas chuvas, entardeceres e anoiteceres…), e às vezes é muito igual ao GT Sport, o que decepciona.

Sobre gameplay e progressão tenho achado divino, pra quem gosta de Gran Turismo, se não é o melhor, certamente está dentro dos melhores, estou me divertindo bastante.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Eraser
Eraser
Responder a  Juca
12 de Março de 2022 22:21

Já é o terceiro jogo exclusivo que sofre de pop in, gt7, hfw e returnal. Isto nao deveria existir em jogos exclusivos.
Graficamente não acho gt7 uma grande evolução, num video de comparação até achei a chuva de forza7 bem melhor.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
12 de Março de 2022 23:36

A chuva de Forza Motorsport 7 tem efeitos mais bonitos, principalmente trovões, raios e os efeitos dos pingos da chuva caindo. A vantagem que vejo no GT7 é a simulação da chuva na pista que ficou muito mais realista, principalmente nas poças de água. Nesse aspecto dos efeitos da chuva na pista, acho Forza Motorsport 7 e Driveclub bem forçados. Para arcades ok, mas um simcade já pede um pouquinho mais de realismo.

Quando a Digital Foundry comparou os gráficos de GT Sport com Forza 7 (https://www.youtube.com/watch?v=SQ6W4bVqQzk), o GT Sport ainda não tinha o recurso de chuva (só foi adicionado em 2019 no patch 1.45).

Embora GT7 seja superior graficamente ao GT Sport, de facto eu não vejo uma grande evolução gráfica se compararmos com outros cross-gen (Horizon Forbidden West por exemplo é bem superior graficamente ao Zero Dawn). Creio que GT7 agradou mais pelo seu conteúdo, ficou um jogo super bem acabado nesse aspecto, com uma excelente progressão, ao contrário de GT Sport que tinha uma campanha decepcionante. GT7 também me pareceu mais acessível aos iniciantes, com vários recursos de ajuda.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 18:21

Chuvas, reflexos, danos de veículos, efeitos de colisões e algumas texturas são melhores no Forza 7. Para um jogo de 2022, GT7 é bem fraquinho visualmente, e os 60 FPS não são tão estáveis, o que é meio inaceitável perante o visual do jogo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Março de 2022 18:40

Como a DF mostrou, GT7 apresentou drops de FPS em experimentos controlados, no caso chuva máxima com 20 carros na pista. Em experimentos controlados até Forza Horizon 5 apresentou os seus drops.

Chuva é mais bonito de se ver no FM7, isso é indiscutível. Mas a abordagem de simulação da pista molhada (trilhos, poças de água) no GT7 é muito boa, talvez a melhor que já vi em um simcade. Mas isso você só vai poder perceber melhor jogando, e não assistindo pelo youtube.

Reflexos são de fato estão melhores com Pc no ultra, eu vejo em maior resolução no FM7. Será que nos consoles também mantém essa alta resolução de reflexos como o PC no ultra é capaz?

Danos de veículos e efeitos de colisões nós estamos discutindo entre um jogo que tirou nota 3 e outro que tirou nota 2. Ok, de acordo que nesse aspecto FM7 se sai um pouco melhor, mas ambos muito longe das colisões em simcades como F1 ou Dirt Rally.

E como eu disse antes, também acho que a evolução gráfica poderia ser melhor. Mas GT7 é um ótimo simcade, com certeza um dos melhores, talvez o melhor até o presente momento.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Março de 2022 10:42

Tem mas nada que se compare ao HFW, na verdade não me atrapalha, mas tem e pode haver pessoas mais picuinhas.
GT7 é um excelente jogo, faz lembrar os melhores GT, mas graficamente não houve aqui um grande salto.

Returnal é exclusivo ps5 e também tem pop pin, que ainda é mais exquisito.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
13 de Março de 2022 11:58

Longe de querer passar pano para pop in, mas Returnal foi feito na Unreal Engine 4.

Então embora o jogo seja dedicado ao PS5 pelo estúdio fazer alguns “malabarismos” com recursos do PS5 (cito um exemplo abaixo), o motor gráfico é da geração passada.

“Após verificação na Housemarque, obtivemos algumas respostas: o hardware RT da PlayStation 5 é utilizado para acelerar as consultas de iluminação global, acelerando essencialmente um sistema baseado em software e não utilizado para resultados visuais diretos. Um sistema semelhante é utilizado na RTXGI da Nvidia, pelo que ficarei curioso se esta tecnologia for de alguma forma reposta em Returnal – RTXGI faz agora parte do Unreal Engine 4. A Housemarque também partilhou que o sistema de hardware RT na PlayStation 5 também é utilizado para levar o áudio 3D de Returnal para o próximo nível: as consultas de ambiente áudio são aceleradas com o suporte ray tracing de hardware.”

https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2021-returnal-absolute-housemarque_7

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Eraser
Eraser
Responder a  Carlos Eduardo
13 de Março de 2022 12:46

Também demons souls remake que é extremamente bonito (bem mais que returnal na minha opinião), tem uma performance perfeita, loadings ultra rápidos, zero pop in.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
13 de Março de 2022 13:06

Demons Remake foi feito em uma engine própria da Bluepoint.

“…these are snippets of Bluepoint’s new engine at work with what is almost certainly actual in-game capture.”

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-demons-souls-remake-ps5-first-look

Eraser
Eraser
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Março de 2022 8:07

Pensava que usava o unreal.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Eraser
14 de Março de 2022 13:08

Sackboy e Destruction AllStars usam a Unreal 4.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Março de 2022 21:39

o Returnal tb tem pop in, é bem mais dificil notar por causa do jogo mesmo.

exemplo que sempre acontece e todo mundo vê é no BOSS da cidade, o bioma 3

sempre que começa a cutscene dele aparecendo tem pop in.

pena que é impossível que na nova DLC eles tenham migrado para UE 5 e a atualização inclua todo o jogo recopilado na UE 5….

Last edited 2 anos atrás by Deto
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
13 de Março de 2022 0:06

Um padrão que reparei tanto no GT7 quanto no Horizon Forbidden West é que as partes mais bonitas são justamente as que foram construídas do zero, sem reaproveitamento algum das versões anteriores.

Por exemplo, toda a parte debaixo d’agua em Horizon Forbidden West foi construída do zero, e pra mim é o grande espetáculo do jogo, tem lugares realmente deslumbrantes. Já em GT7, provavelmente muitos escolherão Deep Forest ou Trial Mountain como as pistas mais bonitas, pois foram duas das novas pistas refeitas do zero para o GT7.

Pistas do GT7 como Interlagos até tem iluminação, reflexos e sombras melhorados em relação ao GT Sport. Também vejo um entorno um pouco melhor, árvores com mais polígonos, uma grama de verdade e não “flat” .. mas fora isso, é essencialmente a mesma coisa, não tem aquele negócio de “refizemos as pistas do zero”

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Eduardo
13 de Março de 2022 12:34

Rapaz verdade visse. A fase da água eu n tive um popin ou bug sequer. Felizmente os jogos Cross gen desse ano não passam, porém fico triste que jogos como Horizon, gt7 e possivelmente gow também terá popins.

CarlosP
CarlosP
12 de Março de 2022 13:06

No que diz respeito a este assunto apenas digo que o verdadeiro culpado de existir tal coisa não é a Sony, Microsoft, Nintendo ou seja quem for, é sim de quem paga, porque se existe é porque muita gente paga. E o problema é que existe uma mania enorme de culpar as empresas que criam este tipo de coisas, quando elas (e toda a gente sabe, apenas é mais fácil culpar as empresas) se criam é porque vêm ali a fonte de receita que pode ser significativa. E não há argumento que a mim me faça mudar de ideias porque é tão claro como água. Mais, a tendência é piorar se quem joga e paga por tal coisa não começar a abrir a pestana.

Hennan
Hennan
12 de Março de 2022 13:19

Ainda não joguei. Mas microtransacao em jogo pago é um absurdo que deveria ser enterrado. Só por isso o game já merece um review bomb. Mesmo que o modelo não seja predatório e não interferiu no game design, abre a porta pra piorar no futuro. Foi assim que começou em tales of. Primeiro eram roupas, depois foi itens para acelerar o upgrade. Culminando no Tales of Arise que tem um balanceamento quebrado para forçar o jogador a gastar dinheiro.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
12 de Março de 2022 16:26

Porque ninguém está falando que este GT teve a pior abertura de todos os GT’S de toda a história no Japão ?

Çuççesso que fala.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2022 17:45

Enquanto o nosso amigo aí escrevia post de vendas, que “não importam” principalmente no Japão, a The Intiative perdeu o segundo Cabeça do estúdio em 2 anos.

Adoro essas ironias com os “fãs de Xbox”, enquanto eles se preocupam com o PlayStation não se preocupam com os problemad Históricos do Xbox.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Março de 2022 4:39

Meu chute é que esses estúdios aí já deveriam ter sido fechados, The Intiative e i343, em situação normal.

Mas o Xbox não suporta mais nada negativo, e i343 e Intiative estão abertos só para “não queimar o filme do Xbox com fechamento”.

O cara saiu pq não tinha nada para fazer lá, e só ia para o trabalho para a MS fazer marketing de “não sei quantos estúdios” produzindo.

Me parece que a aparência importa mais do que a entrega no Xbox.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2022 22:03

E que diferença isso faz Mário que tenho passado GT6 ?
GT6 foi o ponto mais baixo da franquia, onde você quer chegar colega ?

Fala logo que foi desapontador e bola pra frente, é tão difícil assim ?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Cherokee Bill
12 de Março de 2022 23:14

Se conselho fosse bom a gente venderia, mas evita de usar esse site de fonte. Esse tipo de notícia é cheia de meias-verdades, e gera muitos cliques já que o flamewar está bastante “aflorado”.

Qualquer lançamento em mídia física hoje em dia venderá pouco se comparado com o que esse formato já vendeu no passado. Basta pegar os relatórios fiscais da Sony, e comparar o faturamento de venda em mídia física ano após ano. Está um percentual cada vez menor se comparado com as vendas digitais.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
12 de Março de 2022 17:35

Talvez porque seja mentira e também talvez, apenas talvez seja porque em outros mercados ele é um sucesso. Inclusive no Reino Unido, já é o quinto GT mais vendido da história. Que coisa não?

https://twitter.com/Chris_Dring/status/1502264683377704960?t=e4GurflQ-_n7e-OP_IDPpA&s=19

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Sparrow81
12 de Março de 2022 17:44

Como você tem a coragem de me falar que é um sucesso se dentre 7 jogos é o 5º mais vendido no UK ?
No Japão é o pior…
No resto do mundo Deus sabe lá… mas imagino que não seja toda essa Coca-Cola.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2022 22:13

Mário, mas “vendas não importam”! É preciso contar o número de freadas, derrapadas e aceleradas, só assim é uma comparação justa com o análogo do xbox! 🤣

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
13 de Março de 2022 0:26

Rapaz, um conselho: Se limite a falar sobre coisas que você tenha certeza absoluta, não entre muito nessa de flame por aqui que ja ta mais que óbvio que você sempre vai levar fumo e passar vergonha! Abraço.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Livio
Livio
Responder a  Cherokee Bill
13 de Março de 2022 2:51
Livio
Livio
13 de Março de 2022 14:16

Eu concordo com o valor alto da microtransação pois se quiser algo rápido que se pague (e caro) por isso.

Tenho por exemplo o próprio GT Sport, deixei de participar de um campeonato entre amigos porque na epoca(6 ou 7 meses atrás) não tinha nenhum dos carros que valem 20 milhões. Hoje tenho uns 4 ou 5 devido eu ter dedicado no mínimo 18 horas de jogo para alcançar o nível 50 e assim conseguir a platina do jogo.

PS: Creio que os de 20 milhões não dá para comprar via microtransação no jogo, só exemplifiquei que tive que dedicar para conseguir tais carros.

José Galvão
José Galvão
13 de Março de 2022 21:16

O Gran Turismo começou a incluir microtransações no GT6 e pelos vistos tomou-lhe o gosto, e apesar deste sistema económico não ser nem de perto nem de longe, tão agressivo como o que existe em Forza 5, 7 e FH5, é na mesma condenável que um jogo que cista uns abusivos 80€, tenha monetização como se de um free-2-play se tratasse, e ei como não compactuo com isso, comprei o jogo usado, só tive que esperar 3 dias e comprei a versão dos 25 anos ao preço da normal.

error: Conteúdo protegido