A questão do material de interface térmico é algo que é analisada à vários anos, sendo que nenhum material conseguiu os resultados do metal liquido.
O material de interface liquido (Thermal interface material ou TIM para abreviar), é algo que está em estudo à vários anos junto dos principais fabricantes de hardware.
Os estudos realizados pelos fabricantes são claros. O metal liquido, baseado em Gálio, é o melhor condutor alguma vez testado. Nesse sentido, o uso mais massificado começou a aparecer juntos dos produtos topo de gama destinados a gamers, sendo que alguns fabricantes, como a Asus, já o incorporam agora em todos os seus produtos.
Mas quais as vantagens que ele pode trazer?
Para isso vamos recorrer a um teste da Gamernexus, realizado usando dois PCs com hardware idêntico onde o CPU, um Intel i9-7900X, equipado com um cooler NZXT Kraken X62, em duas versões, uma com pasta térmica e outra com metal líquido.
Não querendo usurpar das imagens do website, vou apenas fazer um apanhado de alguns valores.
Esta situação não tem apenas como consequência a questão das temperaturas mais altas, mas igualmente o facto que a 7900X está a alcançar valores perto do limite térmico do CPU, o que leva a que o CPU use o seus sistema de auto proteção, reduzindo as frequências de relógio para não sobreaquecer.
Repare-se neste outro gráfico que mostra as variações de temperatura ao longo do tempo (versão simplificada do gráfico da Gamernexus)
E a forma como tal afeta o desempenho do CPU que se vê obrigado a descer as velocidades de relógio. (versão muito simplificada do gráfico da Gamernexus)
Note-se que estas considerações são válidas para o CPU e para o GPU, e que velocidades de relógio fixas poderão ou reduzir na mesma ou, caso estejam impossibilitadas de tal, encerrar a máquina como precaução.
Como se vê, os ganhos térmicos no uso do Metal Liquido são enormes.
Sem dúvida um bom argumento para a sua utilização. Mas questiono quando à sua durabilidade. Tenho lido da conveniência em se mudar de 2 em 2 anos. No entanto também já li de um comentário teu que isso depende da qualidade do metal líquido utilizado. Suponho então que se for o gálio a durabilidade será mais tempo. Achas ter alguma relação direta com a média de estimativa da ps5 de 5 anos? Eu acredito que não. A Sony não iria colocar uma máquina no mercado com essa durabilidade. Mas com tanta mudança de direção, leia-se CEO, já não sei. Bom artigo.
E já agora acredito também que o clok variável da ps5, e como ele foi implementado, poderá ajudar em muito a durabilidade do metal líquido
Existem vários tipos de metal liquido: Mercúrio, Césio, Rubídio, Frâncio e Gálio.
O grande problema do metal liquido é que ele é condutor elétrico, e como tal, caso se escape pode causar problemas. A sua deterioração é rara, mas depende da qualidade do metal usado, sendo que, dos usados o Gálio é o mais fiável.
Atualmente o metal liquido está a ser usado em grande escala por vários produtores. O gálio tem um inconveniente que obriga ao uso de materiais diferentes. Ele destrói o alumínio tornando-o quebradiço como um simples plástico de baixa qualidade e reage com o cobre. O níquel é de uso recomendado, apesar de haverem alternativas.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=Q1ITZUTVbI0&feature=emb_logo
O fecho da zona de aplicação sempre foi um problema. Primeiro porque o metal escorre e foge, e segundo porque ele sendo condutor, ao correr para onde não deve pode causar curtos circuitos. Isso é o motivo pelo qual o SOC da PS5 o fecha numa zona com borracha esponjosa.
A sua dilatação com o calor é igualmente um problema que pode causar danos, e daí a existência de uma ranhura a toda a volta do SOC que permita ao metal expandir para lá!
No global, desde que bem aplicado o Metal Liquido é durável e fiável, sendo que raramente deteriora. Mantêndo-lo devidamente selado, não se esperam problemas e é isso que o está a tornar um standard em vários produtores.
Obrigado Mario
Fiquei totalmente esclarecido. De tanta leitura que fiz nunca encontrei o detalhe como o colocas. És um espetáculo.
Cara isso que estão falando parece mais FUD sobre a escolha da Sony, até onde vi, ao utilizar metal liquido precisa-se de menos manutenção que uma pasta térmica e ai que essa preocupação entorno disso parece descabida. Eu tenho um PS4 pro desde 2016 e vejo várias pessoas dizendo que é preciso fazer a substituição da pasta todo ano, e sabe quantas vezes eu fiz isso? Nunca, apenas esporadicamente abro a carcaça de cima pata limpar as pás do cooler.
Não precisa todo ano, se vc cuida da limpeza da área em torno do PS4 troque a pasta somente quando a fan estiver girando rapidamente no mínimo esforço, por exemplo ao ligar e ficar na UI e a fan já ir para uma das últimas rotações, sinal de que precisa de limpeza
Muito interessante, aqui tem um vídeo de um brasileiro que aplicou metal líquido no SOC do PS4 PRO.
Os resultados não foram absurdos (-6°C na parte externa do sistema), mas possibilitou que o cooler não ficasse em rotação máxima por longos períodos de tempo.
https://youtu.be/kT7Zx7Wfm1U
Fora isso, ouvi relatos de usuários de PC, que conseguiram uma diminuição de até -20°C em GPU e CPU, utilizando este mesmo material.
Caro leitor… o seu nome foi ajustado para ficar de acordo com comentários anteriores.
Muito obrigado 😊👍🏻
Enquanto isso, aqui do lado Brasileiro, detonando Gueek alertando novos usuários de PS5 sobre a manutenção do ps5 precisar da aplicação de metal líquido, deixando muita gente com pé atrás.
Bom, esperar o que de um funcionário da Xbox Brasil, né?
Aquele cara é doido.
Ele transmite pra um monte de leigos e meio mundo acredita em tudo que ele fala.
Eu parei de acompanhar aquele canal, no dia em que ele disse que a largura de banda das memórias do Series X, iria compensar a diferença de velocidade de leitura entre o SSD dele e o SSD do PS5.
Ele sempre tenta passar que está sendo “isento”, quando na realidade sempre comete desonestidade intelectual.
🤷🏻♂️
Cuidado com os insultos… Não volto a avisar! São as regras!
vc percebe quando o cara é fanboy, quando “na duvida” ele sempre fala mal do play e bem do xbox.
pergunta se esse detonando geek fala que vc tem que levar em uma assistência técnica o xbox one e X para trocar o HD…
isso ele nunca vai falar, pq para o sujeito que tem que levar em assistencia trocar pasta térmica, com certeza tem que levar tambem o xbox one e X que tem que ser desmontado inteiro
igual o Richard da DF, no PS5 virou “problemático” SSD soldado na placa, mas ai ele misteriosamente “esqueceu” de falar do SSD do xbox que tb é soldado.
No começo eu gostava do canal, mas de repente ele começou a falar um monte de groselhas como o último vídeo que vi lá onde ele falou uma asneira sobre o SSD do PS5 (não lembro exatamente o que agora mas sei que fechei o vídeo pra nunca mais voltar) e juntando tudo desanimei de vez desses canais, como o Adrenaline que fala tanta besteira que eu não sei como ainda resta público lá..
Mas fazer o quê, até sites como Digital Foundry parecem ter alguns momentos um tanto obscuros… Daqui a pouco não vou ter pra onde correr
Embora até 2012 mais ou menos eu praticamente não entrava em sites técnicos de consoles, negócio era só PC e lá já dava pra ver que cada um tinha um ponto de vista diferente, mas nos consoles o negócio entra na categoria guerra !!
Não dando idéia mas, só falta algo do gênero “Xbox lives matter”
😂😂😂
Sem sequência, mas relevante:
As pessoas querem usar antigos argumentos com que comeram durante anos, mas a realidade é que as coisas mudam. E uma coisa é passarmos de pouco para muito, outra de muito pata muitissimo… E as coisas deixam de fazer a mesma diferença. Já referi isso aqui várias vezes!
Nossa, fui ver o video da DF do teardown do PS5.
segundo o Richard:
“não vou falar de USB 5gbps x 10gbps para loading de jogos no HD externo pq não importa, pq o PS5 é melhor nisso”
“não vou falar de wifi 6 que melhora muito o congestionamento do wifi para jogos on line, ping, comparado com wifi 5, porque não importa.”
Mas adorou falar como é avançado ter placa mãe dividida em dois do xbox SX para comparar com o PS5.
o pessoal da DF realmente não percebe isso? sera que eles pensam que o pessoal do marketing da Sony não assiste os videos deles e percebe isso?
No inicio eles receberam informação da Sony em primeira mão, se não me engano eles tiveram adiantado informações do anuncio do PS5.
Mas depois do Alex sair no twitter com “SSD só serve para loading” e o Leadberg “veja bem, 5700xt acima e 2ghz não melhora nada, tem que ver isso ai do PS5 2.23ghz” eles nunca mais receberam nada da Sony.
Sendo que o Cerny falou explicitamente que “melhorar o clock é bom” e “SSD serve para muito mais que loading” e eles pensavam que dizendo “veja bem, pode ser mentira viu” não ia dar nada?
Isso eu estou me referindo pq a Sony não liberou NADA para eles, nem algo do nível dos youtubers japoneses que puderam jogar jogos no PS5.
Eu estou pensando, será que eles não pensaram nunca “acho que ignorar as vantagens do PS5 e hypar placa mãe dividida vai queimar meu filme com a Sony”?
Teve a que o SSD do PS5 não dá FPS, voltou atrás;
Teve a das memórias do Xbox, compratilhadas, que carregam uma solução tão genial quanto a solução do SSD no PS5, meio que voltou atrás;
Teve a do Velocity Architecture que é a oitava maravilha do mundo…
Já disse aqui, quando vi os vídeos dele pela primeira vez o “santo não bateu”, quando anunciaram ele como integrante do Xbox BR já fiquei com um pé atrás, quando começaram a sair as specs do PS5 foi que vi que a passação de pano já estava absurda e deixei de ver o canal, ainda bem que nem escrito fui.
Legal foi ver o choro do artigo da DF sobre o PS5, querendo por as mãos em uma unidade logo logo…. se depender do que tem no artigo, desconfiança sobre o SSD do PS5 e também da desconfiança de como o PS5 irá dissipar o calor do módulo de expansão, a Sony não envia tão cedo. Só uma coisa me intrigou ele diz que se um SSD queimar a solução do conserto passará pela sony, o que duvido pois acho muito difícil haver “casamento” do módulo do SSD com outros componentes da placa, por exemplo PS3 e PS4 as peças “casadas” são Cell(PS3)/APU(PS4) com controlador Blu-Ray e com a NAND, lá ele meio que diz que os módulos SSD são a NAND. Não dá para ver a referência, mas creio que a NAND seja o pequeno circuito integrado ao lado do controlador SSD, logo se uma das memórias SSD der defeito não haverá problemas na troca. (imagem do componente no link: https://youtu.be/Hl4Fg07Dc88?t=264)
interessante que ele nunca perguntou sobre o SSD do xbox sx.
será que ele não percebe mesmo que ele é fanboy do xbox e ta sempre procurado um jeito de falar groselha do playstation na internet?
O SSD da Xbox é bem mais versátil nesse aspecto. É externo e podes ter quantos quiseres, trocando-os quando quiseres.
digo da nova moda dos “insiders/jornalistas comentáristas de twitter”, reclamar do SSD do PS5 ser soldado na placa mãe e “esquecerem” disso quando anunciaram o xbox e continuarem “esquecendo” agora.
Mas há mais é que reclamar do SSD da PS5 ser soldado… Vês alguma virtude que não seja do lado da poupança da Sony nisso?
pois sim, mas estou comentando que eles so pensaram nisso na hora que viram o SSD soldado no PS5, enquanto era o xbox, estava tudo otimo.
Resumo: tem mais razão reclamar do SSD soldado no xbox que no PS5 pelos dois pontos que eu citei acima e justamente tivemos o contrário entre os “jornalistas” e “produtores de conteúdo para internet”, so reclamaram do PS5.
Dos dois consoles, o mais simples de ter SSD removível é o xbox e foi justamente o que não teve reclamações de ser soldado.
A troca poderá ser possível… Mas o mais certo é que a consola tem de ir reparar.
A solução da Microsoft é muito mais versátil e fácil de reparar.
A engenharia da Sony deu atenção a cada detalhe, parece conter nada menos que o mais avançado possível de cada elemento.
Estava no Facebook e um usuário veio com um papo de que não sei quem havia dito que o SSD daria problema por ser soldado a placa… Mas, a APU, as memórias e tudo sempre não ficaram soldadas lá?! Só o SSD pode dar problema?!
Estão loucos, nem há evidências e já ditam problemas confirmados por alguém que faz limpeza de consoles… Esse pessoal anda realmente sem ter o que fazer
Bem antes de mais nada, Mario peço desculpa pelo off-topic, mas como sabes ando a pensar em comprar um novo PC, sei que estão coisas novas a sair mas pensando bem, é agora que o material corrente desce de preço, a como não estou a pensar em algo muito avançado, penso que o timming é o ideal.
O meu orçamento ronda os 700€, apesar de vir a jogar nele, não estou à espera de jogar next-gen nele, o meu objectivo para ele é ter uma maquina que me dure uns bons anos, tirando o uso normal, vou querer algo que seja capaz de correr todo o tipo de emulação até à Wii a 4k, e quiçá a PS3 a 1080p/60.
Depois de alguma investigação percebi que tinha que ter a seguinte configuração:
CPU – Rysen 5 3600 XT
GPU – Radeon 5500 XT
RAM – 16GB 3200mhz
Motherboard – Asus ou MSI
Mid tower que tenha usn c
SSD de 1Tb nvme
Se no cpu não tenho muitas duvidas, no gpu já fico um pouco confuso quando por exemplo vejo placas com 8gb mais baratas que outras com 6gb.
Na ram a mesma coisa mas a disparidade de preços é ainda maior, assim como o ssd que tem uma data de info que não percebo pois posso escolher um com uma baixa taxa de transferência.
A motherboard estou completamente à nora.
Se acharem que pelo preço existe outro cpu ou gpu melhor, força, apesar de não ter qualquer problema com intel e gostar da nvidia.
Sendo vocês a minha única comunidade e com bastante conhecimento, acho que estou no sitio certo com as pessoas certas.
Desde já o meu muito obrigado.
Questionando se consegues isso por 700 euros, CPU e GPU – oK!
RAM – Se for 2400 em vez de 3200 não morres. Mas ok… procura a mais barata pelo preço!
Motherboard… as marcas são as ideais. Não te preocupes muito com especificações.
Quanto ao USB Type C, não recomendo que o procures. Sai mais barato um cabo usb -> Type C como os dos carregadores. Certifica-te apenas que o USB e 3.0 ou mais recente!
O SSD de 1 TB para um orçamento de 700 euros é puxado, mas tenta o EVO 860 da Samsung, que arranjas por a 155 euros.
Ah Sim… fonte… recomendo pelo menos 600 Watts 80 plus.
Não seria melhor o colega esperar pela black friday, ou ai em Portugal as promoções não são como os EUA, mas sim como no Brasil que carinhosamente chamamos de “black fraude”, tendo em vista que os preços são pela metade do dobro, quando comparado a 1/2 semanas anteriores. Brincadeiras a parte, uma dúvida correlacionada a pergunta do colega; aquela tecnologia apresentada pela Nvidia nas RTX 3000, de propriedade Microsoft que oferece uma solução de I/O que diminui os tempos de carregamento e acelera o throughput de dados SSD de forma semelhante à tecnologia de I/O ao Series X/S no PC, para atingir pleno potencial, necessita da entrada PCI Express 4, ou melhor dizendo, nvme 4.0, assim como nos novos consoles ou não? Porque se precisar, uma placa mãe com chipset B550 se torna o mínimo necessário para uma maior longevidade.
Mário desde já muito obrigado!
700€ é muito optimista eu sei mas eu apenas vou comprar no final de Novembro ou seja na black friday, a ideia é a de trancar já o que quero e depois reavaliar nessa altura, fica tudo no cesto e está feito, assim até posso evitar eventual albrabice no preço.
No caso do ssd até posso descer para 512gb, as memórias é que me causa confusão porque pela mesma capacidade e mhz têm preços completamente diferentes.
As memórias só não vás para marcas desconhecidas. As Kingston são baratas e boas.
PS: Se é na black Friday, fica de olho neste:
https://www.chip7.pt/desktops/84240-computador-gaming-chip7-hero-v2-i5-10400f-hexa-core-10th-gen-rtx-2060-6gb-16gb-ram-512gb-ssd-650w.html
Quem sabe desce…
Pah adorei esse PC, a sério fiquei encantado não só pelos specs como pelo facto de ter rgb nas memorias, na grafica, no cooler e claro a caixa em si, gostei imenso.
900€ é puxado mas não é impossivel de alcançar, assim que tiver uma baixa de preço é meu!
Pah muito obrigado, nem sei o que te diga, obrigado também a quem respondeu.
Ainda bem. Fico contente.
Tens sempre este, que é igual, mas mais barato pois vai para outro GPU
:
https://www.chip7.pt/desktops/84239-computador-gaming-chip7-hero-v1-i5-10400f-hexa-core-10th-gen-gtx-1660-super-6gb-16gb-ram-512gb-ssd-650w.html
Da uma olhadela pela amazon, neste momento estao a fazer a prime day, mesmo se nao fores aderente fazes o primeiro mês gratis e depois anulas
Vai ser o meu primeiro console que eu não vou desmontar no primeiro ano, e nem no segundo… terceiro, etc.
Eu tenho pasta térmica de metal líquido que eu usei no PS4 PRO para ver se resolvia a turbina… Nada, e mesmo assim não vou desmontar o PS5.
Pena que eu queria desmontar ele para trocar a pasta térmica convencional que vai no SSD e RAM por uma Arcti silver MX-4 que dura uns 8 anos, mas não tem como sem ter que desmontar a parte da APU com metal líquido que eu não quero mexer.
Eu comprei um PS4 Pro de segunda mão, tenho jogado nele Uncharted 4 e Tlou Part2. E sinceramente e comparando com o PS4 Fat que eu tinha, é muito silencioso, quase não ouço o barulho da ventilação interna dele, não chega a ser silencioso igual ao Xbox One Fat que tenho, ainda sim, é muito mais silencioso que outros PS4 que tive a oportunidade de jogar ou presenciar o funcionamento.
Outra coisa interessante que fiquei pensando e contribui pro tema da News. Como dito acima quando eu comparo o tímido ruído que meu PS4 Pro emiti com a silenciosa experiência que o One Fat proporciona fica nítido que o Xbox nesta questão vence. Entretanto, quando eu ponho as mãos no Xbox One e no PS4 Pro em suas saídas de ar quente, o ar que o PS4 Pro expulsa tem temperatura inferior, ele faz um pouco mais de ruído, mas o ar que expulsa é mais frio que o do One Fat, o qual limpei a pouco tempo e troquei a pasta térmica.
Eu também possuo um PS4 PRO, e te digo, se queres testar mesmo a máquina, ponha a rodar nela God of War 2018, ou TLOUS 2, ou Red Dead 2.
Pelo menos no meu quando jogo estes jogos, ele só falta decolar, e faz um barulho de ventilador em rotação máxima.
E vou te confessar que o console infelizmente faz um ruído muito irritante, a ponto de eu ter que aumentar o volume da TV pra poder prestar atenção no jogo.
E aí entra uma questão pessoal, eu detesto jogar com volume muito alto, então por este motivo hoje eu até evito estes jogos.
Espero que o PS5 venha a resolver este problema.
Depende do modelo de PS4 Pro… Os primeiros eram bem mais barulhentos, depois da terceira leva não tem mais isso.
Depende do modelo, não sei a cagada que a sony fez, mas a segunda revisão é mais silencioso só que esquenta mais (creio que eles diminuíram a velocidade máxima do cooler lol). Se você procurar no canal da digital Foundry eles testam 3 modelos, 7000, 7100 e 7200, como disse a segunda revisão é a pior 7100. Não sei qual modelo é o seu, mas provavelmente é o modelo 7000 pelo o seu relato de ruído dele, o meu é igualzinho, em jogos exigentes parece uma turbina e é o modelo 7015b, já um amigo meu tem o segundo modelo e o dele comprou bem depois do meu e recentemente precisou levar em uma assistência porque deu superaquecimento e a pasta térmica derreteu praticamente.
Sobre esse ruído que eu considero muito irritante, Headset é a solução. Além de dar imersão fantástica ao jogo.
Como dito acima, tenho alternado entre Uncharted 4 e Tlou Part2, este último tenho jogado mais inclusive, e meu relato é baseado na experiência com estes jogos ai
E que achas da qualidade de imagem vs a base?
Eu só consegui perceber a diferença quando usei o VR
Boa pergunta, pois eu jpa havia jogado os games acima citados no PS4 Fat numa TV FHD, agora estou tendo a oportunidade de jogar numa 4K mas sem HDR, e digo que a diferenças sim, a imagem é muito mais nítida, da pra perceber mais detalhes a cada cena, e como estes jogos os quais citei são muito bonitos, a cada novo cenário vc fica ali procurando os mínimos detalhes.
Também testei setar o console em 1080p e ativar o Super Sumple, ficou legal também.
Instalei um jogo que joguei no PS4 Fat e apesar de ter curtido muito, frequentemente me irritava com a performance quando na moto, que foi Days Gone. Já vi relatos de que no Pro este jogo roda mais suave quando na moto.
@Mário, não foi só uma proteção emborrachada contra o vazamento do metal líquido, eles fizeram uma capa protetora e acima colocaram algo parecido com uma esponja: https://youtu.be/Hl4Fg07Dc88?t=343
Sim, sim
[OFF] Até o Sackboy irá sair para o PS4
https://www.amazon.com.br/Sackboy-Uma-Grande-Aventura-PlayStation/dp/B08KFS7SN5/ref=asc_df_B08KFS7SN5/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=431496169340&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=13220314794449147811&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001538&hvtargid=pla-977096208868&psc=1
Mas o Sackkboy já haviam confirmado para o ps4, não?
Curiosamente, não sei se fui eu, mas nunca tive a ideia desse ser exclusivo.
Mas isso já tinha sido dito, eles disseram que era o Miles, Horizon e Sackboy que vinham para ps4.
Estranho porque ao pesquisar ontem os resultados apontavam para poucos dias atrás, como se tivesse sido anunciado somente nesta semana
https://blog.playstation.com/2020/09/16/playstation-5-launches-in-november-starting-at-399-for-ps5-digital-edition-and-499-for-ps5-with-ultra-hd-blu-ray-disc-drive/
Está neste post que fizeram no Blog.
” Additionally, we know that the PS4 community will transition to PS5 at different times, and we’re happy to announce PS4 versions of some of our exclusives. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Sackboy A Big Adventure, and Horizon Forbidden West will also launch on PS4. “
Pois a repercussão em relação ao Sackboy foi fraca pq para todos que enviei ontem a reação foi uma surpresa, assim como foi comigo
Eu só fiquei chateado com o Horizon pois agora as chances de ter montarias voadoras é bem pequena.
De resto, apesar de achar o Sackboy bem bonito não é algo next-gen e Miles não me afeta(Apesar de estar mesmo bom visualmente).
Sobre o Horizon eu gostei e não gostei.
Gostei pq saindo para o PS4 eu economizo e não compro o PS5 agora.
Não gostei pelo fato de terem nos enganado inicialmente como sendo um jogo somente PS5
[OFF] Olha a UI do PS5: https://www.youtube.com/watch?v=7TBPrYJDoDE&ab_channel=PlayStation
Elegante