A Microsoft continua a violar as regras de privacidade, algo que tem sido uma constante desde o lançamento do Windows 10.
As questões ligadas à privacidade e recolha indevida de dados ligadas ao Windows 10 tem vindo a ser conhecidas basicamente desde que se começou a falar deste sistema operativo.
Para acalmar ânimos, a Microsoft deu a conhecer aos utilizadores os dados que recolhe, permitindo ainda ligar o desligar a recolha dos mesmos através do Privacy Dashboard. A questão é que mesmo com a recolha desligada, ela acontece na mesma, aparentemente não passando tudo de uma manobra para atirar areia para os olhos das pessoas.
Esta é uma situação que está a ser discutida no Reddit por um grupo alargado de utilizadores, e que tem vindo a comprovar essa recolha, pois mesmo com a opção para partilha do histórico de atividade desativada, esta continua a surgir ativa no Privacy dashboard. E isto pode ser comprovado indo a Definições -> Privacidade -> Histórico de atividade e desativando a opção Permitir que o Windows recolha as minhas actividades neste PC.
No entanto, mesmo assim, caso estejam a usar uma conta local nesse PC, o que vão ver é que mais abaixo, na parte de “Mostrar actividade das contas”, muitos programas continuam a estar presentes, sendo referido por estes utilizadores que esses dados são oriundos da recolha de diagnóstico do Windows, sobrepondo-se às opções do utilizador.
Windows 10 still collecting activity history despite being disabled. from r/Windows10
Se vos está a acontecer algo assim, e pretendem mesmo cancelar os envios de dados, terão de o fazer manualmente. É a única forma de atualmente garantir que isso acontece!
Para isso desloquem-se ao registo do windows, mais especificamente a:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\System |
Aqui procurem pela PublishUserActivities, mudando o seu valor para zero (0).
Valores da chavePublishUserActivities
Valor 0 = Desligado
Valor 1 = Ligado
Fonte: Reddit