As receitas para o ano fiscal de 2023 são já conhecidas, e a soma da Divisão da Microsoft em que se encontra as Xbox com a Activision não bate as da Divisão da PlayStation da Sony.
Com a compra da Activision, as receitas da Microsoft vão subir, e poderão mesmo passar as da Sony. No entanto, essa situação não é uma garantia, e pelo menos para os próximos tempos isso poderá não acontecer.
Vamos analisar essa situação, començando por revelar as receitas dos três grand|# fabricantes de consolas, e as da Activision para o ano fiscal de 2023.
Será de se referir que o ano fiscal de 2023 não coincide com ano físico, pelo que é por esse motivo que os valores são já conhecidos.
Assim temos:
Sony PlayStation – $26.791 biliões
Microsoft Xbox – $15.43 biliões
Nintendo – $12.042 biliões
Activision – 8,71 biliões
Como se pode ver as receitas da Sony ficaram pouco abaixo das receitas da Microsoft e Nintendo somadas.
Mas na parte que nos interessa para este artigo, a realidade é que se somarmos a Microsoft com a Activision ficamos com um valor de 24,14 biliões, o que mesmo assim é inferior às receitas da Sony.
Com um ano fiscal de 2023 fabuloso a nível de vendas de consolas, a Sony entrou no ano fiscal de 2024 mantendo o mesmo ritmo de vendas. As novas consolas tornar-se-ão agora ativas, contribuindo assim para o aumento das receitas para o novo ano. Espera-se assim, que as receitas para o ano de 2024 possam ser superiores às de 2023.
Já do lado da Microsoft+Activision, certamente haverá igualmente um crescimento, mas no entanto também se prevêm algumas quebras.
Para começar, as vendas de consolas Xbox estavam em queda no ano fiscal de 2023 e isso continuou na entrada do ano fiscal de 2024. Essa situação implica que o aumento de receitas que advém das consolas não acompanhará o da Sony. Mas pior ainda, está queda acentuada que se está a refletir em vendas de 25:1 em mercados significativos, e em quantas de mercado de 93%/7%, poderão mesmo levar a que tal tenha grande impacto nas contas da Xbox, pela passagem da imagem junto do mercado de que a Xbox se encontra em total segundo plano. Mesmo que nessa situação não tenha impacto no funcionamento da Xbox, pelo crescimento do seu lado PC, terã certamente nas receitas dado o elevado valor contabilizado pela venda de uma consola.
Da mesma forma, é expectável que a Activision tenha também possíveis quebras de receita. Segundo os seus relatórios, a PlayStation sozinha representava 13% das suas receitas, sendo o seu maior cliente na área dos jogos AAA.
Com a aquisição e potencial passagem de muitos jogos para exclusivos Xbox, as receitas deverão cair. E dado que na Xbox as vendas são reduzidas pela introdução dos jogos no Gamepass, a queda poderá ser mesmo muito significativa.
Mas teremos de esperar para ver.
Mais importante, por enquanto é a lucratividade, penso que a divisão de mobile e a enxurrada de jogos como serviço (Diablo 4, Overwatch 2 Warzone…) Poderão fazer muito pela Xbox quanto a se tornar lucrativa, obviamente, desconsiderando-se o valor pago pela ABK, pois se esse for considerado serão ao menos 20 anos pra sair do vermelho, senão mais, que é o que imagino, pois manter uma média de 3bi de lucro ou superior por ano não é algo fácil pra qualquer um nesse ramo.
Mas ultimamente (última década ao menos) a MS só está preocupada com estatísticas pra não parecer menor que a concorrência.
Será que isso não seria preocupante? abrindo oportunidade para microsoft continuar comprando estudios?
Vai continuar comprando, fizeram todo um teatro só pra fingir se preocuparem com clientes e inibir aquisição por parte da concorrência não americana (Diga-se Sony e Tencent), é só entrar um governo americano republicano que a comissão americana sossega. Quem poderia barrar algo era a Europa, os EUA são complacentes.
MS continua engolindo o mundo.
[off] aparentemente a sony começou a enviar os devkit do ps5 pro. Segundo Tom Henderson a sony espera que dados tecnicos comecem a vazar.
https://x.com/insider_wtf/status/1734178426578251935?s=20
Opa, tomara que saia logo, não vejo a hora de ver os comparativos de xbox e 5090 com o novo console por parte da DF. Lol
A minha está encomendada à quase 3 meses!
Lol
Creio eu que esse comentário seja ironia kkkkkkkk
[OFF] Primeiro rumor de specs do PS5 Pro:
https://pbs.twimg.com/media/GBEa6J5XsAAfnWW?format=jpg&name=4096×4096
https://twitter.com/PC_Focus_/status/1734132475243155536
É plausível (realista por 500/600 dólares), Mário?
2 pontos importantes para mim nesse pro:
visto que o slim ao meu ver teve uma redução discreta ao meu ver.
[Opinião] Ah Adrio, sobre tamanho, imagino que sendo verdade será do Slim pra maior. Talvez não tão grande quanto o FAT, mas certamente maior que o Slim, esse é meu palpite.
Achei muito estranho essa história de rdna 3. Não sei se as arquiteturas são 100% retrocompatibeis. Estranho …
Algumas coisas soam estranhas, mas RDNA3 é a série 7000 da AMD, não, teria algum problema nisso?!
Um SSD de 2TB talvez encaresse muito o hardware se a intenção for manter 500 dólares.
O RDNA deve ser 2.0, mas com capacidades do 3 de mesmo do 4. Tal como a PS4 Pro era GCN 1.1 com coisas do 2, da Polaris e mesmo da Vega.
Tem ali coisas estranhas… Género o número de CUs, a velocidade de relógio e a RAM.
Tudo depende do conceito que a Sony quer dar à consola, mas parece-me que mais RAM para melhor RT é necessário.
O GPU mais lento e com um numero de CUs que não é o dobro também me mete confusão pelo estilo de emulação por hardware da Sony.
E apesar de os CUs puderem ser controlados individualmente, a velocidade de relógio confunde-me. Isto, repito, pelo estilo de compatibilidade que a Sony até hoje implementou.
Pois é, o clock menor pra GPU soa estranho e esses 58 cu que nem batem com os padrões de construção da AMD que normalmente são 54 (7700xt) ou 60 (7800xt)…
Qual seria o porém pra não adotarem um RDNA3 no sentido de tecnologia, Mário, o que a RDNA 2 muda no modo de trabalho que complicaria a compatibilidade das arquiteturas em si?
A menos que a intenção seja o mais alto FPS, uma CPU não precisa de ter um singlecore forte. O que parece ser como ja vimos antes, é ser mais significativo no lado do aumento de resolução.
Veja por exemplo as consoles mid gen passados ,praticamente tinham o mesmo CPUs das lançadas em 2013 só houve incrementos no lado da GPU.
E uma GPU com mais UCs trabalha mais em cima do paralelismo que em cima de altas frequências. Veja as frequências de GPUs Low, Mid e Highend.
Mudar as velocidades de relógio pode mudar os timings internos e impedir a retrocompatibilidade.
Isso pode ser corrigido por software, mas a Sony até hoje nunca obteve a retrocompatibilidade assim.
A comparação com o PC é inútil. Isto é uma consola. A programação é para um hardware único, e não há layers de compatibilidade.
E é isso que me intriga na velocidade de relógio menor. A não ser que os jogos já estejam pensados desde sempre para não estarem limitados superiormente e aproveitarem o que tiverem disponível.
Se a Pro sempre esteve pensada, isso pode estar a acontecer.
Compreendo a questão
de compatibilidade do que diz. Mas o que afirmei acima faz-se correto.
Quando se sobe as specs aquele é o panorama.
Olha, o que mais me animou é uma resposta da Sony ao DLSS. Isso sim seria algo fantástico num Pro!
Se as specs estivem certas ou bem aproximadas, seria um console pra tentar garantir 1440p@60 com RT em tudo, ao menos first party, e daí tentar sempre ter 4k disso com reconstrução (qualquer que seja a possível resposta pra dlss).
Ficaria mais animado ainda se fosse algo que fizesse 1080p e fosse ao 4k com muita similaridade ao 4k nativo. Aí sim seria algo pra superar o DLSS. A implementação da Sony pode ser algo proprietário e que revolucione, visto que é uma empresa historicamente focada em pesquisa. Recentemente ela mudou o mercado das DSLRs ao meter numa mirrorless tecnologia proprietária e de ponta. Hoje todo o mercado de DSLRs se inclinou para solução da Sony.
Andresão, duvido muito que ela ou qualquer outra esteja próximo de igualar ao DLSS ou aproximar, pelo menos por agora.
Eu não duvido, pois duvidava muito que a Sony conseguiria o que conseguiu com as mirrorless e ela conseguiu rsrs
Soluções tão revolucionárias assim eu não esperaria em meio de geração, mas fácil ela trazer um “acelerador” próprio pensando em conjunto com propostas da AMD, pelo menos por agora, algo que economizasse mais processamento pra frame creator e o fsr, ou mesmo adaptando a sua API uma versão de cada uma dessas soluções, que são open source e podem sofre customizações.
Como vc bem disse, criações assim não acontecem da noite pro dia e pode muito bem a Sony estar desenvolvendo e aplicar já no Ps5 pro com limitações de um projeto em desenvolvimento e aplicar o total no Ps6.
A verdade é que se tem uma empresa que um dia possa fazer algo assim, é a Sony! Eu não acredito agora, mas não consigo ver ninguém a não ser ela, fazendo algo como uma boa resposta a Nvidia, mas por agora… Se fizer, ela me surpreenderá!
Poxa Edson, mas e a Intel que têm corrido por fora e também pode chegar lá… Da AMD sei que já desististe (Lol)… Existem ainda companhias menos populares, mas que também produzem chips que podem surpreender como a STMicroelectronics, que hoje tem até “parceria” com a MS no ramo de IA pra Cloud, Mas a STM, por exemplo, é dona do que foi um dia o melhor produtor de chips para upscaler de imagem, não sei se você já ouviu falar do chip conhecido com Faroudja.
Juca, penso na Sony muito pelo PlayStation. É possível que esteja com alguma outra empresa desenvolvendo algo em conjunto também, mas para o PlayStation, é interessante que a Sony busque coisas bem interessantes.
O Mário, até podia sair uma notícia sobre isso?
https://www.adrenaline.com.br/games/estabilidade-de-starfield-cai-quanto-mais-o-game-e-jogado/
O jogo começa a travar com muito mais frequência quando o Save fica grande
O MESMO BUG do Fallout 3 de 2008 no PS3
QUINZE anos com o mesmo bug.
Sim, o BUG aconteceu comigo no Fallout 3 e no Fallout New Vegas.
No PS3 quando o SAVE ficva muito grande, 20~30MB, o jogo chegava a fazer 1 FRAME a cada DEZ segundos
0,1 FPS
Sim, eu joguei assim o Fallout 3 e o New Vegas; lá pelo final do jogo era tudo assim
Off
Parece que saiu um patch novo do Alan wake 2, inclusive com melhoria de desempenho.
“The performance upgrade is most visible in the PlayStation 5 Quality mode, where (incredibly) there are up to 1.8ms improvements”
1.8ms? Não entendi direito, Hildo, o jogo sofria de problemas de framepacing no PS, ou isso é relativo a latência no comando?
Basicamente o que entendo da frase é que o tempo de fotograma desceu 1.8ms, o que permite encaixar basicamente todos os frames nos 16.6 ms, permitindo se não na totalidade dos casos, na quase totalidade, os 60 fps lisos.
Estou curioso por videos!
Vou falar o que eu entendi, posso estar errado.
O ps5 sofre em áreas mais pesadas, com vsync sempre ativado, o ps5 duplica o frame se não conseguir desenhar em menos de 16.66 ms no modo performance ou menos de 33.33 ms no modo qualidade.
Como a notícia é sobre o modo qualidade, se um frame tiver o tempo de renderização de 35 ms ( 33,33 + 1,7 ) então teria que esperar o próximo refresh, então iria para 50 ms, mas como reduziu 1.8, não iria triplicar esse frame, apenas duplicar, como esperado em 30 FPS.
Se for o caso no modo performance como o Mário citou abaixo, aí sim seria muita coisa, é mais de 10% abaixo… 16,66 x 10% = 1,6 ms.
Acredito que veremos menos flutuações naquelas áreas problemáticas, mas não espero que tenha ficado 100%.
Só vendo fps… Porque tudo depende de em quanto os fotogramas estavam a ultrapassar o orçamento.
Sim, vamos aguardar.
Obrigado pelos esclarecimentos, Mário e Hildo… Entendi, é que 1.8ms é muito específico e como se referiram a Modo Qualidade, que pensei que estava bom, pois só vi os 30 travados nas reviews que vi, que nem imaginei se tratar disso. Mas penso ser questão que teria mais valor no modo performance. Agora é esperar pra ver os testes. Alan Wake 2 não vai ter versão física mesmo não?!?!
O certo é que 1,8 é muito. Estamos a falar de mais de 10% de tempo de frame.
Quando sair uma promo vou comprar esse jogo. Até lá pelo visto vai ta redondinho xD
Fonte: eurogamer
Aí já imagina, uma quantidade de comentários a dizer que em 2024 o Xbox apanha o PS.
Acho que tá mais fácil o Xbox apanhar do PS!!!!!
[OFF] Se isso não é mais um caso de tentar destruir o mercado eu não sei o que é:
https://www.eurogamer.pt/microsoft-esta-a-considerar-xcloud-gratis-com-publicidade
Phil já vem com essa conversa por anos. Lembro de ter lido em algum lugar o Phil dizer que foi na índia e via publicidades acho que nos ônibus e aquilo acendeu uma luz.rsrs Veja que falam da África no primeiro momento com esse cloud game pass “gratuito”, mas obviamente tentarão estender isto para o mundo todo e os fãs dirão que isso é a mais alta democracia dos jogos.rsrs
Offtopic:
Algo que também é preciso referir é que a Sony está com um mau negócio em mãos. Refiro me a Bungie. Algo que vai ser bastante problemático! Supostamente a expertise que a Sony pensava que iria ganhar com a aquisição, foi mal analisada pela mesma.
Curioso para ver como vão ficar as coisas. E esperar que seja a Bungie a salvar se a si mesmo…
um OFF mesmo, sem relação com artigo
Minha última aquisição está completando 25 anos de vida no dia de hoje, isso se contar que foi ligado no mesmo dia da compra(No Japão eles preenchem esses campos para indicar que o produto não é novo, caso o 1º dono resolva revender):
Comprei esse Dreamcast em setembro desse ano, foram 2 meses e meio de navio e o recebi na última quinta-feira, caixa está impecável, o console e joystick estão com a carcaça um pouco amarelada, porém internamente está tudo novo, até mesmo a blindagem metálica brilha como se tivesse saído junto com um PS5.
[OFF] Seria um assunto a ser explorado? Não é o primeiro jogo no Xbox a ter problemas no saves, lembro que também Forza teve.
https://www.eurogamer.pt/microsoft-da-dicas-para-contornar-erro-dos-saves-em-baldurs-gate-3
Segundo o relatório de mercado global de jogos da consultoria Newzoo, “No 1º semestre de 2023, a Microsoft gerou receitas de US$ 6,0 bilhões, +3,5% a mais do que no 1º semestre de 2022. A Microsoft, ao contrário da Sony, não conseguiu vender mais consoles no H1. Isso significou menos receita com vendas de software que normalmente complementam novas máquinas. A estratégia de serviço do Xbox compensou isso, com o Xbox Game Pass contribuindo para o crescimento dos jogos da Microsoft.” ” As receitas H1 da Activision Blizzard saltaram impressionantes +35,5% ano a ano para US$ 4,4 bilhões em 2023 – o maior crescimento de qualquer empresa no top 10. Isso a ajudou a superar as receitas da EA no trimestre, embora Overwatch 2 (um dos principais jogos da Activision Blizzard) tenha lutado para manter seu ímpeto no 2º trimestre.” ” A Microsoft também finalmente aprovou sua aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões após quase dois anos conturbados. A aquisição tornará o setor ainda mais pesado. Se combinarmos as receitas da Microsoft e da Activision Blizzard para o H1, o total é de US$ 10,4 bilhões. Isso tornaria a Microsoft a empresa de jogos #2 em receitas, colocando a Sony em #3 pela primeira vez. A Tencent ainda está confortavelmente no topo.”
“Uma coisa é certa: nossos rankings H2 e Q4 serão muito agitados.”
Esses são alguns trechos do relatório da Newzoo que eu separei, segundo a projeção que eles fazem, a Microsoft vai ultrapassar não só a Sony Playstation mas também a Apple em receitas no mercado de jogos. A Apple que nem produz jogos, mas cobra os impostos dos desenvolvedores na sua loja. O link do relatório está abaixo:
See the top 10 public companies by games revenue in H1 2023 (newzoo.com)
Não sei se isso acontecerá pois somando as atuais receitas da Microsoft com as da Activision elas ficam abaixo das da Sony.
Mas isso teremos de ver.
Agora quanto a receitas, nunca ninguém questionou. Tu tendo gajos a pagar o Gamepass são milhões certinhos todos os meses.
A questão nunca se colocou na receita. Mas no custo da receita.
Porque para teres lá o pessoal tens de pagar jogos.
Num exemplo, se eu alugar Ferraris baratos certamente tenho milhares de clientes. E posso gerar mais receita mensal do que a vende-los. A questão é que os tenho de ter disponíveis e isso custa dinheiro. Daí que a questão não é qual gera mais receita, mas qual gera mais lucro.
Tadinhos só ganharam cerca de 23 biliões. Fora a plataforma da Windows e tudo associado. Muito importante saber estás coisas realmente
Quem ganhou 23 milhões? Nenhuma empresa ali citada tem esse valor.
E não ganharam… tiveram de receita! pois os valores ali são de receitas, não de lucros!
E ainda bem que aprecia estes dados.