Como seria de esperar de uma empresa que não deixa os seus IPs serem usados de forma alguma, a Nintendo solicitou à Sony a remoção em Dreams de criações que usem os seus IPs.
Dreams é uma criação exclusiva para a PS4 que permite ás pessoas explorarem a sua criatividade e criarem assim jogos ao seu gosto. E nesse sentido, milhões de utilizações trouxeram à via as suas criações. Mas a realidade é só uma… nem todas foram originais, e muitos franchisings existentes foram recriados ou usados como inspiração.
Nesse sentido, com maior ou menor qualidade, há centenas de criações baseadas em propriedades intelectuais de terceiros, e a Nintendo é das empresas mais visadas, especialmente pela forma e simplicidade das suas personagens que se tornam fáceis de recriar. A recriação de IPs famosos ou a criação de jogos baseados em IPs famosos, já tinha sido abordada aqui.
Mas se a maior parte das empresas estão a ignorar essa situação, a Nintendo não o faz. A Nintendo é aliás conhecida pela caça activa a prevaricadores que se aproveitem dos seus IPs, e nesse sentido moveu-se para acabar com os jogos de Dreams baseados nos seus personagens.
Assim foi divulgado pela Sony que uma “grande empresa de videojogos” os tinha contactado sobre algumas das criações e pedido que tal acabasse. Apesar de a empresa não ter sido referida, a remoção de uma quantidade enorme de jogos baseados em personagens da Nintendo não deixou dúvidas.
Um dos utilizadores, denominado @Piece_of_Craft revelou mesmo ter recebido um e-mail de advogados da Sony que lhe davam a conhecer que a Nintendo tinha colocado objecções ao uso do Mário nos projectos de Dreams deste utilizador, pelo que estes iriam ser removidos. E como ele, certamente muitos mais receberam e-mails semelhantes.