Media estão a deturpar as palavras de Hermen Hulst

Noticias que referem que os jogos da Playstation sairão no PC um ano após o lançamento, são uma completa deturpação do que Hermen Hulst referiu na sua entrevista.

Na entrevista que colocamos de seguida, várias questões foram colocadas a Hermen Hulst. A mais relevante, e que tem sido alvo de deturpação foi a seguinte (tradução licre):

A playstation tem vindo a lançar os seus jogos no PC. Há sempre uma diferença temporal entre o lançamento na consola e no PC, mas a ideia é de manter essa diferença ou de anula-la fazendo os jogos sair em simultâneo

A resposta de Hermen foi:

Essa é uma boa pergunta. Primeiro a Playstation continuará a ser sempre o melhor lugar onde se jogar. Nós nos estúdios Playstation temos uma relação simbiótica com a consola, somos os primeiros a testar o novo hardware, os novos controladores. Temos um grande orgulho de representarmos a comunidade de criadores de jogos da Sony.

Penso que para as equipas é uma boa coisa ver as suas excelentes criações a saírem tambem no PC, normalmente com a ajuda da nossa nova equipa, a Nixxes, um estúdio Holandês recém adquirido. Isso permite mais jogadores e isso ajuda muito.

Penso que no futuro veremos pelo menos um ano entre a saída dos jogos na consola e no PC. Provavelmente a exceção serão os jogos como serviço, que por serem diferentes na sua natureza requerem uma grande comunidade. e daí que, para esses jogos, poderemos ter lançamentos simultâneos na consola e no PC.

Ora desde sempre que a Sony explicou que o levar os jogos para o PC só faz sentido comercial se tal não prejudicar a consola. Daí que numa entrevista anterior Herman sobre o jogo Days Gone estar a sair para PC dois anos depois, este tenha referido:

Nós damos valor aos jogadores PC, e continuaremos a procurar o tempo ideal para lançar cada jogo.

Basicamente o que isso implica é que os jogos continuarão apenas a sair no PC quando deixarem de, comercialmente, serem relevantes na consola. E esse período não está definido! O que Herman aqui refere é que qualquer que seja o jogo, teremos sempre “… pelo menos um ano entre a saída dos jogos na consola e no PC.“, definindo assim um período mínimo, mas não dando o mesmo como o normal, aplicável a todos, ou o máximo.



A realidade é que, “…pelo menos um ano…” é bem diferente de ser afirmativo referindo que os jogos sairão para PC um ano depois, e pode englobar um ano, dois anos, ou mais… Mas não é isso que os Media estão a passar, quase afirmando que os jogos PS serão exclusivos por apenas um ano. Uma total e completa deturpação do que foi dito.

Eis a entrevista:

Acima de tudo o que deveria aqui ser realmente notícia é o lançamento dos jogos GAAS em simultâneo na consola e no PC, quando há 2 anos Hermen referiu que não tinham planos para jogos dia um no PC.

E apesar de se perceber perfeitamente que este tipo de jogos faz efetivamente sentido ser lançado em simultâneo. que Hermen não refere que isso seja uma certeza em todos os jogos GAAS, essa sim é a parte preocupante pois, ao bom estilo Phil Spencer, a Sony, ao ter criados estes jogos acaba por dar o dito por não dito, o que na imagem que tem junto do consumidor, é uma machadada brutal. Mesmo que sejam apenas jogos GAAS e que há dois anos eles não estivessem previstos dessa forma.



21 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
8 de Outubro de 2022 8:50

A questão do gaas não causou surpresa, porque já era esperado. Agora a reação com a entrevista pode até ser exagerada, mas é justificável. Basicamente em dois anos a Sony reformulou seu modelo de negócios. Logo há muitas dúvidas. Desde a capacidade de execução das promessas e principalmente até que ponto os desenvolvedores terão liberdade, sabendo que os jogos precisam rodar no PC também.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Outubro de 2022 12:16

Perfeito Hennan, o mínimo que uma empresa que respeita o consumidor deveria fazer era dizer das intenções futuras dela antes do início de uma geração para dar direito ao cliente a ponderar suas escolhas com informações relevantes, ou simplesmente nem deveriam ficar falando de tempos de lançamento em PC ao dar essas entrevistas generalistas e relativistas.

Penso que pior do que fazer o que querem e o que os clientes não veêm com bons olhos é tentarem passar a imagem de que o que estão a fazer é coisa boa para o cliente que não tem qualquer benefício com aquilo. Estão a ludibriar os clientes 2x.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Rui
Rui
8 de Outubro de 2022 10:07

Ele pode dizer o que quiser, a realidade é que saem no pc coisa brutalmente criticada aqui na pcmanias em relação á xbox, ah e tal já tinha esgotado o seu potencial comercial, seguindo a lógica da batata frita para que preciso eu da ps5 se acaba por sair tudo no pc mais barato, sem online pass, com melhores gráficos resolução e fps?

A mim incomoda me dois pesos e duas medidas digo desde já, já sei que é diferente day one e after 1 year mas o end result é o mesmo, aparentemente acabaram os exclusivos na PlayStation.

Paulo César
Paulo César
Responder a  Rui
8 de Outubro de 2022 11:22

Não digo que acabaram os exclusivos Playstation, mas com os últimos movimentos da Sony, podemos esperar o termo “exclusivo temporário de console” ganhar força.

Hennan
Hennan
Responder a  Rui
8 de Outubro de 2022 12:08

Mas esse não é o resultado final. O problema não é sair no PC porque saiu no PC, mas as possíveis consequências disso. Se a Sony entregar games com a mesma qualidade e quantidade, otimizados para o hardware do ps5. Pode lançar em qualquer plataforma, pois não ligo. O problema do Xbox é justamente esse, ao migrar pra o sistema de assinatura e dayone no PC, seus games foram para o buraco. Não há um lançamento da Microsoft que você se questiona como isso roda nesse console, muito pelo contrário. Logo, acho que a Sony está indo pelo caminho errado, mas ainda existe uma possibilidade de sua estratégia funcionar. Só não acredito nisso.

Juca
Juca
Responder a  Rui
8 de Outubro de 2022 12:12

Rui é difícil concordar com você em alguma coisa, mas em parte eu concordo que o PS está a fazer coisa errada e totalmente criticável, entendo a motivação da PS (não que concorde), mas não acho justificável o modo como o fazem, pois é uma mudança de postura em meio de caminho.
Agora, colega pare de usar analogias, você é péssimo nisso!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
8 de Outubro de 2022 13:04

Preciso da PS5 pra jogar o que quero, na hora que quero e não ficar sonhando em jogar algo daqui 1/2/3 anos ou nunca! Preciso da PS5 pra não doar um rim pra comprar um PC de 15 mil reais, que não vai ter os jogos que mais desejo, não saber quando sairão e se sairão (Hermen foi claro ao dizer que cada caso é um caso e nem tudo da PS Studios sairá no PC) e ainda enfrentar diversos problemas! Como trabalho muito (e você tb), não tenho que ficar esperando muito pra ter algo que quero já e ter meu lazer na hora que eu bem entender! No Xbox a MS até lança jogos antes no PC e tem alguns que são só PC!
Já que é pra ir pro lado do flame: Pra que Xbox, se jogo até em celular essas porcarias da MS day one?

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Juca
Juca
8 de Outubro de 2022 12:06

Mário, já que você procura dar um significado benevolente ao que ele diz e parece pretender, eu diria que as palavras a serem mais analisadas é o “Penso que” nelas está explícito que tudo pode acontecer pois o negócio ainda estar a ser pensado, da outra vez ele falava de uma tipicamente (pra você a melhor interpretação seria uma média) de 2 anos, algo claramente difícil de se cumprir com 10 jogos vindo por aí com uma clara intenção de serem lançados em simultâneo… Mas acredito que você já entendeu meu ponto de vista, só prefere dar significados mais brandos as mudanças paulatinas de conduta da PS. Hoje ainda temos jogos saindo no PC com dois anos de diferença, mas tão logo o TLoU quebre essa barreira (provavelmente sai junto a série), tudo ficará ainda mais flexível… Basta a renda dos consoles cair, e vai (porque o público dos jogos da Sony é basicamente o mesmo), e vão fingir que não associam causa-efeito a dizer que precisam por os games em simultâneo no PC. Ora, esse é um desejo antigo dos Studios, que não olham para todo o ecossistema.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2022 13:22

Mário apesar de entender os dois pontos (seu e o do Juca), tenho que discordar muito quando você fala: ” E naturalmente que qualquer decisão que tome pode ser revertida de acordo com as reações dos utilizadores”.

Uma vez lançados os jogos no Pc a Sony não irá voltar atrás quanto a decisão, pois o marketing disso seria desastroso e poderia implicar em um backlash por parte dos utilizadores e dos seus estúdios que já mostraram que queriam seus jogos no Pc. Você sempre falou que em sua opinião o lançamento de jogos no Pc é um teste e eu discordo totalmente, pois uma decisão dessas não se volta atrás sem perder a confiança do mercado e/ou gerar um dano monetário a empresa.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
8 de Outubro de 2022 13:33

Que marketing? A Sony nem sequer deixa claro quais jogos vão ao PC e quando vão ao PC! Seria desastroso se ela falasse que tudo estaria no PC e depois voltasse atrás.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
8 de Outubro de 2022 13:38

Concordo plenamente com você no que disse agora, Daniel. Salvo pela massa de fanboys, que estão longe de ser maioria na plataforma da Sony (essa percepção de volume de fanboys é ilusória pois se restringe aos idiotas aos quais a internet deu voz), clientes não são massa de manobra pra dizer amém ou seguir uma empresa pra onde ela vá e volte (isso é coisa de fanatismo).

Continuo fã dos jogos da Sony e mesmo do atual console, pois ainda os julgo muito bons no geral, mas que a Sony não pense que sou incondicionalmente um seguidor, pois minha admiração é pelo que já fez e faz que me agrade, se não me agradar é o fim dela pra mim, como já foram pra outros que admirei e gostava. Respeito e consideração com os clientes que sempre lhe deram apoio, pra mim, é condição “sine qua non”.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
8 de Outubro de 2022 16:03

A Big N está de portas abertas pra ti, Juca!rsrsrsrsrs

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
8 de Outubro de 2022 17:13

Eu nunca deixei de estar com a Nintendo, Edson, e uma coisa nunca excluiu outra, eu só tenho o PS5 como plataforma principal, não comprei o Switch até hoje por simplesmente ter jogado quase tudo que mais me interessava da Nintendo no WiiU (basicamente Mario Kart, o Mário 3D e Zelda). E não achei que só o Mário Odyssey era o suficiente para comprar o console. Mas Zelda BotW 2 vale um console, só espero um novo modelo pois o Switch já deve estar em fim de vida e gostaria de um pra passar a geração.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
8 de Outubro de 2022 17:19

Juca, estava brincando contigo, pois obviamente podemos ter todas as plataformas que quisermos e pudermos. Eu, particularmente, vou pegar um ps5 lá para frente e caso a Sony anuncie um Uncharted novo, aí ela vai fazer com que eu acelere o processo.rsrs

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2022 17:38

Então ela realmente esta seguindo o marketing do Xbox que tanto foi criticado, mudar a fala de acordo com as repercussões? Isso foi o que me afastou do Xbox e agora está a me afastar da Sony, uma hora fala uma coisa e logo depois fala outra.

Quanto ao período de lançamentos dos jogos segundo eles era apenas um teste para atrair jogadores ao Ps5, agora segundo o próprio Jim Ryan o futuro é ser multiplataforma. E o período de lançamento eles mudam ao seu prazer, eram dois anos agora 1 ano, depois depende de quanto o jogo rende no Ps5. E isso aos poucos vai cansando os utilizadores.

Em minha opinião a Sony esta pisando em um terreno muito frágil e qualquer vacilo ela vai se da mal.

Edson Nill
Edson Nill
8 de Outubro de 2022 15:30

Para mim, isso tudo é para sustentar o serviço e suas consequências financeiras. Essa é a desgraça do mundo contemporâneo e o PlayStation está afogando por ter que submeter a certos “caprichos” de acionistas, tendo que replicar o modelo MS. Eu apostaria todas as minhas fichas em quantidades menores de AAAs feitos pela Sony no futuro e apostas em GAAS. Isso é culpa da Sony? Óbvio que não é, e sim, culpa das novas gerações de jogadores abobados que não gostam de qualidade, apoiando anomalias como Fortnite por ex. Essa indústria está caminhando para um caminho sem volta de mediocridade e imbecilidades, onde essas empresas estão servindo apenas o que esses consumidores andam a querer… Um belo sorvete de bosta!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
8 de Outubro de 2022 17:20

Pior que é o mundo todo… O mercado de games é só uma amostra! A internet consegue ser imensamente pior para a alienação coletiva já trazida pela TV e Cinema, são as mesmas mentiras sempre reavivadas todo dia e em todo lugar, é a vitória da imbecilidade coletiva! E o pior, é que é tudo de propósito!

Last edited 2 anos atrás by Juca
error: Conteúdo protegido