O estúdio, apesar de pertencer à Sony, é independente. Mas uma das condições para se manter independente é que tenha bons resultados, sendo que caso eles não aconteçam, a Sony toma o controlo total da empresa. E dados os maus resultados, no interior da Bungie, teme-se por isso.
Apesar de a Bungie não desejar ser controlada por ninguem, creio que é seguro dizer-se que há males que vem por bem. E um deles é o facto que a Bungee tem agora alguém que lhe pode segurar nas costas em caso de queda!
Vejamos a realidade:
Se a Sony não estivesse por detrás da Bungee, os atuais maus resultados da empresa poderiam resultar no fecho da mesma. Mas com a Sony por detrás, a Bungie pode ter uma certeza: A de que não caí!
No entretanto, e numa tentativa de melhorar os seus resultados, a Bungee procedeu ao despedimento de 100 funcionários, cortou prémios e regalias, ajudas para viagens e atividades paralelas de socialização que promovia. Tudo porque a Bungee deseja continuar independente, mas o contrato com a Sony não o permitirá caso os maus resultados persistam!
Será de se notar que os problemas da Bungie são facilmente explicáveis. Destiny 2 está em queda e precisa urgentemente de uma nova expansão. Mas a nova expansão, denominada “The Final Shape”, foi adiada para o próximo ano fiscal, e há ainda um investimento forte na produção de Marathon. Isto quer dizer que as receitas previstas estão adiadas, com a despesa a pesar forte, o que leva a resultados que estão 45% abaixo dos esperados. Basicamente não há nada que diga que a Bungie está a dar prejuízo… mas pura e simplesmente não está a cumprir com o esperado!
Ora o acordo com a Sony permite que esta se mantenha independente desde que atinja certos resultados financeiros. Mas caso os falhe, a Sony pode dissolver a direção da Bungee, e tomar o controlo total da empresa. E a perda de independência é algo que na Bungie ninguém quer, apesar que caso a Sony não existisse por detrás, uma falha da Bungie poderia ditar a sua falência e desta forma a sua continuidade estar garantida.
OFF: Harry Potter Spin-Off Hogwarts Legacy Has a Shot at Dethroning Call of Duty’s Dominance | Push Square
Feito impressionante para um lançamento. Não é um jogo fantástico, mas bastante competente em entregar um mundo próximo aos livros.
O triste é que mesmo com tamanho sucesso de um single player, a WB continua insistindo em lançar GaaS. Poderiam fazer rios de dinheiro com um novo Batman.
[Opinião] Os GaaS estão pra acabar até com os MMOs, pois tem diminuido quem queira pagar por mensalidades ou expansões pra ficar jogando, hoje o grosso do negócio todo gira no entorno de microtransações menores. A continuar assim, tudo vai virar f2p online com propagandas (ads) a venderem cosméticos e arminhas pay to win… Sinistro o negócio!!!
Segundo rumores, estes maus resultados da Bungie estão a fazer a Sony repensar toda a sua estratégia.
[Opinião] O modelo de negócio da Bungie não é dos melhores pros tempos atuais, onde há muita concorrência, a lógica manda fazerem GaaS típico e não um MMO comercializado com grandes expansões. Infelizmente, o modelo a ser seguido é o de Fortinite mesmo. Ao menos pra massa do pew pew pew parece funcionar muito bem.
Concordo com você. Só que o problema da Bungie é encontrar um meio termo entre qualidade e tempo. O Destiny é um produto muito complexo para se sustentar apenas com microtransações. Porque esse modelo precisa de atualização constante, o que duvido que sejam capazes de entregar.
Um jogo que beneficiaria muito com isso era o FF14. Foi o jogo que mais joguei como serviço até hoje. Más o que você falou é a mais pura verdade. Os jogos Gass, seja mmo ou gachas, tem que começar a ser mais baratos pra as pessoas que tem menos dinheiro poder acompanhar. Porque a continuar no ritmo que vai, uma hora isso vai estourar por todos os lados, e o final não vai ser bonito de se ver.
Baseado no histórico da Sony, a Bungie não tem motivos para se preocupar com a perda de autonomia. A empresa sempre deu liberdade aos seus estúdios.
Nem faz sentido a Sony se meter na Bungie, agora, não nego que gostaria de ver um jogo da Bungie sem online obrigatório e que não minguasse ao desligarem servidores. São muito bons em mecânicas de game, só acho a lore chatinha, mas bons roteiristas poderiam mudar essa vibe.
Killzone. Poderiam fazer uma parceria com a Guerrilla.
A Guerrila é da Sony.
Acho que ele fala de parceria criativa, Mário, já que Killzone é ip criada pela Guerrilla…
Isso.
Sabes, sou mais fã de Resistance, e adoraria um remake, reboot ou sei lá o que venha, tenho trauma de o primeiro nunca ter recebido trofeus e de nunca ter conseguido comprar uma versão dublada em PT-PT… Foi um jogo que importei umas (Fall of Man) 3 vezes só pra ter dobrado, mesmo que no português lusitano… Nunca consegui… Lol
Nunca joguei. Mas o pessoal fala muito bem.
Eu acho o Resistance 2 o melhor Shooter da Sony até hoje… Mas sabe como é lembrança, à época, adorei. A temática de Resistance é legal também, pois são humanos se defendendo de uma invasão alienígena.
o que vai mudar é a Sony mandar eles fazerem para PS5 e depois portarem para PC e deu
Nada de xbox.
Aposto que a galera que escova bits na Bungie vai ficar bem feliz de fazer jogos assim…
Não sei se isso é inteligente, Deto, eu se fosse a Sony, manteria tudo que é multi, e continuaria a fazer os exclusivos com os estúdios de costume e continuaria a fazer acordos com second pra mais exclusivos.
Pra jogo como serviço, é melhor day one em todo lugar, até mesmo no Switch.
Off. Alguém joga Returnal e já liberou o co-op?
Queria um parceiro para co-op.
Não é meu tipo de jogo, infelizmente, Mário, quem sabe o Daniel que está a menos tempo com PS5, claro, isso se ele não o jogou no PC.
Eu já joguei muito returnal. Quase platinei ele já. Difícil seria arrumar um horário pra jogar.
Tentei platinar, mas quando descobri que era aleatório. Desisti.
Na época terminei o jogo, mas não tinha co-op. Tem algum requisito específico?
Tens de ter avançado o suficiente para o desbloquear…
eu tenho aqui ele, já platinei e fiz 100% de todas as armas
mas quase não joguei coop
Pá… Eu peguei nele há 3 dias. Estou a ir para o primeiro boss, mas aquilo é repetitivo demais para o meu gosto, pelo que queria tentar co-op.
Só sei uma coisa, Insoniac Games custou o preço de um jogo AAA, já entregou muito e mais alguma coisa. Já a Bunguie custou 3.5bi não entregou nada de relevante pra o Playstation até ao momento, ainda quis meter o vedelho onde não era chamada com a ND, estúdio esse muito mais consagrado que a própria Bunguie. Se a Sony tivesse tido juízo era melhor ter comprado uma Capcom da vida com mais algum, que somente 1 único estúdio que até ao momento, e volto a repetir não entrego nada relevante pra o Playstation pra o preço que custou.
Acho que o medo da Sony foi o de ficar sem um bom fps multiplayer. Medo que no momento parece não ter fundamento. Hoje duvido que teriam comprado a Bungie.
Deve ter sido precipitado depois que o projeto de Deviations miou…
Por enquanto não acho que foi um erro, estão levando Know How, um belo motor de jogo em rede e uma IP de relativo sucesso, agora, foi indiscutivelmente superfaturado. Era coisa pra no máximo 1bi de dólares.
A Capcom tá quase fazendo mais pela PSVR2 que as próprias first da PS. Lol
é isso que me desanima nos periféricos que a Sony lança, pois com o tempo quem dá suporte são poucas thirds.
Por isso que acho que acertei eu pegar uma impressora 3D ao invés do PSVR2
Assim, uma é utilitário e outra é a diversão. Pra mim, tem sido um sonho o VR, e das melhores coisas que me aconteceram enquanto jogatina, mas sem dúvidas uma impressora 3D é muito mais útil? Qual você comprou, Lívio, foi a S1?
Se não bastasse isso que acontece agora. Essa compra foi muito acima do preço.Com o bônus foi metade do preço da Zenimax.
O bônus é essencial sob pena de comprares IPs mas não o know how. É como comprares um restaurante de sucesso e levar as receitas e o edifício, mas não garantires o cozinheiro
o resultado a gente já viu com starfield cheio de loading
3 anos de nova geração, com a maior inovação sendo o SSD sem loading, vários estúdios já fazendo seus jogos sem loading, mas o starfield parado no tempo sendo igual ao Fallout 3 de 2008
Deu certo heim?
Não vejo a hora desse sucesso imenso se repetir com DOOM 4, afinal os DEVs do jogo “nem estavam” reclamando do SS antes da MS comprar a empresa que eles trabalharam onde eles não terão voz nenhuma na hora de decidir para qual console eles querem desenvolver e muito menos serão escutados no próximo xbox.
E a Bungie foi super faturado mesmo?
Com o Destiny que é tudo que Fallout 76 gostaria de ser e não conseguiu…
Estimativas do VGChartz para as vendas de consolas em Novembro na Europa:
1,7 milhões de consolas PS5
250 mil consolas Xbox
A confirmar-me a consola da Microsoft está mesmo arrumada na Europa.
Vi promoções de SS a 150 dólares com headset incluso na Costco… SX 350 na target e Walmart… Negócio tá feio. Depois dizem não poder “subsidiar” o preço SS no Brasil, onde passa fácil dos 500 dólares em preço local, no novo preço oficial chega a passar dos 700, mas há quem acredite que a margem de lucro deles aqui é menor!
https://www.polygon.com/deals/2023/12/13/24000148/xbox-series-x-diablo-4-bundle-discount-deal-sale
A Zenimax Tb não vale o preço que pagaram. A Activision então…
Eles têm muitas IPs consagradas Sparrow, têm história, e o preço pra comprar é sempre mais caro mesmo. Então, não vamos poraí. A Zenimax tem coisas boas ali e grandes IP, o valor de mercado dela devia ser menor, mas pra comprar tem de ser assim. A Bungie tem nome e prestígio, mas salvo pelo histórico é dona de apenas um IP de sucesso, Halo ficou com a MS apesar de uma criação da Bungie.
Não estou comparando, apenas dizendo que nenhuma dessas empresas chega perto do valor que foram adquiridas. 70 bilhões de dólares numa Activision é o cúmulo do absurdo.
Off – mp de The last 2 oficialmente cancelado.
https://twitter.com/geoffkeighley/status/1735449937645859326?t=lem5DotXmTJZgjO-MpYRJQ&s=19
Vixe, repeti a notícia sem ver… Não que me interessasse, mas tem gente que gosta, a curadoria da Bungie foi pesada ao que parece… Mário, se quiser pode apagar o meu comentario de OFF que diz o mesmo, pra não ficar algo repetido.
Acho que mandamos quase na mesma hora kkkkkk
Xwitteiro vc! Lol
[OFF] Projeto Multiplayer de TLoUs Oficialmente cancelado pela Naughty Dog.
https://www.naughtydog.com/blog/an_update_on_the_last_of_us_online
Isto parece uma alteração de postura da Sony face aos gaas
Finalmente, ao menos que haja uma empresa que dê ouvidos aos jogadores, que saiba interpretar os sinais do mercado e entregue o que os gamers querem, enquanto assim for o sucesso está garantido e o futuro do nosso hobby assegurado.
Dito isto, queria muito um novo multiplayer do Last, mas nada megalomano, poderia ser muito bem ser um faction melhorado e nada de gaas.
O factions para mim foi a era de ouro do multiplayer da PS4 e até hoje vou jogando (embora menos) com a minha equipa.
Mas se me derem a escolher, prefiro a experiencia single player sempre!
Conforme a idade avança mais tenho a noção que o multiplayer só serve para derreter tempo e é vazio.
Com a excepção para mim (meu gosto pessoal), a ser os jogos de automoveis pela natureza da competição e uma vez que jogo com cockpit a experiência é outra.
No resumo do meu ano, pelo segundo ano consecutivo o GT7 foi o jogo mais jogado, sendo os restantes lugares ocupados por jogos single.