A geração ainda agora começou, e muito pode vir por aí. Mas a realidade é que até ao momento, a PS5 tem-se revelado superior à Xbox série X.
Dificilmente sabemos o que ainda pode estar para vir, e até que ponto aquilo que vemos no lançamento será uma realidade no futuro. E muito menos sabemos se a coisa pode melhorar, ou até piorar para o lado da Xbox.
A realidade é que o futuro é algo que apenas pode preocupar a Xbox, uma vez que foi esta que bombardeou a sua publicidade com frases como “a consola mais poderosa do mundo”, e tal cria aqui uma situação onde quem tem de fazer justiça ao que referia à boca cheia… é a Microsoft, e apenas a Microsoft.
A postura da Sony ao longo da revelação da geração não foi de louvar ou elogiar. Optou pelo silêncio, o que apesar de ser censurável, pelo menos evitou-lhe polémicas.
Aliás quando Jim Ryan, CEO da Playstation foi questionado sobre o assunto da performance, ele referiu que a decisão do silêncio tinha sido tomada pelo facto que a maior parte dos clientes não percebem ou sequer dominam as questões técnicas, e que nesse sentido a Sony tinha optado por uma tática que consideravam internamente bem mais eficaz… a de deixar os jogos falarem por si.
E tal parece estar a agora a dar frutos, com as diversas comparação de jogos como Dirt 5, AC Valhalla, COD: Cold War, Whatch Dogs: Legion, e outros a não mostrarem diferenças significativas entre as consolas. Aliás quando as diferenças existem elas são pequenas, e por norma até tem beneficiado a PS5.
Sinceramente, a realidade é que é pouco relevante qual a consola mais poderosa das duas. Tanto PS5 como Xbox Série X são duas excelentes consolas, e qualquer uma delas capaz de satisfazer as necessidades dos fans mais exigentes.
Mas uma coisa é uma consola ser boa porque é, e outra é ser anunciada como “a mais poderosa do mundo”, promovendo os 12.15 Tflops sobre os 10.38, e depois não se conseguir destacar da concorrência ou até ficar atrás.
Sabemos que são ainda poucos jogos, sabemos que eles poderão levar patches, correções e melhorias, sabemos que muito pode ainda mudar. Mas o que sabemos também é que a Microsoft encheu a boca com a questão da consola mais poderosa do mundo, e ainda não houve um único jogo onde a Xbox mostre uma real vantagem sobre a Ps5. O que há de diferença é pouco e até temos visto casos com mais fps, mais resolução e mais detalhe ma PS5. Daí que após uma geração cheia de promessas não cumpridas, mais esta situação a ficar colada à imagem da empresa, e logo no inicio da geração, pode ser uma situação que lhes poderá custar bem caro. Porque a Microsoft tem já um historial de 8 anos de “ar quente” que nesta altura deveria era ter todo o cuidado do mundo de tentar eliminar.
Daí que o que se espera agora da Microsoft… é trabalho para se mostrar que o que prometeu não foi, mais uma vez, uma mão cheia de nada.
.
Mário, como anda a saúde?
O artigo mais uma vez está expetacular, mas o que realmente interessa é saber como é que tu estás!
Enfim… Estive mal…
Dei entrada no hospital com febre alta e foi-me detetada Pneumonia por Covid… Estive 24 horas em observação, e foi-me dito que ficaria internado.
No entanto, Deus não quis assim… E nas 24 horas que estive em observação não fiz febre, e os exames à oxigenação deram todos normais, pelo que tive alta, tendo o cuidado de vigiar a febre. Caso ela existisse, ela tinha de cair por 8 horas com paracetamol. Caso isso não acontecesse, teria de ir de urgência ao hospital.
Isto foi na sexta passada.
Estive sem febre também na sexta, mas no sábado à noite tinha 38,3. Assustei-me! Tomei um paracetamol, e a febre caiu… o remédio aguentou as 8 horas, o que mostrava que não era motivo de preocupação. Acordei no dia seguinte sem febre e estou desde Domingo sem sintomas…
O que me assusta no meio disto tudo é… como é que apanhei!
Não era possível mais cuidados do que os existentes. Máscara, desinfeção de mãos e mesmo luvas. Até diziam que eu era um exagerado com os cuidados. Não estive com ninguém, não me aproximei de ninguém. Desde Março que não frequento locais públicos, que tenho todos os cuidados…
Isso para mim é um mistério. Mas curiosamente, falando com os médicos, eles referem que há muitas pessoas como eu. Que não imaginam sequer como apanharam, e isto aparenta ser… uma sorte!
Agora o relevante é que estou a recuperar… já encho bem os pulmões de ar, não tenho grandes sintomas, e o médico pondera dar-me alta no início da próxima semana.
Tenho depois de fazer novo exame… pois se a carga viral é neste momento baixa, e incapaz de infetar terceiros, isso não quer dizer que dê negativo, e livrar-me do vírus a 100% pode demorar.
Porra, este vírus não está para brincadeiras, não é só grave para os mais velhos. Também tive um amigo com 28 anos que ficou nos cuidados intensivos e outro que foi contagiado por esse, que nem sintomas teve! Felizmente recuperou bem.
É bom saber que estás a recuperar bem, Mário.
Saúde para todos!
Fogo! Ainda bem que estás a recuperar bem!
Fico bastante mais descansado!
Com fé em Deus não demora, estás completamente recuperado!
Melhoras Mario!! Quem teve parentes e amigos com a Covid, sabe o quão difícil e dolorido é essa doença!
Desejo uma breve e ótima recuperação!!
Sobre o artigo, excelente!! Como sempre ótimos artigos!
Minha ps5 já está vindo, finalmente a loja do Brasil resolveu emitir a nota fiscal e enviar, em breve estarei podendo apreciar essa máquina!
Boas notícias Mário, fico muito contente em ouvir que está indo bem.
Quanto a esse – vírus – há muita coisa suspeita, mas as pessoas não estão preparadas pra raciocinarem sobre, a tv e redes sociais fazem isso por elas, vamos ver como nos adptamos aos novos jogos da vida real.
Esta doença é assustadora, o meu sobrinho o meu irmão já ficaram infetados mas aparentemente estão bem agora, a questão é como é que ha tantos infetados eu já começo a acreditar nas teorias da conspiração que estamos todos infetados.
Força Sr. Mário, rápidas melhoras.
Que boa notícia a sua melhora, o estranho mesmo foi a infecção, será que não pode ter sido através de algum parente que ficou assintomático?
Aqui em casa são 6 pessoas, eu minha esposa e o filho na casa de cima e meus pais e irmão na de baixo. Até hoje, graças a Deus, nenhum aparentou sintomas. E por isso sempre fico apreensivo porque estamos indo constantemente a hospital seja por consulta, seja por exames (também tive problema de saúde semanas atrás) e às compras e a cada ida fica aquela preocupação de aparecimento de sintomas no decorrer de 2 semanas.
Na região onde moro creio que ou o pessoal já não liga ou pensam que acabou poiso que vejo são pessoas circulando sem máscaras e isso não é exclusivo de quem mora na região metropolitana, ontem estava na região nobre da capital do estado e lá vi muitas pessoas em restaurante sem máscara(não estavam se alimentando no momento), na volta para casa, um dos bairros recentemente valorizados(m² do terreno) vi várias pessoas cantando parabéns no estacionamento de um estabelecimento comercial, todas juntas e sem máscara.
Que parente Livio? Eu e a minha família não temos tido grande contacto com ninguém, até porque temos pais idosos que são grupo de risco.
Ah, nas areas nobres são os lugares que mais ocorre as maiores negligência com os cuidados parao Corona. Me parece que esse tipo de gente, claro não todos, mas uma boa parte pensa que são imunes ou então que o vírus é “apenas uma gripizinha” ai fica complicado ter uma perspectiva de melhora da situação já que as pessoas não respeintam as medidas de segurança.
Salve Mário, muito feliz por saber que estás se recuperando bem! Se Deus quiser logo logo estarás 100%.
Notícias boas, Mario. Ainda bem que não passou de um susto. Logo logo estará 100% de novo. Melhoras e tudo de bom, amigo.
Não me importo realmente sobre qual é mais potente, alguém consegue realmente notar uma diferença que os faça dizer que este console não é bom pois o jogo está abaixo do da outra plataforma?
Olhando os comparativos, não parecem praticamente iguais?
Eu estava o início dessa geração de Xbox One, então consegui depois um PS4, até hoje não vi nada que desqualificasse o One por ser mais fraco, exceto pelo conteúdo first party não oferecer qualquer concorrência ao PlayStation.
Um pouco mais de grama não é relevante suficiente em um jogo. Mas um jogo de alta qualidade em vista de algo medíocre é sim muito relevante.
Qual das duas consolas tem a melhor performance é algo de pouco interesse. Mas a realidade é que desde sempre que disse que as consolas seriam muito semelhantes e que a PS5 até poderia passar a X. Como sempre os entendidos da treta vieram a público desacreditar.
Mas a PCManias está aqui desde 2000… A dar boas informações, e a explicar tecnologias. Não acompanhamos o lançamento da X360/PS3… mas acompanhamos a PS4 e agora a PS5… E tudo o que dissemos sobre ambas… foi em cheio!
Agora a vontade que dá é de dizer a todos aqueles que aqui andaram… que sairam dizendo que depois viriam aqui rir-se na minha cara… que voltem! Porque quero ser eu a rir-me na deles!
A Xbox é a consola mais capaz… mas nem sempre o vai demonstrar. E quando o fizer, será sempre por margem pequena. Essa é a realidade que me deu a entender desde sempre, e aquilo que, pelo que vemos, é a realidade das coisas!
Eles sabem Mário… mas não vão dar o braço a torcer. No Facebook tá cheio de “engenheiros” falando que o console de 9 tflop tá levando uma surra, dando pau, vai queimar porque o Gamer Nexus disse algo sobre o GDDR…
Não adianta conversar com troll, quanto mais absurdo o disparate, maior a diversão da polêmica.
Só por curiosidade, se a PCmanias existe desde 2000, por que é que não cobriram o lançamento do PS3 e Xbox 360? Aquela época deve ter sido uma guerra de fanboys como essa que estamos passando.
“PC”Manias?
Aliás, a primeira vez que vim ao Site foi num artigo do Mario sobre a implementação de algum tipo de Raytracing em Killzone Shadow Fall antes do lançamento do PS4.
O website começou por ser dedicado à computação pessoal (PC quer dizer Personal Computing) – As Manias/vicios/hábitos da computação pessoal.
Começamos com artigos explicativos de uso de software diverso para PC, notícias sobre novidades… e basicamente uma carrada de coisas dedicadas ao PC.
As consolas foram introduzidas já depois do seu lançamento… por minha iniciativa.
E sim, Killzone Shadowfall tinha Ray Tracing na PS4.
PC pode ser Playstation Console!!! 😛
Esse ray tracing era a questão do áudio do jogo não era?
Não… No grafismo.
Nossa, eu não sabia, o que eu me recordo era algo sobre o som do jogo utilizar uma técnica de reverberação, algo parecido com a proposta do tempest engine (posso estar falando bobagem, mas faz tempo que li sobre isso). Mas fiquei curioso agora, até porque não frequentava esse site naquela época, como era esse ray tracing? era algo parecido com a remasterização de Crysis?
O crysis 2 e 3 já tinham feito isto no passado.
Tens aqui uma imagem neste artigo:
https://www.pcmanias.com/misterxmedia-volta-a-carga-e-espalha-mais-um-rumor-de-performances-da-xbox/
PCManais* erro meu 🙂
PCMaisnada… 😂
Em relação ao artigo, realmente a Microsoft criou a expetativa de que veríamos os jogos multi a correr melhor na SX. Contudo, a informação credível que foi sendo publicada aqui no PC Manias deixou antever que, apesar da diferença de hw, existiam aspetos de arquitetura na PS5 que podiam fechar essa diferença.
Pois bem, na realidade atual verifica-se que a PS5 tem superado ligeiramente a SX.
Na minha opinião, face à paridade que existe entre ambas as consolas, o “poder” tecnológico deixa de ser um fator relevante para decidir sobre a compra de uma ou outra, deixando outros fatores com muito maior peso na decisão: dualsense, ecossistema, a plataforma onde os amigos jogam e sobretudo, jogos exclusivos.
Considerando todos, parece-me que de momento a Playstation oferece mais.
Em relação à SS, parece-me que está muito curta face ao que foi prometido. Seria de esperar uma experiência next gen com resoluções de 1080p a 1440p, mas quando começam a comprometer no campo dos fps, a ausência de RT e resoluções dinâmicas a bater nos 720p, não está com boa cara.
Se a tendência continuar, a microsoft fica mal na foto e não interessa se perde por 1 fps ou por 100 fps, quando investem num gpu mais poderoso e a consola não rende mais, algo não correu bem.
Eu sei que isto das consolas tem muito que se lhe diga, a programação as vezes vai de encontro mais a um sistema que a outro e isso favorece um ou outro mas… a Microsoft tem de provar o que disse senão fica mal.
Nesta fase esperava uma vitória mais facil para a X mesmo tendo em conta os develps kits terem sido entregues mais tarde, mesmo tendo em conta e ja esperar que a ps5 tivesse mais atenção dos programadores por ser a plataforma mais popular mesmo assim esperava que a X estivesse em cada 10 jogos 7 ou 8 a correr melhor que a ps5.
Lembro que em 2014 com meu Xbox One estalando de novo, eu chegava e botava meu GTA Online pra rodar, lanche do lado e a diversão era intensa. Ele era mais fraco, tinha resultados abaixo do aparelho da Sony, meus amigos com PS4 me olhavam com pena, mas eu estava tendo really good times.
Agora os consoles estão praticamente idênticos e tem nego se cortando pra explicar os porquê’s das coisas, inventando fanfics do outro aparelho… Tsc tsc
Meu conselho; joguem jogos, não especificações
Isso mesmo Carlos, hoje temos consoles no mercado rodando jogos a 4k(mesmo que dinamicos) a 60fps e com ray tracing, verdadeiros monstros, e o pessoal reclamando, hoje só se discute qual roda minimamente melhor, qual tem quedas de 2 fps a mais, qual poça reflete mais, qual tem mais grama, qual vende mais, puta geração chata essa
Pois é… Tem um certo vício em reclamar
Imagina que quando eu era menino, tinha que ir a locadora ou a casa de algum amigo pra jogar um Super Nintendo, não se via discussão alguma sobre qualquer aspecto técnico, era como se fossemos todos torcedores do mesmo time.
A internet trouxe muitas coisas boas, mas também más, assim como algumas pessoas boas ao entrarem num automóvel, se tornam verdadeiros psicopatas ;p
Isso dos Development Kits é, a meu ver, uma… real treta. Porque há muito que se lhe diga sobre isso!
Primeiro, serem mais antigos não significa forçosamente melhores.
Depois porque o que se passa aqui não é falta de suporta… é que a força bruta do hardware não está a revelar-se superior.
Se uma peça de hardware é superior a outra, ela tem de se revelar superior à outra. Seja por mais fps, por mais resolução, seja pelo que for. Se sabes programar, sabes que se eu pegar num simples código do género para me medir o tempo de execução de uma função:
Dim Execution_Start As New Stopwatch
Execution_Start.Start()
Threading.Thread.Sleep(500)
MessageBox.Show(“H:” & Execution_Start.Elapsed.Hours & vbNewLine & _
“M:” & Execution_Start.Elapsed.Minutes & vbNewLine & _
“S:” & Execution_Start.Elapsed.Seconds & vbNewLine & _
“MS:” & Execution_Start.Elapsed.Milliseconds & vbNewLine, _
“Code execution time”, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
O valor numa máquina superior tem de ser inferior! Isto é independente da qualidade do SDK, é apenas velocidade do hardware pura e dura.
Ora num jogo, quando põens duas máquinas a fazer o mesmo, o tempo de resposta da máquina superior tem de ser menor. Se não é, é porque ela não é superior.
E isto nada tem a ver com o SDK estar ou não atrasado!
Os jogos que estão a sair são jogos de geração passada. Que nada usam das especificações hardware do RDNA 2. Logo isto quer dizer que o SDK a estar em causa ele teria de ser rudimentar. Quando na realidade não é! O que é dito é que ele é o melhor alguma vez disponível no lançamento de uma Xbox nova.
Daí que considero a desculpa do SDK uma valente treta… nada mais do que isso!
Não é nem isso. Um tem aparelhamento mais no Pc, já era antes e agora ficou mais próximo ainda ao Pc. O ps5 voltou ao console clássico, com suas otimizações e APIs baixo nível. Eu esperava ver o Xbox ganhar em todos os comparativos dessa primeira fornada de jogos, pois aí é só força bruta e um PC deveria ser melhor que um console que nem sequer tá usando muitas das suas otimizações, como geometry engine por exemplo. O que deve acontecer é o Xbox ir apanhando cada vez mais do rival com o passar da geração. As vezes trabalhar é melhor do falar, né?
Um fato me deixa intrigado, MS revela há quase 1 ano o XSX. A primeira marca a revelar um console de próxima geração.
Quando o console é lançado temos baixas vendas em relação ao PS5, jogos saindo com ligeira vantagem para o PS5, entre outras coisas, daí temos como desculpas:
Porque raios a fan base não quer admitir que a errada aqui é a MS e tenta jogar a culpa para o outro?
Project Scarlett foi anunciado em 2017, há mais de 3 anos, MS a primeira a entrar na nova geração está com estes “problemas” enquanto a que foi alvo constante de FUD está aí mostrando na cara o quanto tais alegações foram mentirosas, lembram que era o PS5 com problemas de fabricação e que provavelmente não seria lançado em Novembro? PS5 foi lançado em mais países e com estoque muito superior ao Series X, que foi revelado bem antes.
Depois o pessoal vem com alegação que o Series X não tem problema com hardware e sim com software. Hã??? Logo a MS uma empresa de software??
A fanbase já deveria passar menos pano e admitir que a principal culpada é a MS, errou feio em planejamento, principalmente nos jogos dos estúdios Xbox. Nem digo que errou no planejamento de fabricação dos consoles, pois aí eu até entendo que ela deve ter ficado receosa em não vender muito acima que o Xbox One, disponibilizando unidades um pouco acima do que foram com o One.
Daí que hoje se noticia que a cada 3 PS5 vendidos se vende um Series X na Espanha. A desculpa é a falta de estoque.
Por fim como cita o artigo, sony ficou calada e com isso cada alegação do FUD foi caindo:
E ainda há gente a dar porrada em ponta de faca
Inicio de 2020
-MS pegou a sony despreparada, fez ela elevar os clocks da GPU de ultima hora.
Final de 2020
-Veja bem, os dev kits estão imaturos, só entregaram GDK atualizado em junho…
Outra Coisa que estou Rindo e muito é o Tom Warren bloqueando várias pessoas que estão marcando ele em comparaçoes e memes.
Fica aqui o meme
How it started: / How it’s going:
https://twitter.com/TigerCA123/status/1331672252941627392?s=20
Parece que o último Patch de Assassins Creed Valhala fez downgrade na versão PS5 além de ter cagado a performance. Há relatos inclusive que foram retirados da versão PS5 alguns recursos do DualSense.
Parece que o “caro” já está sendo posto a prova.
se teve downgrade já já vai aparecer vídeos. A espera do dirt fazer o mesmo
Pois é Netto vi isso e achei uma vergonha…
Parece que o contrato da Ubi com a MS está dando frutos.
Meio cedo pra dizer isso, tem relatos que a versão XSX piorou também, eu joguei ontem o jogo atualizado no meu SX, e sim, o desempenho do jogo piorou, quem tiver esse game não atualiza
Então Netto, voce que acompanha os vídeos da DF, acabei de ver que saiu a comparacão do WD Legion, o Series X perdeu outra?
Não, a não ser que vc ponha a balança os loadings mais rápidos e o Dualsense. Aí o PS5 vence.
Mas no geral, mesmos graficos, mesmo Raytracing, mesma performance, mesma resolução. Foi o jogo mais equilibrado até agora.
Isso… é o que se chama de vergonha…
Não acredito nisso amigo, não encontrei essa informação em lugar nenhum, a ubsoft nao faria um dawngrade no ps5,pois as pessoas cairiam em cima da empresa e isso agravaria mais a situação do xbox.
Aparentemente desinstalando o jogo e re-instalando a versão PS5 fica ok! Mas sem isso há problemas registados!
Vc está por fora então, tanto John Linneman o qual já condenou o ocorrido afirmando que o jogo ficou pior no PS5 quanto Alex Bataglia o qual prometeu uma reanálise após o ocorrido já se pronunciaram sobre no twitter.
Por que isso tá acontecendo? A ubsoft não se beneficiaria com nada disso. Acha que está fazendo isso pra prejudicar a versão do ps5 em comparação com a do xbox series x?
De fato foi isso wu aconteceu, agora, de isso tem o dedo da Microsoft é outra coisa. De fato também isso mancha a imagem da Dev.
Vale lembrar que este jogo tem acordo comercial com o Xbox, e na análise da DF está versão estava pior que a do PS5
Com o Patch 1.04
PS5 in Performance Mode uses a dynamic resolution with the highest native resolution found being 3840×2160 and the lowest native resolution found being approximately 2432×1368.
Xbox Series X in Performance Mode uses a dynamic resolution with the highest native resolution found being 3840×2160 and the lowest native resolution found being 1920×1080.
Acabei de jogar no meu XSX, e se a Microsoft pagou pra piorarem a versão PS5, esqueceu de avisar pra não piorar a sua versão kkkkk que trabalho porco da Ubi
Na vrd ela piora aqui e melhora ali, antes o jogo rodava com resolução dinâmica quase igual ao PS5 mas com problemas pra fixar os 60fps, chegando a ter quedas abaixo dos 50fps enquanto que o PS5 nestes momentos fixava o Fps em 60. Agora eles baixaram ainda mais a resolução dinâmica (1080p) no XSX pra poder manter a performance estável em 60fps Mas conseguiram deixar a versão do PS5 que já era superior tanto em performance como em resolução média. Foi um bola fora da Ubi
A ubisoft já fez isso na geração PS4/Xbox one. Por que não faria de novo? Na oportunidade, o contrato dela com a Microsoft “não deixou” The Division rodar melhor no PS4.
O que eu faço com isso? Me nego a comprar jogos da empresa… Ao meu ver não são nada de mais e uma empresa que faz isso por dinheiro, está claramente comprando uma briga com consumidores que estão na outra plataforma. Como não dá pra eu brigar com ubisoft, simplesmente não compro os jogos deles, que por sinal não fazem falta alguma, pois estão pra lá de genéricos.
Confirmada essa história, jogos da Ubisoft aqui em casa só usados a partir de agora, inclusive o WD Legion que eu ia comprar já está fora da lista
O AC Valhalla eu já tinha desanimado por parecer uma porcaria, e não estou falando isso por conta desse episódio, estou interessado no WD, mas novo já era e sem comprar DLC como fiz no Odyssey, sou só um mas vai somando
Já vi muita baixaria nessa industria mas isso aí já é demais