Sim, é verdade… A tecnologia do submarino trazia um sistema de controlo, mas ele era tão pouco intuitivo que o trocaram por um simples controlador de Xbox.
O USS Colorado é o mais recente submarino de ataque da classe Virginia e foi colocado ao serviço na base de submarinos de New London, no Connecticut. E sendo o mais avançado da sua classe, possui uma peça muito pouco convencional: Um controlador Xbox.
Tal como anunciado Septembro os novos submarinos estão equipados com mastros fotónicos que substituem o antigo periscópio. Estes possuem câmaras de alta resolução que podem rodar 360 graus, dando a imagem aos monitores do submarino. Ora o previsto para controlar estas câmaras era uma espécie de joystick so estilo do encontrado em helicópteros, mas estes foram considerados pesadões e pouco jeitosos, e o usado para os trocar foi um controlador.
Qual? Aquele que consideramos ser um dos melhores de sempre. Um controlador de Xbox 360!
A Marinha até gostou da troca uma vez que o custo deste periférico sai bem mais barato que o inicialmente previsto. E dado que os marinheiros já se ajeitam tão bem com eles, a situação torna-se outro sobre azul.
A Marinha não é no entanto pioneira nestas coisas. Em 2009 o autor de Wired for War , P.W. Singer deu a conhecer que o exército tirou ideias da industria dos videojogos, criando controladores que em tudo eram similares aos das consolas. A explicação foi que desta forma o exército possuia “uma geração já treinada no seu uso. E assim porque usar algo diferente onde ainda temos de treinar para usar?“
Fonte: USA Today