Em causa a afirmação “75% dos britânicos apoiam a compra da Activision”, resultante do que foi dado a conhecer pela CMA.
Os media tem vindo a encher manchetes com a afirmação “75% dos britânicos apoiam a compra da Activision”. Uma afirmação, que se revela como deturpada.
Esta afirmação surge na sequência de a CMA ter dado a conhecer que, após receção de e-mails que se pronunciavam sobre a aquisição, 2/3 dos mesmos eram com argumentos a favor da aquisição, sendo que apenas 1/3 apresentou argumentos contra a aquisição.
Ora aqui está o que se denomina de “busílis” da questão. Porque aquilo que a CMA solicitou não foi uma sondagem sobre a opinião das pessoas face à aquisição, mas sim, que as pessoas apresentassem argumentos a favor e contra a aquisição. Para perceberem exactamente o que foi questionado ao público, este artigo da IGN explica bem a situação, e deixa perceber claramente que a ideia era perceber de que forma poderia haver benefícios e/ou prejuízos com a compra, algo que não precisava forçosamente de ser respondido por britãnicos. Aliás tudo era recebido por e-mail e não era necessário identificar a morada ou país de residência do emissor.
A pergunta foi direcionada ao público em geral, pelo que os e-mails recebidos vieram um bocado de todo o mundo, e nesse especto, o que ali se encontra nem sequer representa os Britânicos. E o que se torna claro é que o que estava em questão não era uma votação, ou sequer uma sondagem, mas sim uma recolha de argumentos sobre os impactos da aquisição. Daí que a maior parte dos e-mails terem sido argumentos a favor da aquisição nem sequer significa que os argumentos apresentados a favor tenham sido melhores do que os contra. Quer apenas dizer que mais pessoas que desejam a aquisição do que as que são contra se deram ao trabalho de escrever em massa para a CMA, no sentido de tentarem aprovar o negócio.
Eis o texto exato da CMA quando veio falar dos e-mails recebidos:
A 14 de outubro de 2022, a Autoridade da Concorrência e dos Mercados (CMA) publicou uma declaração emite em sua página de caso sobre a aquisição antecipada pela Microsoft Corporation (Microsoft) da Activision Blizzard, Inc. (Activision) (a Incorporação).
2. Solicitamos respostas do público à declaração de problemas da CMA com um prazo de 28 de outubro de 2022. Recebemos mais de 2.100 e-mails durante este período.
3. Este documento fornece um resumo de alto nível das opiniões que recebemos do público. Não é um resumo exaustivo e não incluímos qualquer material recebido que não esteja relacionado à nossa investigação de fusão
3.1 O publicação deste resumo não representa de forma alguma um endosso pela CMA dessas exposições.
Resumo das opiniões de membros do público
4. Dos 2.100 e-mails que analisamos, cerca de três quartos estavam em favor da Fusão e cerca de um quarto foram amplamente contra a Fusão. Nenhuma opinião clara foi expressa a favor ou contra a fusão por um pequeno número de respondentes.
Como o ponto 2 refere, o recebido foram respostas do público. Em lado nenhum refere que foram Britânicos! E realmente, pelo que deu para perceber nos fóruns, houve muitos não britânicos que enviaram e-mails.
Como se deixa claro, no ponto 3.1, o resumo não implica que a CMA esteja a favor ou contra o exposto nesses e-mails. E isto porque a intenção era recolher dados contra e a favor, não ver qual dos lados é mais participativo no processo.
Acima de tudo esta situação de forma alguma pode ser encarada como um inquérito, uma vez que a escolha da amostra não foi aleatória, e os participantes escreviam por sua iniciativa, sendo que, de uma forma natural, os fans da parte interessada se mostraram mais participativos. Daí que a maioria ser para um lado ou para o outro, torna-se irrelevante.
Basicamente o que poderia ser dito é que 75% dos e-mail recebidos eram a favor da Aquisição. Isso sim, seria algo factual! E isso foi o efetivamente divulgado pela CMA.
Agora dar a entender a coisa como se está fosse uma sondagem, e falando dos mesmos como representando a opinião dos Britânicos, quando na realidade o que tínhamos eram participantes voluntários, e de todo o mundo, é algo que está totalmente deturpado.
Eu consigo facilmente imaginar que ao menos uns 3 desses e-mails possam ter vindo de Portugal!
Outros tantos da “Terra Brasilis”, recheados de boçalidades “impropéricas” que o Google Translate teve dificuldades pra traduzir… sim, brasileiro não é lá muito afeito a saber inglês! Ou seja, “muitos britânicos”! 😂
Isso tudo, fora considerar que só quem se manifesta é suficiente para já representar algo global. Uma péssima amostra estatística para representar um todo.
Sendo a afirmação de que “75% dos britânicos aprovam a aquisição” um falso silogismo, ou falsa equivalência,
pois nem todos os que se manifestaram são britânicos, e nem todos os britânicos se manifestaram.
Quem foi que espalho essa bobagem ai de 75%?
Foi o windows central ou windows club? Os dois?
Como disse a Microsoft tem um excelente departamento de marketing. Isso não é por acaso, mas planejado.
Foi o mesmo que andou a votar com 500 contas diferentes em jogos PlayStation para ganhar o jogo pcmanias do ano.
Ninguém vota aqui nunca votou com 500 contas diferentes. Tenho várias metodologias para detectar votos duplicados, incluindo reconhecimento de proxys, mac adresses de routers ou placas de rede, definições de hardware dos computadores, browsers, IPS, etc. Quando algo passa e eles não são detetados a tempo e são bastantes, a votação é anulada.
Para além do mais a votação aqui é meramente uma brincadeira para se perceber os gostos dos leitores, não sendo um prémio, e nem uma votação reconhecida.
Eu sei sr Mário, ok não foram 500 foram 407 🤓.
Não se pode exagerar um bocadinho!
Não andava por aqui essa época, que me lembre… mas Rui, só valeria se fosse aquilo que você queria que ganhasse? Rapaz, deixa a vida seguir sem ranço, tenho certeza que tem sites por aí onde sempre ganham jogos da MS em votações. Agora, se fores “ironizar” em coisas alheias saibas que além do ranço que transpareces aindas atenta a ofender a integridade alheia, e isso só fica feio pra você que anda a frequentar um ambiente que julgas inidôneo mas do qual sempre insiste em participar. Só revelas mesmo o teu caráter e de mais ninguém.
Eu nesse ano votei no Ace Combat 7 jogo disponível tanto na ps como na xbox, eu tou me a lixar para quem ganha essa votação.
Eu sei o motivo de ter comentado.
Eu adoro os Ace Combat. Creio que os tenho todos!
Mas daí a alguma vez ter votado num jogo desses para jogo do ano…
Pessoalmente votei no Gears 5.
O Rui deve ter se emocionado com você agora, Mário! 🤣
Você é o cara, Rui! Sabe tudo! 😂
Como o Mário sempre fala: é um “bi-dente”
Guardaste na lembrança pra soltar isso aqui em momento oportuno? Isso soa a rancor, Rui. Foi a isto que me referi, de quando é isso pra você ficar a remoer em pleno 2023?!?! Ace Combat 7 é de 2019. Estás com isso entalado de desde antes da pandemia, Rui? Isso é só um Hobby, são preferências. Cada um gosta do que quer. E ninguém vai me obrigar a gostar, por exemplo, de Bloodborne, Sekiro e afins só porque foi jogo do ano… Vida que segue!
Um bocadinho… Mas passar as 499 é que não. 😝
Tem uma forma de burlar isso com emulador de androide Sr. Mario!
Inclusive cada janela com ip e navegador diferente, pode até simular navegador desktop.
Da para abrir 10+ abas simultânea, com proxy, ip, mac adress, etc, com 1 domínio androide próprio.
Há formas de burlar tudo Andy.
Por isso é que já anulei votações. Porque depois há formas manuais de visualizar padrões de votação que permitem suspeitar de burlices, e quando suspeito anulo.
O que é triste dado que a votação aqui não conta para nada, e se isso passasse seria sempre um resultado burlado e nunca uma realidade. E isso seria apenas um conforto para o burlão que por uns minutos se regozijaria da realidade alternativa em que gosta de viver. Mas que só existe na sua cabeça!