O foto realismo está à porta. É abri-la e deixa-lo entrar!
Os exemplos do que se pode fazer com o Unreal Engine 4 estão aí… e cada vez há mais, e mais impressionantes. Eis alguns dos melhores exemplos!
E o meu favorito:
Tendo em conta que com o Nanite a complexidade da cena não é relevante, e que o Lumen permite ray tracing na iluminação, o futuro realmente promete!
Lembro-me de ver demos impressionantes do UE4 mas na realidade nunca vi nada com aquele nivel de detalhe in-game, numa tech demo, na maioria das vezes esta não tem o input do jogador e corre numa máquina acessível a muito poucos.
No caso do UE5 dou-lhe o benefício da dúvida, mas se um motor “genérico” já faz isto, imagino um motor dedidcado vindo dos estudios first partie da Sony.
Eu, ao menos, vi “Matrix Awakens” rodando na minha frente no meu PS5, e é simplesmente impressionante! Recomendo fortemente se ainda estiver disponível e se ainda não testou que baixes e veja com os próprios olhos.
Onde será que está o Bruno uma hora dessas…
Não sei. Ele referiu que tinha que estudar, mas a realidade é que ele saiu daqui numa altura em que se discordou da sua opinião.
Daí que ou algo mudou na vida dele, ou ele era daqueles que só está bem quando é reverenciado, mas quando discordam dele e se entra em discussão, não fica à bronca.
Pois é, infelizmente ele não aceitou bem algumas discussões onde foi refutado… Lembrei porque o artigo de hoje tem relação com as últimas discussões que tivemos com ele aqui, onde ele afirmou que a nova geração não conseguiria a qualidade esperada sem nem ver a coisa em prática e que estava decepcionado, que deveriam adiar o lançamento dos novos consoles em um ou dois anos.
Como já foi explicado nunca há uma data ideal para se lançar…
Se as consolas fossem lançadas agora teria a curva de aprendizagem reiniciada, e estariam obsoletas face ao que já há no PC.
Qualquer que seja a altura há vantagens e desvantagens.
Muita coisa impressionante ainda a se ver desse Unreal! Essa cena da progressão da enchente é quase perfeita! E essas andadas em floresta num VR seriam demais!
É preciso esclarecer pra alguns colegas que nem tudo que é visto rodando unreal 5 é algo realtime que é o apropriao pra games, pois animações pré-renderizadas lentamente (uso em filmes) e rapidamente (uso na arquitetura) podem também ser feitas no Unreal, e tudo o que é pré renderizado pode contar com mais polígonos que algo para realtime, pois este último precisa manter a fluidez em tempo real e é limitado pela máquina que o roda.
Outros demos ainda muito soberbos:
https://www.youtube.com/watch?v=sPUvHmL9lkQ
https://www.youtube.com/watch?v=z9i77WbNu54
https://www.youtube.com/watch?v=BZzKQWrKJ3g
https://www.youtube.com/watch?v=64fKI4UWkWc
https://www.youtube.com/watch?v=Wj48Yqnm0ZM
https://www.youtube.com/watch?v=yUBjjyx1qc4
Exatamente, eu ia comentar isso, no vídeo do Landslide é algo que é impossível nos consoles atuais de ser feito em um jogo, eu não li como foi feito, mas ali deve ser um plugin chamado Flux para simulação da água e isso que um jogo é muito pesado fora os outros tipos de processamento que existem.
Enfim o futuro é promissor, mas como o Galvão falou acima eu sou meio cético que um jogo atinja esse nível de realismo e simulação nessa geração.
Daniel… Bastava eles aplicarem aquilo em tempo real numa cutscene e já te babavas.
Não precisas de meter isso no jogo. Isso era o ideal, mas há muitas formas de enganar os olhinhos.
Fico imaginando o Gears 6, vixe…
Até porque a The Coalition é conhecida por ter muita expertise com Unreal Engine.
Potencial jogo impressionante.
Mario uma dúvida saindo do assunto do artigo. Recentemente um canal aí de tecnologia, falou sobre os cloks variáveis do ps5, caso houver um modelo de meia geração deveria tirar essa variação do console. Acha que foi uma ideia inteligente da Sony ter essa variação ? Poderia me dá uma breve explicação.
Não tem lógica alguma um Ps5 funcionar de forma diferente de outro Ps5. Eles precisam ser sistemas que fazem as coisas de forma idêntica.
Qual canal de tecnologia você fala? Não vai me dizer que você acompanha aquela fraude do Detonando Gueek?
Esse mesmo amigo, ele é um canal bom no geral, porém quando se trata de console, principalmente do ps5, parece não querer aceitar certas questões que a prática mostra, preferindo assim ficar na tal logica teórica.
Na questão de Pc e software ele entende bem e explica no canal, na área de hardware de Pc tbm tem grandes conhecimentos. A questão está na área de hardware de console que falta alguns conhecimentos a mais sobre. Com isso o que sinto, é que ele não entende por completo o hardware do ps5 ou dispensa a voltar a trás ,e admitir que errou em algumas questões sobre.
Meu amigo, esse cara se confunde com coisas básicas de Hardware. Não é base pra nada! Mais um charlatão do que qualquer outra coisa.
é o mesmo perfil recorrente ai…
garantia que o xbox SX rodaria os multis melhor e deu no que deu.
Só para pegar o básico, ele ignorou completamente tudo da GPU que depende de clock, ignorou também a memória dividida e agia, assim como o veio Leadberg da DF, como se só importassem os 10GB na hora de falar da banda de memória e na hora da quantidade de RAM contava 16GB.
Outra, vou chutar, garanto pra vc que ele tb falava o mesmo do checkboarding do PS4 PRO… “PS5 vai abandonar a resolução fake, pq isso é gambiarra” pq a MS ficou um ano arrotando “true 4k”
Agora a gente sabe muito bem onde deu a “resolução fake”, que é o futuro que já chegou enquanto o “true 4k”. nem lunático do xbox ainda arrota isso.
Curioso que eles nunca fazem previsão que é o xbox vai vai copiar o “clock fake” do PS5, igual xbox copiou o “4k fake” do PS4 PRO
Eu no seu lugar tomaria cuidado em levar a sério o conteúdo deste senhor.
Veja a partir dos 20 minutos deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cIyZ00zW7ok , onde ele relata que Ray Tracing é algo tão desnecessário que nem os desenvolvedores pediram isso ao Mark Cerny.
O vídeo que ele usa de fonte diz o contrário, ou seja, o Mark Cerny relatando que Ray Tracing é uma feature tão recente que os desenvolvedores não esperavam que já estivessem nos consoles de nova geração. (legendado em https://twitter.com/hscpedro/status/1461808733286187019?s=20&t=jA1YkP9U2I_Ip6Zd-zDR-Q)
Ou seja, o sentido é totalmente diferente. O que se tem aí é uma falha grotesca de interpretação de texto, onde não se entendeu nem o básico que é a mensagem transmitida pelo Mark Cerny.
https://twitter.com/leumas_xx/status/1611918933338034176
Tu viu isso?
Eu não sei o que falar nem o que argumentar sobre isso.
Tudo que tenho a dizer… é.
Ele foi bem correto nessa análise dele. Ele tem bons conteúdos. Claro que não é perfeito
Poderia então nos explicar a metodologia da análise dele, e por que está correta?
esse cara ai, detonando quick, lembra bem o Gabriel Torres de hardware anos atrás.
ele é muito bom para quem não entende quase nada, ajuda muito essa galera… mas dai para frente é só bobagens. Fez um teste que um cooler a AR refrigerava abaixo da temperatura ambiente… ehheheh
Não se incomode, a maioria desses “especialistas” falam bobagem de vez em quando, o Leadberd e o Alex bukaka tb falam as vezes.
Sabe como vc sabe se o sujeito vale alguma coisa?
Se ele erra, depois reconhece o erro e pede desculpas, divulga uma correção com o mesmo alcance que teve o erro dele…
O Linus do linus tech tips foi um “master reiçe” que deu xilique na Internet pq o SSD do PS5 era melhor que o do PC dele
Depois alguém, os colegas dele, ou mesmo algum amigo/contato do mundo profissional chamou ele de canto e conversou com ele… o Linus depois fez um video se retratando, falando que tinha se enganado etc.
https://youtu.be/4ehDRCE1Z38
Vc nunca vai ver o Leadberg quando ficou falando groselha de Over na 5700XT para dizer que o clock acima de 2Ghz não melhorava no PS5… ver se ele se corrigiu até hoje depois de todas RDNA2 saírem com clock de 2.2Ghz ou maior?
O alex bugaga continua até hoje arrotando que o clock da GPU e CPU não fica ao mesmo tempo no máximo no PS5.
Essa gente não que corrige seus erros e não se retrata não presta.
Mas como o Alex afirma que não ficam?
Eis as palavras do Mark Cerny:
Até onde eu vi ele ainda sustenta essa groselha ai:
Ui… E ele ainda diz que o Cerny disse isso no palco.
Sabes o que é o pior?
Primeiro o Cerny não disse isso, e segundo, o que eu citei foi em entrevista exclusiva dada à DF, exactamente para lhes tentar explicar aquilo que eles perceberam mal.
Estou parvo…
Eu também acho que o formato do youtube e seu público forçam o produtor de conteúdo a tomar dois tipos de posicionamentos bastante danosos:
1) O produtor de conteúdo se vê pressionado a criar narrativas extremistas visando ganhar news. Nestes casos, qualquer discussão ponderada e sensata significa na prática perda de views. E com isso, infelizmente também se perde o senso crítico.
2) O produtor de conteúdo sente a necessidade de se vender como “oráculo na sua área de atuação”. Dizer que não sabe sobre algo é o mesmo que pedir para perder views. O problema na prática é que o produtor de conteúdo vai ser forçado a abordar sobre eventuais assuntos que não possui domínio, abrindo brechas para dizer muita informação errada.
Alguns ainda tentam agir de forma mais correta e “contornar” os dois itens que citei. Por exemplo, no vídeo de hoje do João PSX sobre o metal líquido, ele foi atrás de alguém mais especializado para explicar o que está acontecendo ao invés de sair falando do que não sabe. Achei prudente. Outros já não tem vergonha de dizer bobagens, principalmente quando o público leigo aplaude.
Sobre a Digital Foundry mesmo, os meus vídeos favoritos são as entrevistas com os desenvolvedores. Eles sim possuem a devida credibilidade para falar sobre como desenvolveram seus próprios jogos. E claro, com o acúmulo de entrevistas, podemos compilar informações realmente interessantes.
O problema do PC é que ele estupidifica.
As pessoas não percebendo o porquê das coisas e apenas aceitando as mesmas como elas são, mudas-lhes uma vírgula e já não sabem como interpretar a coisa.
Da mesma forma a questão dos Tflops. Um determinado número de Tflops obtidos com um determinado número de CUs e muita velocidade tem mais performance que os mesmos Tflops obtidos com menos velocidade e mais CUs.
Isto porque os ganhos da velocidade são lineares, mas os do aumento de CUs não.
Esse é o motivo pelo qual a PS5 se aproxima e bate a X. Mesmo que a X consiga ser superior, a performance da PS5 está mais acessível
Isto faz lembrar a geração X360/PS3. A PS3 era mais potente, mas a X360 era mais fácil de se tirar performance.
Eu ainda hoje vejo muitas pessoas a falar da PS5 como se ela fizesse overclock. Na realidade ela faz é underclock. E daí o nome Continuous Boost.
A realidade é que a Sony não voltou a falar da PS5 depois do The Road to PS5 pois o que percebeu é que o mercado não entendeu nada do que foi dito. E daí que resolveu fazer aquilo que todos percebem. Deixar os jogos falar por si!
Imagina que pretendes 60 fps num jogo.
Nem todos os cenários são iguais, e isso quer dizer que, quando apontas para 60 fps, os 60 terão de ser não o máximo que calculas, mas sim o mínimo. Ou seja, vais apontar para que os teus míninos não desçam dos 60.
A grande questão é: E os máximos?
Se já jogaste um jogo com fps livres certamente percebestes que se olhares para o céu, os fps sobem brutalmente.
Isso é consequência da frequência fixa. Basicamente a potência disponível é sempre a mesma, independentemente do que estás a calcular.
E num caso desses podes ir, por exemplo, aos 200 ou mais fps.
A questão é: qual a vantagem disso?
Na realidade… Nenhuma. Pelo contrário.
A nível térmico o GPU nunca tem descanso, pois quando o trabalho não é tão complexo, ele faz mais.
E isso quer dizer que, termicamente, o GPU não tem descanso.
Devido a isso os porcessadores PC criaram os Boost Clocks. Basicamente o GPU acelera o processamento quando atinge aqueles picos mais pontuais, de forma a não perder a performance.
Infelizmente esse método impede que essa performance do GPU possa ser considerada sempre.
A Sony pensou nisso, mas ao contrário.
Pensou num GPU para 2.2 GHz, mas em vez de o manter fixo a essa velocidade permite que este desça as velocidades quando não precisa da performance, permitindo assim gerir melhor a térmica.
Basicamente, em vêz dos Clocks subirem quando precisos, como no PC, aqui os clocks descem quando não são precisos. É exactamente o contrário do que acontece no PC.
E a isto a Sony chamou Continuous Boost. Um nome que gerou muita muita confusão e que ainda hoje gera pois as pessoas não percebem que isto foi criado para ser uma virtude e não uma desvantagem.
Acontece porém que quando um GPU é dimensionado podem haver situações muito pontuais onde a carga de trabalho colocada nele excede a de dimensionamento.
Nesses casos a ventoinha dispara, o GPU requer mais energia que não tem, sobre aquece, e caso a situação não seja ultrapassada, a máquina desliga-se.
A Sony pensou nisso também. E dimensionou o sistema de arrefecimento para mais do que o máximo previsto.
Da mesma forma, para esses casos o GPU pode ir buscar energia ao GPU caso ele não use a quota dele para tentar ultrapassar a situação.
Mas caso não possa, em vez de sobreaquecer e desligar, faz um ligeiro downclock.
Como o consumo de energia é exponencial, uma quebra de alguns MHZ chegan para diminuir o uso de energia e reduzir a térmica.
Basicamente o sistema tem vantagens. Se vai ser mantido no futuro é algo que veremos, mas nada aponta no sentido de terem sido encontrados problemas a esta tecnologia.
E graças a ela a Sony sabe que, tal como Cerny referiu, todas as PS5 se portam de forma igual e conseguem manter-se estáveis em qualquer parte do mundo. Ao contrário do que pode ser dito se os relógios forem fixos.
Desvantagens do método também existem. Pois, também como Cerny referiu, sendo este um novo paradigma, tem de se programar a pensar neste comportamento de forma a se tirar o total partido dele.
Esse é o motivo pelo qual a adoção pelo PC não deve acontecer.
Compreendo Mario. Então essa desvantagem da tecnologia por ser nova, pode ser na verdade um trunfo para o futuro dos consoles da Sony, já que ela é a única que adotou e muitos não compreendem. Inclusive deve ser uns dos motivos do ps5 em muitos jogos superar o Xbox seires x, principalmente na questão da estabilidade de quadros nos jogos. Obrigado, o Pcmanias é uma ferramenta muito boa por busca de conhecimentos de tecnologia.
A vantagem de performance não está na tecnologia em si. Está que com ela podesse subir os relógios sem problemas de térmica.
No PC nunca vai acontecer unicamente por marketing de fanático de PC…
explico:
Sai o PC APU “PS5” e os caras testam 500 jogos, tudo blz com o clock
Botam algum software, benchmark sintético, de stresse/tortura de GPU, o clock cai para 2.00Ghz e iriam fazer um circo…
Mesmo que tivesse ZERO jogos fazendo isso.
UE 5 parece estar incrivel mesmo, espero que consiga manter em um jogo o mesmo nivel dessas demo e espero ainda mais de motores frist da Sony, a começar por spider-man 2, essa geração promete.
Esta ai um motor onde se vai ver o maximo numa possível nova geração de consolas. As atuais vão fazer ainda muita coisa bonita, más nunca nesse nível ai ao menos em gameplay.