A análise a muitos dos documentos deixa severas dúvidas sobre a sua veracidade.
O Leak da Insoniac é real… e aconteceu. No entanto, será que tudo o que lá está é real, e não existem documentos inseridos pelo meio que não advêm dos Leak?
Para abordarmos este tema vamos começar por um documento onde os erros são tantos e clamorosos que a sua autenticidade fica em causa:
O que está mal nesta tabela?
Bem… muita coisa…
Porque no Leak… há outra tabela, que vou colocar de seguida:
Aqui temos dois jogos referidos em cima, SpiderMan Miles Morales, e Ratchet & Clank: Rift Apart. E os números de ambas as tabelas não batem certo!
Segundo a Sony, Ratchet & Clankl vendeu 2,742 milhões de cópias. Mas curiosamente a tabela da Insomniac só refere o valor que se encontra na internet: 2,2 milhões!
Da mesma forma, a Sony refere que a receita liquida deste jogo (receita livre de todas as despesas menos os custos de produção), foi de 145 milhões… mas a Insomniac diz que foi 81 milhões!
Curiosamente a Sony refere tambem que o Miles Morales vendeu 11.125 milhões de cópias, mas a Insomniac só refere o valor que se encontra na Internet, de 10,2 milhões. Será que o facto destes valores serem os da internet é uma coincidência? Uma coisa é certa! Não são os valores reais!
A receita que a Sony indica é de 427 milhões… mas a Insomiac refere 260 milhões… Mau, mau… alguém anda a ficar aqui com dinheiro!
Ora perante isto nem vale a pena dizer muito mais… Há aqui claramente documentos que soam a falsos! Porque os números dos dois não batem certo!
Aliás no mesmo Leak refere-se uma suposta lista de futuros títulos da Insomniac, e vemos lá um novo Ratchet & Clank… Vai-se fazer outro, ainda mais caro, quando este, segundo a tabela de cima, deu prejuízo? Está tudo maluco?
E depois repare-se na incongruência, de alguém que não sabe fazer contas. O valor de Break Even é o numero de vendas que se tem de efetuar para que a receita seja igual à despesa! Podemos ver isso, por exemplo, no calculo sobre um suposto SpiderMan 3, onde o jogo custaria 385 milhões a ser realizado, e teria de vender 5.5 milhões de cópias. E efetivamente 5.5 milhões de cópias a 70 dólares cada, dá 385 milhões.
Mas na Insomiac alguem desaprendeu a fazer contas. Porque no Wolverine o custo será de 305 milhões, com um Break Even de 5 milhões de cópias. Só que 5 milhões de cópias a 70 dolares são 350 milhões e não 305. Alguem anda a fazer desaparecer dinheiro, ou são apenas incompetentes a fazer documentos internos? É que se o são, foram-no duas vezes, pois o SpiderMan 2 tambem refere um Break Even de 5.5 milhões para um custo de 315 milhões… E como já vimos, 5.5 milhões de vendas a 70 euros são 385 milhões e não 315 milhões.
Demasiados erros!
E verdade é que perante isto coloco em causa todos os documentos que encontro! E um dos que coloco em causa é este:
Para começar, a estrutura do documento!
O documento pode ser verdadeiro… mas se o é, foi feito por um novato nada experiente nas lides das apresentações. Isto porque tenho o curso de Formação de Formadores, ou seja, recebi formação para dar formação, incluindo a pessoas podem posteriormente dar formação, e uma das coisas que se ensina nestes cursos sobre técnicas de bem explicitar e apresentar e chamar a atenção, é que as apresentações devem ser limpas, concisas, e com os pontos relevantes bem assinalados.
Claro que isso não quer dizer nada. Há de tudo em todos os sítios, mas o certo é que este documento está longe do profissionalismo deste outro:
Para além de o primeiro documento não ter um fundo completamente limpo mas com padrões (que nem sequer são alusivos à Sony, Insomniac ou PlayStation) e de possuir demasiada informação no segundo slide, é engraçado que para se fazer ressaltar o relevante, os pontos em destaque estão… num amarelo ligeiro. Isto apesar de estarmos a falar de pontos que revelam potenciais ameaças à continuidade do negócio.
Mas mais ainda… o documento refere ameaças à Sony, ou pelo menos à Playstation… Mas o documento em lado nenhum refere ser confidencial… e o único logotipo presente nele (na segunda imagem)… é da … Insomniac!
Pelos vistos, os receios da Sony, agora discutem-se nas apresentações da Insomniac. Em vez dos seus funcionários analisarem a sua própria empresa, no seu ramo de atividade, analisam os riscos da empresa Mãe.
Mas há mais dados que me fazem duvidar do documento, nomeadamente o facto que, apesar de bem escrito, não contêm nada que não fosse possível de ser escrito por qualquer pessoa que acompanhe diariamente as noticias. Basicamente, este documento da… Insomniac (e não da Sony)… refere potenciais danos à Sony causados pelas políticas da Microsoft. Tanto que, até poderia ter sido escrito por alguém… da Microsoft.
Acho igualmente curioso que o documento apenas refira os lados bons para a Microsoft, e que os pilares da Sony estão ultrapassados, não fazendo referencia aos contrapontos como o o sucesso de vendas da PS5, ou a estagnação das subscrições do Gamepass, ou a as estratégias que se podem usar para se combater.
Mas como o documento não é da Sony, e é da Insomniac… também vale o que vale!
Note-se que não quero dizer com isto que os receios da Sony face à Activision não sejam efetivamente aqueles. O que se questiona é a autenticidade do documento, não que esses possam ser os receios da Sony, pois o conteúdo é lógico e até já abordamos esses potenciais receios aqui. Mas aquele logotipo da Insomniac no documento quase parece ter sido colocado para se colar o documento ao Leak, e lhe dar credibilidade, quando na realidade acaba por ser a parte que, para mim, retira a credibilidade toda.
Nota a 21/12/2023
Será de se esclarecer que de forma alguma este artigo pretende provar que os documentos de cima são falsos. A sua autenticidade ou não é algo que se desconhece.
O que o artigo chama a atenção é que há dados incongruentes no primeiro e situações que não se compreendem no segundo.
E se alguém pensou numa potencial ordem cronológica trocada como potencial explicação para o primeiro quadro, ela não explica as incongruências pois as proporções vendas /receita continuam erradas, bem como os cálculos do Break Even.
No segundo caso parece estranho que receios da Sony sejam abordados num slide da Insomniac, e escrito de uma forma que só enaltece a concorrência sem referir contrapontos.
Que os documentos podem e provavelmente são verdadeiros, é uma realidade. Mas que ficam questões por responder com eles, também é uma outra realidade.
Uma coisa que me esqueci de referir no artigo são os custos de produção dos jogos, que me soam a um total e completo absurdo.
39 milhões para o Remake do SpiderMan? Um jogo PS4 que corre na PS5 sem alterações e ao qual apenas se meteu RT e trocou a cara do ator. Absurdo!
E o custo do SpiderMan 3 alcançar os 385 milhões. Isto são orçamentos de filmes de Hollywood de topo, como a Guerra do infinito. E valores que, em caso de insucesso, podem arruinar uma empresa. Altamente questionáveis!
Tambem fiquei intrigado com os valores de produção Mario, mesmo incluindo o marketing seria um investimento muito alto(mesmo para o homem aranha que tem potencial de venda enorme) se flopar pode ser o fim do studio.
Notem que eu refiro questionáveis, não falsos! Porque não sei! Mas dado que o documento tem outras incongruências, tudo é questionável nele, e os valores parecem muito altos!
É um risco do caraças produzir jogos a esses valores. A possibilidade de um flop não pode ser descartada, e com a concorrência a produzir AA e a dar de borla, investir em qualidade sim, mas nestes valores parece-me loucura!
Ontem, estava a debater precisamente este assunto com um amigo.
156 milhões de dólares para o Miles Morales parece-me um investimento astronomicamente irrealista. Especialmente considerando o PS5, que tem um kit de desenvolvimento extremamente acessível para quem já está habituado à geração PS4.
A única explicação plausível para tal custo seria o desenvolvimento do jogo num tempo recorde, mobilizando milhares de profissionais para trabalharem em simultâneo. No entanto, como se costuma dizer, ‘nove mulheres não fazem um bebé em um mês’
Recordo que o Miles não era sequer full price…
Mas se os jogos custam isto, como a Microsoft tira lucros com 25 milhoes de assinantes no Gamepass e a meter 50 jogos novos por ano?
De fato, se essa situação for real, mais cedo ou mais tarde, essa bolha acabará por estourar.
Há um leak do impacto nas receitas do meter os jogos no PSN extra e premium… É uma quebra brutal!
Off: A Série X já vai a 339 na Best Buy nos EUA. As vendas devem estar mesmo más….
A gente não sabe se o Gamepass está ou não estagnado nos 25 milhões de usuários que você fala.
Amanhã eles podem vir a público anunciar um aumento, quem sabe até expressivo, e você vai arder.
Coloque esse número como questionável assim como colocou o orçamento do jogo.
Exatamente… Ou seja, amanhã eles podem vir a público dizer que são 35… ou 15!
Ninguém sabe! E daí que se usa os 25 pois é o ultimo número oficial!
Porque se vamos abordar um tema não vamos especular nem que subiu… nem que desceu… Vamos usar o ultimo número oficial!
Daí que assim ninguém arde… pois é oficial, e o único dado real que há!
Ou podem nem vir caso o número esteja abaixo dos 25, fica a dica!
Marketing. Acredito que ao menos 1/3 ou quem sabe até metade do valor gasto foi com marketing. Tinha propaganda em todos os cantos, seja TV a lojas de rua e meios de transporte.
E esse para mim é justamente o grande problema. Não basta fazer um bom jogo, precisa divulgar. Isso torna o negócio muito mais arriscado. E se os números do PC são verdadeiros, confirma que não divulgar seu jogo prejudica em muitos as vendas. Porque 65k para o Sackboy é uma piada, por mais nicho que seja.
o bom do marketing de exclusivos é que não é todo ele na conta do jogo não.
uma boa parte dessa grana do marketing de jogo exclusivo acaba sendo dinheiro do marketing do próprio console.
marketing de exclusivo playstation acaba sendo marketing do console e da marca playstation também
Fora que tudo que o jogo fatura é faturamento do playstation
Realmente você tem um ponto válido. Existe a possibilidade dos dados serem falsos e espero que sejam. Uma pena que a Sony nunca vai se pronunciar sobre o assunto.
O problema é que os vídeos vazados têm cara de reais, aí o que vai junto ganha certa credibilidade… Mas concordo com o Mário, muita coisa ali não faz muito sentido, tanto essa questão de valores, quanto a persistência pra sequência de uma IP “flop”, e até a IP Xmen após 1 Wolverine, e as datas de lançamento, tudo chega a ser questionáveis.
O leak é real… o que acredito é que hajam documentos metidos no meio que não são reais!
A tabela da primeira imagem do artigo é que só pode ser falsa, pois ela não bate certo com o resto do leak. E o documento dos receios da Sony, apesar de ter uma lista de receios reais, tambem me parece falsa, pois a existir, seria um documento confidencial interno da Sony /Playstation, e não uma apresentação da Insomniac.
Só pra deixar claro, eu não quis dizer que você disse que todos os pontos que citei eram incongruentes, alguns pontos que citei são mera opinião exclusiva minha, essas opinião apenas derivam um pouco dos seus achados. Eu acredito que você tem razão, pois alguma coisa ali não bate ou soa muito realista.
Todos não… acredito que o grosso seja real. O que me parece é que alguém aproveitou e meteu ali pelo meio umas coisitas adicionais inventadas.
OFF:
Vídeo de análise do Demo do Tekken 8 – PS5
https://www.youtube.com/watch?v=qdxlfgmqJro
O jogo tem resolução dinâmica de saída entre 1080p e 1440p.
Apenas fiz análise de resolução nas cutscenes pois durante as batalhas a HUD atrapalha o algoritmo. Terei que esperar a versão final do jogo para ser se é possível desligá-las.
O frame rate é bem estável, ficando quase sempre em 60 FPS.
O jogo apresenta um ghosting bem sutil na cena abaixo curiosamente apenas nas partes que estão sobre a água ( veja o sapato e a saia):
Já nessa outra cena podemos perceber um ghosting na mão do lutador que deixa um rastro no seu rosto ( gif animado com qualidade reduzida ).
Lembrando que esses ‘ghostings’ são muito imperceptíveis e são notados analisando frame pro frame.
Muito bom tiohildo. pra jogo assim o mais importante é o fps cravado a 60fps e inputlag baixo para melhor resposta. Uma coisa que as empresas de consoles precisam agir se não quiserem perder uma parcela do público que joga Fg é arrumar alguma forma de baixar o inputlag do jogo. No pc com monitores 240hz ou mais o inputlag fica bem próximo de “zero”.
O Tekken 8 eu já fiz minha pre order ^^
Sim, jogo de luta é importante. A nova geração veio com tecnologias pra diminuir input lag. Depois veja um vídeo do NX gamer. Ele fez vários testes.
Infelizmente eu não tenho ferramenta de input lag, mas está no meu radar.
Essa parte pra testar inputlag é complicado pelo visto. Quando saiu sf6 a DF chamou um cara que é bem conhecido na FGC pra ajudar nessa parte.
Uma coisa que eu venho percebendo é que quanto maior a resolução maior o inputlag e muita gente não sabe explicar isso.
Hum… Não sabia dessa questão de resolução.
A que você acredita dever-se esse ghost Hildo? É do FSR, blur, efeito de animação?!?!
Então, eu suspeito que seja algum upscaling temporal. Se for mesmo é muito bem feito pois o ghosting em vídeo é muito difícil de se perceber ( bem diferente do Robocop por exemplo )
Ainda não tive tempo de ver o teu vídeo… Tem sido dias complicados…
Ok Mario. Consegui melhorar a parte de detectar as resoluções corretamente, mas ainda tem alguns casos que não fica bom. Enfim, pelo menos a maioria fica bom. Continuo o refinamento.
Ps: comprei o Alan wake 2. Estou jogando ainda e pretendo fazer uma análise se o FPS melhorou. Como não tenho capturas do patch antigo, vou ter que comparar com a análise do vg tech.
Ps: pode ser um anti-aliasing temporal também, pelo que pesquisei.
[OFF] Aliança entre Akatsuki e Sony para jogos e outros: (Akatsuki tem provável participação em Rise of The Ronin)
https://www.gematsu.com/2023/12/akatsuki-enters-into-capital-and-business-alliance-agreements-with-sony-and-koei-tecmo
Aparentemente alguns documentos foram forjados mesmo. inclusive vi pessoas falando sobre isso no twitter. Pelo visto, fanboy n tem limites
Eu estou a ler sobre isso também. Há indicação de que realmente há documentos forjados pelo meio.
O que me espanta mais não é a possibilidade de ter documentos falsos, e sim o comportamento da imprensa em geral. Não vi um único jornalista sequer questionando ou apurando a veracidade dessas informações, tudo foi publicado como verdade incontestável. Não é à toa que essa profissão caiu em descrédito há muito tempo, simplesmente quase não há mais profissionais nesse ramo, a competição se resume por quem posta primeiro e ganha mais visibilidade.
Estes slides do “industry shift” falando da Microsoft e ActBlizz são de lascar.
“Momento da ameaça: Pós aquisição Microsoft ainda vai colocar seus jogos no gamepass.
A compra prova de valor estratégico em jogos live service,mobile e no PC.
O ecossistema compreensivo da Microsoft aliado aos serviços pode ser um arma de dominância.
Os pilares da Sony estão datados frente a competição.
Expectativas de jogos premium permeia um modelo insustentável. ”
Sabe o que eles deixam de impressão?
Impressão de medo e incertezas.
Eles quem?
A Insomniac?
Mas sim, esse é o receio global… O motivo pelo qual os reguladores de todo o mundo andaram em cima deles!
Eles deixam = os slides.
Quando mencionamos algo que antes já falamos a respeito, pelo ao menos no português PT-BR, podemos nos referir ao que falamos na 3a pessoa do plural, omitindo e sem citar novamente e diretamente o que foi dito.
O que lá está são os receios que podem advir de uma situação destas para uma empresa concorrente. São receios generalizados que se aplicariam a qualquer empresa na mesma situação.
O curioso é isso estar a ser discutido como um receio da Sony… num slide da Insomniac, quando a discussão deveria ser ou da Playstation, ou da própria Sony. E sendo algo sensível e meramente interno, o documento deveria estar marcado como confidencial.
E quanto a Portugues BR eu não domino! Só PT PT! Aqui um camião é um camião e não um caminhão, e as televisões são a cores, não são em cores. Daí que não dialogando em PT-PT não esperes que adivinhe, muito menos, quando eu na moderação não vejo a sequência de mensagens!
Não acha possível a diretoria da Imsoniac ter acesso a documentos de uma vertical mais alta da empresa compartilhado com eles ?
O vazamento foi de 1.7 Terabytes. Isso é massivo. O número de documentos está na casa dos milhões.
Pouco provável que a direção partilhe receios internos com os funcionários… Mas se, por um motivo estranho qualquer isso acontecesse, esses documentos teriam o logotipo da PlayStation ou Sony, não da Insomniac. A Insomniac faz jogos, as questões estratégicas não são nada com eles.
E no meio de 1,7 Terabytes alguém fazer um documento que não estava lá é desafiar as pessoas a irem encontrar uma agulha no palheiro. O documento passa por real.
Mas não tentes arranjar justificações. Basta que me digas duas coisas de forma justificada que tudo fica explicado:
1 – Porque motivo um documento que aborda receios da Sony, e do futuro da PlayStation, é exibido com o logotipo da Insomniac?
2 – Porque é que uma empresa de programadores de videojogos está a discutir assuntos de gestão interna da Sony?
Se responderes a isto, dá continuidade à conversa pois há motivos para discussão. Senão puderes vamos concordar que estes slides não fazem sentido nenhuma, que foram provavelmente colados ao Leak.
Ninguém sabe o que a diretoria de um estúdio sabe ou não sabe de sua organização mãe.
Voce não acha que a Bethesda não tem dados compartilhados do Xbox ?
Ou que a Activision também possa ter nessa altura do campeonato também ?
Ou quem sabe qualquer estúdio da XGS ?
Lembre-se que esses documentos todos são eyes-only pela própria limitação de visibilidade de compartilhamento.
Não precisam de ter um carimbo vermelho escrito classified neles.
Provavelmente esses dados todos são visiveis a diretorias e o jurídico.
Tu dás voltas e voltas a tentar chegar onde não consegues.
Mas fica o esforço.
Agora mesmo que todos possamos acreditar que a cozinha possa ter conhecimento de questões do foro interno da direção do hotel, certamente teremos dificuldade em ver um PowerPoint com os dados dessa discussão com um logotipo do restaurante em vêz do do hotel.
Você está preso nisso tudo por falta de logotipo da empresa em slides internos ?
Já fiz apresentações
A gerência interna com slides simples, sem logos, e com uma cor de fundo que nem representava as cores da empresa.
O que valeu foi o conteúdo e cronograma exposto.
Proximo argumento….
Não… Estou porque apanhei uma série de contradições num slide do qual nem falas, e que mostra poderem haver slide falsos.
Daí que quando vejo um slide com uma discussão da gerência do hotel com um logotipo da cozinha questiono: porque raio a cozinha faz um powerpoint com questões que não lhe dizem respeito.
Não é um slide da direção… É deles, porque é logo deles que lá está.
E se é para alguém aqui ignorar os factos para fazer vingar a sua opinião de qualquer maneira, não há mais conversa.
ou algum fanboy da MS fez esses slides fakes para engajar gente como vc.
afinal, tem que sustentar as crenças dos fieis
Ou talvez, alguém esteja assumindo uma postura frágil de negacionismo a respeito. Porque sua torcida feita time de futebol so lhe permite fazer e falar isso.
Não te parece que para dizeres isso deverias explicar primeiro as incongruências dos slides?
Tens resposta às duas questões que coloquei?
Porque sem elas, insistir na veracidade de algo que soa a incongruente faz parecer que quem está a defender o clube de futebol és tu!
E repito o que já disse. Não duvido absolutamente nada que os receios daquela lista tenham sido discutidos na Sony. O que duvido é da veracidade do documento em si!
E quanto à tabela da Insomniac consegues explicar as incongruências citadas no artigo. Porque quem coloca um… Coloca dois.
O cara fala que é fake “””porque sim””” e eu que sou da torcida organizada de futebol ?
Ah faça me o favor !
Dei minha opinião acima.
Boas.
Sim, deu sua opinião. E como sempre, seletiva. Afinal um ex funcionário não teria acesso a essas informações no caso do acordo da Arkane Lyon com a Marvel. Mas esse “vazamento” cheio de incongruências, vale mais, porque sim, né rapaz?
É só caso a minha opinião não seja a mesma de vocês que é “seletiva”.
Agora quando coloco porquês , ifs e interrogações no final de sentenças aí não. É Problema.
Naquele caso do Blade havia alguma possibilidade daquela pessoa ter contato com o contrato se nem na Arcane trabalhou ? É outra situação totalmente ímpar.
E Sr Mário antes de me falar que não há mais conversa… provavelmente já fantasiando em me silenciar.
Já pararam para pensar que pode haver uma ordem na qual as apresentações são dispostas. Um viés cronológico ? No qual ver uma apresentacao mais antiga e comparar com uma de dados mais recentes induz a pensar que há ” dados falsos”?
Ou não passou na cabeça de vocês?
Respondendo pela ordem.
O problema dos teus ifs e interrogações é o eles fugirem ao ponto para desviar a coisa para outro lado.
Naturalmente que ninguém sabe se os slides que refiro neste artigo são verdadeiros ou falsos. Mas que os mesmos têm incongruências grandes e parecem ter sido plantados lá no meio por alguém com outras intenções, isso parecem.
O primeiro pelos motivos todos colocados no artigo, como números de vendas erradas, receitas erradas e contas erradas. Aquilo ou foi feito por um idiota que passou interiormente informação errada ou é falso.
O segundo porque, apesar de ninguém duvidar que aqueles receios tenham sido discutidos na Sony, estão apresentados de uma forma que só enaltece as virtudes de se possuir a Activision, e que inclusive refere que os pilares da Sony, com uma das suas gerações de maior sucesso de sempre, lucros e adesões históricas estão ultrapassados.
Como disse no artigo, parece escrito por alguém não da Sony… Mas da Microsoft.
Com uma apresentação pouco profissional, fala de receios da empresa, algo que a ser referido seria feito numa reunião com acionistas ou altos dirigentes e não algo espalhado aos sete ventos pelos estúdios para os funcionários verem.
Mas o pior aqui é que os slides nem foram feitos pela Sony, foram feitos pela Insomniac, o que se comprova pela ausência do logotipo da Sony ou PlayStation, mas a presença do da Insomniac.
E a pergunta coerente ê: Porque raio a Insomniac discute potenciais problemas da empresa mãe, tendo a iniciativa de criar uns slides daqueles?
Sem dizer que é falso, há aqui muitas incoerências que tu te estás a recusar existirem. Mas perante um outro documento que parece ser falso, porque achar estranho que este também possa ser perante tanta incongruência?
Passando à questão da pessoa, ninguém sabe se o que ela diz é verdade ou mentira. Mas o que ela diz explica o silêncio da Arkane, Microsoft e Disney sobre a situação. Nenhum confirma nem desmente, e a Disney refere que isso está nas mãos da Microsoft, dando a entender que a situação não está fechada.
Basicamente a explicação do senhor, enquadra-se aqui, e explica o que se passa. Apesar que pode sim senhor ser mentira! Mas que explica… Explica.
No entanto, com os dados do acordo dos Xmen e Wolverine com a Sony revelados, vemos que as exigências da Marvel são pesadas, pedindo 6 milhões de cópias vendidas. E perante isso, mais credibilidade o senhor tem pois a Microsoft não tem essa facilidade de garantir tanta venda. Muito menos quando a sua Xbox series X já se vende nos EUA a 336 dólares, e mesmo assim perde numa proporção de quase 2:1 para a PS5 com preço inalterado.
Quanto ao silenciar, não sei se o pensares isso é trauma teu, fruto de algum pai ditador ou algo assim. Mas o não haver mais conversa era apenas entre ti e mim, pois se eu sustento o que digo com argumentos e tu apenas os ignoras, a conversa é inútil e não justifica mais.
Quanto às apresentações, sim há ordem cronológica. Já se pensou nisso: a da Insomniac parece ser pós lançamento do Spider Man 2, a da Sony é pós Miles Morales, ou seja mais velha… E com os valores de venda e de receitas… Mais altos.
Mas mesmo que a ordem fosse outra as receitas estão erradas. No Ratchet a diferença de vendas é de cerca de 524 mil unidades, mas a de receitas é o dobro. No Spiderman a diferença é 900 mil unidades, mas a receita é de mais de 160 milhões.
Não há cronologia que explique isto, e nem as contas mal feitas para os break evens.
Por isso passou-nos pela cabeça. A ti é que não te passou pelos olhos!
Sei nem como vc tem paciência, Mário…
Não sei como poderiam torcer para que esse vazamento seja verdadeiro. Isso seria um enorme problema para fãs da ms, pois acham que ela é empresa que pratica caridade de gastar quase 400 milhões num jogo para lancar no gamepass?
Sobre Blade, pode ficar tranquilo, que não estou na torcida para que seja multi. Pelo que todos viram, não será nada que façam os “donos de PS5 venderem seu console pra comprar um Xbox”.
Éder… O Leak é real, não confundas as coisas. O que está em causa são apenas os dois documentos que estão no website. E isso devido às incongruências que possuem!
Mas mesmo eles podem ser verdadeiros, apesar que se o são, o primeiro foi criado por um idiota com dados errados, e o segundo não se consegue explicar como aparece com o logotipo da Insomniac quando a questão nada tem a ver com eles.
off- ps5 chegou a casa dos 50 milhões.
Pelo o que eu vi levou uma semana a mais que o ps4 mas isso acredito eu que por falta de estoque mesmo.
muitos apostam que só não foi antes devido a pandemia que afetou o estoque de componentes
Um grande videogame, merecia mais, pois sua line up em 3 anos, atrevo a dizer, está bem superior ao que se teve no PS4, sobretudo em qualidade. Um grande console. Estou bastante satisfeito com ele, e esse fim e começo de ano então, está um arraso!
OFF: Horizon Forbidden West Sales “Flatlined” After Joining PS Plus, Leading to Projected $85 Million Loss in Retail Revenue (gamingbolt.com)
É engraçado como demoraram para perceber isso. Até hoje há quem diga que eleva as vendas.
Só eleva as “vendas” de assinatura, se elevar…