Lançamento de Spider Man 2 no PC pode indicar uma mudança de estratégia da Sony

Apesar que poderemos estar a falar de algo sem fundamento o lançamento de Spider Man 2 no PC teve curiosidades que dão o que pensar.

Falar sem conhecimento interno de uma situação é uma situação perigosa. Mas aqui é isso que vamos fazer.

No entanto não podemos deixar de achar curioso o que se passou com o lançamento de Spider Man 2 no PC.

Ao contrário do que é normal em qualquer jogo, Spider Man 2 não teve direito a pré reservas, e também não teve direito a qualquer marketing sem ser o trailer inicialmente mostrado em Outubro. Mais ainda, a Sony não referiu nada sobre os requisitos do jogo no PC, e a página do jogo no Steam não estava disponível em todas as regiões.

Basicamente tudo se passou como se a Sony não desse qualquer importância a este lançamento, e como se o volume de vendas do jogo no PC não se mostrasse relevante.



E isso pode muito bem ter algum significado. Vamos analisar alguns factos!

Em Março de 2024 a Sony anunciou que a Playstation tinha gerado uma receita de 27.5 biliões de dólares. E desse valor, apenas $730 milhões advinham de receita de vendas no PC. Basicamente estamos a falar de uma receita que é apenas 2,65% da receita total gerada pela consola.

Naturalmente que, como se diz na gíria portuguesa, isto “é melhor que um pontapé no cu”, mas mesmo assim um valor demasiadamente pequeno face ao potencial dano que o lançamento de jogos no PC pode causar à consola. Apesar que 730 milhões, diga-se o que se disser, é dinheiro.

A Sony já veio referir que não está verdadeiramente preocupada com a potencial perda de utilizadores para o PC, mas isso pode muito bem estar a ser repensado com o lançamento das nova Nvidia, que a baixo custo permitem performances muito superiores às de qualquer consola.

E uma outra realidade que se tem vindo a assistir é que a cada novo lançamento no PC o numero de cópias vendidas cai. Muito provavelmente porque a proteção dos jogos Sony não existe, e as cópias piratas proliferam facilmente.

Basicamente o que se sucedeu é muito estranho, e sem explicação, e nesse sentido não se pode deixar de colocar a possibilidade de a Sony estar a repensar a sua estratégia no PC, ou no mínimo a reduzir custos na plataforma. Seria algo que explicaria a situação.



Naturalmente não vamos colocar a situação aqui como uma realidade, mas apenas uma possibilidade que explicaria o sucedido. Mas se alguém tiver uma explicação melhor para o sucedido… os comentários estão aí para isso mesmo!

 



Subscreva
Notify of
guest
19 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Leite
Felipe Leite
17 de Fevereiro de 2025 7:52

Como finalmente a guerra de consolas chegou ao fim, eu me sinto a vontade para voltar a comentar!
Mário, como sempre, nunca deixei de acompanhar diariamente o site!

Vamos lá, acredito que o real interesse da Sony no PC, foi ralo abaixo com o tapa de realidade que levaram com os jogos como serviços. Acredito que toda a estratégia de lançar jogos no PC tinha como objectivo final arrebanhar jogadores para os jogos como serviços, que têm no PC o grande mercado.
Como desses jogos só helldivers 2 teve sucesso, os outros foram cancelados ou foram um flop bizarro como Concord, o mercado PC perdeu o interesse real da Sony.
Agora, é ver se realmente voltam a atenção para o que os consumidores querem ou se continuam a tentar redescobrir a pólvora.
Essa geração é de longe, mas mesmo de longe a pior geração em termos de jogos.
Consigo contar nos dedos, os jogos que realmente me deram prazer em jogar.
Espero que tomem juízo e voltem a fazer jogos, que no final das contas é o que faz a diferença.

Deto
Deto
Responder a  Felipe Leite
17 de Fevereiro de 2025 16:02

Não tem como saber, mas talvez a Sony tenha visto que o pessoal do PC não dá valor para jogos do playstation e é hater do playstation

Eu acho que com o circo que fizeram do Login da PSN no PC a Sony percebeu que os caras no PC em primeiro lugar são haters do playstation e não vale a pena lançar jogos lá se os caras não querem aceitar que é “playstation” ?

Veja que todo mundo percebeu que só fizeram circo com Login da PSN, ninguém fez circo com Login da rockstar por ex nem fez circo quando começaram a exigir login da Live no Minecraft

Veja, os caras no PC fizeram um circo com Login da PSN, pegaram os dados roubados da Insominiac e fizeram mod para o dados roubados rodarem no PC

Imagine a ótica japonesa, imagina o japones produzindo algo para um consumidor que não respeita o produto dele

Se fosse um norte americano, certeza que não ligaria pq “está ganhando dinheiro”, mas talvez japones prefira falir que vender seu produto para alguém que não respeita o produto dele

Porque para mim, no PC eu só vi desrespeito com a Sony… Talvez os japoneses da Sony tenham visto isso também?

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
17 de Fevereiro de 2025 9:22

O novo presidente( poxa que tempo pra arranjarem alguem pra liderança
hein) disse que quer dar continuidade a essa politica das duas plataformas. Então é o que é.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Fevereiro de 2025 11:50

Não estou falando do Hermen, nem do interino anterior. Falo do presidente recém empossado. É um Jim Ryan 2.0 basicamente.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Fevereiro de 2025 13:20

Falou basicamente que quer continuar essa inclusão com o PC.
Não disse nada em detalhes não. Nem aprofundou em nada não.

O que me leva a crer que vai continuar como está hoje em dia mesmo.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Fevereiro de 2025 15:25

Aí eu não sei Mário.

Juca
Juca
17 de Fevereiro de 2025 17:11

Não acho que vão repensar estratégias como deixar de lançar no PC, e acredito ser irrelevante qualquer ato que não seja voltar com os exclusivos. E qualquer castigo é pouco para quem desvaloriza seus próprios produtos pela mera ambição de ganhar um pouco mais. Boa sorte com isso, Sony!

Hennan
Hennan
17 de Fevereiro de 2025 18:13

Toda a estratégia da Sony no PC é uma vergonha. Seja a falta de marketing, a ida e volta da psn obrigatória, a velociadade absurda dos lançamentos, entre outros problemas. Mas realmente, o descaso com Spiderma2 foi em outro nível. Além de um port ruim. A única coisa que pega contra a sua teoria é o fato que a Sony anunciou que não será mais obrigatório ter conta da psn para jogar seus games no PC. Acho que não fariam isso se fossem desistir.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Fevereiro de 2025 19:40

Realmente é uma possibilidade bem plausível. Engraçado que é a Microsoft vai de uma vez pelo caminho contrário.
https://www.vgchartz.com/article/463989/phil-spencer-says-xbox-showcases-will-now-feature-logos-for-all-platforms-a-game-will-release-on/
Se faltava algo, agora não falta mais. Enterraram o caixão e cobriram de cimento.

PauloKaufmann
PauloKaufmann
17 de Fevereiro de 2025 23:48

Eu me pergunto o que se passa na cabeça da Sony ao lançar jogos no PC dessa maneira! É óbvio que não vai vender nada! Ela anuncia os ports do nada, em uma publicação no X, sem marketing nenhum, na maioria das vezes como no re-remake do The Last of Us lançou totalmente bugado e o pior, lança 2 anos depois a preço cheio! E ela ainda espera que venda alguma coisa! Se for pra lançar jogos no PC, faça isso direito! Lance Day One, faça um marketing decente e realmente invista na plataforma! Se não for assim, é melhor nem lançar!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PauloKaufmann
18 de Fevereiro de 2025 9:33

Lançar Day One? Não, ela não vai matar o Playstation como a Microsoft fez com o Xbox. Isso é uma completa loucura. Enquanto o PS existir e vender, nunca que ela vai soltar Day one no PC. Seria trocar os clientes que mais compram jogos por clientes que menos compram jogos.

Last edited 2 dias atrás by Sparrow81
Andrio
Andrio
18 de Fevereiro de 2025 11:37

Eu tenho minhas dúvidas se a Playstation voltará aos trilhos como antes.

Off Jim Ryan tirando os números na sua gestão só fez caquinhas.

https://x.com/Genki_JPN/status/1891646492730945618?t=Gt4DeGDKtJRldpxCUYkfDw&s=19

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andrio
18 de Fevereiro de 2025 13:47

A questão é: Jim Ryan já saiu. Por que não deram o cargo de liderança da PS Studios pro Yoshida? Ele parece nada satisfeito com a aposentadoria.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
19 de Fevereiro de 2025 1:06

Porque quem decide a coisa é a vontade da maioria dos acionistas ordinários da empresa, não a sensatez. E muito provavelmente o Yoshida não era o perfil do homem pra anunciar GaaS e jogos de PS no PC e depois ser aposentado antes de concluir a vontade deles ou muito menos tivesse uma visão desse tipo. Inclusive, não entendo a força e manutenção do Hulst na atual posição. Apostou em jogos errados e está cancelando e adiando projetos sob sua responsabilidade, sendo hoje o principal culpado na ativa da diminuta leva de jogos first party do console.

error: Conteúdo protegido
19
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x