A Microsoft publicitou e promoveu bem a sua consola no Japão. Mas mesmo nos locais mais concorridos, os jornalistas que cobriam o lançamento eram mais do que os compradores.
Apesar de ter traçado grandes objectivos para o mercado Japonês, este parece estar mesmo de fora das possibilidades da Microsoft. Por muito que promova a sua consola a mesma não parece interessar minimamente aos nipónicos. É algo que historicamente sempre foi assim, e que parece que se mantém nesta geração.
As imagens que se seguem são da Yodobashi Camera, que é A LOJA, onde se comprar consolas em Toquio. Trata-se de uma grande cadeia que normalmente é arrebatada por longas filas em tudo o que é lançamentos, sendo que a loja se preparou para este novo lançamento como sempre.
Mas uma hora antes da abertura a fila estava como se vê na foto:
A realidade alterou-se entretanto, e poucos minutos antes da abertura o aspecto era este:
Dificilmente poderemos dizer que se trata de uma enchente de pessoas, particulamente porque apenas as que estão dentro do cordão são as que pretendem adquirir a consola, e as outras estão apenas à espera da abertura da loja para outras compras ou em conversa com os presentes.
Curiosamente o autor das fotos mostrou ainda o exterior de uma outra loja bastante popular, a SOFMAF que apresentava o seguinte aspecto:
De acordo com o Yahoo, a situação repetiu-se por todo o país, com os jornalistas a superarem os compradores, referindo, sem citar o nome da loja, que uma das principais cadeias de Toquio só apresentava 1 único comprador.
Eis o aspecto de algumas das maiores cadeias japonesas, de acordo com uma compilação do website Japonês Inside-Games.
A Microsoft resolveu agradecer aos fans com uma promoção que durará até 31 de Dezembro e que inclui junto com a consola a oferta de 6 meses gratuitos de Live.
Como comparação, no Japão a PS4 vendeu 320 mil unidades no seu lançamento e o aspecto das lojas era o seguinte.
E já agora, no lançamento da Xbox 360, que se deu bem melhor que a actual Xbox One:
MAS…
A situação poderá não estar perdida para a Microsoft. Durante o lançamento a Microsoft fez uma maratona promocional de 24 horas. E ela foi assistida por… 237 mil pessoas.
E quanto questionadas sobre o que acharam, os resultados foram muito bons:
- Foi muito bom: 72.5%
- Foi bom: 11.6%
- Foi médio: 7.1%
- Não foi grande coisa: 1.9%
- Foi mau: 6.8%
Quem sabe a Microsoft não tenha conquistado aqui grande parte destes 237 mil espectadores? Afinal uma consola não se vende só no dia de lançamento.