Sem pompa ou circunstância, o jogo apareceu à venda na XBox.
Apesar de não serem conhecidos os contornos do negócio, a Kojima Productions adquiriu à Sony os direitos sobre o IP Death Stranding. E no mesmo dia que anuncia isso o jogo é lançado pela 505 Games na Xbox, bem como no serviço Luma da Amazon.
O IP e o seu futuro, estão agora totalmente nas mãos de Kojima, sendo que este prepara um filme baseado no jogo.
Com jogo fora da Sony, não se descarta a possibilidade de o jogo poder aparecer igualmente nas consolas da Nintendo.
Apesar da compra, Death Stranding 2 continua a ser anunciado como exclusivo Playstation 5.
É algo até justo, num mundo ideal, todo criador deveria ser o verdadeiro dono da sua criação, embora saibamos que numa IP dessas há muita criatividade colaborativa vinda de muitas pessoas, direta e indiretamente. E no fim, o Kojima é basicamente aquele que dá ideias gerais e dirige a coisa.
Interessante é a Sony ter liberado a IP quando o presidente da Sony, não faz muito, queixava-se que tinham poucas IPs…
Kojima também é dono do IP OD que até o momento está sendo desenvolvido em parceria com a Microsoft e também é dono do IP novo jogo de espionagem que está sendo feito em parceria com a Sony.
Ou seja, Kojima deu a volta por cima. Pena que seus dias nesse ramo estão próximos do fim
Não acho que estejam próximos, Netto. Veja, por exemplo, o Clint Eastwood, que teve produções ainda mais prolíficas na “melhor idade” e ainda faz coisas até hoje… fora que se o sujeito não for egoísta, busca e prepara seus sucessores para o continuismo de seus projetos.
Kojima ainda tem muita lenha pra queimar se a questão for só a idade. Pena não poder fazer um MGS de despedida como deveria. De qualquer modo, espero que elo consiga trazer narrativas “fora da caixa” como de costume, e que consiga trazer inovações para o mundo dos games.
Salvo engano meu
Ele mesmo (Kojima) deu a entender que esse jogo de espionagem que ele tá produzindo será seu último trampo na indústria
O último até ele voltar novamente..
De verdade eu acho que o IP já tinha participação do Kojima. Acho que ele só comprou a parte da Sony se tornando de fato o dono do IP.
Grande jogo e tem sido bem recebido no Xbox pelo que se mostra, eu acho engraçado que os Fanboys falam mal por anos desses jogos e quando lançam nas suas plataformas eles os abraçam, caso igual aconteceu com Sea of Thieves no Playstation.
Hype pela sequência e já tô rejogando pra relembrar as mecânicas de gameplay e narrativa
O que me deixa mais intrigado é que a Engine do jogo é da Sony e fico curioso em saber como foi a negociação pois o Kojima chega e diz: “Quero comprar a IP desse jogo cujo a engine também é de vocês e que em teoria não gastei 1 centavo para usá-lo “
Pelo que especulam na Internet era um contrato de 5 anos da Sony com o Kojima. Então o contrato chegou ao fim e se existe uma sequência é porque a Sony está satisfeita.