Jogos AAA sem sucesso no iPhone

Os jogos AAA não estão a vender nos smartphones da Apple.

O iPhone foi pioneiro na experiência, talvez porque os seus utilizadores estão mais habituados a pagar pelos jogos, de lançamento de diversos jogos AAA que corriam nativamente no telefone.

Some-se a isto a intenção da Apple de promover os seus telefones como alternativa às consolas e alguns produtores resolveram lançar os seus títulos nos telefones da Apple, tendo a Capcom, a Kojima Productions e a Ubisoft suportado a iniciativa.

Assim, Resident Evil 4, Resident Evil Village, Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage foram lançados para iOS, e vendidos a 50 euros a unidade.

O resultado… Um real flop, conforme mostra a tabela de vendas que se segue:



Death Stranding, foi o jogo com mais sucesso, mas mesmo assim as vendas ficaram abaixo de metade das estimativas. No global o jogo com maior sucesso face às estimativas de vendas foi Assassin’s Creed Miragem, mas no entanto tendo apenas vendido 3000 cópias.

A percepção que fica é que, claramente, este tipo de jogo não é o que mais agrada aos possuidores de smartphones. Há quem refira que a questão passa pelo preço, mas no entanto isso não parece um verdadeiro obstáculo pois o preço acaba por ser inferior ao das Consolas e PC, e a experiência oferecida no smartphone é total, sendo que caso os jogos interessassem não parece haver um real motivo para não venderem.

Apesar de o motivo das más vendas não é claro, o que fica como certo é que as vendas foram baixas e desincentivadoras, levando a questionar o sucesso real que pode ter um serviço como o Gamepass nos dispositivos móveis.

 



15 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
8 de Julho de 2024 12:08

Acredito que o público desses jogos já esteja nos consoles e no PC. Além disso, imagino que ter sido lançado num segundo momento ao invés de day one possa ter ajudado no resultado “chinfrin”. Não acredito que o preço tenha sido algo de grande contribuição nisso.

eduard08
eduard08
Responder a  Juca
8 de Julho de 2024 19:01

Eu penso um pouco como tu e mais, acredito que o tamanho dos jogos que é necessário para os instalar e um “travão” para quem está habituado a instalar jogos ate 2/3gb, so o resident Evil 4 ocupa cerca de 30gb quando instalado completamente, mas precisa de cerca de 60gb durante a instalação e para isso e preciso ter memoria disponivel o que pode nao ser o caso pra muitos e depois so os iphone 15 pro e pro max podem correr o jogo o que limita ainda mais o numero de jogadores potenciais
Eu por exemplo ja os tenho instalados no meu iphone (a versao de teste) desde que os jogos sairam e ainda nem os experimentei pois a maioria do tempo quando posso jogar nao tenho um comando comigo (o que é fundamental para mim para jogar estes jogos) e quando tenho o tenho a mao quase sempre tenho as minhas consolas ou a Legiao Go tambem comigo e la a escolha nem se faz, prefiro muito mais jogar numa consola ligada a minha tv que no meu telefone

Juca
Juca
Responder a  eduard08
8 de Julho de 2024 21:46

A quantidade de iPhone que rodam também é outra grande limitante.

Hennan
Hennan
8 de Julho de 2024 12:10

Alguém se ver jogando um game desse estilo no celular? Talvez por um preço bem acessível, 10 dólares ou menos, vendesse algo. Ainda assim, poucos terminariam o jogo. A tentativa da Apple de entrar nesse mercado foi uma atitude desesperada de quem não tinha nada para apresentar. Nem eles tinha esperança.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Julho de 2024 15:17

Acho que se eles vendessem um joypad próprio (desses que se acopla ao smartphone) e espelhassem o game numa tela maior poderiam atingir mais algum público. Mas o sucesso dessas coisas é uma incognita, veja, o switch faz enorme sucesso ao que se propõe. Mas não necessariamente todos vão ter sucesso, mesmo o steamdeck que tem uma legião de fãs não deve ter vendido grande coisa comparado com a base existente de jogadores da Steam ou mesmo ao Switch… Sucesso é complicado.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
8 de Julho de 2024 19:57

Mas o sucesso do Switch está nos games. Se a Apple focasse em desenvolver games para plataforma, provavelmente teria sucesso no longo prazo. Só não sei se compensa o investimento.
Se o objetivo for realmente entrar no mercado, o melhor caminho seria adquirir vários estúdios mobile e criar uma parceria com a Nintendo para games específicos. Mas levaria tempo e dinheiro.
A verdade é que eles tem zero interesse nesse nicho. Só fizeram a propaganda por falta do que mostrar.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
8 de Julho de 2024 15:37

Como é aquela história, cada um no seu canto acho eu que é assim. Assim como os nomes ja dizem, jogos móbil faz mais sucesso no mobile, e jogos AAA fazem mais sucesso nas consolas e Pcs. Estes AAA nunca vai ter muito sucesso no mobile, porque o conforto de jogar tal jogo no mobile não é dos melhores etc.

Derhel
Derhel
8 de Julho de 2024 15:55

Realmente acho que é mais um tiro ao lado, por parte da Apple.
Eu tenho um joypad, onde se encaixa o tlm, fica igual a uma nintendo switch, e mesmo assim não tenho pachorra para esse tipo de jogos. Prefiro jogar emuladores, jogos arcade, tipo bubble Bobble, 1943, double dragon ou um dos meus preferidos o super pang, jogos onde gastei muito dinheirinho na minha adolescência e que ainda hoje gosto de jogar.

Deto
Deto
8 de Julho de 2024 16:57

Esse ai é o público que o Phill e sua trupe fantasiavam que iriam assinar Xcloud para jogar Halo, Gears, Forza e agora COD, doom, fallout…

Só comprovou o que eu já dizia, xcloud no celular já nasceu morto.

SE derem COD no Iphone de graça talvez tenha o dobro de downloads que esses jogos tiveram de compras.

Deto
Deto
Responder a  Deto
8 de Julho de 2024 23:38

falando nisso, novo comercial do xbox:

https://x.com/Xbox/status/1810381884666556688

e o exército amestrado comentando que é o futuro, “game changer” bla bla bla como sempre.

iphone que fatura mais em jogos que o Xbox flopou lançando jogos de console.
Mas “agora vai” com o firestick… Minhã mãe comprou um firestick 4k segunda geração, para poder usar wifi6, e não vê a hora de jogar COD no xcloud (ironia)

Quero ver por mais quanto tempo eles, o Phill e sua trupe, ainda irão encher o saco com essas groselhas e desistirem para virar third party de uma vez?

Acho que vai até 2027…

Last edited 5 meses atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Julho de 2024 8:57

Mas é o que o caminho que a Microsoft está trilhando. Claramente ela já abandonou os consoles e só vai dar suporte até o final desta geração porque é obrigada a isso.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
9 de Julho de 2024 10:00

Provavelmente o outro aparelho dela será uma espécie de* Steam Machine ” com Windows.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
9 de Julho de 2024 10:31

Ou seja, mais uma bosta descartável.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Julho de 2024 15:44

dava até para fazer comercial com “xbox portátil”

vai viajar?

Desliga o xbox, pega o firestick e bota no Bolso…. quando chegar no destino pluga o firestick na TV e sai jogando.

error: Conteúdo protegido