Os jogos AAA não estão a vender nos smartphones da Apple.
O iPhone foi pioneiro na experiência, talvez porque os seus utilizadores estão mais habituados a pagar pelos jogos, de lançamento de diversos jogos AAA que corriam nativamente no telefone.
Some-se a isto a intenção da Apple de promover os seus telefones como alternativa às consolas e alguns produtores resolveram lançar os seus títulos nos telefones da Apple, tendo a Capcom, a Kojima Productions e a Ubisoft suportado a iniciativa.
Assim, Resident Evil 4, Resident Evil Village, Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage foram lançados para iOS, e vendidos a 50 euros a unidade.
O resultado… Um real flop, conforme mostra a tabela de vendas que se segue:
Death Stranding, foi o jogo com mais sucesso, mas mesmo assim as vendas ficaram abaixo de metade das estimativas. No global o jogo com maior sucesso face às estimativas de vendas foi Assassin’s Creed Miragem, mas no entanto tendo apenas vendido 3000 cópias.
A percepção que fica é que, claramente, este tipo de jogo não é o que mais agrada aos possuidores de smartphones. Há quem refira que a questão passa pelo preço, mas no entanto isso não parece um verdadeiro obstáculo pois o preço acaba por ser inferior ao das Consolas e PC, e a experiência oferecida no smartphone é total, sendo que caso os jogos interessassem não parece haver um real motivo para não venderem.
Apesar de o motivo das más vendas não é claro, o que fica como certo é que as vendas foram baixas e desincentivadoras, levando a questionar o sucesso real que pode ter um serviço como o Gamepass nos dispositivos móveis.
Acredito que o público desses jogos já esteja nos consoles e no PC. Além disso, imagino que ter sido lançado num segundo momento ao invés de day one possa ter ajudado no resultado “chinfrin”. Não acredito que o preço tenha sido algo de grande contribuição nisso.
Eu penso um pouco como tu e mais, acredito que o tamanho dos jogos que é necessário para os instalar e um “travão” para quem está habituado a instalar jogos ate 2/3gb, so o resident Evil 4 ocupa cerca de 30gb quando instalado completamente, mas precisa de cerca de 60gb durante a instalação e para isso e preciso ter memoria disponivel o que pode nao ser o caso pra muitos e depois so os iphone 15 pro e pro max podem correr o jogo o que limita ainda mais o numero de jogadores potenciais
Eu por exemplo ja os tenho instalados no meu iphone (a versao de teste) desde que os jogos sairam e ainda nem os experimentei pois a maioria do tempo quando posso jogar nao tenho um comando comigo (o que é fundamental para mim para jogar estes jogos) e quando tenho o tenho a mao quase sempre tenho as minhas consolas ou a Legiao Go tambem comigo e la a escolha nem se faz, prefiro muito mais jogar numa consola ligada a minha tv que no meu telefone
A quantidade de iPhone que rodam também é outra grande limitante.
Alguém se ver jogando um game desse estilo no celular? Talvez por um preço bem acessível, 10 dólares ou menos, vendesse algo. Ainda assim, poucos terminariam o jogo. A tentativa da Apple de entrar nesse mercado foi uma atitude desesperada de quem não tinha nada para apresentar. Nem eles tinha esperança.
Acho que se eles vendessem um joypad próprio (desses que se acopla ao smartphone) e espelhassem o game numa tela maior poderiam atingir mais algum público. Mas o sucesso dessas coisas é uma incognita, veja, o switch faz enorme sucesso ao que se propõe. Mas não necessariamente todos vão ter sucesso, mesmo o steamdeck que tem uma legião de fãs não deve ter vendido grande coisa comparado com a base existente de jogadores da Steam ou mesmo ao Switch… Sucesso é complicado.
Mas o sucesso do Switch está nos games. Se a Apple focasse em desenvolver games para plataforma, provavelmente teria sucesso no longo prazo. Só não sei se compensa o investimento.
Se o objetivo for realmente entrar no mercado, o melhor caminho seria adquirir vários estúdios mobile e criar uma parceria com a Nintendo para games específicos. Mas levaria tempo e dinheiro.
A verdade é que eles tem zero interesse nesse nicho. Só fizeram a propaganda por falta do que mostrar.
Como é aquela história, cada um no seu canto acho eu que é assim. Assim como os nomes ja dizem, jogos móbil faz mais sucesso no mobile, e jogos AAA fazem mais sucesso nas consolas e Pcs. Estes AAA nunca vai ter muito sucesso no mobile, porque o conforto de jogar tal jogo no mobile não é dos melhores etc.
Realmente acho que é mais um tiro ao lado, por parte da Apple.
Eu tenho um joypad, onde se encaixa o tlm, fica igual a uma nintendo switch, e mesmo assim não tenho pachorra para esse tipo de jogos. Prefiro jogar emuladores, jogos arcade, tipo bubble Bobble, 1943, double dragon ou um dos meus preferidos o super pang, jogos onde gastei muito dinheirinho na minha adolescência e que ainda hoje gosto de jogar.
Esse ai é o público que o Phill e sua trupe fantasiavam que iriam assinar Xcloud para jogar Halo, Gears, Forza e agora COD, doom, fallout…
Só comprovou o que eu já dizia, xcloud no celular já nasceu morto.
SE derem COD no Iphone de graça talvez tenha o dobro de downloads que esses jogos tiveram de compras.
falando nisso, novo comercial do xbox:
https://x.com/Xbox/status/1810381884666556688
e o exército amestrado comentando que é o futuro, “game changer” bla bla bla como sempre.
iphone que fatura mais em jogos que o Xbox flopou lançando jogos de console.
Mas “agora vai” com o firestick… Minhã mãe comprou um firestick 4k segunda geração, para poder usar wifi6, e não vê a hora de jogar COD no xcloud (ironia)
Quero ver por mais quanto tempo eles, o Phill e sua trupe, ainda irão encher o saco com essas groselhas e desistirem para virar third party de uma vez?
Acho que vai até 2027…
Isto é, a meu ver, o que se chama de má publicidade, porque a entendo como danosa!
Nunca, mas nunca se diz que não precisas de um produto para aceder ao seu conteúdo. Isso é mostrar às pessoas que a consola não é precisa para nada, e mais do que isso é dizer que um produto bem mais barato, oferece a mesma coisa.
A publicidade poderia, quando muito dizer que os jogos Xbox estão agora tambem acessíveis no Firestick… mas daí a dizer de forma aberta “Não precisas de uma XBox para jogar os jogos Xbox” é a meu ver cravar uma estaca no coração da consola!
Mas hei… o que eu percebo disto?
Mas é o que o caminho que a Microsoft está trilhando. Claramente ela já abandonou os consoles e só vai dar suporte até o final desta geração porque é obrigada a isso.
Provavelmente o outro aparelho dela será uma espécie de* Steam Machine ” com Windows.
Ou seja, mais uma bosta descartável.
dava até para fazer comercial com “xbox portátil”
vai viajar?
Desliga o xbox, pega o firestick e bota no Bolso…. quando chegar no destino pluga o firestick na TV e sai jogando.