O jogo está a ser realizado pela MachineGames, uma das equipas da Zenimax adquiridas pela Microsoft, mas a exclusividade não é garantida.
Ao que tudo indica, e tal ainda não é confirmado pois a compra da Zenimax ainda não está fechada oficialmente, a Xbox vai ganhar um exclusivo que poderá ser de peso. Um jogo da saga Indiana Jones que usará o motor popularizado por Wolfentein, o IDTech 5.
O jogo terá a produção executiva de Todd Howard, conhecido pela série Elder Scrolls, e terá o envolvimento da Lucas Films.
A história será original e passar-se-à no auge da carreira de Indiana Jones!
Até ao momento tudo o que temos sobre o jogo é um pequeno teaser trailer, que não nos mostra sequer nada ingame, e não tem ainda data de lançamento.
Certo, certo, é que quando for lançado, ele estará disponível para PC e Xbox, e certamente disponibilizado dia um no Gamepass.
Eis o trailer:
— Bethesda (@bethesda) January 12, 2021
Será este jogo exclusivo ou não?
Apesar que, até prova em contrário, vamos considerar este como vindo a ser um muito provável exclusivo Xbox (e tal está no título da notícia), há vários indícios que apontam no sentido de que poderá não o ser.
O primeiro passa pelas afirmações de empresas do grupo Zenimax, que não garantem que os seus jogos sejam exclusivos da Xbox, indicando que tal será analisado “numa perspetiva jogo a jogo”.
Ora a partir do momento que isto é referido, fica no ar e em aberto a possibilidade de este jogo não o ser. E porque? Um dos motivos é que a Disney, e a Lucasfilms games estão metidas ao barulho, pois se estas empresas sempre lidaram com multi plataformas. Naturalmente, dependendo do que foi pago, a exclusividade pode ser uma realidade, mas não é garantido. Aliás o Franchising Indiana Jones não foi o único negociado pela Disney, e os restantes foram todos para equipas que garantidamente são multi plataforma (Ubisoft e EA).
Recorde-se que atualmente o interesse destas franquias detidas por terceiros é que elas alcançem o maior público alvo possível. Temos como exemplo o MBL The Show, um ex exclusivo PS5, que continua a ser realizado pela Sony San Diego, mas que passará a ser multi plataforma, uma vez que a MBA, detentora dos direitos do baseball pretende alcançar o público em geral. Assim, o jogo continuará a ser realizado pela Sony San Diego, mas não exclusivamente para a Playstation.
Nesse sentido, tendo a Disney cedido os direitos de Indiana Jones à Machine Games, não se pode descartar a hipótese de este ser multi plataforma…
Outro fator é que a existir uma exclusividade Xbox, ela teria de ser paga pela Microsoft… É questionável se a Machine Games, ou a Zenimax, que nesta fase ainda não pertencem à Microsoft pois o negócio não foi ainda aprovado, terá pago um acordo de exclusividade Xbox. Apesar que muito dificilmente o negócio poderá ser travado, a realidade é que ele ainda não ocorreu pois as entidades necessitam de analisar a legalidade do mesmo face a aspetos concorrenciais e legais. E sem essa luz verde e efectivação, a Zenimax e as suas empresas não podem agir como se já pertencessem à Microsoft.
E uma vez um acordo feito, a aquisição posterior não pode alterar o que já está acordado!
Nesse sentido, torna-se difícil de comprovar que estaremos perante uma exclusividade (apesar que, como referido, até prova oficial em contrário, a vamos tratar como tal).
Pelo que parece, a Sony não mencionou absolutamente nada sobre o anúncio do game em suas redes sociais, coisa que tanto ela quanto a Microsoft sempre fazem para o anúncio de games de grandes franquias assim, isso pode ser um indício de que será um exclusivo Xbox, ou não, vamos esperar
Maioria dos jogos de peso da bethesda para nao dizer todos, acho que vao sair so na xbox e pc, os de menos nomeada podem sair na ps, mas posso estar enganado.
Se a Bethesda assim o decidir… sim! Não pode ser é por pressão da Microsoft pois ela ainda não manda lá nada!
A questão é que nenhum desses jogos foi anunciado noutras plataformas, e para a sua criação não houve acordos com terceiros para a obtenção de licenças. E se esses acordos passaram pela criação de algo multi, esse acordo tem de ser cumprido mesmo depois da aquisição.
Isso que eu fiquei pensando, o IP é da Disney/Lucas Films like Star Wars Fallen Order feito pela Respawn/EA. Soma-se a isso o fato de esse acordo ainda ter sido feito com a Zenimax/Bethesda antes da conclusão da compra. Na vrd o que eu quero dizer é que o jogo tem tudo pra ser Multiplataformas e principalmente em virtude do PS ser uma das plataformas que mais vende games Third Party. Exemplos deste tipo não faltam, Westland 3, Psychonauts 2, The Outer Worlds, Minecraft também é um grande exemplo dessa eventual situação.
Mas sempre quando o jogo é exclusivo temporário no Xbox o PS não divulga nada, nem mesmo a página da desenvolvedora.
“Todd conhecido por ES”
depois falam que esse site é sonysta.. o mario até pegou leve… poderia ter escrito “conhecido por mentir sobre fallout 76, 16x mais detalhes, e lançar aquela bomba” LOL
tuite bem interessante de um desenvolvedor fodão, explicando que as vezes a empresa lança um GOTY na cagada, e que despejar dinheiro não transforma um estúdio medíocre em 90+
https://twitter.com/jesawyer/status/1350524546080673792
Esse Todd Howard tem um nariz de Pinóquio igual ao do Phil Spencer. Até hoje quando lembro dele, me vem a imagem de Fallout 76 na cabeça e ele criando aquele hype absurdo, sabendo que o game estava uma vergonha.
eu vi a apresentação do Fallout 76…. eu era fã da franquia, gostei muito do New Vegas, gostei do FO3… achei que deram uma cagada no Fallout 4…. ai com o 76 larguei de mão a franquia total…
na zenimax só se salva o pessoal da ID Software, justamente quem reclamava do xbox no twitter.
o que sera mais fácil… quem esta na ID software sair, ou o resto todo da zenimax ficar igual a ID software?
e se for comparar a produção somente da Insominiac vs toda a Zenimax e o valor que a Sony e MS pagaram, faz parecer que a MS quis pagar caro na Zenimax só para os seus fanboys hyparem no twitter a “grana infinita”
Exatamente! Por mais que eles tenham Fallout e Elder Scrolls como suas franquias principais, creio que a compra foi muito alta pelo o que a desenvolvedora entregou. Se perceber, a MS deve ter comprado a Zenimax para tentar alavancar o game pass no pc, pois a boa parte das franquias da zenimax, são tradicionalmente ips que são até mais consolidadas nos pcs, como Prey, Doom e Wolfestein. Eu não curto muito nada deles, onde gosto da Tango Works por conta do Mikami, mas msm assim, no conjunto da obra, a Zenimax não tenha muita coisa que me atrai, msm eu sabendo que para quem gosta de rpgs e Shooters, ela pode fazer alguma diferença. Quanto ao Indiana Jones, não creio que será nada próximo aos Tomb Raiders, muito menos à Uncharted. Duvido que esses caras entregarão um game com tanto investimento. Não digo que será ruim, mas ao meu ver, não será nada espetacular e talvez nem exclusivo seja. Eu queria que fosse exclusivo, pois a hipocrisia de alguns caixistas estariam mais latentes, defendendo games com narrativa e exclusivos ( tudo que eles dizem que não gosta) e se bobear, esse game será em primeira pessoa como Wolfestein, algo que não curto, muito menos em um game de ação e aventura.
“Os únicos bons , sao os que reclamavam da xbox ” já me ri um bocadinho, obrigado deto.
Único estúdio de excelência técnica da Zenimax era o que reclamava do Xbox.
Isso é um fato 🙂
Mas tenho certeza que com a grana da MS, sai um Fallout 5 com gráfico de Horizon Zero Dawn no PS4… Isso no Xbox série X hahahahhah
The address is syntactically valid
ISP MEO – SERVICOS DE COMUNICACOES E MULTIMEDIA S.A
Company PT Comunicacoes S.A
The domain of the email address has valid DNS records.
Mailbox validation
The mailbox for the e-mail address does not exist.
Comentário Negado
Só serão aceites comentários a utilizadores que indiquem e-mails válidos.
Você deveria ler seus comentários antes de postar hein, só uma dica
Vc pode sempre ler o XboxEra, o fórum dos caixistas banidos do ResetEra.
Lá vc sempre pode se iludir que o Halo 5 tem 10h da campanha e não 5h… Aí se alguém falar a verdade, toma ban lá do moderador “XBOX-era”
Tomara que seja um bom jogo. Se me agradar e for exclusivo, compro um Xbox.
Sem problemas.
Acredito que não será exclusivo mas será bastante provável day one no gamepass, que vendo bem a coisa terá o mesmo efeito que se fosse exclusivo.
Joguei a versão Lego do indiana Jones na x360, e é para mim um dos melhores jogos da Lego e mesmo a história do jogo foi bem captada dos filmes.
O que espero deste jogo será algo na onda de Tomb Raider, veremos é se será capaz de recriar tão bem a história do filme como o jogo da Lego fez.
A questão que referes do Gamepass é uma probabilidade, mas não uma certeza.
A questão é que se realmente não for exclusivo então o IP é da Disney e a Disney é que o controla. E naturalmente a Disney cede-o para ganhar dinheiros não para o colocar num regime estilo Gamepass. Logo a coisa poderá não ser tão clara como isso e a acontecer isso a Microsoft pode ter de chegar a novo acordo com a Disney pagando algo adicional.
Visto as novas políticas da Disney ao fazer renascer Lucasfilm Games, onde ja demonstrou que por exemplo nos jogos Star Wars que ja nao e a EA que tem exclusividade, acredito que a Disney nao vai “bloquear” um jogo destes a uma so plataforma, a parte claro se a Microsoft pagou um bom preço para isso, mas visto o mercado actual e com a Sony a dominar, nao vejo muito a Disney se privar de um mercado assim tao grande, mas se e o caso, apostaria mais numa exclusividade temporaria que definitiva
Ps: Mario, apenas um a parte, conhecias o projeto : Mara da Ninja Theory?
https://youtu.be/uM6anebkV70
Sim, já vi um vídeo há algum tempo.
Esse e um video que saiu esta semana onde falam e mostram mais sobre o projecto, pelas imagens, promete, mas tambem ainda cedo para saber no que vai dar
Gráficamente promete ser um colosso, colocando todos os recursos num ambiente fechado e pequeno. Como jogo… Teremos de ver.
Num off,é engraçado como quando levantei no Beyond 3D a questão dos problemas da X devido ao seu bus partilhado entre as memórias rápidas e lentas, o Brit, o moderador fechou o thread e acusou-me de não querer perceber as suas explicações de como a X não tinha problema nenhum.
Mas agora… Estão algumas threads a discutir como tal é problemático e que vários devs se estão a queixar de tal.
Infelizmente, apesar se participar no Beyond desde 2007, fiquei chateado com o que se passou. O Brit revelou-se fanboy, não aceitou os argumentos e fechou o thread que criei. E nesse sentido não vou participar desta discussão sobre esse assunto, sendo que continuo a afirmar o mesmo de sempre. As duas pools de memória são um problema.
Tem ouvidoria lá? Da para reclamar com a ADM?
Eu iria reclamar e explicar tudo, depois saia do fórum
Encerrava com “por isso perdi a vontade de participar do fórum”
O Beyond3D é um forúm de malta que percebe. Durante vários anos o Sebbi participava lá e tive várias conversas com ele de que me recordo em particular de uma enorme sobre anti aliasing.
Atualmente essa malta ainda anda por lá, e o fórum é uma grande fonte de informação. Mas neste lançamento decepcionou. Quando fui discutir os problemas da série X, até porque queria ouvir opiniões de programadores o que percebi foi que a coisa estava diferente, e o fanboyismo e o politicamente correcto imperavam (talvez devido às nova malta que entrou). No caso da pool partilhada, eles recusavam ver um problema, e as respostas que me davam, apesar de tecnicamente correctas não iam ao cerne da questão e rodeavam o problema.
Daí que as minhas respostas eram de que o que diziam era correcto, mas que tal não evitava o problema.
A conversa durou algum tempo, mas a determinada altura, o Brit resolveu impor-se. Acusou-me de não querer perceber, e numa atitude incompreensível, fechou o thread de discussão sobre o assunto.
Eu não insisti… Mandei-lhe uma mensagem privada a dizer que não concordava e que queria falar por voz com ele (já o conheço e jogava Halo online com ele). Ele não respondeu, e daí que eu nem o tentei contactar na Xbox. Ignorei e segui em frente.
Mas aqui na PCManias o Fernando que acompanhava a conversa até gozou a dizer que ninguém me tinha ligado nenhum no Beyond.
O certo é que passado umas semanas ele reabriu o thread pois algumas pessoas estavam a abordar o assunto em outros locais. E os programadores da ID estavam a queixar-se das pools.
Eu não participei mais… Abordei outros assuntos, mas não esse!
A realidade é que agora são várias as queixas e já se toma lá o problema como real. Mas a moderação parece mais interessada em referir possíveis soluções que não são verdadeiras soluções, mas contornar um problema sem eliminar a limitação, do que em deixar a conversa fluir normalmente.
E por isso não participo.
Mas não posso deixar de referir isto. Alertei logo para a questão, gostava de a ver debatida na altura. Sei que se vai tentar contornar o problema, mas o certo é que há uma limitação real que agora reconhecem. E eu fui quem a abordou primeiro…
Lembro desse dia que o Fernando veio aqui tirar onda com sua cara Mário. Por mais que voce estivesse errado ele não deveria ter feito aquilo. Agora todo mundo está vendo que vc estava certo!
A minha ideia na altura nem era nada de mais. Era dialogar para ver o que poderia ser feito para amenizar e perceber o que poderia criar de limites.
Mário, boa tarde
Poderia por gentileza me linkar essa conversa? Não consegui resolver esse tema na minha lógica, atualmente tudo parece “promotoria vs defesa” e no final não sai nada muito sólido
PS: dúvido muito que seja um problema tão sério mas… sempre bom facilitar a vida do Dev no melhor interesse do próprio Serie X
Como eu já referi eles não abordam o problema em si. O Brit fechou esse thread abrindo-o depois novamente e forçando-o a morrer.
O que está a acontecer é que outras temáticas estão a abordar problemas causados pela separação da memória.
Por exemplo, segue este link.
https://forum.beyond3d.com/forums/console-technology.28/
E vai ao thread do velocity engine… Eles estão a abordar diversos problemas relacionados com a divisão da memória.
Aviso que poderão haver algumas respostas que podem não ser de fácil entendimento para o leitor normal.
Sim, obrigado Mário.
Quanto às questão da lógica ela não tem nada que saber. Já houve produtos assim no passado e tiveram problemas de performance quando acediam às duas pools.
É uma questão física… Há controladores únicos a aceder que ou acedem a um ou a outro. Aceder aos dois ao mesmo tempo divide o tempo de acesso a meio e como tal corta as larguras de banda…
Sim Mário, o que não me chegou ao entendimento ainda é se a MS ao fazer isso tinha alguma solução já pronta (que seria talvez alguma engenharia de software sei lá proprietária) e que poucos haviam ainda percebido, pois não me faz sentido nenhum essa escolha, e num bate papo de gente forte assim muitos insights podem aparecer. Assim como suas explicações aqui várias vezes me ajudaram.
Antes do mais, convêm perceber que a X não tem necessariamente um problema. O que se fala aqui é de uma limitação ao uso dos valores de largura de banda totais. Mas mesmo assim as larguras de banda podem ser suficientes para a performance desejada.
Quanto ao porquê… Só vejo uma explicação coerente. A consola foi pensada para 20 GB e levou um corte à última da hora. Podem existir outras, mas se existem fica a questão do porquê, pelo que tal teria se ser bem explicado.
Sim, não acredito seja problema, mas a palavra limitação me incomoda muito quando se trata de futuro. Mas não é nada tão importante. Suporte sim.
Recentemente por conta da alta absurda do Hardware PC e um episódio que passei, me fizeram reconsiderar a compra de um Serie X por conta dos Forza que eu realmente amo e pretendia os executar atualizando o PC, mas nesse momento desisti de computador pra jogos por conta dos custos exorbitantes, no meu cálculo o Serie X está saindo um melhor negócio.
Sim, queimei a lingua feio demais.