Recorde-se que a PS5 é a consola mais vendida do mercado, mostrando claramente que o mercado consola quer jogos Single Player.
Dados vindos do roubo à Insomniac revelam a clara preferência dos jogadores Playstation 5 por jogos Single Player. Basicamente 59% do tempo de jogo nesta consola é obtido nesse tipo de jogos, sendo os restantes 41% em jogos multi, 20% dos quais em jogos Free to Play, e 21% em jogos que requerem uma subscrição da PSN.
A situação não se reflete apenas nas horas de jogo, mas igualmente no número de jogadores. Em Fevereiro de 2023 haviam 82.5 milhões de jogadores PS4 e PS5 a jogar jogos single player.
A situação pode, e certamente reflete,um dos motivos de sucesso da Playstation, e um dos motivos de preferencia da consola sobre a Xbox onde a aposta no multi jogador é claramente maior e mesmo a maioritária.
Diria mesmo que, com a Sony a já ter revelado que o média físico era o preferido dos possuidores da PS5, não tenho grandes dúvidas que o sucesso da consola se deve ao facto que a Sony, para já, ainda dá aos clientes o que eles querem, e não o que quer impor. Mas isso deixo para outro artigo!
Aliás um estudo já de 2022 mostrava a preferência do mercado pelos single player:
A Midia Research, em 2022 concluiu que, em termos médios, e abrangendo todas as plataformas, 57% dos jogadores preferiam o jogo singleplayer ao jogo multiplayer, mostrando que a tendência é geral.
A diferença deste estudo para o da Sony é que aqui os restantes 43% não mostraram preferir o multi jogador. Ali apenas 22% preferiram o mesmo, com o restante 21% a referir não ter verdadeiramente preferência.
O estudo revelou ainda que o multi é preferido pelas faixas etárias mais baixas mantendo a percentagem entre os 16 e os 24 anos, mas decaindo a favor do jogo de jogador único daí para a frente:
Basicamente o que isto mostra é claramente a imagem que todos já tínhamos. Que os GAAS nos estão a ser impingidos por serem mais lucrativos, mas não por preferência do mercado. E tal é triste e uma realidade que só teremos de aceitar se cedermos a ela. Afinal os estudos mostram claramente que não é isso que o mercado prefere, e não apostar de forma ponderada dos dois lados é esticar uma corda que pode arrebentar mal.
Termino este artigo com duas sondagens, a primeira do Neogaf e a segunda do Resetera, os dois maiores foruns mundiais de gaming, sobre as preferencias dos votantes relativamente a jogos single player ou multiplayer:
Torna-se assim relevante ter-se muito cuidado quando se afirma que os jogos multi são os mais jogados ou os preferidos. São os mais impingidos, isso sim, e não vamos confundir o desejo do mercado em passar noticias e uma imagem dos jogos que lhes interessa porque rentabilizam mais, e aquilo que são as reais preferencias dos gamers.
Aqui em casa, na última década, não joguei quase MP que me lembre, de cabeça, agora, lembro de tentar jogar Warframe, Destiny 1 e 2, TLoUs e Burnout Paradise, Gran Turismo, esses 3 últimos a parte MP apenas pra tentar platinar, sendo que TLoUs, eu desisti e não platinei. O modelo de Destiny é aquele tipo de MP MP online mais aceitável pra mim, por se tratar de uma campanha de co-op, e sem salas de lobby no geral. Outro de que me lembro jogar foram alguns do Nintendo WiiU mas todos co-op locais (MK8, Nintendo Land, Mario 3d World…). Também joguei Dreams, mas mais os cenários criados online de modo single ou fazendo sala pras crianças em co-op local.
Por gosto pessoal, prefiro single, depois co-op local, seguidos de co-op competitivos pra só depois pensar nos onlines.
No mercado Norte Americano, em termos de Playstation, em valores de vendas de 2023, os “single” também lideraram nos EUA:
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1747983264579723385
Desde que comprei a ps5 e comprei mais ou menos 2 meses depois de ter sido lançada, todos os jogos que joguei eram single player sejam eles exclusivos ou multiplataforma. Uma coisa posso dizer de forma segura, se um dia começar a perceber que o foco e a qualidade em jogos sp está a diminuir para um nível tipo starfield’s e afins é o dia que abandono este passatempo.
Acho q rende uma materia esses dados
https://twitter.com/Dream_WaIker/status/1748647237800923514
20% dos jogadores sao no gamepass.
As pessoas nao querem GP nem no jogo “day one”
Talvez seja isso q fez o Phill desaparecer… nadella botou o phill na geladeira.
Promessa do Phill para o Nadella:
100 milhoes de assinantes de GP
Mercado de 2 bilhões de jogadores com Xcloud no Celular.
O que o Phill conseguiu?
Tentando atingir esses mercados o Phill destruiu o Xbox.
Lembro de quem dizia que GP e Xcloud iriam falhar e ainda por cima destruir o Xbox
Quem falava isso era “sonysta malvadão”
Hoje eu tenho dúvidas da Viabilidade da MS virar third party ainda, de tão ruim quw está a situação lá
Posso ate supor uma Nokia 2.0, so que ao invés de serem 3 anoa para transformar a nokia em nada, xbox estudios + activision + bethesda irao virar “nada” e uns 15 anos.
Resumo: xbox acabou e vai virar third party ,o que vai fazer o apenas o xbox sobreviver mais 15 anos como third
A Sony também vai, parcialmente, virar Third… Os seus GAAS vão sair no PC e se calhar na cloud e para aparelhos móveis.
Manterá o foco na consola, mas não deixa de ser uma abertura.
Olha, eu nem ligo para GaaS… por mim pode comprometer o desempenho do PS5 para rodar em PC low end do steam com vídeo onboard e HD mecânico.
Espero que seja igual na epoca do PS3 que tinha uma parte da sony que era jogo GaaS multi.. lembro que todos floparam inclusive auhhuauhahu
Off: A Wallmart quer deixar de vender toda a média física que não tenha saida. E nesse sentido vai começar pelos jogos Xbox. Como consequência está a despachar os jogos todos a 3 cêntimos cada um. E isso inclui os mais recentes como Starfield.
preparação para o modelo Slim de xbox somente digital?
enquanto isso a sony ainda da opção para quem comprar o PS5 Slim digital comprar um leitor de Blu Ray posteriormente
off:
o tal palword, que eu nem sei o que é direito lol, saiu dia um no GP mas a maioria dos jogadores comprou o jogo no Steam
https://www.neogaf.com/threads/palworld-is-a-good-real-world-example-of-the-challenges-gamepass-faces-on-pc-etc.1666147/
Essa realidade dá o que pensar.
Não se pode negar que quando temos algo ofertado num serviço isso vai afetar as vendas. É uma realidade inegável e factual.
Mas quando vemos as pessoas a preferir a compra, temos de refletir sobre o porquê.
Uma coisa seria as pessoas aderirem no Gamepass, mas perante a qualidade do jogo, comprá-lo na mesma. Outra é as pessoas nem sequer aderirem em massa no Gamepass, e preferirem desde logo a compra.
Se o jogo fosse conhecido e muito bom, também poderiam haver justificações adicionais. Mas um jogo destes?
Isso dá a entender que o mercado está a começar a rejeitar o Gamepass, dando preferência aos mercados alternativos. Claro que podem existir outras interpretações, mas esta, é a que salta logo à ideia.
Numa conversa à parte, ponho a possibilidade de a Nintendo processar este jogo. As semelhanças com o Pokémon são muitas.
Eu acho que na ponta do lápis, fazendo a conta, modelo gamepass não vale a pena para jogos e os jogadores já perceberam isso.
Serviço de jogos é o contrário que as empresas acham que é, serviço de jogos é gasto pontual
Basicamente o GP precisa monetizar como serviço recorrente, só que é serviço de gasto pontual
Assina, zera os jogos que vc quer e estão no serviço e cancela. Justamente o contrário que os serviços precisam para serem sustentáveis.
Os caras criaram um serviço que precisa de pagamentos recorrentes que só é bom para o consumidor se for assinatura pontual, com prazo fixo e objetivo especificado
Assinar EA Acess por 6 reais durante um mês, Platinar Dead Space Remake e depois cancelar o serviço, assim é realmente o “best deal im gamming” como era repetido sobre o gamepass.
Ninguém vai pagar GP para jogar GaaS, vai é comprar o GaaS e acabou.