A opinião de Jason Schreier é válida, mas não reflete a realidade toda deste tipo de exclusivos.
Não haja dúvidas que, perante os custos de produção, os exclusivos serão cada vez mais, temporários, sejam eles de terceiros, ou first Party. Mas daí a acreditar-se que eles desaparecerão, vai um grande passo.
è certo que os exclusivos de consola de terceiros tem tendencia a desaparecer. Mas estamos a falar de exclusivos definitivos, porque exclusivos temporários, normalmente são pagos, e representam receita extra, não sendo por isso um peso nos produtores. Basicamente o jogo continua a ser vendido em todos os sistemas, mas há um pagamento para que ele inicialmente, por um período de tempo, seja vendido de forma exclusiva nas consolas. E este tipo de exclusividade não se entende que hajam razões para deixar de existir.
Para além do mais há jogos Third Party que na realidade se revelam aquilo que se chama de Second Party. Ou seja, são jogos realizados por terceiros, mas que são totalmente patrocinados e pagos pelo detentor da plataforma. Isto coloca o jogo num patamar onde, apesar de ser de terceiros, o detentor do IP é o detentor da Plataforma, que basicamente pagou pela criação do jogo. E este tipo de exclusivos, mesmo que também possam vir a ser temporários, também não se vê razão para desaparecerem.
Eu percebo que a indústria ande desejosa de levar todos os produtores pelo caminho da Microsoft (talvez porque o grande grupo de medias sobre jogos seja americano, e a Xbox também), evitando assim reconhecer-se que a Xbox falhou redondamente. Mas a realidade é que isso não impede certas realidades, e uma delas é que os exclusivos são um fator diferenciador, que se revela fundamental para garantir as vendas. Ainda recentemente Shawn Layden, ex CEO da Playstation, referiu isso, e apontou a falta de exclusivos como o motivo pelo qual a Xbox se encontrava no estado em que está.
Daí que vejo alguma razão no que Jason Schreier refere, mas não totalmente.
E vocês, o que pensam?
Final Fantasy ja provou que é. Quando o diretor disse em alto e bom tom. Poderiamos ter mais margem em outras plataformas.
Quantas mais plataformas… mais margem. O que não quer dizer que lhes compense. Porque uma análise sumária diz isso. Uma mais cuidada mostra que sem exclusividade, não há financiamento no desenvolvimento. Daí que não sei se ele pesou bem as coisas.
A chefia já esta pensando em lançamento multiplataforma do parte 3. E em trazer as partes 1 e 2 para a plataforma que falta.
Isso são contas deles. Depende se o jogo é Third e exclusivo, ou Second. O primeiro recebe um pagamento que pode não ser compensatório, o segundo leva financiamento do desenvolvimento em troca da exclusividade. Ser second é mais compensador.
Primeiro, porque o jogo vai deixar de vender no PC se sair depois da versão PlayStation?
Não vi nenhum número ou argumento convincente sobre isso.
Somente li os evangelizadores do “day one PC exclusivos da Sony” dizendo que as pessoas no PC deixam de comprar pq ficaram magoadas do jogo sair primeiro no PlayStation?
Estranho é porque ele não fala nada do GTA6?
Porque para todos os efeitos ele é exclusivo third party de consoleS
Parece que a fixação é com “vantagens PlayStation” e não com vantagens consoleS como no caso do GTA6
Eu acho que é apenas choradeira de Norte Americano porque “América First” flopou
Eu vi coisa muito pior com a deepseek, “analista imparcial” norte Americano até hoje jurando que “é tudo Fake news dos chineses”
Os caras parecem mesmo acreditar na “excepcionalidade” americana… Eles devem até hoje achar que ganharam a Guerra Fria pq são “escolhidos de Deus” e não por causa da crise econômica da União Soviética
Na minha perspetiva a consola ainda continua a ser a melhor plataforma de jogos de jogos do mercado no que diz respeito á relação qualidade/preço. Dito isto, se um dia os exclusivos first party deixarem de ser exclusivos, para muita gente a consola pode deixar de ser opção. Principalmente pessoas que não se importem de pagar 3/4 vezes mais.
Também acredito que exclusivos temporários de terceiros devem acabar. Não porque não sejam relevantes, mas porque a Sony e Microsoft devem investir menos nisso.
A Sony porque praticamente virou um monopolio em consoles de mesa e a Microsoft porque já tem mais estúdios do que o Gamepass sustenta.