Foram várias as queixas de utilizadores que reportaram que o telefone teve problemas quando exposto à água.
A Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato é a autoridade reguladora da concorrência e do mercado Italiano, e analisando as alegações da Apple face à resistência à agua dos seus iPhones , e a realidade experimentada pelos consumidores, resolveu aplicar uma coima à Apple.
Segundo esta autoridade, o publicitado é conseguido em condições ideais de laboratório, e em condições reais os telefones não se comportam como anunciado.
Assim, na sua publicidade aos seus telefones, a Apple afirma que cada um dos produtos tem resistência à água até uma profundidade máxima que varia entre 4 metros e 1 metro, dependendo do modelo, e isso durante 30 minutos.
Mas dado que isto não se comprova na realidade a autoridade da concorrência refere que se a Apple conseguiu isso, então fê-lo na presença de condições específicas.
A realidade é que a certificação IP67 e iP68 que a Apple obteve são obtidas mediante testes em laboratório, testes esses que usam água estática e pura e não a água que os utilizadores vão encontrar na sua vida normal.
A piorar a situação, apesar da Apple alegar esta impermeabilidade, a empresa recusa cobrir com garantia problemas com telefones que sofreram danos por água.
Ora se a Apple afirma que os telefones podem resistir à água por 30 minutos em profundidades de 1 a 4 metros, não pode pura e simplesmente e de forma clara referir e assumir que “a garantia não cobre danos causados por líquidos”.
Esta contradição e negação de análise da situação leva a entidade reguladora a acreditar estar perante um caso de publicidade enganosa.
Dessa forma a entidade entende que a Apple, no seu pós-venda, tem de honrar as garantias. Afinal os consumidores ouvem publicidade de telefones à prova de água, mas caso o mesmo seja exposto à mesma, é-lhes negada qualquer garantia.
Dessa forma, a entidade resolveu aplicar uma coima de 10 milhões de dólares
Realidade do pós-venda da Apple
A entidade reguladora da concorrência também considerou adequado considerar a recusa da Apple, na fase de pós-venda, em honrar as garantias quando estes modelos de iPhone foram danificados por água ou outros líquidos. Tal comportamento priva os clientes dos direitos que deveriam esperar da garantia ou no Código do Consumidor.
A Apple equipa os iPhones com indicadores internos que mostram quando houve entrada de água no dispositivo. Tais indicadores são usados pela empresa de Cupertino para recusar a reparação ou substituição em garantia quando este indicador for ativado.
Isso significa que os clientes ouvem uma coisa quando compram o telefone, mas poderão obter outra quando precisam do serviço pós-venda.
Como resultado, a Apple foi multada em dez milhões de euros. Adicionalmente, foi obrigada a publicar um aviso sobre o assunto no seu site italiano através de um link denominado ‘Informações de proteção ao consumidor’.
Falta saber se efectivamente os argumentos desta entidade são válidos ou não, mas com ela abre-se o precedente para que outras decisões iguais possam surgir em outros países, pelo que certamente a Apple deverá contestar a decisão, apesar de até ao momento não ter feito qualquer comentário.
Eu sei que a culpa da Apple ser assim é por causa dos usuários que continuam comprando mesmo depois dos abusos que a marca comete, mas eu estaria mentindo se não dissesse que dou risada com a situação.
Sempre tive Android e no ano passado decidi mudar para o iPhone. Consigo ver vantagens e contras em ambos os sistemas, mas para mim há uma coisa no iPhone que se destaca muito, que é a fluidez do sistema e a experiência de utilização. É menos flexível que o Android, é certo.
Comparo esta diferença um pouco como o PC e as consolas: o hardware da consola é menos poderoso, não dá para fazer tanta coisa como o PC, mas é ligar, jogar e tudo funciona (quase sempre) de uma forma optimizada. São as vantagens de um sistema fechado.
Em relação a essas multas, acho muito bem que as apliquem, nunca tive azar, mas tenho um colega de trabalho que entrou na piscina com o iPhone no bolso e a apple recusou-lhe a garantia, alegando que a água da piscina tem químicos e o telefone não está preparado para resistir a isso 😐
Eu consigo fazer uma analogia melhor sobre isso, eu vejo o Android como o Xbox e o iphone como a Playstation, principalmente por ser uma plataforma mais fechada, porém tem uma grande diferença, tanto a sony quanto a Microsoft vendem seus produtos por um ótimo custo-benefício e por norma pelo mesmo valor, agora um iPhone, por mais de 1000 dólares, não justifica qualquer fluidez a mais que possa ter.
Fluidez do sistema?
Olha que a Apple só lança topos de gama… Tu que Android tinhas?
Essa é mais uma lenda urbana, peguem um linha S ou Note… Não, pegue um linha A mesmo, um A51, A71, já é fluído como um sonho, e custa uma fração, se for colocar a linha Note ou S já passa a ser exagero, ótimas, câmeras, processamento, telas sem igual, funcionalidades incontáveis, qualidade geral premium, bateria ótima, resistência a água de fato etc.
Sem contar que agora o iPhone é como o FIFA, mudou só o número, já que o telefone é praticamente o mesmo até no design.
Comecei na linha S no S7 Edge, me surpreendi com a capacidade, comprei um iPhone 5s me espantei com a limitação. Depois venho acompanhando iPhone pelo de amigas, e contínua o mesmo Moto G com câmera boa pra norte americanos
Xiaomi Mi 10… Mais económico… E performances de sonho.
Os androids que tive foram samsungs s, parei no 8.
Como são equipamentos com fidelização a tarifário empresarial, consigo-os a menos de metade do valor pvp. Nunca daria 1000 paus por um tlmv.
Sempre disse mal da apple quando tinha Android, mas agora tão depressa não volto para androids.
Mario, será que vc faz um artigo sobre a temperatura medida pelo Gamer Nexus?
nesse outro teste tá tudo Ok:
https://www.youtube.com/watch?v=uUqN1yAF65E
Não entendi o que era a pasta térmica da memoria, que eram tipo borrachas que é um tipo diferente que precisa de Cura?
https://www.resetera.com/threads/steve-gamersnexus-is-doing-a-ps5-thermal-analysis.326567/
O teste do Gamer Nexus é uma treta… Eles retiraram a proteção térmica das memórias.