iPhone 16 é uma vergonha

O nível de suporte, e a forma como ficticiamente a marca o torna esgotado para simular uma procura elevada, tornam o telefone em algo de pouco interesse!

Convenhamos, há uns bons anos atrás, a cada lançamento que havia de um novo produto, as inovações tecnológicas eram de tal forma, que a troca do produto justificava.

Mas essa realidade ficou para trás, e agora as novas gerações oferecem mais performance, algo completamente dispensável dado que a performances desde à uns anos que deixou de ser um problema, e vemos telefones mais antigos ainda a satisfazerem plenamente nesse quesito, e umas alterações estéticas aqui e ali.

O iPhone 16 no fundo inova em alguns campos onde realmente o telefone estava a ficar para trás, nomeadamente nas inovações do sistema operativo, na IA, e na câmara.

Ora estes pontos são relevantes, mas será que justificam um upgrade?



Bem, a câmara é um excelente upgrade, e digo isto pois ela quase empata com o Honor Magic 6 Pro, e diga-se que tendo um telefone desses sei o fabulosa que essa câmara é. Mas a questão é: A antiga era má? E a resposta é: Não!

Ou seja, há uma evolução, que é claramente bem vinda, mas não passamos de algo mau para algo bom, passamos de algo que já era excelente para algo ainda mais aprimorado. Poderá justificar, mas, certamente, não para todos.

A mesma coisa nas inovações do OS. Isto porque o OS vai estar disponível para uma larga gama de equipamentos, motivo pelo qual o iPhone 16, ao não ter a exclusividade, não se revela um aparelho necessário para se usufruir das mesmas.

Ficam então as capacidades de IA por analisar.

E aqui é que a Apple mete a pata na poça!

Independentemente da qualidade das mesmas, a realidade é que estas não estão ainda disponíveis na maior parte dos países. E não deverão estar antes dos primeiros meses de 2025.



O que isto quer dizer, é que quando este elemento, que a nosso ver é o mais diferenciador pois o iPhone 16 será o telefone mais completo neste aspecto, estiver disponível, mais de meio ano terá passado! E para um aparelho que vê um refrescamento anual, isso é demais!

Nesse sentido, mais vale esperar pelo iPhone 17 e usufruir das suas funcionalidades durante todo o seu período de vida útil, do que num telefone que vai ver roubado 6 meses da sua vida por falta de suporte à IA.

E devido a tal, não podemos, de forma alguma, considerar o iPhone 16 como uma boa compra. Fosse este um telefone barato, e nada haveria a dizer, mas pagar o que este telefone custa, sem poder usufruir daquilo que ele pode oferecer, não faz grande sentido.

Claro que a Apple não anda a dormir, e claramente sabe disto. E nesse sentido, de forma artificial faz os stocks serem reduzidos. Sendo a marca mediática, o telefone estar esgotado torna-se imediatamente notícia, e isso não só é publicidade gratuita, como passa uma imagem de procura que espevita a curiosidade de quem o quer adquirir, tornando-o ainda mais desejado.

A realidade é que ninguém pode acreditar que uma empresa como a Apple não conseguisse prever a procura do telefone, garantindo um stock capaz de abarcar a maior parte das vendas previstas. E sendo coerente teremos então de perceber que os stocks esgotados são apenas uma manobra bem estudada de Marketing, que funciona, e que ajuda a vender ainda mais um produto que a Apple sabe à partida que, sendo capado, poderia não vender como esperado.



 



45 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
30 de Setembro de 2024 9:26

iPhone para mim já perdeu a muito tempo,mesmo pelo valor não justificar minimamente.No início do android a diferença de fluidez era muito notória mas ao longo dos anos o android melhorou muito e neste momento um telefone de 200 a 300 euros cumpre em todos os quesitos.Nao digo que não tenha uma paragem cerebral de vez em quando mas no geral da utilização que lhe dou cumpre …

Juca
Juca
30 de Setembro de 2024 9:45

Apple, como costumam ter produtos muito caros, terminaram por se tornar símbolo de status social, sinceramente, tirando o gosto e o costume que se tem com o SO, não vejo muito o sentido de se investir em produtos tão caros pra uma diferença de retorno que quase sempre existe no campo do subjetivismo abstrato. Mas cada um sabe o que faz com seu dinheiro…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
30 de Setembro de 2024 14:18

Eu já teria vergonha de usar um iPhone justamente por esse pensamento (que acho bem desagradável e irracional mas se tornou parte do pensamento em massa), eu sou low profile quando tô na rua, detesto chamar a atenção, se a pessoa me vê com um iPhone e pensa que tô querendo ostentar, nada estaria mais fora da realidade, imagine querer ser “importante” por causa de um smartphone que qualquer um pode ter dividindo em 70x… Se eu tivesse dentro de uma Mercedes Classe S580 aí eu até dava razão

Livio
Livio
30 de Setembro de 2024 12:35

Nunca tive iPhone, nem tenho vontade e na minha opinião o aparelho deixou de ter inovação assim quando o Steve Jobs deixou o mundo.

Fico abismado quando vejo gente a gastar 7mil reais ou mais em um iPhone só para ter um falso status social.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
30 de Setembro de 2024 13:12

Tive 1 e após 1 semana já vendi, não é pra mim

Juca
Juca
Responder a  Livio
30 de Setembro de 2024 15:54

Eu até acho bom os dispositivos da Apple, sobretudo em termos de segurança, mas pelo preço que cobram não dá. É a mesma situação em que vejo o PS5 Pro. É um produto legal que eu até teria, mas não pelo preço que pedem.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
30 de Setembro de 2024 13:15

OFF: Jason Schreier: próximo Horizon pode ser Online e o terceiro capítulo estar longe
#Rumor

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
30 de Setembro de 2024 15:56

Mais uma bomba… Deveriam era dar um alívio na franquia fazendo coisa nova, ou mesmo e reboot em Killzone.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
30 de Setembro de 2024 18:09

Reboot do Killzone seria muito bem vindo, aliás, com o CoD na mão da Microsoft era uma boa investir no Killzone e ir refinando

Andrio
Andrio
30 de Setembro de 2024 13:42

Celular eu só troco quando ele está nas ultimas ou se der algum problema que foi o caso do meu oneplus 9 pro. qualquer coisa fora desses cenarios que citei é jogar dinheiro no lixo ou ser muito rico ao ponto de trocar de celular todo ano não ter impacto na vida financeira.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Andrio
30 de Setembro de 2024 13:58

Hoje em dia eu acho que qualquer intermediário razoável já é suficiente, tem uns 2 ou 3 anos que não ligo mais pra isso, felizmente pois já gastei dinheiro com smartphone que dava pra comprar um carro legalzinho, isso incluindo os que dei de presente, e nunca era telefone barato, isso foi um vício que me saiu muito caro.

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Zidane
30 de Setembro de 2024 16:00

Pior que é isso mesmo pq um intermediario já atende as todas as demandas do dia a dia, mas acabamos cedendo ao consumismo. Atualmente estou com um S23 ultra que comprei quando o oneplus teve um problema na tela. Como precisava de um celular rapido pq iria viajar com a esposa peguei o samsung. Não tenho do que reclamar e só mudarei caso esse quebre ou seja roubado.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
30 de Setembro de 2024 13:43

Eu pessoalmente detesto iPhone (IOS é uma tirania), tem suas qualidades mas não é meu perfil, desde o 12 que acho um verdadeiro trambique.
Tem realmente uma boa câmera, mas que pode ser esmagada por um já datado Xperia Pro I (ou superior) que eu prefiro (por ser Android) e por ter visto testes na mão de um profissional o modo manual do Pro I é bastante superior em diversos aspectos, captando céu noturno até com as estrelas enquanto o iPhone Pro Max (não lembro o número) não conseguiu, maior fidelidade de cores e detalhes em baixa luz, filtros que me lembram uma qualidade cinematográfica, o iPhone brilha em detecção de tons de pele, alcançando mais nuances aparentemente e tem um modo noturno muito competente também.

Antonio
Antonio
30 de Setembro de 2024 13:44

Off: e com tudo isto ,a Sony baixa a PS5 em 50 euros. Agora ,qual o propósito?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
30 de Setembro de 2024 14:29

A única tecnologia que eu queria mesmo, ele não tem… DLSS Frame Generation…
(Sim, eu sei que ele é AMD)

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
30 de Setembro de 2024 16:26

Prefiro aguardar o lançamento e ver análise de vários jogos, principalmente de novos jogos pra falar algo. Pode ser que você precise de uma PC com uma 4080 ou mais pra acompanhar.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
30 de Setembro de 2024 18:02

Garanto que não será tão bom pra valer o dobro do PS5, isso é certeza…

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
30 de Setembro de 2024 16:02

É muito caro ainda, a unidade de disco sumiu do mercado, e onde se encontra está perto de 1000 reais.
O preço aceitável pra esse console era de no máximo 5k. 5.5 é pagável ainda sendo fã e conseguindo revender ser PS5 muito bem.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Setembro de 2024 15:45

Será que esse preço alto foi um “vai que cola” da Sony?

Meteram 800 EUR e se vender normal fica assim, se der flopada nas vendas fica “toda hora” dando desconto.

====================

No último direct da DF o alex bugaga está brabinho porque a Nixxes quem fez o Remaster do Horizon Zero Dawn, diz ele que a nixxes deveria estar trabalhando em mais ports para PC e a guerrilla quem deveria fazer remaster.

é um palhaço mesmo.

Eu espero a nixxes trabalhando em mais remasters para PS5 e PC… o próximo anuncio deve ser Days Gone. E ainda mais, se vai ter remaster de DG é porque cancelaram o GaaS da bend e vai sair days gone 2

Last edited 2 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
30 de Setembro de 2024 18:15

Deto, na verdade há/houve 2 movimentos importantes que fez e farão a Sony aumentar o preço dos consoles.

Um deles é a União Européia empurrando lojas online dentro dos dispositivos.

Outro foi a concorrência da Gamepass que fez a Sony aderir ao modelo de negócios de catálogo com força, e que provavelmente afeta a venda de jogos, mesmo não estando lá todos o lançamentos ao day one.

Penso que a Sony só está esticando a corda e vendo até onde pode ir no preço, pois, olhando para o futuro, não irá mais compensar subsidiar um dispositivo se for viver de assinantes e se a UE impor lojas digitais dentro de um dispositivo proprietário, algo que termina por matar suas vendas.

Infelizmente, acho que esses altos preços vieram pra ficar, a menos que venda muito mal (coisa que não creio). Meu medo já é o PS6 que pode ser uma versão Series S pra cumprir os 400/500 dólares ou se vão continuar apostando nos 700 sem disco.

Deto
Deto
Responder a  Juca
30 de Setembro de 2024 19:11

Esse papo de “o fim está próximo” eu já cansei

Juca
Juca
Responder a  Deto
30 de Setembro de 2024 22:54

Não é o fim, Deto, são outros paradigmas, já não expandiram os serviços de jogos e querem empurrar jogos como serviço em todo o mundo?! O fim só existe pra morre de alguma forma, seja física ou sentimentalmente pra alguém. PS vai continuar a existir de alguma forma, só acho que não dá pra negar que a forma está mudando.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
30 de Setembro de 2024 19:50

Sony arrumou uma tremenda confusão desnecessária, sem esse Pro a vida estaria seguindo seu curso naturalmente, e depois de Concord ainda… Tô de olho no que acontece do lado do Xbox porquê a próxima geração apesar de longe, está muito incerta.

Será que o PS5 dá uma de PS3 e encerra a geração com chave de ouro? Vamos aguardar!

Juca
Juca
Responder a  Antonio
30 de Setembro de 2024 16:00

Aumentar a base de consumo, eles não estão interessados em vender a Pro, o preço da Pro veio pra rico comprar outro console, e fazer os que esperavam a Pro no preço dos consoles convencionais aceitarem comprar um produto inferior mesmo.

Roberto
Roberto
30 de Setembro de 2024 18:44

E aí Mário, tudo bem? Você viu as specs do PS5 PRO? GPU de 36 teraflops…

https://meups.com.br/noticias/especificacoes-do-playstation-5-pro/

Roberto
Roberto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Setembro de 2024 21:03

Oficialmente elas não haviam sido divulgadas.. E os rumores apontavam para um GPU de 33 teraflops no qual oficialmente se confirmou ser de 36,1…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Outubro de 2024 13:52

Isso dava um artigo muito bom hein Mario 🙂 valeu pelo comentário, não tinha visto uma explicação boa como essa

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Setembro de 2024 21:34

Teraflops cada dia significam menos, lembram o que os 12 do SX deram de pano pra manga?! Agora 36, o cara olha lado a lado e é a mesma coisa praticamente, pra quê divulgar números né? Kkk

Last edited 2 meses atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Outubro de 2024 13:50

Sim, o PS5 mostrou claramente isso quando seus 10 em alguns casos superam os 12. E agora com uma quantidade astronômica de 36 TF, era de se esperar em teoria uma pequena revolução em RT pelo menos e framerate, mas o que estamos vendo é um RT seletivo, estabilidade de framerate e alguns elementos, nada realmente impactante.
Preferia que focassem no desempenho, buscando 60 e 120 fps (pra jogos competitivos), no máximo possível de jogos, e uma área do silício específica a cálculo de RT que fosse mais próximo ao do PC, mas isso sou eu leigo falando, sei que não é tão simples meter ali um CPU com 4.5 GHz e pronto

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
1 de Outubro de 2024 11:57

Carlos, creio que vc vai se surpreender com os comparativos entre Ps5 e Ps5 Pro. Não é a mesma coisa e a diferença se vê a olho nu muito claramente.
Não é porque eu não devo pegar o pro dessa vez que vou dizer que é a mesma coisa, pois claramente não é!

Last edited 2 meses atrás by Sparrow81
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
1 de Outubro de 2024 13:43

Se fosse a mesma coisa seria um escândalo. A questão é se essa diferença é realmente relevante pra custar 700 dólares/800 euros e sem nem o precioso leitor, não consigo apoiar esse produto e acho até um mal ao que os consoles são, você deve entender. Eu posso comprar se quiser, não tô falando mal porquê me é inacessível, é só não querer dar apoio a isso mesmo

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
2 de Outubro de 2024 10:54

Também não apoio esse valor. Tanto é que aqui só entrará de segunda mão e SE tiver por 5000 Reais com leitor!

Antonio
Antonio
30 de Setembro de 2024 19:15

Perderam o ponto no meu comentário.pergunto qual o objetivo da Sony a baixar a Slim neste momento?limpar stock e provocar escassez para olharem para a pro?não percebo o momento.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Antonio
30 de Setembro de 2024 19:54

Tão recebendo tanto Hate que não sei se poderia ser uma tentativa de atrair clientes e mascarar o fracasso estratégico…

Antonio
Antonio
Responder a  Carlos Zidane
30 de Setembro de 2024 21:18

Sim,mas é na Slim o desconto não na pro…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Antonio
30 de Setembro de 2024 21:31

Eu sei, é o PS5 normal que mais vai vender obviamente, mais vendas é algo positivo de qualquer forma

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
1 de Outubro de 2024 18:13

Por isso que hoje em dia só troco de telemóvel de 3 em anos, ou no mínimo 4 em 4. Pra andar no X, Facebook ou YouTube qual que telemóvel hoje em dia chega.

error: Conteúdo protegido