Com isto a Intel quebra uma retro compatibilidade existente no software, que tenta compensar com o D3D9On12, um sistema que converte comandos DirectX 9 em DirectX 12.
OS CPUs de 12ª geração da Intel, bem como os GPUs ARC do mesmo fabricante não irão suportar o DirectX 9.
A realidade é que o DirectX 9 é um standard com mais de 20 anos, e apesar de ter sido em tempos uma grande referencia para jogos de nova geração, é agora algo obsoleto.
O motivo pelo qual ele ainda é suportado é a retro compatibilidade. Basicamente o DX 9 foi a fundação do atual DirectX, e nesse sentido criou uma fasquia de compatibilidade que começa nesse API e avança a partir daí.
A solução proposta pela Intel é o D3D9On12 presente no Windows 11, que permite que se mantenhha a compatibilidade com o DX9 ao converter os comandos desse API para o mais recente DirectX 12.
E se é certo que, pelos jogos afetados serem bastante antigos, que a maior parte dos utilizadores, nem terá consciência disso, quem revisita jogos antigos como Unreal Tournament, Team Fortress 2, ou Star Wars: Knights of the Old Republic, que nunca receberam atualizações e como tal, continuam dependentes do software daquela era, poderão ver-se privados de os jogar.
Aí em último caso é esperar pelo suporte da comunidade e algum tipo de virtualização dos sistemas se houver problemas com a adaptação entre versões de API, quem fica no windows 10 ou anteriores perderá o suporte da Intel pras novas placas… é só a velha obsolescência programada empurrando todos pra fazer escolhas que não se quer.
[OFF] Dá série, quem não faz, leva! É a “máquina” contra a Sony malvadona! Está na hora de A Sony entrar com os antidupimgs! 🙂
https://www.eurogamer.net/sony-sued-for-5bn-for-ripping-people-off-on-playstation-store
E olha que a Sony agora tem seus jogos no PC e em outras lojas! 🙂
Eu li isto… Não tem pés nem cabeça e caso a queixa seja assim até está, formalmente, mal apresentada.
Como é que os clientes são prejudicados pelos 30%? Quando muitos os vendedores, logo apresentar a queixa em nome dos consumidores poderá e deverá morrer logo à partida.
E 30% é a comissão de todas as lojas do gênero.
Colocar aquilo em causa é o que a Epic tentou fazer com a Apple Store… Sem sucesso, pelo que já há jurisdição.
Isso é ataque indireto, Mário, o momento é oportuno!!!
É a lógica de pra eu parecer “bem na fita” fazendo o errado, o outro tem de parecer pior do que eu.
Mas não quero aqui entrar em teorias conspiratórias…
bom.
lembra do “PS5 overclock de ultima hora, sony desesperada, subestimou a MS”?
Unico console que teve overclock de última hora foi o xbox one, anunciaram e depois do anuncio oficial “aumentamos o clock” e vai o Leadberg da DF fazer um artigão falando como clock alto é melhor que aumentar o numero de CUs.
Já tem precedente histórico disso… Já tem pelo menos um caso que os “especialistas em jornalismo patrocinados pela MS” tentaram emplacar acusação da Sony ter feito o que a MS fez.
Se eu e vc estivermos certos nas nossas suspeitas, tem chance bem grande de que a MS esteja desesperada achando que a UE vai barrar a compra e correu “gente, vamos falar que a Sony é malvada? e tb é anti concorrência, vamos processar a sony também”
Se tivesse indo bem não precisavam fazer isso.
Acaba de sair a análise do Saints Row e PS bota até 6 fps no monstro que come monstro depois do almoço! Haja FUD pra tentar “sair” por cima! 18% a mais de GPU, banda de memória mais alta, processador melhor!?!?! Pra quem arrotava superioridade, que vergonha! 😃
Até drivers de versão LTSB que trabalham com aspectos longevos tem limites de tempo de operação e suporte.
Vou corrigir sua frase :”empurrando a todos a fazerem escolhas que são necessárias “.
Não é necessário coisa nova pra jogar coisa velha. Não entendeste o motivo de o DX9 ainda ter importância, e de que nem todos podem migrar pela vontade de um fabricante de uma peça para um sistema novo? Onde há necessidade disso? E a sua necessidade de retrô parece ser bem seletiva, tem jogo de 360 que não se joga nem no One, nem no SX ou você não sabe disso?!?! No PC a comunidade daria seu jeito.
Você nem por um segundo pensou nas necessidades das Integradas da Intel para o mercado corporativo né?
Só nos joguinhos.
E porque motivo o mercado corporativo não se havia de interessar?
Se tens um software antigo baseado no DX 9, que funciona, vais atualizar porquê?
Acho que essa te saiu da boca só para dizer algo! Afinal é no mercado corporativo que ainda tens mais software antigo.
Por exemplo, onde trabalho ainda há alguns computadores com o AutoCAD 2010, que pagam licenças anuais, mas que por estarem em máquinas de pessoas o usam de forma esporádica ou mais para visualizar do que para desenhar, não se atualiza por ser mais barato. E ele usa o DirectX 9.
E o DX12U para fins profissionais não é retrocompativel as versões anteriores ?
Olha olha….
Pelos vistos não leste a notícia… Ora lê de novo…
E o DX12U é tão retro compatível para fim profissionais como para jogos, uma vez que não há nenhuma flag que diga ao DX de que tipo de software se trata.
Eu tô com jogo de 20 anos atrás instalado no meu PC.
Ja fiz umas 2x Lan party aqui para jogar eles.
Essa é a vantagem do PC, retro “infinita” e “escalar”
Se não tem isso, elimina duas vantagens do PC.
Eu gosto de jogar jogo velho de PC a 1200fps hahahah
Se eu tivesse PC para jogos, com certeza teria jogo até de 20 anos atrás instalado e sendo jogado.
*Entres aspas pq a gente sabe que tem seus limites.
Não sei pq vc tá passando pano para isso, até VGA da Intel toda problemática vc tá defendendo e isso nem “é PC” pq é só comprar Nvidia e AMD.
OFF
Dias atrás houve uma discussão aqui nos comentários sobre as performances de PS5 e Xbox Series X nas análises da Digital Foundry. A mais recente análise de Saints Row saiu hoje.
“Performance between PS5 and Series X is interesting too – in 1440p high quality with RTAO, there is a consistent 3-6fps advantage for PS5, with a higher differential in dense grassy areas and a lower differential during (more CPU-dependent) rapid driving scenarios. In the 4K mode, the Series X performs better than PS5, but the circa 1fps difference is academic. Either way the recommended way to play on Series X and PS5 is the 1440p high FPS mode, for the best balance of performance and visuals.”
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-saints-row-reboot-tech-review-ps5-series-x-series-s
Basicamente PS5 e XSX estão com os mesmos visuais em resolução e presets. No modo 1440p o PS5 tem uma ligeira vantagem em fps, no modo 4k o Xbox Series X tem uma ligeira vantagem em fps. Ou seja, diferenças marginais entre ambos.
Eu assisti a grande maioria (pra não falar todos) os comparativos desde o lançamento. E falo com absoluta segurança que na esmagadora maioria dos jogos as diferenças são isso daí, marginais. Quem quer comemorar 1 ou 2 fps a mais de vantagem, ou 50 a 100p a mais de vantagem, maravilha, estão brigando por migalhas de pão.
Os que comemoram o 1fps ou 100p são os mesmos que não olham quando o da GPU 18% “mais fraca” coloca até 6fps consistentemente em cima do console do coração! 🤣
Agora é esperar o Unreal pra ver como ficam os multi-plataforma baseados nele pra esfriar ou não guerrinha de resolução/fps!
Vai continuar a mesma coisa. Um equilíbrio dinâmico. No final do dia, os exclusivos irão decidir quem entregou mais.
Talvez não Hennan, o Unreal parece conseguir realçar mais os gargalos do conjunto de hardware, é só olha pra demo de matrix nos PCs.
A diferença entre os dois precisaria ser muito grande para isso acontecer. No final do dia as empresas multis vão trabalhar um pouco mais ou menos para entregar um produto semelhante. E na dúvida, a maioria vai dedicar mais tempo na versão que vende mais. Logo no PS5. Não a toa, mesmo sendo pouco relevante, a maioria dos games rodou melhor no ps5.
Atualmente, mesmo com 64GB, uma RTX 3090 e um 3950x de 12 núcleos, a minha demo corre pior que na PS5.
A questão não é só essa, colocar o motor no console e ver no que dá. Tem que usar os recursos do console. A MS escreveu um glossário de tecnologias que definem o Xbox Series e fazem parte da visão que ela teve do console e da performance esperada.
Todo mundo sabe que só ter 18% a mais de potência não é o bastante para manter vantagem de performance.
Um jogo portado de qualquer forma ao Xbox Series X simplesmente tende a rodar igual ao PS5 que é 22% mais rápido nas tarefas de frontend enquanto o Xbox Series X é só 18% mais rápido em computação. As vantagens simplesmente se anulam, e ainda tem possibilidades de penderem para o PS5 nesses jogos crossgen que não são feitos para aproveitar GPUs maiores, pois consideram PS4 e Xbox One como denominadores comuns.
Por que a vantagem começa a inverter para o Xbox nas resoluções maiores?
Por que é quando a GPU está mais saturada de tarefas e os flops aparecem e fazem a diferença.
Tudo aquilo que foi falado na geração passada sobre GPGPU e computação assíncrona para aproveitar os buracos entre as tarefas de renderização continuam valendo.
O lado bom, é que mesmo que o Xbox Series X seja mal otimizado, e ele está sendo em uns 99% dos jogos crossgen multiplataforma, ainda é o suficiente pra ele fazer praticamente o mesmo que o PS5 com no máximo uma diferença marginal.
Então na sua visão o Xbox Series X está sendo mal otimizado em 99% dos jogos multiplataforma?
E qual console até hoje com menos de 2 anos de existência rodou jogos 100% optimizados? É um processo, na metade final da geração você tem SDKs muito mais maduros e com muito mais possibilidades. Sempre foi assim em todas as gerações.
Mas a metade inicial da geração também é importante, porque as milhões de pessoas que já compraram o videogame não vão ficar paradas esperando pelo dia em que os jogos finalmente fiquem “100% otimizados”. Então é importante que os jogos que já saíram estejam rodando bem nessas plataformas.
Tu queres dizer que a Xbox, usando o API mais conhecido do mundo, com o qual os programadores tem anos e anos de experiência está a ser menos usado que o API da PS5 que em muitos dos casos nem sequer é usado, mas sim convertido de forma automatizada a partir do DX12.
Ponto de vista interessante, pois é claramente uma forma de desculpar as coisas para auto satisfação e desculpa. Acreditar que o oponente tem tudo a correr sobre rodas e que no futuro a coisa só melhora para um dos lados.
Igualmente curioso é que isto já dura desde 2013.
Veio Leadberg ou o Alex bugaga não tentaram aplicar que “PS5 tem vantagem em jogo velho, espera o True True next gen” ?
LOL
Acho que até esses dois aí desistiram, principalmente agora com RDNA3 parecendo que vai ter clock padrão de 3GHz… Não dá mais para arrota que “muitos CUs e clock baixo é o futuro”
Assisti o vídeo agora. Quando vi que tinha tantos modos disponíveis, imaginei que todos seriam um lixo. Dito e feito. Nem em 1080p roda a 60 fps estável. Duas opções em console já é mais que o suficiente. Mais importante que variedade é qualidade. Outro game que deveria aguardar uns 6 meses de otimização antes do lançamento. Espero que seja um fracasso em vendas.
É ruim demais ter esse tipo de discussão com quem não procura entender profundamente como os sistemas funciona e quais tecnologias estão disponíveis e o quanto elas estão sendo utilizadas, principalmente nesses jogos crossgen de estúdios reconhecidamente de baixa tecnologia.
O interessante a considerar é o seguinte, os dois consoles custam a mesma coisa e a maioria dos jogos rodam praticamente iguais.
Um dos consoles tem tecnologias pouco adotadas que podem melhorar sua performance, consome menos energia e tem um formato mais elegante e adaptável que facilita a usabilidade.
O outro consome de 30 a 40w a mais pra fazer a mesma coisa, e tem um formato desajeitado que necessita do manuseio de um suporte que parece adaptação apressada para ficar na horizontal, e ainda fica sem apoio.
Para mim é muito claro qual é o melhor projeto.
Então agora a discussão evoluiu de “40 a 50 fps” a mais no Xbox Series X (https://twitter.com/Dealer_Gaming/status/1243212563267141633?s=20&t=w9aHIqlfgmLT6s0c-4p43Q) para discutir qual console tem o melhor projeto para fazer a mesma coisa.
E mesmo assim você está enganado. O fato do PS5 suportar até 350w contra 315w do Xbox Series X não significa que o sistema está consumindo de 30 a 40w a mais. Se você buscar as análises de power consumption, é comum o PS5 consumir um pouco menos de energia durante a execução dos jogos – https://ecocostsavings.com/ps5-vs-xbox-power-consumption/
Me lembro que já havia mostrado esse link de power consuption para você em outra discussão aqui no pcmanias, assim como já havia te provado outros pontos por repetidas vezes (por ex, você insistir que Halo Infinite no Xbox Series X equivale a uma RTX 3080 no PC), e você parece que não está muito preocupado em absorver o que te mostram, apenas continua repetindo as mesmas coisas como se ninguém tivesse te provado o contrário.
E eu no seu lugar teria cautela em ficar criando expectativas de que tecnologias ainda não devidamente aproveitadas sejam “game changer” apenas na sua plataforma favorita. A história nos mostra que “GPU oculta, DX12 com 50% a mais de performance, poder da nuvem”, etc..etc.. etc.. não foram “game changer”. VRS tier 2.0 já foi usado em alguns jogos, e até agora não se viu “game changer” (embora sim, existam melhorias). Pelo visto você está aguardando ansiosamente pelas “cartas” Sampler Feedback Streaming, Mesh Shaders e Direct Storage para finalmente ver a “grande diferença” que você tanto espera entre as plataformas. Vamos então esperar por esse futuro de glória.
Com que então agora “melhor projecto” não tem a ver com os resultados apresentados face ao custo de produção, mas sim com consumos (que na realidade não é bem assim), formatos mais elegantes (subjectivo), e suporte na horizontal.
Recomendo que quando fores apresentar um projeto não te baseies nos pontos em que te apoias (e ainda menos se eles estiverem errados como o teu caso do consumo)… porque o mais certo é ele ser reprovado.
Off Topic: Acredito que de certa forma o mesmo se aplica aos games:
https://twitter.com/Todd_Spence/status/1561480505882619904?s=20&t=c1TujXjIP1hUIILIZrQOxA
Claro que sim… O que nele refere é que antes tinhas os filmes que faziam receita no cinema, e que mesmo que não cobrisse tudo, depois ia. Para os DVD’s onde faziam outra fatia.
Com a tecnologia, aka streaming isso acabou, pois tal matou as vendas. E se o filme nem sequer vai ao cinema, ainda pior.
Com os jogos é a mesma coisa. Atualmente o Gamepass tem 25 milhões de assinantes, o que significa que há quase outro tanto de potencial mercado Xbox que vem da anterior geração que não assina. E isso permite que as vendas continuem.
Mas o modelo a pegar irá matar as vendas, e dessa forma a qualidade do produzido, vai decair tal como nos filmes. E é por isso que surge o “já não fazem filmes como antes”, que iremos ver aplicado aos videojogos também.