A situação vem confirmar o que foi dito sobre a tabela de custos e receitas que foi roubada da Insomniac. Meros valores especulativos!
Confirma-se agora que toda a tabela com custos, receitas e lucros/prejuízos que apareceu vinda da Insomiac era apenas uma previsão e análise de rentabilidade, atirando custos para cima, vendas para baixo, e percebendo o que o jogo precisava para ser um sucesso nessas circunstâncias.
Se se recordam, quando visualizamos aquele documento, tomamos o mesmo como falso. Isto porque as vendas não batiam certo, os custos de produção eram exagerados e nada batia certo com outros documentos da Sony que foram igualmente visualizados entre s documentos roubados.
E nesse sentido, apenas uma especulação de caso de pior cenário fazia sentido estar ali.
A comprovar isso temos que na tabela Ratchet & Clank: Rift Apart era dado como tendo dado prejuízo de vários milhões, mas no entanto, num outro documento da Sony, ele era relatado como tendo dado lucro de 145 milhões.
Daí que a Insomniac lançou uns slides do jogo onde se veem as duas personagens, e com o texto: “Nós somos lucrativos!”
Está é uma franquia que tenho que começar de jeito e jogar os games que tenho. A do PS4 já comecei umas 2x e não continuo a jogar.
Os ratchet and clank do PS3 são muito bons, recomendo
OFF:
Eu estou escrevendo um artigo para explicar como é feita a contagem de pixel que eu uso na minha ferramenta. Se o Mário permitir, vou postar aqui.
Deixo abaixo um teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=XflibAGMwDY
Seria interessante Hildo.
E por você nos lembrar Cyberpunk, viste o artigo da DF a comparar o jogo rodando no SX, PS5 e um Ryzen 4000 com uma RX 6700? A princípio o PS5 abre uma boa margem sobre o console concorrente e se sai melhor que um PC equivalente, segundo a DF, apesar da cantada de galo de superioridade insistente e recorrente dos fãs da concorrência, tudo tem mais a ver em como uma engine trabalha com cada máquina, e não há superioridade definitiva variando de jogo pra jogo qual o console com melhor versão. O PS5 chega a abrir 15fps de vantagem. Na DF ainda se afirma que a despeito do PS5 ter mais CPU livre o problema parece ser um gargalo na GPU do SX e que a versão de SX poderia se beneficiar com uma DRS mais agressiva.
Vi sim, muito interessante o vídeo.
Eu podia dizer-te para mandares para o meu mail, mas não aconselho. Agora não só o meu pai está pior do que nunca, como a minha mãe também me anda a dar problemas. Isto está caótico por aqui!
Ok Mario. Vai demorar um pouco para escrever. Desejo boa sorte para você e sua família. Fé em Deus.
Achei o jogo mais divertido que veio via Sony-PC. Mesmo não tendo tido o fator replay pra mim.
Fiz alguns testes de drives nele.
Apesar de ter um SSD WD SN850 (7000 MBs)…no qual as transições parecem demorar o mesmo que um PS5, talvez até menos, é muito rápido… nem dá pra saber.
Instalei num HD WD Scorpion Black 7200RPM 750GB de 12 anos ( uns 200 MBs), que também tenho no laptop, sim existem HDs 7200 RPMs para laptops muito mais velozes que os 5400RPM que vi gente testando e no qual o jogo apresentava travadinhas.
Tirando o fato das quedas nos portais ter levado alguns poucos segundos a mais, digamos uns 5 ou 6, foi totalmente jogável quando assumi novamente a gameplay. Não estragou ela em nada.
“Rift apart is a game that utilizes dimensions and dimensional rifts and that would not been possible without the SSD of the PS5 ” – Isso definitivamente não era verdade.
“Rift apart is a game that utilizes dimensions and dimensional rifts and that would not been possible without the SSD of the PS5 ” – Definitivamente era verdade!
Infelizmente o problema de cima é que as pessoas não sabem ler… e mais do que isso, não sabem situar as coisas no tempo.
Ratchet &Clank Rift Apart não puxa verdadeiramente pelo SSD, excepto nos niveis finais onde tu tens corridas que saltam entre mundos. Os restantes saltos são irrelevantes e conseguem-se mesmo com SSDs menos capazes!
Mas a frase nunca foi escrita com a intenção que estás a dar. A frase destina-se apenas a dizer que uma PS4 com o seu HDD nunca conseguiria fazer isso. Não há aqui a intenção de meter a concorrência ou o PC no meio. Apenas a consola anterior.
Mas mesmo assim, na altura em que foi dita, a realidade alcançava o PC.
Primeiro porque o PC não tinha drives NVME a essa velocidade. E segundo porque o PC não tinha a capacidade de descompressão da PS5.
A conversão do jogo para PC alterou o jogo. O jogo que está no PC não é o jogo que está na PS5, e que foi alvo dessa observação! É uma versão alterada em dois pontos:
1 – Suporta o DirectStorage, algo na altura inexistente no PC.
2 – O jogo foi alterado para permitir o CPU auxiliar nas descompressões, usando a performance adicional que os mesmos possam ter face ao CPU da PS5.
Estas realidades não são as que existiam na altura da frase, e acima de tudo, a frase tem um tempo e um contexto. Que pelo que se percebe, estão a deturpar!
Os próprios requerimentos dizem que é recomendado um SSD sem nem especificar qual tipo para PC.
O PC nunca precisou nem de SSDs NVME para rodar isso bem, um belo SSD Sata 3 de 550MBs já resolve, mas existiam sim M2 de 3a geração de mesma competência do PS5 (5000MBs) na época do lancamento disso no console.
Mário, você leu no texto que disse que rodei no HD ? Partes que inclusive tinham portais sequenciados no meu comentário ?
Leu também que apesar da lentidão do portal de 6 segundos, as vezes menos, quando voltava a jogar estava tudo normal ?
Logo é FALSA, ou é no mínimo equivocada, tal afirmação dita. Sei fazer leitura muito bem das coisas, e não procuro relativizar o que está dito direta e expressamente. Que foi uma total negativa dada.
Se quem afirmou isso queria comparar com o PS4 que o fizesse. Não o fez . Pois ele comparou a todos os sistemas existentes.
A frase usada foi:
Estamos a falar de um jogo para a PS5, exclusivo Playstation, e que na altura nem se previa que viesse a sair no PC. Daí que ele falava naturalmente do universo onde se colocava o jogo, o universo Playstatition. Daí a pergunta: Onde vês o que vês?
Onde está a comparação com todos os sistemas existentes?
Mais uma vez afirmo… quando afirmares, demonstra-o!
Até porque quando o jogo foi lançado para PC, houve alguém da Nixxes que disse também o seguinte:
Quando só se lê as partes que interessam, as coisas tem tendencia a deturpar… e mais quando se lê o que nem sequer foi dito!
Quanto ao teu HDD de 200 MB é curioso que ele bata um SSD de 600 MB/s, pois o SSD engasga.
https://www.youtube.com/watch?v=6EgDOW0Y9Bc
Nesse sentido, nada como fazeres um videozinho para vermos e acreditarmos em ti! E não mandes transições que possam demorar mais 1 ou 2 segundos. Mostra a corrida na lesma que muda de mundos em tempo real, sem pausas!
Eu estudei matemática discreta durante a graduação.
E uma coisa que aprendemos é a Negação Simples.
E eu vejo um belo exemplo dela bem ali em cima. Quando se fala ” isso não seria possível sem o SSD do PS5″.
Estamos por implicação direta negativa a dizer que isso NÃO seria possível em toda e qualquer outra sentença existente (no caso seriam outros lugares a se rodar como) e outro fato, existe uma perpetuidade em toda implicação, ou seja, é tida para sempre. É imutável.
Discretamente isso seria considerado uma sentença FALSA. Eu estou aliviando ao dizer que foi equívocada.
Este jogo já saiu da minha máquina há muito tempo já.
Eu só estudei Portugues, Inglês, Francês e Espanhol… E o que dizes, em todas essas línguas, chama-se presunção.
Isso que eu disse acima chama-se lógica proposicional básica.
Convém dar uma estudada. Ela geralmente está intrinsecamente ligada as sentenças afirmativas e negativas.
E se aplicada desta forma chama-se presunção. Porque estás a introduzir um contexto adicional onde ele não existe.
O que havia era uma equipa da Sony a falar de um jogo para as Playstation.
Se isso fosse considerado presunção Mário. E não teoremas de lógica proposicional
com implicações de sentenças. Toda lógica computacional também seria uma presunção e estaria errada frente ao reverso.
Como eu disse uma negativa intrisicamente ligada a sentença, à língua, sem “mas” e atemporal.
A lógica computacional não dá direito a segundas interpretações.
Tu aqui estás a pegar numa frase que diz “o dia está bonito” para presumir que se está a dizer que o dia naquele sítio é mais bonito que nos restantes.
O que ali está a ser dito é que sem o SSD da ps5, aquele jogo nunca poderia ser feito. Que jogo? O Ratchet. Feito para que? A PS5! Não diz que o SSD é superior a outros, ou que não poderia ser feito noutros sistemas.
Assim como a logica computacional não tem espaços a interpretação, a lógica proposicional também não tem.
É simples assim.
Inclusive aprendemos teoremas da lógica proposicional para aplicarmos na lógica computacional mais tarde.
Tudo isso que eu disse alguém da área pode confirmar para você.
Isso quer dizer que se eu te disser:
“As acelerações que faço não seriam possíveis sem o i4”, estou a dizer que elas não são possíveis em mais lado nenhum?
Pela lógica proposicional, você estaria dizendo que somente seria possível essas acelerações no seu i4, inclusive sendo comparados a outros i4, pela implicação direta negativa você está excluindo toda e qualquer outra sentença do universo de possibilidades, não haveria uma sentença mais na qual ter essa aceleração seria possível, o que obviamente seria FALSO.
Por isso que as afirmações negativas ou positivas a respeito de algo são tão traiçoeiras. Elas podem vedar conjuntos universos inteiros, podem validar apenas um conjunto universo.
Sinto estar tendo essa conversa em um momento delicado pra você Mário, minhas orações a teu pai.
E se eu te disse de caras que isso é treta pois a minha frase só comparava com o meu anterior BME? E
Como isso foi o que aconteceu, a lógica revela-se balelas.
Saber, eu não tenho nada contra ti, compreende. Mas a ginástica que fazes para salvar um argumento está a ser patética.
Tu queres à viva força ler o que não está lá escrito.
Este é o problema você pensa que se refere só a seu i4. Quando na verdade estamos excluindo todo o resto em negação.
Meu argumento é sólido, por gentileza releia.
Queres dizer que eu não sei o que estava a dizer?
Ou seja, neste mundo não podemos tomar nada como verdade porque na realidade se está a dizer muito mais.
Consegues viver nesse mundo? Eu não vivo aí… E prefiro analisar as coisas na base das regras linguísticas.
Como assim nunca? Só depois do direct storage que esse jogo foi capaz de rodar no PC com transições minimamente decentes e nem o DS é capaz de acompanhar a i/o do ps5. As transições no PC da NASA ainda são mais lentas que no Ps5. Acorda!!!
Com SSDs Gen 4 como o meu mal se sabe a diferença. Quem ganhou ou perdeu.
Com SSDs Gen 5 como o T700 esse jogo passa nos portais até mais rápido que o PS5, em alguns lugares por mais de 1 segundo a menos.
Vá pesquisar sobre hardware novo rapaz ! Acorde você !
A sério que estás a comparar umnSSD que custa metade da consola com o SSD de 50 euros da PS5?
Se calhar até o podemos montar numa Board Rog Maximus Z790 formula com um core 9 14900k e uma RTX 4900, e depois vimos aqui dizer como bate a PS5?
Quem disse que não existe PC na terra que acompanhe ou como sei que supere estes loadings (como exemplifiquei) foi o rapaz ali.
Reclame com ele por não saber disso !
E não existia (pelo menos no mercado de massas). Não sem o Direct Storage. O Linus do Linus Tech pegou num Threadripper de 64 núcleos e não conseguiu atingir as taxas de descompressão da PS5, vindo depois pedir desculpas pela sua ignorância.
Na altura efetivamente não havia nada equivalente. Mas isso não é sequer o que é dito ali. Ali o contexto é outro, e refere apenas que sem um SSD como o que existe na PS5 o jogo era impossível de ser feito.
E não existia. Mas isso a 3 anos atrás. Hoje há quem se iguale a ponto de não sabermos a diferença como o meu SN 850 7000MBs.
E há até quem supere.
Sugiro que veja o video do T700 12400MBs neste jogo. No Spiderman…
Nos multis…
Acredito que em qualquer coisa.
E foi nessa altura que a frase foi dita. Apesar que, repito, pelo menos naquela frase, naquele dia, nunca se pretendeu falar em nada mais do que comparar com o que se fazia antes na Playstation.
A I/O do Ps5 não está nem perto de ser utilizada ao máximo em R&C. Qual vai ser a narrativa se algum studio Sony meter uma transferência de 16GB/s? Vai precisar do que pra igualar no PC? Uam RAM fora da realidade?
Uma coisa que nenhum PC faz é transferências sem check in… Para isso precisas de motores de coerência, e isso não existe.
Grandes transferências no PC tem enorme impacto na largura de banda.
O problema é que essa narrativa, que já dura 3 anos, não aconteceu.
Por vezes parece que tu não és um informático.
Quando a 3DFx saiu ela era única no que fazia.
Um ano depois saia a Riva TNT ainda melhor.
E a Geforce com TnL saia depois.
A evolução não pára! E o que hoje é elogiado, amanhã é banal.
Mas mesmo que não vejas a situação a ser usada, isso não quer dizer que o hardware que introduziu a novidade não tenha capacidades.
Tu sabias que a PS2 de 2000 tinha mais largura de banda do que um PC em 2014 com memórias DDR3?
A DDR3 1600 em dual Channel tem 25.6 GB/s. A PS5 tinha 48 GB/s.
Viste a PS2 a bater a Xbox? Não!
Mas isso retira a virtude da PS2?
Não!
Aliás a Sony fez mesmo uma máquina com 16 PS2 que possuía uma largura de banda de 755 GB/s, e que criou o Final Fantasy: Spirits Within, ainda hoje um filme em CGI fabuloso. E isto em 2000, sendo que precisaste da GDDR6 para chegar a essas larguras de banda.
Agora estas situações são muitas vezes meramente capacidades que não acabam exploradas convenientemente. E isto porque são avançadas demais para a era.
A capacidade de descompressão da PS5 é uma delas. Com a atual dimensão (tamanho) dos jogos, pode quando muito ser atingida pontualmente, mas nunca mais do que isso.
Não por incapacidade, mas por outros motivos:
1 – A capacidade é 22 GB/s, a RAM usável é inferior a 16 GB. Isto quer dizer que o pico só acontece em situações muito peculiares onde parte do que lês faz um dump
2 – Mesmo que numa leitura obtenhas apenas os 16 GB/s utilizáveis, isso a ser sustenido requeria, numa leitura de 5GB/s que o SSD faz, um jogo de dimensões consideráveis, o que não acontece.
Basicamente isto é algo que se repete no PC. Pelo que as capacidades de descompressão do Direct Storage também são todas meramente indicativas.
Mas foi afirmado que Ratchet & Clank tem um frustrum que se limita so que temos no ecrã, o que permite a optimizacão máxima da memória, conseguindo ler dados rápido o suficiente para não necessitar de dados tampão a usar RAM.
Porque por norma os frustrums colocam na RAM basicamente tanto o que se vê, como o que está em cache para se ver.
E mais do que isto não é preciso. E um sistema que seja capaz disto, não precisa de muito mais.
Diferentemente do PS5 e sua compressão de dados, por mais eficiente que essa ideia o seja, depois que o console foi lançado já passamos por duas gerações PCI Express. A memória primaria(ram) e secundária(drive) evoluiram junto. E muito.
E os SSDs no PCI 4.0 em X4, alcançam 7000-7500 leitura/escrita raw e com o atual barramento PCI 5.0 em X4 alcançam absurdos 14000 leitura/escrita raw.
Perceba como mesmo de forma bruta as velocidades são altíssimas, e nada impede do PC usar de técnicas de descompressão o que as ampliaria ainda mais, usando a GPU ou mesmo seus núcleos hibridos (aposentando o ring bus)que como conversamos antes fazem conveniente presença, para fazer algo assim com direct storage.
Então a coisa balanceou-se por completo e estou pra dizer que tenha grande chance de ter capacidades de superar o PS5 nas performances de i/o mesmo operando de outra forma.
E no outro lado, no North Bridge, a RAM ela ampliou sua densidade por módulo, e aumentou sua velocidade de banda de uma maneira que so posso descrever como ridícula, todo dia vejo uma fabricante quebrando recordes a mais de 8000Mhz. Um 16Gb X2 dessas é igual um por um turbo no PC.
Exacto… E daqui a uns 4/5 anos, quando sair a PS6, tudo isto será relativamente standart no universo PC.
PC:
SSD NVMe 7GB/s vs SSD sata 500mb/s
mesmo resultado
O PS5 foi feito para tornar a diferença entre um SSD de 500MB/s vs um 7GB/s 9x mais
É simples assim, tem um SLIDE na apresentação do Cerny sobre isso.
Mas acho engraçado que jogos não usarem uma 4090 direito no PC é normal
Ninguém diz que 64 núcleos de CPU é fake pq não quadruplica os FPS comparado com 16 ou 8 núcleos.
Agora no PS5 o primeiro exclusivo de PS5 já tem que sair usando 5GB/s Raw ou 20GB/s comprimido?
E sabe quando o PS5 usar 20GB/s para um jogo? o versão PC vai precisar de 128GB de RAM e pronto
Simples assim, digo, para vc não… que comprou um notebook para jogar, ou diz ter um… com upgrades limitados, o pior de consoles e o pior do PC e se acha muito genial com isso.
Muita gente que só está atrás de auto afirmação, Mário, negam de pés juntos o benefício da indústria no que diz trazer qualidade e a indústria, custando relativamente pouco para o que entrega. Os consoles geram uma base de desenvolvimento sólida no tempo, o que no geral ajuda os desenvolvedores a entregarem projetos mais redondos e otimizados, e os consoles de nova geração, exceto o series S, estão bem além do PC médio de quando foram lançados, foram passados 3 anos e ainda vemos gente querendo desmerecê-los trazendo pra comparações coisas como uma 4090 ou mesmo diminuindo assets e resoluções comparativamente aos consoles para justificarem uma escolha que fizeram para se auto-chancelar como se fossem os inteligentões que sabem algum segredo intergalático que ninguém mais sabe ou percebe. E, pra mim, esses tipos de papos, nesses moldes são muito blasé e irritantes. Mas enfim, o mundo está cheio dessas coisas.
As consolas são super relevantes para o mercado, e sem elas tudo seria diferente.
O dinheiro que elas geram tornam-nas relevantes ao ponto de não poderem ser ignoradas. E como o seu hardware é fixo por uma série de anos, isso obriga a algo que os programadores se pudessem não faziam: Optimizar.
Novas rotinas, novas metodologias, soluções híbridas, soluções alternativas visualmente semelhantes mas mais leves, melhor uso da RAM, etc.
Se não fossem as consolas, nada disto acontecia pois o mercado PC cresce todos os dias e ao fim de 8 anos a diferença para as consolas é um fosso de performances. Sem elas, isto seria bem diferente.
Um bom jogo. Uma pena que o próximo vai demorar bastante.
Ó raios má partam…
@Saber Sword, estás a fazer lembrar um antigo frequentador aqui do site.
Começaste tão bem, a interagir de forma tão positiva para as discussões…
E agora tens utilizado de argumentos que além de insistirem em simplesmente incentivar flame war, utilizam de subterfúgios pseudo-intelectuais para validação.
Não ganhas absolutamente respeito ou simpatia nenhuma, por tentar exibir em discussões sobre vídeogames os teus níveis de escolaridade ou de perícias técnicas de forma a forçar os outros a aceitarem os seus argumentos.
Não vejo como é possível, utilizar tantas manobras metalinguisticas para tentar mudar a realidade.
Não é por acreditares que és capaz de voar, que podes saltar de um 20° andar! Por mais que tentes fazer com que todos a tua volta acreditem que tu realmente sejas capaz de voar, no fim, só sobra a queda!
Você já me disse a mesma coisa duas vezes já. Uma vez é coincidência duas já não é, qual seu objetivo ?
Ainda bem que não preciso me preocupar com sua validação para como bem quiser deliberar.
Os raios que o partam.
Pois, a questão é que o número de queixosos aumenta.
Terás de te integrar melhor no grupo.
E digo que concordo com o comentário. Está tua última desculpa para tentares chegar onde queres bate tudo o que já vi…
Mário eu e você sabemos qual é o lado dominante dos queixosos.
E você sabe o meu lado dominante.
Se você abrisse uma votação pública aqui, “quem quer Banir o Saber ?”, eu ficaria surpreso em ver quem votaria não.
Estão ansiosos pela minha guilhotina.
E o que esperas de mim? Que destrua o ambiente aqui?
E a ginástica que às vezes fazes para conseguires salvar os teus argumentos não passa despercebida a ninguem.
Daí que eu só posso pedir que te tentes enquadrar e dialogar de outra forma.
Se tens argumentos palpáveis apresenta, se não tens… Aguenta-te à bronca com quem tem.
Que deixe a partida de futebol rolar, porque não cometi falta. E reclamação existe no meio de campo.
Perceba, como achar melhor.
Há quem utilize de críticas para crescer como pessoa ou como profissional. Há quem as tome como ofensa e simplesmente continue do mesmo jeito.
Não tenho intenção nem interesse em validar ninguém.
Só expresso o meu desapontamento porque achei que era válido tentar puxar-te para o lado que já demonstraste ter aqui no site, mas que simplesmente ficou esquecido.
Podes continuar a buscar argumentos utópicos a vontade para “deliberar”.
E não foi minimamente uma coincidência. Foi diretamente ao assunto. A arrogância, fica mal até nas pessoas que conseguem realmente se destacar no meio dos 8 biliões de pessoas que há no mundo, em uma sessão de comentários em um site de tecnologia então… É insuportável.
E antes que tentes me enquadrar em “lados” ou algum “ista”, já referi aqui várias vezes que não tenho marcas de preferência, tenho sim, respeito pelo meu investimento, compro os produtos que realmente vejo valor. A Xbox 360 ainda é uma das minhas consolas favoritas de sempre. Gostava que a Microsoft voltasse a ter um produto com tanta qualidade como foi a 360. Isso sim seria excelente para todos.
O que busco nesse site são coisas relacionadas ao sony/playstation.
Mas ultimamente está difícil.
Parece que tem alguém , cujo não preciso nem citar o nome, que cria picuinha em tudo relacionado a sony.
Criando argumento para lá de bagdá.
Está ficando maçante isso.
Desculpem a franqueza
Sossega, sempre existiu e sempre existirão.