Apesar de este inquérito poder não mostrar toda a realidade, ele mostra um claro domínio das consolas face aos PCs no Call of Duty.
Como todos sabem, de 2000 a 2006 fiz parte de um clan nacional de Unreal Tournament, os Murderer Beasts, sendo que mantive ligações ao clan durante muitos anos.
Ao longo da sua vida, este clan não se dedicou apenas a um jogo, alcançando uma quantidade enorme de jogos, sendo que o Call of Duty foi um dos jogos alcançados, sendo que no período em que estive no clan, foram lançados 3 jogos dessa série.
Uma das queixas que ouvia dos jogadores do COD eram as cheats que existiam no PC. Elas basicamente tornavam o jogo online impossível já nessa altura, sendo que a componente de ir para servidores públicos fazia parte dos treinos e igualmente do processo de deteção de “novos talentos”.
A realidade é que essa situação arrasta-se até aos dias de hoje e vemos, por exemplo, o COD Warzone, onde a Activision chegou a banir mais de 70 mil jogadores de PC pelo uso de cheats.
A situação das cheats no jogo é deveras problemática, como revelam s noticias relativas ao Call of Duty: Modern Warfare 2, onde ao fim de apenas 2 semanas após o lançamento do jogo, os cheaters enchiam já os servidores. E da mesma forma vemos notícias onde os jogadores de consola estão a desligar o Cross Play devido aos cheaters no PC.
Daí que tem vindo a ser uma realidade a passagem de jogadores deste jogo de PC para consolas, de forma a escapar aos cheaters.
Um bom exemplo é o COD: Warzone 2.0, lançado agora em 2022, e onde um inquérito realizado pelo Charlie Intel revelou os seguintes números de adesão ao jogo, por plataformas:
What platform do you play Call of Duty on?
— CharlieIntel (@charlieINTEL) January 14, 2022
Basicamente o que vemos é que 67,7% dos jogadores de COD estão nas consolas, com o PC a ter uma quota de apenas 28,4%. O número de participantes foi de 51,206 pessoas
A confirmar este estudo temos um outro do Modern Warzone com 26239 participantes:
Which platform do you play Warzone on?
— ModernWarzone (@ModernWarzone) January 24, 2022
Como se percebe, os valores são bastante próximos aos do outro estudo, o que dá credibilidade a ambos.
Ideal era ter uma estatística da própria Activision ao invés de um questionário online espontâneo, onde a amostra é de quem quer se manifestar. Mas sim, dá ideia de alguma coisa, já que são amostras de grandes volumes de manifestações, o que demonstra certo engajamento de boa parcela dos jogadores, numa delas + de 50K. Fora que são duas enquetes com resultados estatisticamente próximos.
Um parecido com o que a EA DICE tinha com seus servidores até o BF4, onde você poderia ver toda estatística no battlelog stats, quantos jogadores estão online, em toda plataforma, picos, números de tiros por servidores, quais servidores estão cheios, player ON / OFF, etc…
Mas a EA fechou servidores e a coisa foi ladeira a baixo.
OFF. Aparentemente vazou um gameplay versao alpha de horizon multiplayer.
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/01/vaza-gameplay-de-horizon-multiplayer/
Com essa movimentação e gráficos de Unity, eu não coloco minha mão no fogo com esse “vazamento” não.
E sendo sincero comigo mesmo, eu espero que isso não se torne verdade, prefiro uma IP nova.
Uma pena esses vazamentos, porque costumam tirar o brilho dos anúncios e porque o jogo é apresentado de forma inadequada, podendo até estar em fase prematura.
Sim, nao parece um jogo da Guerrilla Games.
Parece uma DLC pra Fortinite.
Hoje é complicado levar tudo como verdade, porque é “relativamente” fácil fazer um jogo na Unreal ou Unity, tem muitos presets que bastam ser baixados e implementados, e muita gente gosta de criar fakes só pra aparecer. É complicado até afirmar que isso veio realmente da Guerrilla.
[Off]: Em um recente artigo de opinião na Game Industry é abordada a necessidade urgente do Xbox em impressionar com jogos exclusivos system selling, já que a quantidade de boa vontade adquirida pela oferta do Game Pass não compensará o impacto que os jogos exclusivos possuem nas vendas de consoles a longo prazo.
No fechamento do artigo há uma grande questão apresentada: se a Microsoft não consegue demonstrar a capacidade de utilizar efetivamente suas aquisições existentes de estúdios e editores para criar um pipeline de software de jogo competitivo e atraente para o Xbox, não seria a compra de uma editora gigante apenas um caso de desperdiçar $70 bilhões que poderiam ser utilizados de melhor forma nos estúdios já adquiridos?
https://www.gamesindustry.biz/how-long-can-microsoft-float-on-goodwill-opinion
Penso que a ideia do Xbox não é “criar valor” pra indústria e sim retirar valor da concorrência, algo facilmente perceptível na desvalorização das ações da Sony, algo que aconteceu imediatamente após o anúncio por parte da MS em estar adquirindo a ABK.
Xbox não quer criar valor na sua plataforma, pois todos os jogos multi já estão lá e ela não tem investido significativamente em criação própria, é só olhar pro histórico da empresa pra perceber.
Concordo plenamente com sua opinião, a Microsoft não está conseguindo superar a Sony através do investimento em produtos de qualidade que requerem tempo e expertise (gerência competente) para serem produzidos, o que ela deseja é minar a concorrente para que possa dominar o mercado e lucrar através da oferta de jogos simples que demandam pouco tempo de produção.
Apoiado, tô junto nessa,aonde eu assino.
Estava agora no carro e ia a pensar com os meus botões sobre a PCManias. E estava a refletir sobre porque raio uma situação que deveria ser um hobby onde devíamos estar todos aqui pelo que temos de igual, nos leva a discutir constantemente.
Pensei para mim: Será que a culpa é minha?
Mas depois de refletir percebi claramente que não.
Eu limito-me a dar conhecimento das coisas. Argumento e opino baseado em realidades e factos.
O que se passa é que há quem não queira ver a mesma realidade que eu!
Digo isto em cima do teu comentário porque este artigo é mais uma vez algo que reflete tudo o que temos vindo a dizer.
Há quem pense que se bate na Xbox porque não se gosta da Xbox. Mas na realidade o motivo é outro… A Xbox não parece perceber o que move este mercado, e mesmo assim quer domina-lo à viva força, impondo a sua própria ideologia.
Sobre este assunto da falta de jogos existe um filme muito engraçado que eu associo aqui.
Chama-se na tradução para Português, o Feitiço do Tempo, mas porque no Brasil pode ter outro nome, cito o nome original, Groundhog Day.
Basicamente este é um filme com o Bill Murray onde ele acorda todos os dias no mesmo dia.
Ora a Microsoft desde 2013 que tem duas vezes por ano uma vivencia do mesmo período.
Uma é antes do início do ano, onde se promete o melhor ano de sempre para a Xbox, e outra no final do ano, onde o Phil Spencer reconhece que o ano foi parco em suporte.
O que me custa a perceber é como é que certas pessoas (e Rui, estou a falar de ti), dizem que vem aqui falar apenas pela sua cabeça e que não lêem mais nada em outros sítios, não vêem o que se passa no mundo.
A Microsoft há mais de 10 anos que promete promete e não cumpre.
Fechou 12 estúdios, comprou mais e a Zenimax para finalmente ter o seu momento “agora é que vai ser”.
E três anos depois… Nada! Parece que o conteúdo dos estúdios quando entra na Microsoft se esvanece numa nuvem de fumos.
Ou seja, tudo mudou na Microsoft, e tudo continua na mesma!
E aparentemente nem os diversos artigos vindos de todo o lado parecem fazer perceber às pessoas que a Microsoft está no caminho errado. Que eles continuam numa política de quererem impingir o que acham bom para o mercado, mas não de dar ao mercado o que o mercado quer. De se distinguirem porque acham que podem fazer melhor, mas sem nunca o fazerem, mudando consequentemente de políticas ao longo do tempo e ajustando-as de acordo com a forma como o mercado se molda.
A Compra da Activision, a meu ver, e não sou vidente, mas apenas alguém que analisou o passado da Microsoft, não vai ser diferente do que se passou com a Rare e com a Lionhead. Duas produtoras super credenciadas, tratadas como troféus, em que uma de viu relegada a joguinhos e a outra fechou.
Naturalmente que tudo pode mudar. E eu posso estar enganado! Seria até bom para todos que isso acontecesse. Mas no entanto enquanto a Xbox for gerida por um demagogo vendedor de banha da cobra, que em vez de trabalhar passa pelo menos 18 dias a jogar 11h34m diários um jogo, eu não lhe consigo augurar um bom futuro.
Não, não é culpa sua!
Eu em particular gosto do site porque é um cano de escape do meu dia a dia, estresses, trabalho…, gosto de ler seus artigos rico em informações, aprendo muito com seus conhecimentos e dos leitores, e distrair com toda movimentação que todos conhecemos aqui!
Muitas às vezes cheguei querendo esganar qualquer um que passa-se por mim quando chego em casa, infelizmente algumas coisas do mundo afora eu levo para casa inconscientemente.
Então tomo um banho, faço uma torrada, pego um cafe e começo a lê seu site/sítio, para mim é uma terapia, tira-me ate risadas.
E foi assim por anos, e muitas das vezes até gostaria te agradecer por todo seus esforços!
Fiquei muito triste por ti quando ficou doente em 2021, e na torcida pela sua recuperação, gostaria de falar mais, mas estou em horário de trabalho.
Fico satisfeito Andy… É para isso que mantenho o site.
Infelizmente, Mário, somos homens modernos vivendo na era da Pós-verdade. Isso, basicamente explica tudo desses tempos pós-modernos.
No Brasil, o filme de que você fala também é “Feitiço do Tempo”, mas também é conhecido como aquele filme do dia da marmota. Um ótimo filme, aliás.
Olha o que defendo nesta indústria é o que sempre existiu,experiências únicas, muita diversão e qualidade,
Onde sempre andaram juntas em cada ciclo. O Atari teve o seu. O Nes também teve o seu o Super N com o Mega teve o seu e isso perdura até os dias atuais, só que olhando friamente para este mercado o que se nota é um vazio de umas das empresas que se está no ramo comprando tudo e todas e nada se vê a pelo menos 5 anos, sempre com discurso de mudança e anos melhores e nada se concretiza e olhando para seus seguidores agradecendo farelos é de impressionar isso de um utilizador que tem 2 Xbox um one X é um SX
Algo tem que mudar e de imediato, gosto da marca e sou fã de uma franquia dela e ve- la tendo essa postura é de dar dó, Game pass a pior coisa que podia existir, pois o que estamos a ver são jogos cada vez com uma qualidade baixa, muito baixa daquilo que sempre presenciamos ao longo dos ciclos onde se via uma briga acirrada em qualidade para angariar clientes, hoje ela joga farelos e se ouve aplausos,.
O que está a acontecer com os jogadores
O Groubdhog Day é considerado por muitos como o melhor filme de time loop de sempre, e de certa forma percebo o paralelismo mas ao contrário do Bill Muray, não acredito que a Microsoft perceba que tem que mudar para sair do loop de secura e desorganização em que se encontra.
No que toca a estúdios como a Rare, Lionhead entre outros, é que existem uma enorme diferença entre Microsoft e Sony, é que a Microsoft tenta açambarcar aquilo que está a dar em determinado periodo, o que está a ser ”trendy”, comprou a Rare porque era um portento de estúdio, comprou a Minecraft pelo boom que foi, depois foi a Bethesda com N IP’s populares e agora o COD que vem com um atrelado de IP’s também eles populares, ou seja compram o que já está mais do que estabelecido.
Já a Sony, tem olho para o talento, antes de comprar seja o que for, trabalha com um determinado estudio que tem que dar provas do seu talento e só depois é que entra para a familia, depois disso e para evitar a fuga de talento como acontece na Microsoft, dá-lhes total liberdade criativa, e essa é que é a grande diferença entre ambas, ainda esta semana a Naughty Dog disse que para eles o Uncharted já era, um IP de enorme sucesso, e a Sony está de boas com isso, numa Microsoft o Uncharted tinha-mos sequelas até ao 15 ou até ao fecho do estudio.
Infelizmente muitas pessoas possuem apenas visão de curto prazo e não conseguem avaliar que determinados produtos e serviços que parecem tentadoras à primeira vista podem se traduzir no futuro próximo em menor oferta, preços maiores e até em qualidade inferior. Na minha opinião é exatamente isso que ocorre na plataforma Xbox: muitos jogadores só querem pagar um valor irrisório por serviços de assinatura, não se importando em incentivar um modelo de negócio que claramente já está afetando a qualidade dos jogos e uma aquisição altamente danosa ao equilíbrio do mercado que pode resultar em menor concorrência e preços maiores dos jogos e assinaturas.
O mais inacreditável são as pessoas adorando uma empresa que possui histórico de constante busca por eliminação da concorrência e descarte de produtos que não atingem as expectativas (Windows Phone, Mixer, etc), além de endeusar demagogos (Phil Spencer, Aaron Greenberg) incompetentes que estão destruindo tudo de positivo que a Microsoft alcançou na época do Xbox 360. Esses indivíduos não se preocupam com a manutenção e crescimento saudável do mercado de consoles, querem apenas usufruir de uma grande oferta de jogos ao menor preço possível, não importando a qualidade e diversidade dos jogos disponibilizados.
P.S. na próxima semana estarei em viagem com minha esposa pela região de Algarve, nossa primeira visita à Portugal!
Oh raio de sítio que escolheste para visitar.
O Algarve é uma zona de muito baixa densidade populacional, altamente turística, que só tem praias e é bom no verão. Nesta altura não tem nada de interesse.
Somos turistas buscando um clima mais quente que em Dublin, boa comida e belas paisagens!
A viagem até Portugal é relativamente curta e os preços de acomodação e aluguel de carro são muitos acessíveis.
Não sei como está no Algarve, mas aqui no Norte está um frio de rachar…
A previsão para a próxima semana é de dias ensolarados com temperaturas entre 9°C e 17°C.
Bem mais agradável que o frio, vento e chuva dessa época em Dublin! 😄
Nada que o Mario já vem martelando esse assunto há muito tempo, mas outros sítios questionando o que deve ser questionado já é uma bandeira verde.
Há um novo rumor preocupante divulgado por um leaker. Tanto Redfall como Starfield estão cheios de problemas, mas a serem pressionados para saíram para a Microsoft poder mostrar alguma coisa aos acionistas.
Aparentemente, segundo o mesmo rumor, dos dois o Starfield é o que está mais miserável.
Fico a perguntar o que está acontecendo.
Forza provavelmente adiado;
Starfield provavelmente adiado (e tinha gente a duvidar que sairia este ano);
HellBlade 2 entrou num limbo que ninguém sabe de nada;
Problema com Fable;
Perfect Dark foi para outro estúdio;
Rumores sobre a 343 e o não cumprimento de promessas para o Halo Infinite.
Até parece que o problema em si é o hardware que eles tem pois nada tá dando certo e o que sai é no estilo cartoon.
A doutrinação é tremenda que uma vez eu vi uma pessoa a opinar que Starfield seria adiado pois nada se vê dele e como resposta disseram que eles já mostraram e muito naquele evento do ano passado.
Sinceramente, muito dos problemas do Xbox com jogos seria lançar games episódicos ou mesmo não forçarem a barra para o multiplayer online. A Bethesda sabe fazer um bom RPG, bem como a Obsidian, já até trabalharam juntas… Sinceramente, deve ser problema de gestão mesmo, e falta de deixarem as companhias fazerem o que sempre fizeram bem, jogos.
O que está acontecendo?
O Xbox não tinha um ecossistema de estúdios definidos como a Sony cultivou desde o PS3. Isso leva tempo, e o próprio início de vida do PS4 não foi lá mil maravilha de jogos first party. O Phil spencer herdou a divisão do Xbox sem autonomia, respondendo para a divisão do Windows e com orçamento restrito. Ele precisou tomar uma decisão entre apoiar jogos só para aumentar quantidade e falar que tem, ou reestruturar a divisão. Felizmente ele não foi imediatista e optou pelo segundo, para criar bases estáveis a longo prazo.
Jogos demoram tempo para serem feitos, principalmente se forem coisas criadas do zero. Não existem milhares de desenvolvedores de games talentosos prontos para entrarem em um novo estúdio. Fable e Perfect Dark são duas coisas criadas do zero. Um estúdio novo que ainda tem poucos funcionários, na Initiative e que precisou do apoio de produção da Crystal Dynamics, e um estúdio totalmente novo construído pela Playground para lidar com Fable e outros estilos de jogos. Isso leva tempo para estar redondo. Da mesma forma, a Ninja Theory era um estúdio pequeno que desenvolveu um jogo indie cheio de limitações. A Microsoft os ajudou a aumentar a equipe, o que basicamente fez com que Hellblade 2 subisse de patamar. o Orçamento de Hellblade 1 foi basicamente 1/5 do orçamento de Horizon Zero Dawn, e agora eles estão construindo um jogo que vai expandir muito a qualidade do primeiro. Isso também não acontece do dia pra noite.
Sobre Forza, tradicionalmente os jogos Forza saem no segundo semestre. Não tem nada fora do normal aqui.
Sobre Starfield, a Microsoft provavelmente não vai aceitar o lançamento de um jogo com tanto hype com o padrão Bethesda de bugs. Então assim como foi com Halo, se for necessário, entendo que eles vão adiar.
O grande problema para mim, fora essa questão de que o Don Mattrick deixou o Xbox sem futuro e sem planejamento e as ações levam tempo para refletir, é a gestão da 343i, algo que começou a ser resolvido ainda antes do lançamento do Halo Inifnite. Muita gente da liderança problemática começou a ser cortada ainda em 2020.
O Xbox em breve vai estar em uma posição muito mais estável do que esteve nos últimos anos, mas as coisas não são feitas do zero, e o Phil Spencer enfrentou uma adversidade que nem a Sony teve com o PS3. Mesmo com todos os erros, a Europa salvou o PS3 e ele sempre vendeu a nível global perto do 360. A Sony também nunca pensou em fechar a divisão ou fechou a torneira do dinheiro.
Rapaz, essa é a maior passada de pano que vi nos últimos anos para justificar incompetência!
Impressionante! Parabéns!
Todo mundo sabe que leva tempo para estúdios maturarem. Mas o problema é que desde 2019 a Microsoft vem anunciando vários jogos, e mesmo depois de tanto tempo, vários deles não possuem nem gameplay tampouco data.
As pessoas no geral não compram videogame agora para jogar os jogos daqui 5 anos. Ou seja, as pessoas fazem listas destes anúncios, criam hype, ficam ansiosas por gameplay, data. E quando percebem que se sentiram enganadas por tanta promessa e pouca entrega, a reação natural é a que você vê nestes artigos.
Talvez você possa tentar fazer a falsa equivalência citando a demora de jogos como TLOU2. Mas no caso da Sony eu vejo uma distribuição mais equilibrada, ou seja, alguns jogos de fato demoram, outros não. No caso da Microsoft, a esmagadora maioria está demorando demais para lançar.
E não é apenas uma questão de tempo e dinheiro para um estúdio chegar no nível da Rockstar ou Naughty Dog. Talento, cultura e uma boa gestão são imprescindíveis para amadurecer. Hoje a Insomniac pode ser considerada um estúdio de ponta. Mas foram vários e vários anos lançando alguns jogos medianos, aprendendo com os erros e mudando sua forma de trabalho até chegar lá.
Se a expectativa é que lá por volta de 2025~2027 teremos estúdios lançando jogos de ponta na MGS, tudo certo, continuaremos aguardando até lá. É até melhor, porque até lá um Xbox Series X estará custando muito mais barato, logo não preciso viver de promessa e pagar o preço de lançamento (499 dólares). Enquanto isso, vamos usufruindo dos jogos de ponta que são lançados por outros estúdios mais competentes.
Fernando, vc trabalha direto com o phill? Impressionante como vc sempre vem com algumas falar que parece ser de alguém que sabe de informação que ninguém de fora tem. Que coisa nao xD
Fernando, se o Xbox tivesse investido durante toda a geração 360 em jogos exclusivos a situação poderia ser diferente.
Xbox não cultivou um ecossistema de estúdios mas fechou na geração xbox One boa parte destes que existiam.
E passados quase 9 anos da saída a culpa ainda é do Don Matrick??? Até quando ele será culpado? Até o momento que o Xbox terá(realmente) o melhor ano de sempre???? Phil assumiu em 2014 mas só em 2020 aqueles que faziam parte da liderança problemática começaram a sair?
Engraçado que por aqui leva um tempo para ficar redondo, mas uns aninhos atrás o mesmo não se aplicava aos jogos Sony.
De mais que bela passada de pano. Forza iria sair até o meio do ano (segundo palavras do próprio Phil ano passado), mas se atrasar não tem problema, sempre foi lançado no segundo semestre.
Hellblade 1 foi lançado em 2017 (3 anos após o anúncio em uma conferência da Sony), MS adquire a Ninja Theory em 2018, HellBlade 2 foi anunciado na TGA de 2019. Mais de 3 anos e nada de gameplay, que belo marketing e manutenção de hype que o Xbox faz, quem saiba esse setor ainda é controlado pelo Don Matrick.
O ruim que não sei qual é o pior para os acionistas, lançar os jogos incompletos e com problemas ou adiar para o próximo ano.
Tá tive colega a dizer que infelizmente a MS não tem mais nada para esta geração
Exatamente, poucos têm a coragem de abordar o assunto e colocar o dedo na ferida.
Parece um artigo escrito por alguém que não consegue enxergar dois metros a frente das pernas. Um imediatista que ignora todas as bases que estão sendo construídas.
É incrível como nos anos em que o Playstation não tem muita perspectiva de exclusivos começam as surgir esses artigos e rumores duvidosos toda semana. Então o Forza parece ótimo, o Redfall parece ótimo, o Hi-FI Rush surgiu de surpresa e é um sucesso, e na verdade o evento foi ruim, e a MS não consegue mostrar nada que faça valer a pena?
Uau, opinião pessoal novamente passando por cima da realidade e tentando escrever a história…
Esse artigo vale tanto quanto revies de games, subjetivo, opinião pessoal, bosta…
A indústria é muito mais composta por fanboys de Playstation machucados pelo caso Activision, e que agora abandonam a Square justificando que o Forspoken é ruim por que não é da Sony, do que por fanboys de Xbox. E aí saem essas patacoadas de artigo.
Claro, quem enxerga longe é o teu querido Phil Spencer!
Veja só:
23:59: Exclusivos são péssimos para indústria
00:00: Precisamos comprar publishers pra termos exclusivos
23:59: A Sony não é nossa concorrente, concorremos com Google e Amazon
00:00: Precisamos comprar publishers multis pra competir com a Sony
23:59: Jogos Single Player não são mais atrativos para jogadores
00:00: Estou muito ansioso para jogar GoW Ragnarok
Nem vou citar mais, pois seria uma bíblia! Esse vendedor de banha de cobra, digo, Phil Spencer enxerga longe demais mesmo. Danado esse cabra!
Em tempo, um game com estrutura indie, que começou desenvolvimento muito antes da MS botar a mão na Bethesda não é (mesmo que pra vc seja) um system seller e nunca vai ser.
É um artigo veiculado em um portal com grande visibilidade e boa reputação, você até pode discordar da opinião publicada, mas desmerecer da forma como fez não é nem um pouco razoável.
Na sua visão todos que não aplaudem ou concordam com as ações da Microsoft são imediatistas ou fanboys? Quem seriam os seres iluminados que entendem verdadeiramente do mercado de jogos? Aqueles que são fãs ou adoradores do Xbox?
Há quem se contente com pouco e tente invalidar a opinião dos outros, mas na minha visão o que foi mostrado pela Microsoft foi insuficiente dado o período prolongado sem lançamentos first-party de alta qualidade. Não acho que tenha sido um evento ruim, mas acredito que está muito aquém do potencial dos estúdios do Xbox .
Grande visibilidade e boa reputação? São o website de videojogos mais credenciado quem existe atualmente, e visitados por pessoas ligadas à indústria, não apenas gamers.
Perfeita colocação, Mário!
Tentar desqualificar o site ou o redator não vai alterar os fatos contidos no artigo, é somente uma cortina de fumaça para não admitir as falhas da Microsoft desde a geração mal-sucedida do Xbox One.
Ou seja… O homem faz uma análise ao mercado e vê que mesmo com Gamepass a Microsoft não consegue subir significativamente a base de utilizadores, não consegue subir as receitas, prevê mais quebras para o outro semestre não consegue vender mais do que a PlayStation.
Analisa o mercado e vê que a qualidade do Gamepass está em queda e que não possui produtos como os que a concorrência oferece na sua consola.
E vai daí coloca uma questão pertinente… Até mais quando é que a boa vontade dos utilizadores vai permitir à Microsoft sustentar-se com essa oferta.
E consequentemente, porque a pessoa se baseia naquilo que está a acontecer para escrever este artigo, como atenta contra a Microsoft, está a escrever a história, é bosta e são fanboys. Ou seja, pelo que percebo, o Gamepass tem produtos ao nível dos exclusivos Sony, a Microsoft está a subir as receitas, o próximo semestre prevê mais subidas, os utilizadores do Gamepass já são 50 milhões, e a Xbox vende mais que a PS5. E assim sendo ele está a inventar e a escrever a história, e não tem motivos para questionar o que questiona.
Ok…
.
nossa, mesma energia do Windows Phone…
o futuro é a unificação do PC e Celular, Android e IOS estão fracassando não apostando nesse futuro maravilhoso que a MS está fazendo.
Hi-Fi, jogo muito atrás de Returnal e R&C, começou a produção faz cinco anos e o produtor já disse que NÃO TEM NADA HAVER COM GAMEPASS ou MS.
Xero, deixa de ser bota abaixo. O Hi-Fi é um grande jogo! É certo que não foi criado sob alçada da Microsoft, mas é um jogo que se adapta às características do Gamepass. Não tem altos valores de produção, mas tem qualidade.
Bom, lembram que eu falei do “Plano C” da MS?
se o xbox não der certo, bota os “estudios xbox” para serem administrados pela Bethesda, que já tem experiência melhor que o xbox em gerenciar estúdios, melhor que o Phill com certreza, demite o “phill e sua turma”, incluindo em primeiro lugar o Aaaron Greenberg, dai depois vira third
Não perde o investimento em estúdios, que ainda podem gerar lucro vendendo jogos como todo mundo faz e a bethesda sempre fez.
evidência era a Bethesda ser uma subsidiária da MS e não ficar sob controle do Phill Spencer
Pois é, veja só:
é um jogo do “xbox estúdios”, que já existia desde sempre, muito antes da compra da bethesda, pq a Bethesda tá no nome junto?
Pq eles querem manter as duas marcas, xbox e bethesda, se o xbox flopar vira bethesda, se o xbox “vencer” a bethesda é absorvida no longo prazo e marca bethesda some
Aprenderam com o erro de comprar a Nokia e destruir a marca, substituindo por somente windows phone
Outro off, mas acho interessante para vc Mário ler esses twittes
“chefe de comunicação da MS” acusando a Sony de ter mentido para a UE, dizendo que a sony disse que disseram pra ele que dizem que a sony disse que a MS vai tirar o COD do playstation
o “disse me disse” é para enfatizar o nível de ridículo, desespero por se vitimizar com a “sony malvada”
Vem o tópico do twitter:
https://twitter.com/fxshaw/status/1619142797914939393
aqui um print do nível do sujeito:
EDIT
Já tem gente grande metendo pau no sujeito, inclusive esse sujeito vivia escrevendo coluna da Forbes com “xbox wins, sony loose”
Pronto, o retwitte do cara contestando ele tem mais engajamento… se ferrou
Melhor tirar prints pq daqui a pouco ele apaga
Muito bom…
https://www.forbes.com/sites/paultassi/2023/01/28/microsofts-main-argument-against-sonys-call-of-duty-protests-doesnt-work/?sh=4c55e8f24e5e
Ele escreveu uma coluna, como ele notoriamente gosta de “equilibrar as coisas” escreveu também:
A MS está falando a verdade sobre COD (mesmo tendo mentindo com a bethesda)A Sony está mentindo quando diz não acreditar* que a MS vai manter o COD no Playstation
*claro que ele esqueceu de citar que a MS também disse que “não fazia sentido economico” tirar jogos da bethesda, tipo todos os jogos da bethesda que serão lançados, do playstion igual fala agora de COD.
obvio que a Sony não vai acreditar na MS, com razão, ao contrário do que ele fala na coluna.
obvio que ele ia expor a MS mas tinha que achar um jeito de “equilibrar as coisas” e falar mal da Sony.
Não sei de onde se tira tanto fanboy ou sei lá o que, que gostam tanto de fingirem que a MS é a coitadinha boazinha e a Sony a coorporação do mau opressora
É pura fantasia para compensar
Estes artigos estão a surgir de todos os lados, sejam fans Xbox ou não. E isto porque a Microsoft não tem critérios e fala meramente por falar. Eles não podem esperar que acreditem neles quando eles apresentam argumentos que não serviram para outros casos.
A Microsoft é uma empresa com um largo historial de incongruências documentadas.
Off… Ainda não posso dar isto como certo, mas lembram-se de ter dito que a Microsoft tentou forçar um processo para obrigar a Sony a entregar documentos?
Nesse pedido a Microsoft cometeu um erro formal e a Sony mandou-lhes um documento corrigido a explicar como se fazia.
Pois bem, parece que a Microsoft mandou novo processo, mas ignorou o documento da Sony… E cometeu novo erro processual. 😂😂😂
Isto foi detectado por alguém que teve acesso ao documento, e não se sabe ainda se o Juiz vai deixar passar a coisa ou não, mas o erro está lá.
Vai ver deu algum outro 180 la dentro e querem que o negocio Flop mesmo…
Ai eles podem dizer que a culpa foi do governo, igual saíram dizendo que a culpa do Windows Phone falido era do Google por nao ter feito YouTube para WP