Ter os 86% a achar a funcionalidade intrusiva não admira. Ter os 14% a achar que não é, é que surpreende!
Como é que é possível que 14% dos inquiridos sobre a funcionalidade Recall, na qual a Microsoft se propõem fazer capturas de ecrã de tudo o que o utilizador faz no seu PC, para tornar a sua atividade pesquisável, e ainda por cima de forma contextual, com a capacidade da IA reconhecer o que está no ecrã, não é algo demasiadamente intrusivo? Sinceramente, gostava de questionar essas pessoas sobre o que achariam ser demasiadamente intrusivo para acontecer na sua máquina!
Será que questionaram funcionários da Microsoft?
Seja como for, 86% é um valor significativo, e que demonstra que a grande, grande, maioria do mercado, não vê com bons olhos o Recall! Aliás, Elon Musk questiona mesmo se a funcionalidade não seria algo digno de figurar num episódio da série Dark Mirror (Para quem não a conhece, esta série é uma espécia de re-edição da antiga série Twilight Zone, e aborda maioritariamente distopias na criadas na sociedade (situações más ou assustadoras), pela tecnologia)
Vamos ver se a funcionalidade avança, e se, uma vez a mesma a funcionar, e com plena consciência do que tal significa, as percentagens de agrado continuarão a ser iguais.
Muita gente se acha acima do bem e do mal, e talvez, o correta o suficiente pra achar que uma feature dessas – que invade seus segredos e informações íntimas, documentos pessoais, vida financeira como acesso a bancos, pagamentos de salários saldo de dívidas e investimentos etc. – é algo de que é bem vindo desde que pegue os criminosos que eles acham que os demais são (os pedófilos e depravados, e os bandidos de internet), quando na verdade a MS não é capaz nem de impedir e-mails com phishing e outros virus de chegar aos clientes do outlook. E claro, junte-se a isso o grupo dos ignorantes totais que respondem sim a tudo como se fosse pra não descobrirem sua opinião ou fosse ganhar um prêmio em dinheiro para cada resposta correta, e não esquecemos os fanboys evangelizados que dizem sim a tudo que a MS faz.
Acho que a maioria dos 14% não entendeu mesmo. O negócio é tão surreal que é difícil de acreditar. Logo a pessoa fica confusa e acaba respondendo errado.
Off: Uma coisa que ninguém comentou e está me preocupando é o slide 30 da apresentação da Sony.
Sony Business Segment Meeting 2024 Game & Network Services Segment
Se somar com a falta de anúncios até agora. Existe um cenário em que 2025 terá apenas dois AAA. Wolverine e DS2. Sendo que esse ano vai passar zerado e ano passado só teve um. Espero estar errado, mas não estou otimista.
Eu tenho a desconfiança que a Sony está atrasando os seus jogos para coincidir com a chegada do PS5Pro.
É uma possibilidade. Mas é ruim com o detentor do ps5. Poderiam lançar atualizações com melhorias no lançamento, ao invés de manter essa seca.
Deus queira que seja isso, mas acho difícil… E sinceramente, sem suporte decente ao PSVR2 não tenho o menor interesse no Pro, já estou torcendo pra lançarem o adaptador pra PC mesmo. Custa a Sony fazer ao menos remasters dos jogos de VR do PSVR1? Caraca, remaster do Until Dawn é de lascar, acho que é só pra não parecer estarem lançando só pra PC.
Isso não tem sentido, não faria diferença alguma.
Fora que atrasos tem como consequências mais custos de desenvolvimento
É o legado do Jimbo! Jogos First Party AAA, só no fim da geração agora.
Não sei nem como vão ter coragem de lançar o PS5 Pro sem anunciarem jogos decentes e com mais jogos first para PC que pra PS5. Na conferência o melhor jogo da Sony foi o Astro Bot e pra mim ainda é frustrante ver que nem suporte pra VR vai ter, a Capcom é melhor promotora da PSVR2 que a própria Sony.
Astros Bot não tá sendo feito pela Asobi e lança em 2024???
No Days of Play de ontem confirmaram. É first e lança em 2024
Ps: parece um baita jogo
Nada contra o jogo e até pelo tempo curto de desenvolvimento, não dá pra esperar algo nível AAA. Imagino que seja do nível do primeiro, mas voltado a mostrar as capacidades do ps5 pro.
Ué, vc quem disse que não tem nada nesse ano.
AAA.
Astro tá no mesmo nível ou maior que muito AAA por ai.
Só pq ele não tem captura de movimentos e atuações de Voz? se for assim a Nintendo nunca teve um AAA na vida.
Meu problema é a contação do Dólar, 5:1, que faz o jogo custar 350 reais.
Se fosse o tempo ai de 2:1, 150 reais, pegava no lançamento.
Serio que você soltou essa. Fanatismo tem limites. Você pode adorar o Astro. Mas transformar em AAA ou comparar com qualquer jogo da Nintendo é tão surreal quanto o Recall da Microsoft.
Qq vc acha que tem nos jogos da Nintendo que custa mais que Astro Bot?
Captura de movimento nível last of us 2?
Áudio nível Returnal?
Tô curioso para vc me mostra o que custa tão caro no Pokémon lá com gráfico de celular ou no “humm aham” do link e da Zelda.
Fico curioso que “tecnologia de ponta” tem na Nintendo, rodando no hardware de DEZ ANOS atrás
Só de astrobot rodar no PS5 já custa mais caro que Zelda no Hardware CAPADO DE 10 anos atrás.
É pq eu fico curioso mesmo, Nintendo com hardware CAPADO de 10 anos atrás… Com custo de 10 anos atrás em tudo… Fico curioso em saber como um jogo da Nintendo pode ter TECNOLOGIAS e custos semelhantes ao Astro Bot hoje
Sera que é RT?
Áudio 3D?
60fps?
4k?
RT ou sido 3D não definem um AAA. Nem o hardware usado.
Zelda é AAA e muitos jogos Mário também.
Zelda é impressionante e tecnologicamente mais assombroso do que tudo o que a Sony apresentou na PS5. E isso exatamente porque corre em hardware com 10 anos, conseguindo o que consegue.
Deto, o Astro Bot parece ser excelente jogo de mas pra ser AAA tem de ter cara de AAA, custo de AAA, e não me parece ser o caso. Mas a questão nem é essa é que a Playstation já vai algum tempo com anos fracos, teve um ótimo primeiro ano, um segundo razoável e agora segue apenas com jogos de parceiros e etc. Nada contra, principalmente se forem bons como Final Fantasy e Stellar Blade, mas cara, cadê os first party decentes e com qualidade que justifica ter um PS5, Astrobot é jogo que poderiam lançar até no PS4 com poucos cortes e diminuindo a velocidade de algumas cenas por causa do hd antigo do PS4.
Sinceramente é decepcionante estarmos vivendo de remasters e remakes, o PSVR2 por parte da Sony está abandonado, não faz nenhum esforço pra adaptar nem os inputs de jogos antigos de sucesso dela mesma no PSVR1, muito menos lança mods de jogo dela que já existem, é muito triste a coisa toda. Olha, acho o PS5 um excelente console, mas sem os jogos que espero que ele tenha por parte da Sony, cada vez mais ele perde importância pra mim. Tá triste o negócio. Nada da Naughty Dog, Nada da Sucker Punch… A geração vai se arrastando nas costas da Insomniac e de remakes/remasters, é triste isso.
Infelizmente é o que estamos a ver…
Juca…o termo AAA é algo informal para definir certos, e cada um dos A significa orçamento, perfil do jogo e o tipo de editora.
O Astro Bot deixou de ser aquela ferramenta para a Sony mostrar as capacidades do hardware, o IP ganhou imensa tração por ter sido exposto a todos os que compraram uma PS5, que curiosamente, é o exclusivo PS5 preferido de muita gente.
A nivel de orçamento é um AAA, está a ser feito à pelo menos 4 anos e certamente terá uma campanha de marketing enorme dada a excelente recepção do publico, o que fará do jogo a aposta da Sony, e por estes mesmo motivos, é igualmente um jogo de alto perfil (AAA).
Também se encaixa no conceito AAA por ser editado por quem é, a Sony, uma grande editora.
Podes dizer que não é um AAA ao nivel do The Last of Us Part 2, e não é, da mesma forma que o TLOU2 não é um AAA ao nivel de um GTAVI, mas isso faz do TLOU2 um AA?
É que se formos classificar o Astro Bot de AA, então o Mario Oddysee também o é.
Podia passar por um jogo da PS4?
Sim podia, da mesma forma que todo e qualquer jogo pode sair na PS4, ou até na Switch como se fosse um Doom Eternal.
Bem, se Astrobot é AAA reformo-me já.
AAA é um jogo com elevados valores de produção. É um jogo com elevado orcamento, alto perfil e criado por um estúdio de renome. Astrobot não se enquadra aqui. O primeiro jogo foi grátis e este a custar algo será de acordo com o seu custo de produção, o que dificilmente será mais que 40 euros.
Se excluires da demo da PS4, o primeiro foi o Rescue Mission para o VR que era 40€, achas mesmo que o novo que é 3x maior será no máximo 40€?
Dada a reação por parte da comunidade, acho que vai ser a grande aposta da Sony para o Natal, com uma forte campanha de marketing, mas cá estaremos.
Poderei estar enganado. Mas 80 euros por um jogo daqueles só os possuidores de Nintendo.
80€ não acredito porque será um jogo que vai apelar muito à pequenada, acredito que se situe entre os 60 e os 70€.
A definição de AAA é um jogo de elevados padrões de produção, quer gráficos, quer sonoros, quer a nîvel de custo de desenvolvimento.
É uma definição vaga, que varia de acordo com o produto para o qual o jogo é lançado. Nos padrões Sony, e PS5, Astrobot é Indie.
Acho que o pessoal está a ser muito exigente para 2025. Dois AAA desse nível no mesmo ano e ainda acrescentas apenas, bem não sei o vosso conceito de entrega.
O meu se a média fosse essa estaria bem.
Se isso for sinal que em 2026 também entrega 2 grandes e por aí fora, acho que não está tão mal como isso.
Concord não o.vou comprar, não gosto do conceito.
Mas reconheço que pode ser diferente do que anda por aí nesse género. De semana em semana com novo vídeo das relações entre personagens pode ser que cole e se diferencie dos restantes, envolvendo os interessados pelo jogo.
O que isso é bom para mim?
Em primeiro reafirma uma consola diversificada (não sou dono da razão e o que eu gosto não é implícito que outro goste), e desse modo atrair mais e mais pessoas, sinal de valorização da plataforma e de ainda mais suporte à mesma.
Depois se for um sucesso de vendas, que não se advinha mas quem sabe, pode financiar os jogos que quero.
O problema que a Sony atravessa não é falta de entrega. É consequência dos custos e tempos de produção. A Microsoft o que tem entregue é o que os estúdios que comprou tinham em carteira. Não fosse isso estaria a seco.
O problema da Sony é mesmo a falta de entrega, porque decidiu apostar numa enxurrada de GAAS, 10 precisamente, ao invés de entregar aquilo que sabe fazer melhor, jogo SP épicos, não foi por acaso que houve um contraste brutal entre o Astro e o Concord, um foi literalmente celebrado enquanto que o outro foi completamente arrasado, eu nunca vi um first partie da Sony ter um backlash destes, isto só demonstra o quão errada está a ser a estratégia da Sony, pelo que a comunidade deu o recado em alto e bom som.
A mim custa-me que alguém como tu, que para mim, és o melhor ”analista” desta industria, dada a forma certeira como previste o rumo das coisas, que acredites no conto do vigário que é a ”consequência dos custos e tempos de produção”, porque apesar de ser verdade que tudo aumentou, também é verdade que os lucros também aumentaram e de que maneira, isso é uma ideia que está a ser indocrinada na industria através dos media, para habituar a audiência a ter menos por mais.
É uma verdadeira aldrabice que está a ser cimentada desde os tempos da PS3/360.
Estás enganado. As receitas aumentaram e muito. Os lucros não.
Não é isso que a Sony diz Mário, à dias a Sony veio afirmar que esta está a ser a geração mais lucrativa de sempre.
Em que é que ficamos?
Mais lucrativa porque pela primeira vez tens uma base de consolas da geração anterior que é enorme e se mantem ativa. Não é graças à PS5. Por isso é que a frase é que a GERAÇÃO era a mais lucrativa. Não a consola. A atual despesa com a criação de jogos assume valores como nunca antes.
Não quero estar a contrariar, mas segundo foi revelado agora pela Sony, sabemos que a PS3 deu um prejuizo de 4 biliões à Sony, a PS4 deu um lucro de 9 biliões em 7 anos, e a PS5 deu um lucro de 10 biliões em apenas 4 anos, quase metade do tempo.
Contraria à vontade José. Eu quando discuto é porque estou convicto de algo. Mas convicto e certo são coisas diferentes, pelo que posso estar errado e o que mais aprecio nesses casos é que me mostrem com dados que estou errado. Vou ver o que linkas e digo já mais qualquer coisa.
Ok, vi o gráfico. Afinal não mostra nada. Mostra que a GERAÇÃO PS5 é a que mais lucro e receita deram.
Mas como a Sony refere, esse lucro e receita advem de três situações novas.
– A compatibilidade PS4 e PS5 que permite que muitos jogos saiam na PS4 que se mantem com muitos jogadores ativos.
– As receitas do PC.
– As receitas dos novos tiers da PSN.
Sem estas novas fontes de receita a PS5 estaria em maus lençois pois a despesa subiu tremendamente.
Tres situações que não são as mais desejáveis. Mas que sem elas a Sony estaria mal.
https://www.videogameschronicle.com/news/ps5-hits-25-million-but-sony-gaming-profits-fall-49-due-to-rising-costs/
https://www.google.com/amp/s/www.cnbc.com/amp/2024/02/19/sony-gaming-margin-questioned-after-ps5-sales-cut-sparks-stock-plunge.html
Olha as CGs do Concord são lindas, e o jogo parece ter boas luzes e gráficos e tal, mas o gameplay me pareceu mais um mero clone de Overwatch. E sinceramente, esses jogos de mata-mata nunca foi o que me fizeram comprar um playstation, de qualquer forma, entendo que há quem goste sempre desses jogos.
Concordo contigo
Também não é o meu género mas acho uma tentativa da Sony para concorrer ao Overwstch.