Os Influenciadores Xbox admitem que são informados pela Microsoft da vinda de más notícias, com o intuito de preparar os fans e espalhar boas situações de relações públicas para compensar ou mesmo afogar as más notícias que se avizinham.
Evangelização… Sem tirar nem por esta é a definição do que os influenciadores da Xbox reconhecem que acontece.
Depois de o documento “Evangelismo é guerra” ter sido ressuscitado devido ao processo contra a FTC, eis que temos aqui uma situação digna do termo Evangelismo e mais uma prova de que está prática está bem corrente no seio da Microsoft.
Eis uma recapitulação de alguns dos procedimentos mais comuns presentes na definição do evangelismo:
1. Evitar pregar receios; pregar amor.
2. Evitar pregar as noticias de hoje: pregar as boas notícias do reino
Apesar de podermos encontrar também associação ao ponto 1, o ponto 2 é claramente o que temos aqui, pois os influencers Xbox reconhecem que a Microsoft lhes dá instruções para preparar o público sempre que se avizinham más notícias, desviando os assuntos daquilo que não lhes interessa falar, e colocando outras situações em evidencia, sejam suas, sejam da concorrência, de forma a se desviar atenções.
Ao longo dos tempos temos vindo aqui a acusar os fans Xbox que aqui comentam de seguirem uma cartilha, pois todos argumentam de forma igual e muitas vezes apoiando-se em argumentação que é errónea ou mesmo falsa, muitas vezes repetindo a argumentação vezes e vezes sem conta, mesmo após a mesma ter sido desmentida e comprovada falsa com links e informação. E agora temos vindo a perceber o real motivo de tal… Porque a documentação sobre a atividade de lavagem cerebral e evangelização que a Microsoft prática está aí, e em documentos internos, e agora com os influencers, na realidade astroturfers da Microsoft, a reconhecer realizarem essa mesma atividade de evangelização junto dos seus seguidores.
I felt for a while now that too much talking point astro turfing was going on. Especially with Redfall.
Now we know why…pic.twitter.com/M20HTTpGSW
— Reforge Gaming (@ReforgeGaming) July 25, 2023
Estas evidências, sob a forma de documentos e testemunhos, são uma realidade e mostram que efetivamente há uma campanha bem preparada de cátedra, evangelização e catequização dos fans Xbox. E nesse sentido não é de admirar que estes repitam todos as mesmas coisas.
E consequentemente, perante o conhecimento de documentos internos da Microsoft que não só reconhecem como incentivando cultivam esse tipo de situações, bem como evidências externas vindas de pessoas ligadas à indústria e influenciadores, a existência cartilhas ligadas às questões Microsoft deixa de ser algo opinativo para passar a ser uma efetiva realidade comprovada.
Está situação não é anormal dado o histórico de astroturfing da Xbox, algo que bem recentemente foi relembrado pelo anterior lider de equipa de World of Warcraft, que refere que muitos dos fans Xbox… São empresas pagas (websites profissionais, influencers profissionais e outros)… e, no caso de fans, fanáticos que acabam por ser meros robots da Microsoft ou pessoas ao serviço efetivo da Microsoft.
Nothing is real.
A lot of these xbox fans are paid firms or bots (rabid fan run or MS run). This is standard practice now in corpo warfare.
Gonna get far worse with AI.
— Grummz (@Grummz) July 1, 2023
Falando não só de videogames, mas de um modo geral, o mais interessante de tudo é que vivemos na era da informação e com tanta informação acessível ainda existem pessoas que acreditam sem questionar ou pesquisar. No entanto quando a verdade aparece, muitos criam teorias e explicações estapafúrdias tentando limitar a expansão da verdade. Qual será nosso futuro?
É este:
https://www.godisageek.com/2023/03/redfall-is-a-serious-game-of-the-year-contender-hands-on-preview/
Astroturfing, Evangelização…
Refugiem-se onde vos dizem a verdade… E podem acusar a PCManias do que quiserem, mas quem me segue desde sempre sabe que aqui se fala a verdade. O problema deste site… é que a verdade dói! E ela é dita de forma direta e fria!
Parabéns por tua postura de permanecer fiel aos fatos e a ética.
O grande problema é que as pessoas tomam isso como falso e fanboyismo…
E mais agora certamente pois neste momento sou totalmente contra aquilo que são as atuais políticas e práticas da Microsoft.
Sinceramente Júlio, a era da informação também revelou-se a era da informação fake, e está nos parece até mais abundante quando vemos a expansão de religiões (pra não dizer seitas), teorias de conspiração que ganharam uma força descomunal (Q-Anon..) fazendo as pessoas, sobretudo as reacionárias a terem embasamento para suas crenças pessoais mais estapafúrdias e espúrias, fortaleceu-se a ignorância mais que o intelecto da maior parte das pessoas, o senso crítico e a analise das coisas por empatia foi-se para o saco. Saudades do tempo em que se aprendiam coisas pelos livros, e informações impressas, que podiam até ter informações erradas ou serem parciais para uma ou outra visão de mundo, mas se tinha um tempo de maturação para pensar sobre o que se leu. Hoje as pessoas são bombardeadas em casa ou em qualquer lugar por um inúmero tanto de informação/desinformação que nem tem tempo de avaliar o que leu, e pior espalha na bolha familiar e de amigos qualquer lixo que embase suas crenças mais abjetas. Essas redes “sociais” foram a pá de cal na nossa sociedade. O futuro me parece obscuro, e penso que guerras civis serão cada vez mais comuns, bem como governos tendentes aos ditatoriais, ao menos é a minha visão para a América Latina no futuro. Veja, inflamar as pessoas com um simples Tweet está muito fácil, faça-se isso todo dia durante anos pra ver o que acontece…
Vai chegar a hora de mostrar as cartas como no jogo de “Truco” e que não tiver nada perde o jogo.
O pior é que esse tipo de cultura está se espalhando muito rápido em todos os meios. Desde os games a política. Sinceramente não vejo como resolver esse problema e a tendência é piorar.
É a radicalização da ignorância, a era da pós-verdade. É o que se constata em muitos lugares. E agora ainda temos a IA para reinterpretar a história e se fingir de deus oniciente a trabalho de grandes conglomerados!
Nessas horas a ignorância parece uma benção. Porque é muito cansativo ter que checar todas as informações para não cair em mais uma mentira.
Sim… E ainda recentemente me aconteceu isso. Lembras-te daquela foto do Starfield que parecia de outro jogo. Eu comi essa informação como verdadeira… E tive de pedir desculpas pelo facto. Está muito, mas mesmo muito difícil filtrar a realidade do falso.
Exato. Basta um deslize para a pessoa retransmitir uma informação falsa. Não sei qual a solução, mas seria bom que existisse alguma.
É quase impossível, porque quem quer passar essas informações normalmente detém os meios de divulgação dela, então, tudo é proposital, até o não combate à desinformação.
[OFF] Nova propaganda promocional de Starfield!
https://youtu.be/rbuNHCwfO1g
Sim, o Andrio me enviou a foto de um encarte que citava o mesmo:
“No console required”
Sinceramente, os fãs fervorosos deveriam ficar com pé atrás a partir desse marketing, vamos ver se com o Forza o mesmo irá ocorrer.
Deve ser por isso que uma vez assiti um vídeo em que falava que nem a MS acredita que o Starfield irá fazer uma grande alteração nos relatórios de venda de hardware.
Não entendo seu espanto, Lívio! Essas TVs Samsung já existem há tempos com a MS marketiando isso. A MS não esconde de ninguém que quer ” apostar em todos os cavalos” como o Mário bem diz, mas ela ainda não descobriu que não ganham todos, apenas um!
[OFF] Não sei se o caso do Influencer estadunidense que prometeu sorteio de vários PS5 será alvo de algum artigo, indepedente de se tornar um artigo ou não uma coisa me deixou curioso, será que se fosse Xbox Series X a ser sorteado iria juntar aquela multidão?
Lol