Independentemente da compra da Activision, a Sony tem mesmo de quebrar barreiras com a PS6

Quer a aquisição da Activision pela Microsoft, aconteça ou não, a Sony não tem como não se ter apercebido da sua posição de fraqueza face ao poderia económico da concorrencia. Nesse sentido, para se manter ativa e concorrencial, a Sony terá de tomar decisões que poderão não parecer as melhores, mas que lhes permitam distinguirem-se da concorrência de uma forma que a Microsoft não possa acompanhar.

Basicamente o que vou escrever neste artigo é um tema que já abordei, mas que, cada vez mais, me parece que poderá ser uma necessidade da Sony para subsistir num cenário de mercado onde a Microsoft começa a mostrar as suas garras e o seu poderio económico. E isto, independentemente da aquisição da Activision ou não.

Perante uma Microsoft incapaz de concorrer e que pretende açambarcar o mercado criando o seu conteúdo com IPs que até então eram multiplataforma, e possuindo esta empresa uma posição de relevo e dominante no streaming pela sua Azure, sendo igualmente líder nas subscrições, particularmente pela lucros de que abdica para conseguir captar esse mercado, torna-se muito complicado para a Sony concorrer de igual para igual. Daí que, estão montadas todas as condições para um cenário de desvantagem, e onde a Sony precisa de fazer algo que a demarque da Microsoft, de forma a manter-se competitiva.

E o que poderia a Sony fazer para além de continuar a produzir, com bastante frequência, jogos de elevada qualidade?

Bem, basicamente ela necessitaria de expandir bastante aquilo que fez na PS5, com a criação de uma consola bastante apoiada no acréscimo de tecnologias proprietárias assentes sobre uma base x86.



Basicamente o perder a compatibilidade com o X86 não é, no atual cenário, algo de interesse para a Sony. Afinal com um mercado onde o DirectX 12 é o API predominante, e tendo a Sony um API diferente, a compatibilidade x86 é essencial. E nesse aspeto, entende-se que a Sony não poderá nunca abdicar de possuir uma consola com essa arquitetura por todas as vantagens que isso traz na adaptação e conversão dos jogos, normalmente desenvolvidos em PC.

No entanto, apesar de dever continuar a apostar na força de um sistema x86, tornando esta base o mais potente que for possível, isso não a deve impedir de, na sua próxima consola e futuras iterações da mesma, apostar em extras de uso opcional, que lhe ofereçam vantagens a nível de performance e capacidades, e que possam ir sendo exploradas ao longo da geração.

Basicamente se a Sony usar tecnologias dedicadas inseridas no hardware x86, que co-ajudem e melhorem as performances, sem serem de uso obrigatório, ganha uma tremenda vantagem sobre a Microsoft que, pela compatibilidade que necessita de manter com o PC, terá de ficar para trás nesse aspeto.

Nessa situação, a Microsoft a concorrer com algo assim, teria de o fazer tal e qual o PC atualmente o faz, pela aposta numa consola capaz de força bruta, o que, como sabemos, tem severas implicações no custo da mesma, bem como seria algo altamente problemático devido à legislação existente que define limites aos consumos energéticos de produtos definidos e vendidos como consolas. E dessa forma a Xbox teria de se enquadrar na categoria de PC, e não de consola.

A grande questão é que a União Europeia na sua Diretiva Ecodesign (2009/125/EC), e que tem a Microsoft, Nintendo e Sony como signatários, cria limites aos consumos das consolas, pelo que uma consola que seja vendida e não cumpra com esses limites seria impedida de entrar no mercado como consola, o que colocaria a Microsoft numa posição em que teria severos limites ao uso da força bruta.

Daí que, por exemplo, um chip proprietário dedicado a Ray Tracing, de uso opcional, um co-processador vetorial de uso opcional, ou mesmo um Cell, igualmente de uso opcional, permitiriam com um aumento pouco significativo de custo energético à Playstation obter vantagem de performances e entrar em domínios que o hardware x86 standard não é capaz de alcançar. Nesse aspeto, um Cell atualizado inserido como co-adjuvante de um GPU poderia ser um trunfo, dadas as suas elevadas capacidades, atual potencial baixo custo de fabrico, e conhecimento prévio do mercado sobre o seu funcionamento e capacidades.



E mais do que isso, um Cell apoiado numa tecnologia x86 permitiria retro compatibilidade total com todas as consolas anteriores.

Basicamente, o que vemos é que a Sony se encontra numa posição de fragilidade onde não pode ter uma próxima consola mais fraca que a da Microsoft, como também não se pode limitar a ter uma consola meramente equivalente à da Microsoft. Daí que, sabendo-se dos limites às performances colocados nas consolas pela legislação energética existente aos produtos que se definem dessa forma e que impedem o escalar das performances para níveis dos atualmente usados nos PCs, basicamente ao se optar por este tipo de escolhas, a Sony poderá conseguir destacar-se de uma forma que não pode ser superada meramente pelo poderio económico da Microsoft. Basicamente porque com isto estaríamos perante algo que apenas a Sony pode fazer, mas que a Microsoft, por ter o PC como parte integrante da sua plataforma, ao ter de manter compatibilidade total com este, não pode!

Mas, perante estas novidades no hardware, como ficariam então os ports da Sony para PC? Bem, primeiro a Sony há que se questionar se realmente o suporte do PC justifica ser mantido, especialmente porque o suporte ao PC, por muito atrativo que seja a nível de receitas extra, nunca bate a receitas da PlayStation, podendo até prejudicar as suas vendas. Aliás, mesmo na parte da receita extra obtida com as vendas no PC, está ainda por se provar que estas efetivamente compensam, especialmente tendo-se em conta que a cada novo lançamento a Sony vende menos pois a pirataria aos seus jogos está cada vez maior. E tudo isto num mercado onde o PC pode apresentar melhores resultados de performance que a consola, algo que com hardware dedicado na consola, poderia mudar.

De modo que tal terá de ser algo muito bem analisado, mas caso a Sony decida continuar com o suporte ao PC, ele deveria ser conseguido a presença de uma loja Sony no PC, que venderia esses jogos em regime de exclusividade, e faria o controlo da pirataria através de sistemas online.
Já quanto às conversões, o que elas poderiam sofrer com o uso de hardware proprietário? Bem, o PC poderá ter como converter as coisas usando força bruta, mas caso não o consiga, também não há nenhuma regra que diga que a versão PC tem de ser a melhor. E nada impediria de o jogo ser portado com menores “settings” que os permitidos pelo hardware dedicado e proprietário colocado numa PS6, usando a parte de compatibilidade do x86, e apenas enquanto isso for possível. Tal até poderia ser uma medida interessante pois tornaria a versão Playstation a mais desejada.

Como os leitores mais atentos já perceberam, eu já abordei este tema em outro artigo, mas resolvi insistir no mesmo uma vez que se percebe claramente que o dinheiro da Microsoft tem muito poder. E nesse aspeto a Sony não tem como competir com um gigante dessa magnitude usado armas meramente iguais. Daí que esta terá de de apostar em conseguir que os jogos multiplataforma criados para si possam reunir as condições para que possam possuir uma qualidade superior que levem as pessoas a optar pela sua consola.



É igualmente minha opinião que, caso a compra avance, a Sony deve rejeitar qualquer acordo para o Call of Duty.

Aceitar um acordo, mesmo de 10 anos, seria basicamente empurrar para a frente com a barriga um fim que viria a existir de qualquer maneira, ao mesmo tempo que durante a duração do acordo se estaria a contribuir para um engrossar da receita da Microsoft e para financiar a colocação do jogo no Gamepass, o que seria uma desigualdade na oferta (incluído no Gamepass e 80 euros na PS), e que ao longo dos tempos enfraqueceria a posição de mercado da Sony, fortalecendo a da Microsoft.

Por outras palavras, a manter o Call of Duty na PS, a Sony está a financiar um negócio que contribuirá para o seu próprio enfraquecimento. E se é certo que assumir a perda de vez não seria garantia de nada, será preferível fazê-lo numa altura em que a Sony está por cima, do que posteriormente quando estiver enfraquecida.

Daí que, a perda a ter de acontecer e ter, a Sony deverá aproveitar esta fase em que é líder de mercado e é capaz de abastecer o mesmo com exclusivos de qualidade que a Microsoft ainda não tem, ao mesmo tempo que abala as contas da Microsoft numa altura em que este se vê obrigada a recuperar o investimento.

A Sony deverá ainda ponderar aquisições fulcrais e cirúrgicas. Afinal, se a compra avançar, ela ficará com “crédito” junto dos reguladores, para aquisições.



Numa outra jogada, e esta independente do negócio da Activision avançar ou não, penso que o lançamento de uma PS5 Pro se torna uma necessidade. Não seria aí que a Sony criaria as alterações ao hardware acima referidas, mas a simples presença de uma consola mais poderosa que pudesse obrigar a Microsoft a responder, e que atirasse as atuais topo de gama para resoluções mais baixas, colocaria a série S, numa posição altamente delicada a nível de suporte, que certamente iria desagradar aos seus compradores. E poderemos estar aqui a falar de 50% ou mais do mercado Xbox atual!

É certo que estas decisões não são de todo do melhor interesse da Sony. E numa situação normal, elas não seriam sequer pensadas. Mas a Sony, terá percebido a sua posição de fragilidade no mercado, pelo que precisa de combater a tomada de assalto ao mercado da Microsoft de qualquer forma, não podendo pura e simplesmente ficar a ver as coisas acontecerem.

Estas situações, todas elas, não seriam o que normalmente aconteceria se o mercado se mantivesse a funcionar pelas regras por que sempre se regeu. Mas com esta tomada de assalto que a Microsoft esta a tentar fazer obriga a Sony a atuar. E atuando não pode ser de uma forma passiva, mas sim pro activa, assumindo as perdas, mas causando ao mesmo tempo o maior dano possível no oponente. E todas estas medidas poderiam afetar não só a Sony, mas ao mesmo tempo a Microsoft, e na parte onde mais lhes dói, a carteira.

A aquisição da Activision tem como grande interesse para o mercado das consolas o COD. Mas sendo que este jogo obtem a maior parte da sua receita na Playstation, o corte com o jogo, não só definiria o mercado de uma forma imediata, que permitiria à Sony saber com o que contar, como poderia abalar a carteira da Microsoft, dado que, pelo menos nesta fase, nem todos estão dispostos a abandonar a Sony apenas por causa de um jogo.

Daí que, em caso de a aquisição avançar, o lançar uma Pro, uma futura nova consola com algum hardware proprietário adicional, bem como o abandonar imediato do COD são medidas que vejo como algo que, no mínimo, a Sony deve analisar e ponderar seriamente.



 



96 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
22 de Dezembro de 2022 7:31

Acho muito bem empregado a Sony esta nessa situação de fragilidade, isso força a ela sair desse estado de: “Eu sou o melhor e tudo que faço é bom” e começar a se mover novamente.

Referente ao artigo penso que um Ps5 pro seria uma das melhores soluções, pois como o artigo fala atiraria a S para uma posição ruim e visto que jogos como o Forspoken estão atirando o Ps5 para quase 720p vejo o Pro como uma boa solução (sei que o Forspoken esta muito mal optimizado)

Agora se a Sony quiser mesmo se recuperar tem que cortar o suporte ao Pc, pois os ports não compensam em vendas, cada vez mais pessoas estão desistindo do Ps, pq ou não conseguem encontrar a venda (não falo só do Brasil) ou perderem o interesse na consola já que existem muitos mais jogos disponíveis no Pc.

Outra coisa e que discordo do artigo é a criação de uma loja da Sony no Pc, pois isso traria mais um problema para ela já que teria que concorrer coma Steam e Epic, sendo que essa segunda a Sony tem ações e fora que são lojas bem mais apelativas e estabelecidas, basta ver que até a Ubisoft que tem uma loja própria agora esta lançando alguns de seus jogos na Steam.

E uma coisa que esta me assustando bastante é a postura da Microsoft de achar que pode comprar tudo, saiu um rumor que ela esta colocando em sua lista de compras a Netflix e quer unir ao seu serviço de jogos e o pior de tudo é que muitas das autoridades parecem deixar que isso ocorra sem nenhum comprometimento.

Rui
Rui
Responder a  Daniel Torres
22 de Dezembro de 2022 12:55

720p? Ainda não vi o ensaio desse jogo, mas 720p se fosse numa qualquer xbox era motivo para pelo menos um artigo (e.g. dirt)

Off: gostei da imagem da ps6 ser uma cópia da series X.

Juca
Juca
Responder a  Rui
22 de Dezembro de 2022 13:29

Logo deve sair uma comparação do bugaga com uma 4090 do jeito que você gosta! 😃

Mas olha aí o link pra você se deleitar e ter um Natal com alegria:
https://wccftech.com/forspoken-playstation-5-demo-resolution-can-get-as-low-as-720p-in-performance-mode-new-video-analysis-reveals/

Last edited 2 anos atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2022 17:55

Quando joguei, a única forma aceitável era o modo qualidade 40fps. O 30 tem input lag elevado, o RT tem muita queda de fps e o performance é feio. Isso porque o jogo é bem pobre. Parece até com o Stranger of paradise. Depois descobriram que o problema estava no cabelo dos personagens.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
23 de Dezembro de 2022 0:28

E resolveram os problemas?!?!

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
23 de Dezembro de 2022 0:38

No PC fizeram um mod que deixa todos carecas. Resolveu de certa forma. Agora quando joguei a desenvolvedora ainda não tinha corrigido o problema, só com o mod. Ou então utilizando uma 3080 para cima.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
23 de Dezembro de 2022 1:04

É sério?!?! Inacreditável os caras fazendo mod pra resolver problemas!🤣😂🤣😂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Rui
22 de Dezembro de 2022 13:31

e já vc viria correr aqui falando do “beta” “demo”

e vc, já foi reclamar com a MS?

sim pq “filminho” era ruim mas bom mesmo é power point?

Last edited 2 anos atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
22 de Dezembro de 2022 14:03

Cópia do Series X? Não tá enxergando bem, hein?! 🤣🤣

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Rui
22 de Dezembro de 2022 14:33

Jogo a 720p no PS5 é um outlier.

Jogo a 720p (ou abaixo disso) no XSS é comum de se encontrar.

Seria o mesmo que tentar igualar o nível de performance do PS4 Pro com o Xbox One X, usando de argumento os pouquíssimos jogos em que o PS4 Pro consegue igualar ou superar.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
22 de Dezembro de 2022 14:41

Carlos, e vale lembrar que isso é a conclusão de quem fez o vídeo como resolução de que se parte pra fazer o FSR, pois as imagens são exibidas como 4k, vale ressaltar que as mínimas registradas são 828p pra partir pro FSR quando no modo RT@40fps.

https://adrenaline.com.br/noticias/v/80994/demo-forspoken-ps5-720p

Last edited 2 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Dezembro de 2022 14:47

Sim, concordo que não é aceitável.

Só coloquei o ponto de que outliers não deveriam ser levados em consideração para analisar uma tendência.

Seria o mesmo que a PS4 ser vendida a 50 euros para escoar o estoque, e de repente aparecer no vgchartz que em uma determinada semana vendeu mais do que a PS5. E as pessoas usarem isso como métrica para dizer “olhem, a PS4 está voltando, não precisamos mais de nova geração”.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Andu Buh
Responder a  Rui
23 de Dezembro de 2022 22:15

É cópia de Ryse: Son of Rome  🤗 

Juca
Juca
22 de Dezembro de 2022 9:07

A Sony fez três grandes movimentos errados do meio da geração passada pros dias de hoje, dois deles bem induzidos pela MS.

Comprar exclusividades temporárias e aderir ao modelo de catálogo, e um terceiro movimento que não tem muito a ver com a MS mas pode ter sido uma das motivações, ir para o PC.

A Sony jogar o jogo da MS faz com que ela tenha desvantagens pelo menor poder econômico.

Comprar jogos de forma temporária, dá desculpas pra MS escalar a guerra para o campo das aquisições, embora saibamos que é mera desculpa e talvez até de caso pensado, fora que são acordos que descapitalizam a Sony de investimento próprio.

Entrar nessa de serviços de catálogos, embora possa ser uma forma de se capitalizar com jogos que perderam apelo, tem o grande ônus de manter muitos consumidores saciados, reduzindo a ânsia por consumo e criando a ideia de que “dá pra esperar sair no serviço porque tenho muitos jogos pra jogar”, a MS só faz isso porque, da mesma forma que quer comprar tudo, não tem muita escolha viável pra mudar sua posição de mercado.

Por último, ir pra PC desvaloriza seu próprio console, por diversas razões, e mina o próprio principal negócio, dando razões pros próprios clientes planejarem o abandono do PS no futuro ou mesmo exitar na compra de um console nos dias de hoje.

…Agora, tá difícil pra voltar atrás!

Editado: Eu só concordo com um novo console de meio de geração se for pra Sony por seus jogos todos a 4k@60, mesmo que por meio de um “co-processador de upscaling” usando “machine learning”.

Pra próxima geração, tem de dar um salto aí no RT em cima da concorrência, e isso, só se investir em tecnologias próprias.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
22 de Dezembro de 2022 11:33

Off- Enquanto isso…. pode uma coisa bizarra dessas? 🤣🤣🤣🤣🤣

https://twitter.com/xboxuk/status/1605608619763982336?t=Sd7Q7-NBnD0Ov29y8JBDJQ&s=19

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Dezembro de 2022 13:57

Mário, meu dilema com o PSVR2 acabou… minha esposa me presenteou com um, agora é só esperar fevereiro chegar!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2022 14:25

Vou ter que printar seu comentário e mostrar para a minha esposa. 😂

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
22 de Dezembro de 2022 14:42

Se ela for como a minha, vai se sensibilizar… 🙂

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Dezembro de 2022 14:43

Assim que tiver em mãos e mexer um pouco, posto minhas impressões!

Andu Buh
Responder a  Juca
23 de Dezembro de 2022 22:35

Parabéns pelo Vr Juca!
Estava querendo comprar ele, mas ele não deve ter suporte no Pc, que na minha visão é uma burrice da Sony.

Agora vivo um dilema… Quest 2 ou HTC VIVE COSMOS, ambos a
90 Hz infelizmente, mas já é alguma coisa.Para ser sincero nem 1 dos 2 me agrada, mas não tenho muito que fazer, algo a cima desses 2 é o preço de uma moto 150!A vontade é comprar da Nintendo que custa 20R$ kkk

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
22 de Dezembro de 2022 13:56

Se eu morasse em Portugal, presentearia o colega Rui com um desses! 🙂

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2022 18:06

😅

Deto
Deto
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2022 18:49

falando em presente para o Rui, lembre ele que GT tem 25 anos e vendeu 90 milhões de copias e ganhou GOTY

vai ter um avc auhauhhua

Juca
Juca
Responder a  Deto
23 de Dezembro de 2022 0:35

Tu és doido? É Natal e ele viria com o mesmo papo de sempre a falar de Forza Motorsport 7 e que o próximo FM é melhor sem nunca ter jogado! 😂 Estou é em clima é de Natal e Fim de Ano! Good Vibes… e desejo só felicidades a todos (que não sejam os que estejam acampando em quartéis e fazendo terrorismo)! De resto, um bom fim de ano e um próspero ano novo pra todos nós! 😂🤣😂🤣

Livio
Livio
Responder a  Deto
23 de Dezembro de 2022 17:19

está completando 25 anos hoje!

Livio
Livio
Responder a  Juca
23 de Dezembro de 2022 3:10

Mas só quando o GT7 der o suporte

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Dezembro de 2022 12:08

mas seria o suporte do GT7 para o PSVR2.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Dezembro de 2022 17:17

https://www.eurogamer.pt/gran-turismo-7-pc-nao-esta-em-desenvolvimento

Será?

Não é o primeiro jogo PS a dizer que vai sair para PC, depois dizem que não e depois a data de lançamento é divulgada

AlexandreR
AlexandreR
22 de Dezembro de 2022 12:50

Um excelente ponto de vista. Mas há coisas que eu não concordo, uma vez que seriam prejudiciais para o consumidor e para Sony. Vou comentar por partes.

1°Rejeitar qualquer acordo referente ao COD seria uma má opção por parte da Sony. Primeiro porque iria criar uma revolta por parte dos consumidores. E a Microsoft iria acabar por sendo a “bem vista”. Segundo, a Sony não teria uma alternativa para os seus consumidores. Havendo pessoas a mudarem da Ps5 para a Xbox SX.

2°Concordo quando falas sofre a existência de uma ps5 pro. Aliás o mais certo é ela vir a existir. A questão é quando! E eu sou um defensor, que mais tarde melhor. E diria 2025/2026, para haver um maior salto em termos de performance. O que também iria primitir que está geração se torne mais duradora que as anteriores.
Com a existência da mesma, a diferença com a xbox SS ia ser brutal.
Não esquecer que a Xbox “fechou” as portas ao lançar logo 2 consolas. E lançar uma terceira, iria tornar se mais fragmentado para a MS.

3° A Sony tem que responder de alguma forma. E eu acredito que uma pequena parte da solução já está encontrada (Deviation). Como também deverá haver outras soluções em mente. Simplesmente está em “espera” devido a tentar bloquear/atrasar a negócio da Activision. E a verdade é que numa geração furura, numa Ps5 ou Ps6, a Microsoft vai anunciar que COD será exclusivo as consolas da mesma.

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
22 de Dezembro de 2022 13:28

Acho que no 1o ponto você tem razão, mas a Sony precisa desincentivar o CoD, diminuindo as propagandas do mesmo na suas plataformas e incentivando um substituto, preferencialmente um Shooter próprio. Hoje ela tem coisas que ainda não se sabe o que são ao certo, e podem ser shooters, e ainda conta com a Bungie.

Penso que um “Pro” só seria realmente bem vindo se houver necessidade para o marketing (MS apresentar um novo console) ou realmente tragam diferenças significativas como 4k@60 em todos os jogos de nova geração, senão, só fratura mercado e traz reclamação de desenvolvedores. Se eu fosse a Sony, sobre console mid gen, eu deixaria a MS anunciar o dela e às vésperas do lançamento, anunciava um console com desempenho nitidamente superior pra quebrar as pernas dela de vez. Senão, só no PS6 com features exclusivas de tecnologias próprias embarcadas.

Last edited 2 anos atrás by Juca
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Juca
22 de Dezembro de 2022 16:01

Estou de acordo com a questão de tentar desinteressar. Mas é preciso haver boas alternativas. E há sempre aqueles seticos, que vão compra COD todos os anos. Como muitos fazem com o Fifa.
Por parte da Microsoft, não sei se vai haver uma versão mais poderosa. Mas no lado da Sony faz sentido!
Como referi, está geração tem tudo para ser uma das mais duradoras. Já estamos há 2 anos com a ps5/xbox sx e a maioria dos jogos sairam na geração anterior.
Havendo uma ps5 pro, em 2025/2026 acredito que vai conseguir extenxer ainda mais está geração.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
22 de Dezembro de 2022 18:12

Os céticos vão comprar COD todo ano se não tiverem alternativas… Você lembrou bem do shooter que a Deviation está fazendo e será exclusivo PS. Inclusive acho que a Sony já comprou esse Studio, pois pouco tempo depois do anúncio da parceria, a Deviation montou um segundo Studio no Canadá. Também vale lembrar que ali tem experiência em shooters, já que os cabeças lá são veteranos de CoD, da melhor época da franquia. Então creio que alternativas existirão.
Lembrando que CoD já não é interessante como já foi, pois os players vem caindo ano após ano e na mão da MS deve decair ainda mais de qualidade.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Sparrow81
22 de Dezembro de 2022 21:15

Deviation abriu outro novo espaço? Não sabia!
Sim, é um casamento perfeito devido a falta de Fps do lado da Sony. Depois do processo da Activision, deve see concluido.

Outra compra que poderia fazer sentido, devido a fundação e ao estilo é a Striking distance do the Callisto Protocol. Precisando este ultimo muita atenção e otimizar para melhorar o estúdio.

E é uma pena a Bungie não estar na alçada da Playstation. Um novo fps exclusivo por eles, seria bem vindo.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
23 de Dezembro de 2022 0:43

Olha, a Bungie tem um ótimo gameplay, mas acredito que o trunfo de CoD está no realismo de guerras e até de usar um pouco a conjuntura global para criar a ideia de propósito em conflitos.

Penso que hoje, se alguém tivesse a coragem de fazer um jogo de escalada a ums 3a guerra mundial e se podendo escolher lados, penso que com boa jogabilidade, e com competência técnica, faria um tremendo sucesso.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
23 de Dezembro de 2022 14:23

COD é uma religião. Milhões de pessoas migraram do Xbox 360 para o PS4 por causa do COD com conteúdo exclusivo. A Sony não aceitar acordos e tentar desincentivar o COD, vai simplesmente expirrar pessoas para o Xbox ou o PC. Entenda, para milhões de jogadores, video game é COD, COD é video game. Eles não estão nem aí para todo o resto.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
23 de Dezembro de 2022 15:24

fonte: vozes da tua cabeça.

nunca ninguém disse na internet sobre isso, talvez algum líder caixista?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
23 de Dezembro de 2022 18:17

Deixa dar um print aqui em mais uma previsão sua que tem tudo pra não se concretizar.

Só esqueceu que 90% das coisas que o Xbox mete a mão hoje em dia desce de qualidade absurdamente. Não conseguem nem fazer uma gestao decente dos Studios que tem hoje. Imaginar que eles vão absorver mais que o dobro dos funcionários que o Xbox Game Studios tem hoje e vão fazer uma excelente gestão chega a ser delírio!
Pior delírio é achar que só por ter o nome de CoD os players vão migrar pra caixa que você defende. 🤣

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Andu Buh
Responder a  Fernando Medeiros
23 de Dezembro de 2022 23:36

Curioso… Eu sempre tive Ps, e os únicos CODs que joguei foi o PS2.
Então explica melhor essa religião?

Last edited 1 ano atrás by Andu Buh
Deto
Deto
22 de Dezembro de 2022 15:53

off:

queria fazer um comentário sobre a parcialidade de sites etc…

Stevivor começou a ficar famoso quando deu 3.5/10 para Death Strading… Logo depois começou a “ser convidado” pela MS para eventos, eufemismo para viagens pagas, e até foto com o Phill Spencer conseguiu.

O pessoal foi vascular o site e começou a achar padrões de notas baixas para exclusivos do playstation e notas altas para jogos do xbox, tipo 9,5 para Halo Infinite.

o melhor exemplo foi da série Souls… todos “exclusivos” de playstation é 7.5
todos os multis é 9 ou mais
comment image

Bom, o que aconteceu?

a Sony botou ele na lista negra, sujeito tem que comprar os jogos da Sony para analisar.

a MS? depois da nota para o death strading nunca mais convidou ele para nada, não lançou nada que desse audiência pra o stevivor, nunca mais convidou ele para eventos. Provavelmente pq ele foi “queimado pela internet” e não é de interesse da MS “patrocinar” quem foi taxado, com indícios, de ser fanboy do xbox.

Parece ser um M.O. padrão da MS, patrocina fanboys e no momento que eles se queimam, abandona eles.

patrocinou o xbox milgrau, pelo mixer e até com o mike ybarra entrando na live do xbox milgrau, no momento que teve o cancelamento abandonou o xbox milgrau.

Só não percebeu ainda quem não quer… Os fanboys da MS são apenas massa de manobra dela e assim que eles perdem o interesse abandonam… não é “parceria” nada, é usar os bobalhões.

DF tomou um pouco disso, recebeu uma grana da MS enquanto a MS achava que tinha “o poder” e a DF não deixou por menos, era “clock fake”, era “não melhora acima de 2ghz” e nada era questionado no xbox.

Agora, ao contrário do xbox one x, não teve nenhum vídeo patrocinado pela MS… e também não teve nada patrocinado pela Sony.

No final, depois de um tempo quem mais se lasca são os “fanboys profissionais” do xbox.

Talvez o proximo seja o Tom Warren e o windows central; esses vão cair apenas se o Nadella decidir que o xbox nunca vai dar lucro e puxar o plug da tomada… eles já tem até quem culpar, governos e sony mancomunados, assim como culparam o Google pela falência do Windows Phone.

A moral é, cedo ou tarde esses “influenciadores com opinião sincera” que sempre passam pano para o xbox e procuram defeito no playstation acabam falindo… Então não tem muito com o que se preocupar.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
22 de Dezembro de 2022 16:38

Só não subestime a passionalidade de fanáticos, tem gente que realmente faz atrocidades por acreditar no seu mundo paralelo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 de Dezembro de 2022 0:38

É tudo orquestrado o negócio.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
23 de Dezembro de 2022 14:29

Olha só, o que você diz faz sentido, mas isso ocorre dos dois lados. Não adianta tentar achar os vilões do Xbox, por que existem vários vilões do PS também. A Sony é campeã de propaganda patrocinada, e faz isso para grandes sites como Eurogamer e IGN, bem como tem histórico de jornalistas perseguidos por não dar nota perfeita para algum jogo.
E veja bem, todos os jogos da From Software pós bloodborne são melhores que o bloodborne, mas somente elden ring teve notas superiores. Da mesma forma, fora a maquiagem visual, Demon Souls Remake não é melhor que nenhum jogo do estilo souls pós geração Xbox 360, mas ainda assim ganhou um 92 de média. Por isso, não acho esse tipo de crítica válida, é só choradeira que não dá em nada, os jogos exclusivos do PS são altamente patrocinados para ganhar boas notas.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
23 de Dezembro de 2022 15:42

Mas começou a falsa equivalência?

Eu quero EXEMPLOS e não esse teu blá blá blá que vc fala para ti mesmo se convencer que “ain, a Sony tb”

vcs do xbox vivem de falácias

manda UM site que deu nota alta para, por ex, Destruction AllStars, tipo 9.5, e sei lá, deu 6.5 para Forza Horizon

Para de mentir cara:

não existe equivalente ao xbox milgrau no playstation
não existe equivalente ao windows central do playstation
não existe equivalente do Stevivor “do playstation”

Bonus, de onde eu tirei o Destruction AllStars vs Forza Horizon:

9.5 para Halo Infinite
6.5 para Horizon Forbidden West

Novamente, cadê um site que deu 9.5 para Destruction AllStars e deu 6.5 para Forza Horizon? a “sony paga tb” onde? dentro da tua cabeça?
comment image

que piada pronta esse Stevivor

e sobre bloodborne, escreve de um jeito inteligível e não fica escrevendo nada com nada que não leva a lugar nenhum para vc mentar a ilusão que “ain, a Sony tb”

vc já perdeu o argumento quando tudo que vc fala se baseia em “a sony tb” sem nenhuma fonte a não ser o que vc imagina dentro da tua cabeça.

Sabe qual o teu problema, não aprender a ver que está errado, parece terraplanista… “mas veja bem tem variação de 0.5 entre os souls multis, então justifica 7.5 para bloodborne”

Last edited 1 ano atrás by Deto
Ewertom
Ewertom
Responder a  Deto
24 de Dezembro de 2022 2:40

Amigo,cada um gosta daquilo que lhe convém, você gosta da Sony blz outros gostam da Nintendo e outros gostam do Xbox isso é normal, agora o anormal é um sujeito com síndrome de peter pan ficar na net procurando isso é aquilo pra ficar chorando na net”estão vendo, tão falando mau da minha marca”Acorda cara sai desse mundo seu ai. Tô começando a crer que você deve ter amigo imaginário.
Isso acontece todo dia e você vai parar de viver, se um dia a Sony falir você morre junto por suicidio, você precisa de um médico cara. Normal não.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 2:48

Cara a Sony e Nintendo lidam com fud todo dia e o que elas fazem” Jogos” agora ficar na net vendo notas e “ tá vendo o cara deu nota baixa pra Sony e nota alta pro Xbox” Caixista louco , lunatico , fanboy, comprado e etc
Cara o jogo fala por si,você reclama demais. , você não vive vegeta nesse mundo seu
As pessoas que fazem isso o próprio tempo faz mostrar a verdade. Toma cuidado amigo você tá passos curtos de loucura por marca e isso é doença , precisa de medico
Você é mais inteligente que isso fica a dica

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 7:24

É bom vc botar algum embasamento nos seus delírios. Sony trabalhando com FUD todo dia? Tu tá maluco? A Sony simplesmente não fala em rede social. Onde que a Sony faz Fud? Discorra! Fale sobre e quando a Sony fez Fud!
O Deto, que vc tá todo doído com ele aí, ao menos embasa os argumentos… já vc, papo furado pelo jeito. Quero ver onde vc viu Fud da Sony e da Nintendo aqui. Se não mostrar, espero que se retire e não fale mais aqui, pois mentir pra si mesmo é a coisa mais triste que existe!

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
24 de Dezembro de 2022 11:40

Um pouco com calma, pelo que entendi a Sony e a Nintendo enfrentam FUD todo dia e como resposta fazem jogos(aqui sem a ironia das aspas pq essas duas tem respeito em relação a isso).

Agora se o que ele quis dizer foi o inverso, que ambas fabricam FUD aí o leitor está com má intenção, fora que, se for esse o caso, ele age como os demais, solta alegações sem exibir uma prova/fonte, o Deto pode até viajar nos comentários mas sempre tem uma fonte para reforçar o comentário.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
24 de Dezembro de 2022 16:46

Eu quis dizer isso mesmo Lívio o de a Sony e Nintendo lidarem com Fud todo dia, mas respondem com “fud”não elas fazem jogos,
É que as vezes amigo eu escrevo olhando duas princesas e ao fazer a revisão passa

Last edited 1 ano atrás by Ewertom
Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
24 de Dezembro de 2022 12:25

Lidar com fud é diferente de criar fud,as palavras tem muita diferença .

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
24 de Dezembro de 2022 16:54

Não tem nada de errado ai com meus comentários.

o sujeito ai que tá querendo mudar de assunto para “vamos falar de sentimentos”

já é velha essa “estratégia” de mudar de assunto, para algo subjetivo, e virar um verdadeiro circo de bla bla bla de acusar os outros de sentirem ou deixarem de sentir algo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 7:32

Não viaja, cara! Um cara que dá 6.5 pra Horizon Forbidden West e 9.5 pra Halo Infinite não deve ser levado a sério, deve ser internado!

Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
24 de Dezembro de 2022 12:30

Se o cara for comprado amigo isso não é doença é interesse é nesse mundo o eu ganho isso é maior que ser imparcial, mas o futuro fala por si e a verdade sempre prevalece.
O cara acha que ganhou, mas no final a perda pode ser maior que o presente ganho
Se a Sony te der um ps5. Viagens, presentes pra falar bem de tudo,o que você faria?
Mundo capitalista , ninguém tá nem aí pra nós só querem o que lhes interessa, realidade uma triste realidade

Deto
Deto
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 16:46

a MS não compra ninguém.

ela percebe que o cara tem tendências fanboylisticas e depois disso começa a “patrocinar a opinião sincera dele”

esse Stevivor tem pelo visto um histórico, que vem desde pelo menos 2015 com essa nota ridícula para bloodborne e nota 9 para dark souls 2 e 10 para dark souls 3.

Quando saiu Death Strading e o Stevivor deu nota 3 e disse “o jogo é uma M, kojima louco” era exatamente a narrativa que a MS queria empurrar, então a MS começou a patrocinar ele pesado depois disso.

e por isso perguntei onde tem um similar disso “do playstation” igual o Fernando falou… e obvio que eu perguntei já sabendo que não existe.

Simples assim, e vc não venha passar pano “ain, é assim mesmo o mundo”, se é assim mesmo aguenta as criticas ué.

as criticas e isso que eu escrevi aqui também é “assim mesmo como funciona o mundo” e agora pq expoe fanboy da MS “não vale” ?

essa pergunta agora é como vc, mas como eu não tive resposta do fernando, tb sei que vc não vai responder.

ou vai mudar de assunto novamente para “sentimentos” ?

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 16:49

se é choro pq vc tá aqui respondendo?

tudo que vc fez é diante da verdade incontestável, dos Fatos, mudar de assunto e começar a falar de sentimentos.

faz assim cara, quando alguém provar algo factualmente no mundo real, diga que a pessoa esta “descontrolada”, faz isso e depois volta aqui para dizer o que aconteceu com vc…

Last edited 1 ano atrás by Deto
Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Medeiros
23 de Dezembro de 2022 19:18

Bom não é desmerecendo o game vencedor,mas em 2018 o game do ano com vasta grandeza de distância era para ser Red Dead 2 devido a vasta complexidade e riqueza do game,a Rockstar fez algo absurdo de lindo em minimos detalhes e ver isso sendo tirado de lado por um game muito bom,mas não no mesmo nível

Last edited 1 ano atrás by Ewertom
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 7:28

O game mais premiado em todos os eventos de goty foi god of war, cara! Que viagem! Red Dead é muito bom, mas perdeu pra ele mesmo, com aquela viagem rápida bosta e monotonia de atravessar o mapa por várias horas fazendo uma missão. Tu jogou mesmo?

Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
24 de Dezembro de 2022 12:58

94% concluído amigo, viaja não cara, o mundo de Red Dead é vivo e o que o jogo proporciona em tudo. As surpresas que te esperam e afins, como falei a minha opinião se tu não entendeu, God of War não é do mesmo nivel
Jogo de mundo aberto amigo, proposta diferente, acho engraçado você falar de viagem o Horizon Zero Daw tinha essas missões também. Fã

Last edited 1 ano atrás by Ewertom
Deto
Deto
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 17:01

aqui tem vc e um cara falando o contrário de vc.

e o numero de GOTYs apoiando só um lado… pois é. aceita que se vc acha RDR2 melhor, vc é a minoria.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Deto
25 de Dezembro de 2022 17:30

Minha opinião após ter jogado os dois, viva com isso, ou é difícil para você entender a opinião dos outros, mesmo que seja minoria

Ewertom
Ewertom
24 de Dezembro de 2022 13:07

Pode a Sony fazer algo muito específico em hardware, mas caso, caso a Mic comece a fazer um ótimo trabalho no Sx daqui adiante como aconteceu com o 360 a Sony tem que mexer muito mais do que o hardware pois console não é só isso. O que estamos vendo é que caso a compre passe ou não a Sony acordou um adversário muito maior e pode trazer problemas lá na frente,minha opinião

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Dezembro de 2022 14:28

“Bater a competência “bateu sim no 360 é se tivesse continuado naquele rumo as coisas com certeza seriam diferentes.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Dezembro de 2022 17:20

Não perderam, olha o crescimento do primeiro com o 360 foi uma evolução natural dos consoles, a Sony virou o jogo por causa do Japão e mais mercado europeu se não fosse isso tinha perdido.
Perder nem seria a palavra pois encontrou um adversário mais preparado assim com o Mega E SNes

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 17:36

Não, não bateu. O suporte do x360 foi excelente até um momento e no final da geração foi ridículo! A Sony recuperou a posição e ficou a frente porque ao fim da geração a MS praticamente abandonou o x360, enquanto a Sony lançou grandes títulos first party. É só ver a realidade e parar de delirar!

Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
25 de Dezembro de 2022 0:50

Meu amigo o número de vendas globais entre o Ps3 e o 360 foi mínimo,foi muito acirrado o que fez vencer foi o mercado Japonês e alguns europeus, pesquisa aí
Sobre delírio, quem delira aqui é voce o mané, não pode comentar nada aqui contra a Sony que já vem com conversas ofensivas
Eu somente falei isso referindo que a Sony enfrentou um adversário muito feroz , que antes dela nada estava no caminho
Você é igualado Deto vive num mundo pará-lo
Cresce André

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Dezembro de 2022 9:33

Significado de mané: indivíduo sem capacidade, pouco inteligente; bobo, paspalhão, tolo.

Cidadão não aguenta ser confrontado com fatos e vem com essa. Ainda tem a coragem de mandar eu crescer. Ridículo!

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Dezembro de 2022 17:40

Sim, tranquilo para mim dizer ao Sparrow que me excedi, por mais que o ache uma pessoa mal educada em certas situações, mas creio que não se deve entregar na mesma moeda,
Foi mal Sparrow.Me desculpe.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
25 de Dezembro de 2022 17:43

Sem problemas. E não, não sou mal educado.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
25 de Dezembro de 2022 20:29

Obrigado,sim eu sei amigo, só referi o as vezes, não sendo sempre,
Blz

Deto
Deto
Responder a  Ewertom
24 de Dezembro de 2022 17:02

acordou mesmo, tá fazendo igual o windows phone, só gastando 10x mais em aquisições.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
25 de Dezembro de 2022 12:11

Acordar um adversário depois de 21 anos (lançamento em nov. 2001), para não ficar feio, a Sony acordou um adversário depois de 17 anos (x360, nov. 2005)???

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
25 de Dezembro de 2022 18:00

Lívio você é bem inteligente para saber que desta vez a Sony está atrapalhando um negócio da concorrente mais direta dela, ou seja um negócio direto que ela quer, eu não acho errado a Sony fazer isso, ela está defendendo a si e o mercado dela,
Mas a Mic pode não mais olhar a Sony como concorrente e sim como uma empresa a destruir

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Dezembro de 2022 20:23

Sim bem simples de entender né, mas infelizmente tem pessoas que acham uma fala de fanboy.
Fazer o que

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
25 de Dezembro de 2022 22:06

Não meu caro, como na outra vez lhe dei razão pelo Sparrow não ter entendido o lidar com fud nessa você foi infeliz ao dizer que dependendo do resultado sobre a ABK a Sony acordou um adversário muito maior.

Para mim uma empresa ao entrar nesse ramo ela está bem acordada ao saber o que este setor oferece e no que ela deve oferecer, a geração do 360 já significa uma reação ou um acordar aos possíveis erros cometidos no Xbox original.

Agora dizer que independente do resultado a MS acordou só demonstra a incompetência dela que ao invés de acordar e investir num hardware inovador e em melhores recursos nos estúdios internos e em investir em algo que atraia os jogadores, esta prefere acordar no pensamento de tirar algo que sempre esteve presente na concorrência e atacar o setor do mesmo modo que fez/tentou em outros setores

Last edited 1 ano atrás by Livio
Deto
Deto
Responder a  Livio
26 de Dezembro de 2022 1:49

sobre tirar algo do playstation.

lembra do comentáro que eu fiz faz tempo aqui? Sobre o god of war vs halo infinite e o Phill defecando que iria ficar “decepcionado” se a Sony não liberasse os seus jogos “day one” na Plus?

que a MS não quer fazer um jogo melhor que God of War, e sim quer falar mal da Sony, que é anti consumidor por não botar God of War “day one na Plus” transformando ele em algo tipo Halo Infinite para ser “sustentável” em serviço

que a MS não queria empacotar uma 6900XT no xbox e vender por 500USD, queria era dizer que o PS5 tinha clock insustentável e RDNA capado

Agora eles não querem investir 70 bilhões nos estúdios xbox e na bethesda (que já são suficientes para competir com a Sony, ainda mais com 70bi de orçamento), e sim gastar 70 bilhões para tirar jogos da Activision/Blizzard do playstation.

O M.O. do xbox/MS já está bem claro, eles não querem fazer melhor que o Playstation, querem rebaixar o playstation pq não conseguem competir.

Tudo alinhado na mentalidade da competição da MS

quer fazer bem menos ou a mesma coisa que a Sony e ficar desesperadamente tentando rebaixar o playstation.

Seja querendo “god of war day one F2P GaaS” na Plus, seja tentando dizer que o PS5 é “clock fake, RDNA fake”; agora é gastando 80 bilhões para remover jogos do playstation entre bethesda e activision/blizzard.

Eles perceberam que não conseguem fazer hardware e software melhor, tentaram rebaixar e desvalorizar hardware e software melhores da Sony, viram que também não deu certo e decidiram tentar remover conteúdo do playstation

é o all win da MS mesmo… não consegue fazer melhor e tenta sabotar/corroer a concorrência

Me admirei a Nintendo se prestando a entrar no circo da MS só para prejudicar a Sony… primeiro foi o circo do crossplay, que foi REMOVIDO no fortinite do Switch pela EPIC, switch agora é crossplay com CELULAR. E agora é se sujeitando a palhaçada de “COD no switch por 10 anos” sendo que a Nintendo sabe muito bem que COD é irrelevante para switch, assim como é o crossplay

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Dezembro de 2022 14:06

acho que nesse caso é a MS que como sempre, não sabe o que tá fazendo.

capaz de terem acreditado que GP iria vender para quem não compra jogos e quem compra jogos continuaria comprando.

Rafael
Rafael
27 de Dezembro de 2022 3:12

2 perguntas…
Qual impacto ao cortar de imediato o COD dos consoles da Sony? De um lado vc tem quem não vai abrir mão do console por conta de um jogo considerando que há inúmeros outros exclusivos da Sony que fazem o console valer a pena. Mas temos tbm quem é fã de COD e que não abriria mão do jogo. Como a Sony não tem jogo a altura de COD talvez fosse precipitado demais abrir mão do jogo, até que consigam se preparar para pelo menos tentar lançar algo que pudesse fazer frente ao COD… difícil escolha
Ao lançar um PS5 PRO tbm corre o risco de não usar todo o potencial do console novo e ficar parecido com o que aconteceu com o PS4 PRO, ou seja poucos jogos a realmente usufruir do poder adicional… e me lembro de algumas vezes vc mencionar que geralmente os jogos são nivelados por baixo, ou seja, adequam para rodar no console de menor especificação e acabam prejudicando os consoles de maior desempenho… tudo acaba dependendo da base de consoles instalada, quanto maior a quantidade maior prioridade dão para o console de maior vendas..

Rafael
Rafael
27 de Dezembro de 2022 3:16

Só complementando o que escrevi abaixo… acho um tiro no pé a Sony fazer portabilidade dos jogos para o PC… se o cara vai ter o jogo no PC, pra que comprar um PS5 se pode ter o PC e jogar os jogos exclusivos da Sony é Microsoft? Falando por mim, o que mais influencia a decisão de compra é preço e jogos exclusivos
.. a Sony tá diante de um problema sério…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rafael
27 de Dezembro de 2022 7:12

Uma pergunta: Tu sabe se vai estar vivo daqui 1 ou 2 anos? A maioria dos consumidores que sustentam de fato a indústria compram nos primeiros meses, não anos depois do lançamento.

error: Conteúdo protegido