A Sony Pictures usou o Unreal Engine 5 para criar 100% do que está no ecrã.
O Unreal Engine 5 é motor do futuro, e a sua capacidade de criar cenas foto realistas13 é pura e simplesmente fantástica.
Já o vimos em tempo real numa demo (não otimizada – de acordo com os criadores) para as consolas de nova geração, o Matrix Awakens, e onde todos ficaram impressionados com o conseguido.
Daí que será de se chamar a atenção para o episódio In Vaulted Halls Entombed da série Love Death and Robots da Netflix, que foi criado pela Sony pictures, em parceria com a Imageworks, e onde o que ali vemos, apesar do aspeto foto realista, não tem uma ponta que seja de real, sendo tudo a 100% criado usando o Unreal engine 5.
Eis alguns videos sobre esse episódio e sobre a série em geral.
Será de referir que os vídeos contêm spoilers, pelos que caso queiram ver o episódio primeiro, recomenda-se que apenas vejam o primeiro video.
Tem animações muito lindas e realistas nesse seriado, mesmo já na 1a temporada.
Esse surpreende por ser dito que corre em realtime tudo que se viu ali. Minha curiosidade fica em saber: Em qual máquina?!?!
De qualquer forma, o Unreal Engine mostra a que veio, e o potencial inclusive para baratear produções que antes demandariam softwares bem mais caros e inacessíveis, muitos exclusivos de estúdios de animação de sucesso, e hoje, uma produção de “fundo de quintal” tem potencial pra tudo isso desde que haja talento e esmero.
Não acredito que esses consoles vão resistir bem a próxima mudança de litografia de processadores e GPUs que veremos no começo do ano que vem.
Nvidia 5Nm TSMC Lovelace
AMD 5Nm RDNA3
Intel 7Nm Meteor Lake
AMD Ryzen 5Nm Zen 4 Raphel
Memórias RAM DDDR5 e barramento PCIExpress 5.0
A disparidade que já é alta vai ficar abissal.
Já consigo figurar o que aconteceu vom a geração passada nesta, a diferença é que isso não aconteceu logo em pleno lançamento.
Relaxa… quando isso for lançado a percentagem de mercado que os tem será 0%. E daqui a 4 anos ainda será baixa. O mercado PC sempre foi assim, com disparidade, mas a realidade é que hoje GTX 1060 e os CPUs quad core, ainda são a maior fatia de mercado.
Eu vou ser otimista, eu acho que a gente vai ter mais um ciclo de “upgrade a cada 2 anos” no PC que já tivemos no passado.
Que CPUs e GPUs realmente vão aumentar o desempenho bastante com as novas gerações… Chega de estagnação nas CPUs igual com somente intel, chega de Nvidia fazendo o minimo só para justificar o upgrade em relação a geração anterior dela.
Gostaria também de termos um “investimento” no PS6 maior, nível atualizado do tipo o que foi feito no PS3…
Agora que escrevi isso tudo, tu lembra daquelas patentes da Sony que tinha um cooler dos dois lados do CHIP?
Outra era do MCM da Sony
Ai agora eu vejo uma noticia que as GPUs daqui a pouco irão consumir 700w…
Fico imaginando se essas duas patentes que o pessoal pensou ser para o PS5 e PS5 PRO, na verdade já é a sony adiantando o PS6?
Tipo, PS6 MCM com dissipador de calor dos dois lados dos Chip dissipando 300~400w?
Dissipador com camara de vapor dos dois lados da APU, com metal liquido… acho que da tranquilo para dissipar 500w
Você quis dizer AMD com sua tecnologia MCM certo?Que virá nas RDNA3 e adiante?
Até onde eu sei… Sony não fabrica CPUs, GPUs muito menos APUs.
Nem o tão renomado I/O acho que seja uma tecnologia dela. Ou o SSD do console, mas de terceiros.
A Sony não fábrica… Mas cria. E tem patentes nessas áreas todas. O SSD é patente deles.
Eu tenho sérias dúvidas da extensão até mesmo das patentes na questão de micro arquitetura deste console.
Não sei quais peças foram invencão dela ou não ali no conjunto. Mas imagino que sejam bem poucas.
Não tenhas… Tudo o que distingue a PS5 é propriedade Sony.
Apu Royalties,
Controladores de memórias dentro do die da Apu Royalties, memórias Royalties, placa mãe Royalties, I/O customizada (que chamamos de southbridge da placa mãe) Royalties, SSD (não sei mas acho que seja também, eles não desenvolvem SSDs, ou desenvolvem ? ).
Conectividade de rede
e periféricos portas (Royalties).
A tecnologia do Dualsense (se não me engano é Royaltie).
Que eu estou enxergando de IP ali além é claro do sistema operacional (aqui tem uma tonelada de IP) do console, além disso seu design e seu sistema de resfriamento. Ah é e seu Drive Blu Ray.
Tem mais alguma coisa que estou esquecendo?
Mark Cerny é um arquiteto de Hardware mas ele não inventou tudo que ali está da cabeça dele. Apenas fez um agrupado de peças e tecnologias de terceiros num pacote. E voila PS5.
??? Que Royalties???
Royalties são pagamentos de licenças para se publicar ou utilizar um produto.
APU é comprado à AMD… não paga Royalties, paga o custo do APU, tendo este sido costumizado e alterado pela Sony de acordo com as suas especificações.
Controlador de memória. A mesma coisa… é fabricado por um terceiro, possuindo as alterações que a Sony resolveu implementar (se algumas).
Periféricos e portas não pagam Royalties. O USB é royalty free, e quem fabrica periféricos para a PS5 é que paga à Sony.
A tecnologia do Dualsense é patenteada pela Sony, é tecnologia Sony e não paga royalties.
O Mark Cerny pegou em peças que existem, aplicou patentes da Sony e os chips foram construidos de acordo com as especificações e tecnologias por ele definidas, algumas delas proprietárias Sony, muitas vezes cedidas à AMD para uso genérico para descer os custos de produção.
Tenta informar-te antes de falar.
É simples, pro que não é deles, eles precisam pagar Royalties, do contrário são processados. Mas você parece desacreditar a Sony do nada, onde você viu o I/O estilo o dela antes? A quem você acha que ela copia, e pra que você acha que ela paga engenheiros de hardware como o Cerny?!?!
Não importa se as peças foram invenção da Sony, há patentes de como o hardware funciona e busca por componentes que façam o que é proposto.
Se um determinado circuito integrado (CI) foi fabricado ou não pela Sony não vai fazer diferença no produto final.
Tá caçando pelo em ovo.
Tu viste o comentário antes dele ser aprovado?
Se sim, há aqui uma bug…
Ele viu alguém falando que a Sony desenvolve tecnologias e não se aguentou
A Sony só pode ser vagabunda e burra, incapaz de desenvolver tecnologias.
Mas se eu falar que isso é puro recalque de hater, sou Sonysta malvado.
Acho que esqueceu que a Sony tem na história o fato de ser uma empresa que cria tecnologias/hardware….
Sim mas não deste tipo. Leia a resposta que Mário daqui a pouquinho aprovará que eu dei.
Já faz tempo que apareceu patente de MCM da Sony.
Assim como a de foarever rendering melhor que o VRS 2.0. Tudo isso personalizado pela Sony
E que importa quem fábrica o que? Importa quem PROJETA e tem a patente
AMD não presta pq quem fábrica é a TSMC?
Mas nada dela é da Sony .. ela é incapaz de criar tecnologia
Imagine a Sony no PS4 personalizando o número de ROPs que a AMD copiou depois
Isso só é mais indicativo de que pode ser que a produção dos atuais barateiem, pois para um mesmo potencial, se migrarem de litografia, sairá teoricamente mais barato.
Mas também, não dá pra duvidar de novos consoles midgen com novos processador e gpu mid-end como foram esses últimos consoles, só resta saber quem vai abrir a boca primeiro pra falar disso. A Sony, imagino que só após o VR2 no mercado. A MS pode ser até por marketing e pra trazer novidade, mas não vejo muito sentido nenhum dos dois, com boas vendas e dificuldades em linhas de produção, cogitarem isso.
isso ai é so wishful thinking.
se em 2030 isso for a configuração mínima de 50% dos usuários do STEAM, vai ser muito.
Isso seria o equivalente a 500 milhões de usuários. Realmente vai ser muito.
Lembrando que não é preciso ir tão longe assim para superar os consoles com o hardware atual, que dirá deste com litografia nova em tudo do ano que vem.
Se pensarmos que atualmente 67% do mercado tem entre 4 a 6 núcleos de cpu, que só menos de 20% tem um GPU melhor que o das consolas, 84% tem 16 GB ou menos,61% tem 6 ou menos GB de memória vídeo, alterar isto não vai ser algo que muda em pouco tempo.
Ai a Sony espera uma sinergia… botar a mesma galera que faz essas animações usando as mesmas ferramentas e fazer jogos e vice versa.
Acho que a Sony anda investindo onde acha que é mais critico, automatizando e simplificando a criação de conteúdo para garantir a qualidade a preço “baixo”
Nada de desistir da qualidade e valor da produção para fazer avalanche de conteúdo de baixa qualidade para inflar catálogo e ser “o netflix dos jogos”
Engraçado que sumiu mesmo o papo de “netflix dos jogos”
Deto, acho interessante que em todos os seus comentários, sempre há uma indireta para a MS!rsrs
Mas era para o Netflix
Falar em Netflix e MS, as duas firmaram parceria para as propagandas. A MS será a responsável por gerir o conteúdo propagandístico na Netflix, segundo a IGN BR.
li isso também…
sabe que no lugar da bethesda e activision, a MS devia é ter comprando o Netflix… ia ser outro negocio que eles igual não sabem lidar… mas pelo menos já estava consolidado no modelo que eles querem tanto implementar nos video games, assinatura de serviço de aluguel.
tu vê, mais uma oportunidade perdida pela MS, investindo no xbox e tomando invertida do IOS e Android… Agora gastando esse caminhão de dinheiro com minecraft, bethesda, AC… Se tivesse com todo esse dinheiro guardado até hoje, podia ter comprando agora o Netflix.
inclusive o palpite dos “jornalistas desse meio” é que em breve uma empresa grande dessas, tipo google, MS; irão comprar o Netflix pq ele sem “grana infinita” não vai sobreviver…