A Ford quer ultrapassar a questão da falta dos chips, entregando os carros sem eles, e comprometendo-se a instala-los mais tarde.
Se há ideias estupidas, certamente esta da Ford é das maiores que já ouvi.
Naturalmente que se compreende que a falta de chips está a criar sérios problemas na entrega de viaturas, mas a solução da Ford é caricata ao extremo. A marca propõem-se a entregar o carro sem os chips, comprometendo-se a entrega-los no prazo de um ano, e instalar os mesmos à posteriori.
Tal situação não só dá vontade de rir, como criaria sérios problemas ao cliente que teria de ver basicamente o seu carro todo desmontado para se colocar a eletrónica em falta. No entretanto, o seu carro teria uso e desvalorizaria, sem que o cliente pudesse usufruir do mesmo na sua totalidade.
Pessoalmente, e sendo uma pessoa que não compra carros, mas sim a tecnologia, sendo que o o carro, modelo e marca é algo que vem por arrasto, pois para mim todos fazem o mesmo que é levar-me de um sitio para o outro, isto choca-me. Quando escolho um carro é pela tecnologia que este possui, pelo fascínio que a viatura me pode trazer. O aspecto exterior, se tem aspecto race, se tem pneus largos, se tem 600 cavalos… pouco me interessa. Procuro um carro com tecnologia, que seja bonito, que gaste pouco, e que tenha um motor capaz. Acima disso a tecnologia pesa mais do que tudo… mas ok, isso é para mim!
Seja como for, pelo menos para mim isto chocou-me. Entregarem-me um carro com tecnologia dos anos 80, comprometendo-se a tornar o mesmo numa viatura de 2022 daqui a um ano, é algo que me soa a chocante.
Se algo do género me fosse proposto, a minha reação certamente não seria bonita.
De facto é uma ideia um tanto caricata, mas falta saber coisas muito importantes que podem mudar completamente o impacto negativo.
Quais os chips? quais as suas funções? Qual a sua localização?
Para clientes como eu, isto pode ser uma boa maneira de evitar espera. Nos carros não ligo a gadgets, aliás nem os uso ou uso muito pouco.
Sabe o que é pior. Vai vender.
Já não é a primeira e não deverá ser a última, já a Mercedes chegou a anunciar que iria entregar carros (já vendidos) sem o equipamento contratado ( o sistema multimedia era o da versão anterior) apenas com um desconto de 500€ sendo depois quem quisesse alterar o podia fazer, mas tinha que o pagar.
Também sou daqueles que procura um carro pelas funcionalidades e não para ostentação.
Gosto dos Tesla por esse motivo, mas o ioniq 5 enche-me as medidas, mas ultimamente estou mais virado para o Dacia Spring, gostei das reviews e vai de encontro daquilo que preciso no dia a dia.
A Mercedes fez isso? Podes linkar?
Só se foi aí… porque aqui se eles fizessem isso eram corridos à pedrada!
https://www.mercedesofwichita.com/finance/finance-insurance-information/chip-shortage/
Bem, não encontrei o site onde vi onde fala do exemplo que dei, sei que li mas já faz algum tempo, se entretanto o encontrar meto, mas tem aí um exemplo em que faz o mesmo que a ford
Afinal não foi a Mercedes, foi a BMW
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/bmw-tira-tela-sensivel-ao-toque-de-oito-modelos-por-falta-de-chips/
Só colocar um Quadrijet nestes carros e ser feliz =P
Tenho um amigo que é administrador na Caetano Motors (representante Peugeot em Portugal) e o que eles já fizeram por lá devido á falta de componentes foi alterar o modelo do Automovel, por exemplo originalmente a referência do carro era XYZ e agora é XYZ-b.
Com esta pequena alteração o modelo que vinha de serie com manometros digitais passa a ter de serie manometros analogicos e o cliente não tem direito a que sejam instalados mais tarde.
A marca protegeu-se e simplesmente criou uma derivação do modelo para continuar a vender, conseguindo assim satisfazer no imediato quem não se importa, já quem pretendesse esperar pelos manometros digitais nesse modelo em especifico tinha uma espera de 12 meses..
Claro que supostamente o cliente estava informado do que estaria a “perder”.
Como é logico não dará para fazer este “truque” com todos os componentes mas ainda assim foi a solução possivel.
Uma atitude bastante correta por parte da montadora e evita que as pessoas se sintam lesionadas ou partam para uma ação na justiça.
Se me tirassem uma peça que fosse do carro que encomendei não só cancelava a encomenda como poderá a exigir o sinal em dobro por me terem logrado durante este tempo todo, forçando a uma espera que me desvalorizou a viatura que possuo.
E que voce nao sabe como funciona a comunicacao de UCES de um automovel se for Can blz se for MOST lascou.
Desde que o cliente seja informado e aceite… Nada de mal.
Ah se todo consumidor fosse consciente e consequente, Mário! 😄
Mas enfim, há casos em que não se pode esperar por algum motivo, e pra esses, pelo menos, a ford vende.
Não.não é possível tamanha cara de pau da Ford,outrora visionária agora isso que não conheco.O cliente vai ter um automovel que não vai funcionar direito e sem muitos itens funcionais.O ultimo apague a luz
Qual é a lógica de comprares um automóvel de 1080 em 2022? Sem a tecnologia muitas pessoas nem pensam em trocar de carro. Alguma vez iria abdicar da tecnologia que tenho no meu atual carro para ter um novo sem tecnologia melhorada? Nunca!
Isso mesmo,tivemos avanços gigantescos nos ultimos anos e certas tecnologias empregadas nos automoveis para conforto e acessibilidade do consumidor não tem como não ter.E “instalar”depois fica impensável.
Off-Topic: Mais uma notícia triste, a Sony adquiriu mais um estúdio de jogos como serviço, o estúdio da Jade Raymond, Haven Studios.
https://twitter.com/hermenhulst/status/1505932575889629195?s=20&t=yveJCiTFX_q9UDQ7hEno0w