IGN faz votação sobre o melhor videojogo de sempre. O vencedor… God of War!

Foram 64 os jogos escolhidos para concorrerem ao título de melhor jogo de todos os tempos. E God of War, o exclusivo Playstation, saiu vencedor.

&4 jogos escolhidos preliminarmente foram colocados à votação no Youtube, Twitter e Instagram. O processo deu-se por eliminatórias, colocando lado a lado dois jogos, e eliminando um deles.

Logo na primeira fase tivemos resultados interessantes, como por exemplo Word of Warcraft a derrotar Fortnite com 63% do total de votos, ou The Elder Scrolls: Skyrim, a eliminar The Legend of Zelda: Ocarina of time, com 63% dos votos, Ryse of the tomb Raider a eliminar Half Life 2 com 52% dos votos, Dark Souls a eliminar Shadow of the Colossus com 66% dos votos.

Estes casos de cima surpreenderam-me pois pessoalmente não seriam a minha escolha.

Como sacrificados logo nesta ronda podemos referir Uncharted 2: Among Thieves, que apanhou pela frente GTA V que arrecadou 75% dos votos, e Metal Gear Solid: Snake Eater, que teve o azar de apanhar pela frente, o The last of us, que o venceu com 74% dos votos.



Já na segunda ronda, com os 32 jogos restantes, Halo 2 foi sacrificado ao apanhar GTA V pela frente, que arrecadou 72% dos votos, assim como Doom que apanhou com o The Witcher 3 que ficou com 76% dos votos.

Red Dead Redemption esteve taco a taco, mas acabou preterido face a GTA IV: San Andreas, que teve 51% dos votos, Elder Scrolls Skirym voltou a revelar-se uma surpresa ao derrotar Assassins Creed 4 Black Flag com 58% dos votos e Minecraft derrotou Bioshock com 57% dos votos.

Já apenas com 16 jogos em disputa World of Warcraft é derrotado por Call of Duty 4: Modern Warfare, Minecraft cai aos pés de The Witcher 3 que obteve 58% dos votos, Dark Souls cai face a Batman: Arkham City que ficou com 67% dos votos.

Nos oitavos de final GTA V derrota Call of Duty 4: Modern Warfare com 63% dos votos, God of War derrota The Witcher 3: Wild Hunt, com 61% dos votos, Grand Theft Auto 5 derrota Batman Arkham City, com 62% dos votos Legend of Zelda: Breath of the Wild, derrota Bloodborne, com 64% dos votos.

Eis-nos então com 4 jogos frente a frente, sendo que God of War derrota GTA 4: San Andreas com 61% dos votos, e GTA V derrota Legend of Zelda: Breath of the wild, com 55% dos votos.

A final coloca então frente a frente God of War e GTA V saindo God of War como vencedor.



God of War apanhou 63.2% dos votos dos 120390 votantes no Twitter, 63/ dos 273000 votantes no YouTube, e 57% dos votantes do Instagram (numero não divulgado), fixando-se num valor global que arrecadou 57% de todos os votos.

Fiquem agora com a tabela de eliminatórias (façam zoom ou abram num novo separador para detalhe):

Como notas curiosas, há que destacar a superioridade de presenças nesta lista de exclusivos da Nintendo, com um total de 12 dos 64 jogos. É uma presença super forte que demonstra que, mesmo não tendo o melhor dos melhores dos jogos, a qualidade superior está presente na Nintendo.



Dos seus 12 jogos, 7 foram eliminados na primeira eliminatória, 4 na segunda eliminatória, e 1 deles aguentou-se 4 eliminatórias.

A Sony aparece em segundo lugar no número de exclusivos, com um total de 5 jogos, dois dos quais se ficaram pela primeira eliminatória, um aguentou-se três,  outro quatro, e o restante foi coroado como o melhor jogo de sempre.

Por último aparece a Microsoft, com 2 exclusivos, um que ficou na primeira eliminatória, e o restante na segunda.

O jogo da Nintendo mais recente desta lista data de 2017, o da Sony (que coincide com o vencedor) de 2018, e o da Microsoft de 2008.



102 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Zidane
Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 8:08

Não tem como nesse mundo GoW ser melhor que GTA V
Além de todos os fatores, vou falar da longevidade (CxB) God of War eu joguei 1 vez, foi muito bom, ótimo jogo. Vendi e acabou. GTA V eu joguei desde praticamente o lançamento, no PS3, Xbox One, PS4 e agora no Serie S e posteriormente possível no PS5. Só a campanha foi várias vezes zerada pois gosto muito de tudo que se faz no modo história, muito variada e divertida com ótimos personagens em um mundo aberto vivo e muito bem feito. O modo online dispensa comentários, o melhor de todos pela variedade de atividades, veículos, missões etc.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 10:55

Sim, claro. Mas me pergunto quantos alí não votaram por conta do fator Sony. Veja bem, estamos vendo que a guerra de consoles está maior que nunca, lembra quando na votação de jogo do ano aqui no site, tinha gente votando várias vezes acho que no TLoU 2… Pois é

Acho bastante improvável que esse resultado seja honesto, já que GTA V é dos jogos mais jogados do mundo, em todas as plataformas, no mínimo eu desconfio.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 11:49

Se fosse fator sony, a final seria dois jogos Sony.

Gow 2018 coleciona muito mais prêmios que GTA V, que deveria, na minha opinião, nem levar o GOTY de The Last of US naquele ano.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
nETTo
nETTo
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2021 12:12

Exato

nETTo
nETTo
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 12:12

Carlos, “mas me pergunto quantos alí não votaram por conta do fator Sony”. Sério? Vc diminui e desqualifica GoW 2018 com este comentário, pra vc é tão díficil crer que as pessoas podem gostar mais deste jogo do que daquele? Ou vc está usando o mesmo artífico de criticar a votação com este argumento porque não simpatiza tanto assim com o Playstation?

Vê como isso não tem sentido!

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 12:16

Cara, de tudo que joguei nessa geração, GoW é a 3a coisa melhor. Pra mim só perde pra The Witcher 3 e pra Zelda Breath of The Wild. Então, não vejo como injusta a escolha pois está entre os melhores da geração. É um jogo primoroso em muitas vertentes. Lore e história legal, muitos momentos wooow, trilha sonora e visual estupenda, e ar de renovação e risco com uma franquia já consagrada e cansada.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 11:23

Ao contrário. A diferença entre GOW e gta5 é um abismo. História, direção, jogabilidade. Nem vou falar em questões técnicas, por causa da diferença de idade.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hennan
7 de Outubro de 2021 11:31

GTA V humilha muito jogo recém lançado. GoW não tem condições nem de ter ganho do Red Dead Redemption 2, que é melhor que o GoW em tudo que você citou. Até entendo a opção dos caras nesse caso porquê a galera gosta de ritmo, ainda mais hoje com esse pessoal ansioso, se o jogo não for a pura cocaína nego dorme encima do controle hahaha.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 11:55

Em termos técnicos Red Dead Redemption 2 é o vencedor da geração passada, lindo até em um One fat, e rodando no One X então, incomparavel

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 12:15

Eu acho ele dentro do Top3
RDR2
Tlou Part2
GoW

nETTo
nETTo
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 12:14

kkkk

ok, já vi que vc está sendo parcial em seus argumentos

Sério que GoW em gameplay é inferior a RDR2? Sério que aquele loot incomodo de 3/5s a cada item que pega não te incomodava, existe alguma novidade no gunplay de RDR2 que não tenha sido explorado em 2010? A para mano

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2021 12:35

Netto, você disse que estou sendo parcial, mas como assim? Insinua que sou fanboy da Rockstar ou algo assim? Não percebi a que sentido disse isso
Eu fui totalmente honesto.

nETTo
nETTo
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 16:44

Parcial ao dizer que em tudo RDR2 é melhor

Eu discordo de ti

Em termos de Gameplay eu acho RDR2 um tédio, aquele loot que cito acima é o cúmulo pra jogos modernos, isso sem falar no lag que nunca foi consertado entre o aperta o botão até a ação no jogo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 13:50

Carlos, GOW ganhou mais prêmios do ano que RDR 2, Uncharted 4 levou mais prêmios que ele também. Você está falando algo que é sua opinião pessoal vs fato!

https://meups.com.br/especiais/top-10-jogos-mais-premiados-da-historia/

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 11:45

Então, eu já não vejo como GTA V ser melhor que muitos jogos que foram eliminados nessa votação. E o acho o pior de todos os GTAs. É questão de opinião. De fato, temos GOW com muito mais prêmios de game do ano que GTA V. Então a tua e a minha opinião sempre vão perder para maioria e principalmente quando se fala de mais premiado.

Na minha opinião, tem muito jogo superior ao GTA V na votação, mas é enquete de internet e isso só serve pra fanboy mesmo, já que eu aposto que a maioria que vota, nem sequer jogou o outro game do confronto.

Jogou só uma vez Gow? Só zerou e pronto? Eu tenho mais de 100 horas de Gow, explorando mapa, aproveitando praticamente tudo que o jogo me ofereceu. É um jogo com fator replay fantástico e na dificuldade mais difícil fica muito bom o desafio. Também tem as Valquírias, que são confrontos muito legais.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
nETTo
nETTo
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 12:09

Pois eu te falo que tudo isso que vc argumenta a favor de GTA 5 eu discordo de vc, de modo que o que vale aqui é mais o gosto pessoal e subjetivo a cada um que um vrd absoluta a qual vc tenta impor porém ela não existe, é vrd que GTA 5 vendeu mais, é vrd que ele tem tido suporte ao longo dos anos E também é vrd que apesar de tudo isso a opinião de quem joga é a de que GoW 2018 foi melhor, mais impactante, enfim.

Eu concordo com GoW vencendo GTA 5, pois GTA pra mim nunca foi uma franquia que eu comprasse consoles pra jogar, GoW é.

Fiquemos com nossas opiniões e gostos para nós

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2021 12:33

Respeito a opinião de todos, e fique claro que estou sendo honesto, mas nós sabemos a força dos exclusivos da Sony aqui pro pelotão de fuzilamento nos comentários.
Até GTA V foi diminuído em prol do exclusivo.
Não vejo a hora de dar um pontapé de vez em sessões de comentários.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 13:54

Pelotão de fuzilamento veio forte pra cima de você kkkkkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 13:56

Você foi fuzilado nos comentários? Menos né?!. O que estou percebendo é que você é um fanboy de GTA V e não aceita bem o resultado. Haahahahaha

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 15:05

Não estou sendo extremistas, ele que está.
“Gow não é nem superior a Red Dead”
“Nunca que gow é superior a GTA”
“Já vem o pelotão de fuzilamento”

Ninguém discordou dele sem argumentos sólidos.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2021 8:47

Poxa Mario, obrigado por compreender, olhe o nível do Sparrow, dizer que sou fanboy de GTA, isso é totalmente loucura. Se estivesse a enaltecer o GoW ninguém me atacaria, não posso falar o que seja contrário a Sony/PlayStation aqui que já vem a chuva de acusações, isso já ficou claro pra todo mundo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
8 de Outubro de 2021 12:55

Calma lá Man. Você quer impor um gosto seu e aí não quer que as pessoas questionem? Se comportou como fanboy sim. Eu não impus nada nos meus comentários. Disse o que eu acho, minha opinião e mostrei sobre prêmios, fatos irrefutáveis. Mas Sorry por te chamar de fanboy de GTA V. Só que dessa vez se comportou como um, simples. Abraço.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
nETTo
nETTo
Responder a  Sparrow81
7 de Outubro de 2021 16:48

Eu começo a achar que ele não é fã de GTA assim não

O que incomodou ele foi um exclusivo de PlayStation ter vencido, pelo menos essa é a minha percepção a qual já deixou que posso estar enganado.

Outra coisa, ele cita fuzilamento quando o que eu tenho visto na vrd são pessoas que não concordam com a imposição que ele tentou fazer no primeiro comentário.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  nETTo
8 de Outubro de 2021 8:56

Netto, “me incomodou” já começa errado, pois não há incômodo, há apenas discordância. Gostei do GOW só não concordo que seja melhor que GTA V em nenhuma hipótese.
E muito importante: quando eu disse que TLoU 2 era meu jogo do ano, assim como o Horizon Zero Dawn na época dele, parece que essa parte você não sabe ou ignorou, o fato de eu sempre elogiar a qualidade dos jogos da Sony e ter o PlayStation como plataforma favorita também passou totalmente ao lado.

Me lembrou de um grupo no Facebook do PlayStation que fazíamos memes e eu lá detonando o Xbox diariamente, mas dia que disse que o GT Sports não prestava pra mim, adivinha? Me acusaram de fanboy caixista!

Esse é o nível de inteligência dessa galera, e é o nível que estou vendo aqui, posso elogiar o PlayStation 364 dias, no 365 se eu disser algo contrário…

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
8 de Outubro de 2021 9:04

Sparrow, do que você está rindo? Você é um fanboy de PlayStation, eu não sou fanboy de nada, se for rir, ria de si mesmo. GOW é bom, mas não está nem no meu top 10. Nem no Top 20. Isso por mais corriqueiro que seja, te deixou furioso, e sabemos porquê.
Mas chega desse assunto Inútil.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
8 de Outubro de 2021 13:03

Sou fanboy de videogame, cara. Apenas minha plataforma principal HOJE é playstation. Já foi Nintendo, PC, etc… Procuro ser apenas justo. E esse vitimismo seu “serei fuzilado” é no mínimo cômico. Ser questionado é ser fuzilado? É perigoso quando você afirma algo de forma absoluta e acha que outros não lhe questionarão. Aqui é um espaço com pessoas inteligentes, você sabe disso.

Pode ter certeza que o que pegou aí foram afirmações de “Em hipótese alguma Gow é melhor… “Gow não é nem melhor que…” “Fator sony que pesou…” “Serei fuzilado…” (Sim, essa foi bem comédia, me desculpe). Vitimismo geralmente me faz rir, sorry.

Ah, em tempo, GOW, pra mim, não é o melhor game nem da geração passada, imagina falar em todos os tempos. Isso não existe! Cada época tem seus jogos e não tem como você ser absolutista e escolher UM game. Mas meu primeiro comentário em resposta ao seu você ignorou completamente. Quando disse que a enquete aí só serve pra fanboy se degladiar e argumentei… Mas ok, você pode afirmar coisas, sendo absolutista sem ninguém te chamar de fanboy, eu não posso questionar suas afirmações que já sou um fanboy. Meio estranha essa sua maneira de raciocinar.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2021 13:57

Mario, eu não estou sendo ácido e nem irônico com o Carlos Zidane. É um cara que respeito. Só estou botando o contraponto, que quando você afirma algo como ele fez no seu primeiro comentário, não deve se ofender quando outros discordam e também o fazem de forma firme. Só isso.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 12:11

GTA V, pra mim, não está nem na lista dos 10 melhores games de qualquer uma das 3 gerações de que participou. De qualquer forma, indiscutivelmente vendeu muito e foi/é muito popular. Entretanto, provavelmente maior que ele, e nem sequer citado (ao menos não percebi), temos Minecraft, e cá estamos…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
7 de Outubro de 2021 15:07

Eu gosto muito mais de Red Dead Redemption 1 e 2 do que de qualquer GTA. Mas é apenas meu gosto pessoal. Tenho conhecidos com excelentes confs de PC em casa que até hoje ligam o GTA San Andreas para matar saudade, marcou época para muita gente.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
José Galvão
José Galvão
Responder a  Carlos Zidane
7 de Outubro de 2021 20:17

No teu mundo, GOW nunca será melhor que GTAV, não perceber que no mundo de muitas outras pessoas o GOW é o melhor de sempre, só revela o quão pequeno é o teu mundo.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  José Galvão
8 de Outubro de 2021 8:41

Seu comentário é totalmente absurdo, você percebeu que não é unânime? Percebeu que muita gente votou no GTA? Isso mostra que eu não devo perder meu tempo falando com fanáticos sonystas que infestam esta página.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2021 10:17

Mário, sabe que tenho muito respeito por ti e lamento pelo transtorno que meu comentário causou.
No caso do Galvão eu disse o que disse pelo histórico que observei dele, de sempre ser crítico ácido a MS e sempre favorável a Sony, pelo que a paixão a qual o comentário dele foi tecido, me colocando como sendo fechado a outras visões, ora, logo eu que jogo as principais plataformas que são aqui regularmente analisadas a excessão do Switch que não é meu perfil, e jogos de toda espécie a 30 anos e tenho exposto isso a vários anos aqui, o que seria pra ele alguém com uma ampla visão? Isso é evidência suficiente pra mim pra colocá-lo nesta categoria. Caso fui injusto ao Galvão, e ele saberá com ele mesmo, então eu me desculpo, mas creio que ele me julgou errado.

Meu jogo favorito de sempre é o The Last of Us original, não consigo dizer qual minha música favorita, mas jogo é curiosamente até fácil nesse ponto. Colocaria o RDR2 em segundo, GTA V em terceiro, Super Mario World em quarto, e pra fechar, Street Fighter 2 em quinto.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Carlos Zidane
8 de Outubro de 2021 20:57

Quando afirmas que nesse mundo não é possível que GOW seja melhor que GTAV, como se isso fosse uma verdade universal, é normal que a comunidade te caia em cima, e pior ainda quando afirmas que é porque é da Sony, só mostra que ficaste incomodado que um jogo que tu preferes, tenha ficado em segundo.
Aquilo a que tu chamas de pelotão de fuzilamento, são pessoas que não andam nisto à dois dias a argumentar.

Acho peculiar a forma como falas do meu ”histórico”, e já não é a primeira vez que esse suposto histórico é usado contra mim quiçá para desvalorizar os meus argumentos e a minha pessoa.
Preferências todos nós temos, eu sou um jogador que só para teres a noção, não jogo online à anos, sempre fui e sempre serei um jogador de Single Player, e quem faz alguns dos melhores jogos SP é a Sony, a minha preferência naturalmente gravita para a PlayStation e Nintendo, mas isso não me tolda o julgamento de forma alguma, o meu jogo preferido de sempre neste momento, é o Zelda Breath of the Wild, e no entanto sou muito critico em relação à Nintendo, para mim a companhia que mais explora os seus fãs, a mais anti-consumidor desta industria, se eu sentir que a Sony me quer ir ao bolso, podes crer que eu critico.

No que toca à Microsoft… tem um pouco a ver com o meu feitio pessoal, não gosto particularmente de mentirosos e ainda menos de gabarolas, e é isso que a Microsoft é para mim, falam muito, prometem ainda mais, e são os que menos entregam, são uns tretas, e como são os que mais falam, é normal que sejam mais criticados, não só porque falam mais que a concorrência combinada, como não mostram serviço, e além disso, considero-os extremamente perigosos para esta industria, para a forma de arte que é, e como tal, critico-os, e se a isso juntares o facto de que a comunidade Xbox é a mais tóxica do meio, mais eu critico, portanto já estou acostumado a ser colado a um suposto histórico, já me chamaram muita coisa, mas sabes o que nunca me chamam?
Mentiroso…

Last edited 3 anos atrás by José Galvão
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  José Galvão
9 de Outubro de 2021 2:36

Galvão, li seu comentário e entendi perfeitamente cada ponto e concordo com o que bem explicou, ficando esclarecido a questão de suas posições, dessa forma, venho lhe pedir sinceras desculpas, você está correto e eu fui errado contigo. Não voltará a se repetir. Eu também aprecio muito single player, mas gosto bastante de interagir com meus amigos em jogos online, no entanto entendo pois eu também já fui totalmente voltado ao single.
Bom final de semana.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
José Galvão
José Galvão
Responder a  Carlos Zidane
10 de Outubro de 2021 19:50

Antes de mais nada peço desculpa por não ter respondido logo, mas como trabalho no fim-de-semana nem sempre consigo comentar.

Só queria deixar claro que quando critico a Xbox, e tenho noção que o faço frequentemente e com algum vigor pelos motivos já citados, não é direcionado a quem gosta de Xbox e que sabe estar numa troca de argumentos civilizada, portanto se alguma vez fui mais áspero contigo, as minhas desculpas.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Outubro de 2021 9:59

Mário, nesse ponto discordo um pouco de ti! A MS não lançou nenhum exclusivo no series X ( falo somente o series X, pq na época o S ainda não havia sido anunciado), mas logo depois, tiveram a exclusividade temporária de The medium. Vc pode dizer que não é um game incrível, porém se pegarmos o começo de gerações, os games lançados costumam ser medianos para bom, salvo algumas exceções. Lembro que quando a MS lançava seus games e ela não tinha essa quantidade absurda de estúdios que tem hj, ela lançava Gears, Forzas e Halo e as pessoas diziam que era sempre o mais do mesmo, bla bla bla e que não tinham tanto polimento, etc… Hoje, ela está trabalhando melhor em seus games. Sim, sei que Halo Infinite estava um desastre quando o mostraram, mas aparentemente, acertaram o game msm! Os outros estúdios da MS estão trabalhando cuidadosamente e eles não escondem isso! É a Ninja com o Hellblade 2, é a pg com Fable, é o The Initiative com PD, etc… Nesse ano de 2021, a MS lançou Flight Simulator para os 2 series, Psychonauts 2 que msm chegando ao ps5, foi a MS que injetou uma boa grana e o game saiu muito bem avaliado! Temos o incrível Forza Horizon 5 e o Halo Infinite ainda. Se não fosse o contrato da Sony com a Zenimax, teríamos o Deathloop tbm, ou seja, muito acima do que a MS entregou nos últimos anos, fora o aumento de qualidade dos games contrariando a sonystada chorona que falava que o game psss mataria a qualidade dos jogos. Quanto aos executivos, é normal que ocidentais falem mais do que orientais, pois isso é cultural, principalmente nos EUA. Foi assim com a era Sega com Tom Kalinske contra a Nintendo nos anos 90 e até msm a Sony de outrora. A MS cometeu vários erros por falar demais, msm se não mentisse como foi com algumas declarações do Phil Spencer, como a de ficarem 2 anos sem exclusivo de console ( ou o Matt Booty que falou isso). O Aaron Greenberg fala muito tbm, porém ele é do marketing e isso é normal, mas a Sony tbm vem falando ultimamente, não somente por Jim Ryan, mas tbm por David Jaffe, ex criador de GOW que msm fora da Sony, sempre afirma que por conhecer tudo lá e ter contatos quentes, sabe de muita coisa, mas nunca vi ninguém dizer que a Sony o usa, msm dando essa impressão. A verdade é que de ambos os lados há falas e obviamente a MS irá falar mais por culturalmente serem assim, porém hj andam falando menos e quando falam, falam coisas mais inteligentes!

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Outubro de 2021 15:52

uma das coisas mais ridiculas que eu vi desse “falatorio” da MS foi sobre o Starfield.

O Pete Hines, marketeiro da bethesda, “pedia desculpas” por Starfield não sair no playstation.

ai um dia depois o Greeberg ia no twitter e dizia que não pedia desculpas.

acredita que esses dois caras fizeram isso duas vezes com um intervalo de 1 mes mais ou menos?

“por favor, vamos falar que Starfield não sai no playstation? pq vcs não estão falando isso?”

isso só indica para mim que vai ser um jogo que vai flopar, se fosse ser um jogo bom eles não iriam precisar chamar atenção dele não sair no playstation ANTES do jogo ser lançado.

bastava lançar um jogo bom de verdade, que todo mundo iria falar “nossa, não tem para playstation”

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Outubro de 2021 15:16

Acaba de sair da Arkane (Bethesda/Xbox) o principal responsável por Deathloop. Aí já temos pistas do que está acontecendo…

Fernando Molina
Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 10:24

Pra mim, o melhor jogo de todos os tempos é o Zelda ocarina of time, aquilo é uma obra prima, quanto a esse último god of war, é ótimo, mas o melhor da saga pra mim é o 3

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 11:29

Concordo com o que voce diz, falei do Ocarina of time pq foi o game que mais me deu prazer em jogar, e isso sem falar em termos técnicos, que eram muito bons pra época, agora falando em termos técnicos, o que mais me impressionou no lançamento foi o Gears of War lá em 2006, e até hoje nada chegou perto da sensação que tive ao ver aquilo rodando em um 360

Marco Antonio Brasil
Responder a  Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 12:36

Gears também me marcou e está na minha lista de melhores de todos os tempos!
Lembro quando vi ele rodando fiquei impressionado com os gráficos. E, quando finalmente joguei, a jogabilidade e IA também eram sensacionais.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Marco Antonio Brasil
7 de Outubro de 2021 13:53

Nossa jogar aquilo em 2006 foi espetacular, e todo jogo depois de jogar Gears parecia feio e sem graça kkkk

João Ferreira
João Ferreira
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 16:29

No outro dia estava a ler esse artigo e pensei ” uma atualização era bem-vinda”. E já agora para mim o melhor jogo de sempre é o Mário 64.

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 11:27

Tenho a mesma opinião. Não só pela excelência do jogo. Mas porque revolucionou toda a indústria. Foi ele quem resolveu os problemas da câmera em games 3d, implantou o travamento de mira e os botões de contexto.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 13:12

Zelda OOT é um ótimo candidato ao posto de GOAT, mas escolher isso é difícil demais lol. Talvez fosse mais fácil escolher os melhores por geração de consolas.

E tem um ponto complicado que é o valor sentimental (e nem sempre racional) que temos com os jogos. Por exemplo, o primeiro jogo do Mario que joguei foi o Super Mario World no começo dos anos 90. Para mim é um jogo antológico, um dos melhores de todos os tempos. Mas e se eu tivesse jogado Super Mario 3 no final dos anos 80, época de lançamento do jogo? Será que todo o meu “afeto” por Super Mario World não seria transferido ao Super Mario 3? Então eu perdi o fator “impacto” que o Super Mario 3 poderia ter me proporcionado no final dos anos 80.

Um exemplo mais recente é o jogo Uncharted. Muita gente fala que o primeiro é ruim, mas quem de fato jogou o game na época do lançamento lá em 2007, 2008? Eu concordo que os outros são bem superiores, mas fica fácil criticar o primeiro depois de ter jogado os outros e ter perdido o “fator impacto” do lançamento.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 13:56

Então Carlos, mesmo colocando todos esses fatores que você citou, pra mim Ocarina é imbatível

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 14:49

Claro, tranquilo, é algo pessoal e obviamente não quis sugerir que seja o seu caso.

No meu caso, sendo racional, naquela geração eu achei Zelda OOT o melhor jogo, mas olhando para o lado “sentimental”, o jogo que mais me diverti naquela gen foi Goldeneye 007, tanto single quanto multi com outros 3 amigos. Um jogo deslumbrante para 1997. Eu completaria o meu top 5 daquela gen com Metal Gear Solid, Half Life e Resident Evil 2.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 15:02

Nossa joguei demais o Goldeneye também, como era divertido jogar com o amigos aquele game

Juca
Juca
7 de Outubro de 2021 11:54

Off tópic: Mário, há relatos de queda de desempenho de CPUs AMD em jogos com o Windows 11, talvez seja interessante você abordar o assunto. Aparentemente, já houve alguma manifestação da AMD.
Fica a sugestão.

Last edited 3 anos atrás by Juca
Juca
Juca
7 de Outubro de 2021 12:02

Entre God of War e GTA V, sem dúvidas escolheria GoW também! (Risos)
Entretanto, guardo no coração e na mente muitos jogos que julgo incríveis e que poderiam ganhar sem problemas, como Super Mario Bros. 3, Sonic The Hedgehog, Super Mario World, Mario Galaxy, Zelda Breath of The Wild, Red Dead Redemption (o primeiro), Fallout 3, The Witcher 3, The Last of Us… Qualquer um desses seria uma ótima escolha! Mas diria que é um tanto injusto escolher entre games sem considerar sua contemporaneidade.

Last edited 3 anos atrás by Juca
nETTo
nETTo
7 de Outubro de 2021 12:18

Quanto a votação, eu tenho 36 anos

Jogo desde os tempos de atari, nintendinho, SNes, Mega e dai pra frente.

Mais onde eu realmente me dediquei nos jogos foi no Snes e PS3 em diante.

Falando então de PS3 até agora, GoW seria sim o melhor para mim, vejam, opinião pessoal sem querer impor nada a ninguém.

Mas eu reconheço o valor de vários outros jogos que também poderiam ter vencido (Alguns Zeldas, RDR1/2, Alguns GTAs, alguns mários, enfim).

Marco Antonio Brasil
7 de Outubro de 2021 12:34

Votação feita para fanboys se digladiarem rsrsrsrrsrsrs
Em minha opinião não tem como escolher um jogo como melhor de todos os tempos sem cair em preferência pessoal. Seria preciso considerar não só a época, como também os estilos de jogos.
Prefiro escolher “os melhores” e dentro dessa seleção cada um vai ter suas afinidades.
Ah, como não lembrar dos gráficos marcantes de Super Mario World? Ou da incrível mecânica de A Link to the Past (meu Zelda preferido)? Ou do espetacular Ocarina of Time? E a história incrível de Chrono Trigger, com arte do Toriyama? Ou Gears of War com seus gráficos, jogabilidade e IA que impressionaram no lançamento (para mim o GOW daquela geração)? Ou no esmero técnico e personagens cativantes de The Last of Us? Ou do incrível mundo RPG de Skyrim?
Sem falar nos clássicos modernos como The Witcher 3, RDR 2 e TLou II, todos tecnicamente excelentes, cada um com suas características.
Por isso é difícil falar quem é “o” melhor. Mas certamente GOW, com sua jogabilidade que para mim está entre as melhores da história e tecnicamente é impressionante, e GTA V, com sua história e mundo aberto sensacionais, certamente estão na lista!

nETTo
nETTo
Responder a  Marco Antonio Brasil
7 de Outubro de 2021 16:50

Sem dúvida, os melhores vão ser aqueles que mais marcaram nossa vida gamer

No Atari por exemplo tinha o jogo “pega ladrão” kkk muito top

No Super Nintendo tinha o Mário World

No PlayStation os Resident Evils

No PS4 GoW 2018/RdR2/The Witcher 3

Juca
Juca
Responder a  nETTo
7 de Outubro de 2021 18:16

“Pega ladrão” que você fala é o Keystone Kapers?

nETTo
nETTo
Responder a  Juca
7 de Outubro de 2021 19:28

Isso

Marco Antonio Brasil
Responder a  nETTo
8 de Outubro de 2021 20:14

“Pegão ladrão” marcou mesmo.
Valeu pela lembrança, nostalgia bateu forte aqui amigo!

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
7 de Outubro de 2021 13:00

Para mim o melhor jogo, foi o primeiro jogo que joguei na vida ✌🤷‍♂️ Genji do ps2. Pena a sony não ressuscitar esse jogo para os molds mais atuais. Sobre a matéria, tendo em conta os finalistas o GoW 2018 mereceu levar, jogo fenomenal, fora o facto que transmite o sentimento de como ser pai, para quem jogou os antigos sabe o que quero expressar, a parte artística sublime, a boss fight do dragao, simplesmente épico etc, GTA é GTA, más esse 5 só tem muito força ainda por causa do multiplayer.

Last edited 3 anos atrás by Daniel Cardoso
andrio
andrio
7 de Outubro de 2021 14:28

Merecido! Eu tenho quase 90h no Gow e nunca me canso de jogar ele.
gráficos, gameplay e trilha sonora impecáveis.

Juca
Juca
Responder a  andrio
7 de Outubro de 2021 21:31

Maldita Rainha das Valquírias! 🙂

Last edited 3 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 15:04

Independente do meu gosto pessoal, acho que o pessoal da Santa Monica fez um trabalho deslumbrante com o renascimento de God of War.

Os dois primeiros jogos foram um marco para a sexta geração de consolas, e o terceiro foi um excelente encerramento da trilogia. Mas com o tremendo sucesso, não poderiam descontinuar a IP, e resolveram criar o GOW Ascension, que embora seja um bom jogo, saturou a IP repetindo a mesma fórmula, e nem a criação de um modo multiplayer no jogo vingou o bastante.

Então aplaudo a Santa Monica por saber se reinventar e construir algo totalmente novo dentro da IP, se inspirando em jogos mais recentes e refazendo a fórmula.

Inclusive foi graças ao God of War que eu descobri a existência de alguns canais de flamewar, pois o sucesso do jogo foi tão grande que hatear o game virou motivo de chacota, alcançando gargalhadas até de quem estava de fora da bolha que é o flamewar.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 17:45

OFF

“Estamos falando de jogos que se contrapõem à música, estamos falando de jogos que se contrapõem aos filmes. Música e filmes podem ser apreciados por um público quase ilimitado. E eu acho que algumas das artes que nossos estúdios estão fazendo são alguns dos melhores entretenimentos já feitos em qualquer lugar do mundo. E meio que bloquear o público para a arte maravilhosa, o entretenimento maravilhoso que nossos estúdios estão fazendo … bloquear o público para isso em 20 ou 30 milhões, me frustra. Eu adoraria ver um mundo onde centenas de milhões de pessoas pudessem desfrutar desses jogos.

Fonte: https://www.gamesindustry.biz/articles/2021-10-07-jim-ryan-i-would-love-a-world-where-hundreds-of-millions-will-enjoy-our-games

Se eu entendi bem, o Jim Ryan está sugerindo que a Sony planeja um serviço de streaming para alcançar às massas. A questão da infra pode ser resolvida em parcerias com AWS, Azure ou Google Cloud.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 18:24

Megalomaníaco… Mas essas manias de grandeza (que na verdade é ambição financeira) nunca funcionam muito bem. É só ver que nem tudo que é popular é realmente bom. E não digo isso pra que jogar games como diversão seja algo elitizado, mas que a popularidade tem um preço, e normalmente é preciso cair em qualidade e valor de venda pra ter grande difusão. Eu, particularmente, prefiro pagar mais caro e ter qualidade. E não me oponho a Sony começar a investir em mobile ou outras plataformas, desde que ela crie outra divisão pra fazer isso, e deixe a produção dos games de console em paz! É um erro querer abraçar o mundo, principalmente forçando a barra. Que se venda pra Amazon ou Disney, pois vai precisar!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 18:55

Ainda falta disponibilizar o serviço às massas da Ásia (exceto Japão), leste europeu, Oceania, África, América do Sul e América Central.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 19:10

Se alguém me falasse que era uma declaração do Phil Spencer ao invés do Jim Ryan eu acreditaria

andrio
andrio
Responder a  Fernando Molina
7 de Outubro de 2021 19:36

uahuaha

Pensei a mesma coisa. xD

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 20:06

Centenas de milhões, só o streaming mesmo.

Se bem que a MS já achou que iria vender 500 milhões de consoles…

Também não entendo o sentido… Pode ser que eles estejam se preparando para isso, ou que apenas seja declaração de político para “vamos falar algo nesse sentido mesmo que a gente saiba que não funciona só para parecermos modernos”

Mas analisando friamente, é ridículo.

A Sony não impede ninguém de comprar um PS5… não bloqueia ninguém.

Se for por isso, streaming tb bloqueia, ninguém assiste streaming sem uma tela…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
7 de Outubro de 2021 20:20

O que eu entendi foi ele dizer no sentido: “nossos jogos são bons demais, artísticos demais para se restringir ao público que tem por hábito comprar videogame”.

Seria algo + ou – assim: a pessoa assiste a série de Last of Us que está para ser lançada, e fica com vontade de interagir mais com aquilo. E de repente descobre que pagando um preço X tem acesso ao jogo via streaming, bastando ter joystick em casa, sem precisar comprar e instalar videogame. E claro, a PSNow teria que ser bastante turbinada, já que esse acesso se daria em apps pela TV ou smartphone além do PC.

Eles pensam que com isso abraçarão um público que está além do gamer, alcançando mais do que os 20 ou 30 milhões de proprietários do PS4 ou PS5 que compram o jogo. Não sei se dará certo, não tenho um palpite sobre isso. Mas me parece que o pŕoduto precisa primeiro convencer como série ou filme (como Spiderman já o faz), para depois as pessoas procurarem se aventurar com interação dentro da série que gostaram.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Outubro de 2021 21:41

É claro que não dará certo, o público que gosta dos jogos deles não é o mesmo que joga em celular jogos que normalmente só servem pra matar o tempo. Da esma forma, quem assiste a uma série, não necessariamente é aquele que a quer jogar, e nessa altura ele já sabe disso.
Criar interesse, nunca foi manter o interesse, e mesmo que fosse, quanto alguém, que assiste inúmeras séries do netflix ou outro serviço, estaria disposto a investir a mais pra poder jogar o jogo deles?
Se pensar dessa forma fosse razoável, era melhor fazer como a Konami e lançar pachiko do GoW, The Last of Us que ganhavam o que querem mais facilmente. Lamentavelmente o Jim Ryan é um Phil Spencer com menos carisma. O que tem salvo ele tem sido a boa line up e o bom dispositivo que é o PS5. Por mim, Jim e Hulst voltariam aos seus postos de origem, pois são muito ambiciosos e a médio e longo prazos porão o negócio a perder.

Last edited 3 anos atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
8 de Outubro de 2021 0:04

Para quem constrói o jogo, seja Sony, Nintendo, Activision, whatever, o que importa é que a pessoa compre o jogo e pague os 60 ou 70 dólares, independente do hardware em questão que irá renderizá-lo.

É claro que a Sony e a Nintendo estão mais “enraizadas” no formato de console, tem todo um catálogo third party que gera um lucro gigantesco, mas eles podem buscar outros formatos para capitalizar clientes. Ir para o streaming não significa necessariamente construir um serviço e colocar jogos baratos para matar o tempo. Até no mundo do cinema estão vendendo filmes-lançamento via streaming. Portanto quero dizer que podem cobrar o preço do jogo triple-A e a pessoa irá jogar via streaming. Tudo depende da adesão dos clientes, todos estão atrás é da grana, do que os clientes querem. Vemos rumores da Sony fazendo MP, GAAS, porque estão vendo um Genshin Impact da vida movimentando bilhões de dólares.

Claro que colocar jogos lançamentos no streaming significaria matar uma boa parte das vendas de consoles. Mas podem começar colocando jogos mais antigos acessíveis em TVs, smartphones e etc., e talvez daqui uns bons anos (talvez décadas), quando boa parte do público já estiver apenas no streaming, podem resolver trabalhar em um formato híbrido, isto é, console e streaming lançando juntos. Não sei, são apenas hipóteses. E também não estou defendendo o formato, só estou vendo que a expansão do streaming é inevitável, assim como a expansão da internet era inevitável lá no final dos anos 90, com as bancas de revistas gradativamente perdendo espaço. Ou que a expansão do streaming de músicas via spotify era inevitável, com a morte dos CDs, e os discos de vinil se restringindo a um nicho muito pequeno (e caro). ps: sou colecionador.

Não estou decretando a morte das consolas. Talvez serão produtos bem nichados como os discos de vinil, talvez serão produtos premium como os PCs desktop já estão se tornando de alguns anos pra cá. Não sei. Só sei que cada nova onda de conectividade empurra uma série de ações e as pessoas se adaptam, logo certos caminhos serão sem volta.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2021 12:32

Mas ser detentor de uma plataforma não envolve necessariamente construir uma consola. A Steam e a Epic também são plataformas, também ganham royalties com a Activision e outras.

Claro que o formato de consola é melhor para “fidelizar” o cliente. Dificilmente alguém vai comprar uma consola só para jogar 1 ou 2 jogos. Então cria-se um vínculo duradouro, o que é bom para quem investiu centenas de milhões na fabricação do hardware.

Mas o meu texto vai no sentido de um futuro não tão distante onde uma parte dos cerca de 200 milhões de compradores de consolas comecem a migrar para outros serviços. E quem desenvolve as consolas vai acabar se mexendo porque todos vão atrás de onde estão os clientes (ou melhor, do dinheiro).

Mas o mais importante é que independente do formato (consola, streaming), a cultura permaneça a mesma. E eu acredito que nesse ponto tanto Sony quanto Nintendo conhecem a força da marca, e possam vender seus jogos de maior relevância e investimento, bem como ser plataforma para terceiros.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2021 13:42

Sim, a Steam e Epic concorrem em uma selva que é o PC, enquanto que no mundo dos consoles o fabricante é um “deus” e dá as cartas. Eu não estou em desacordo quanto a isso, embora levantei a questão da Steam apenas para exemplificar que outras plataformas também recebem royalties de terceiros.

A questão é que o fabricante de consoles precisa vender muitas unidades para se manter. Os 8 milhões de Saturn e 8 milhões de Dreamcast não foram suficientes e a Sega saiu desse mercado. Então o meu texto foi nesse ponto, que a meu ver o streaming deverá gradativamente reduzir o público que compra consolas. E isso naturalmente faz com que os fabricantes se mexam.

EDIT: Só complementando meu ponto de vista, eu obviamente posso estar errado e esse nicho de 200 milhões de compradores de consolas exista para sempre. E nisso a Nintendo por exemplo poderá continuar com folga no seu nicho. De qualquer forma, o capitalismo visa expansão, ganhar cada vez mais, por isso que mesmo com os 200 milhões de clientes, vão buscar alcançar cada vez mais público. Mas claro, com os compradores de consolas garantido, podem jogar de forma mais segura, sem mergulhar de cabeça na “selva”.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Outubro de 2021 19:47

Certo Mário, agradeço às explicações e ensinamentos.

Vou acompanhar mais de perto os artigos do Windows 11 no site. Ainda estou um pouco por fora.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Outubro de 2021 0:27

Carlos, com todo respeito que tenho a ti e a sua inteligência, mas eu tive uma outra interpretação, sendo que a sua pode estar certa e a minha errada. A minha interpretação foi sobre games não atingirem a todos os públicos como deveriam, não por restrição de dispositivos, mas por questões de choque geracional, ou seja, música e filmes não sofrem preconceitos, mas games sofrem e ainda são enxergados por jovens, porém com hardwares mais poderosos, games estarão mais próximos de filmes, atingindo um público mais maduro e tendo uma audiência maior. Ele reflete sobre um game Sony ser um entretenimento refinado, mas ainda sim, não atingir o que essas mídias mais antigas conseguem.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Edson Nill
8 de Outubro de 2021 1:01

Pode ser Edson, seu ponto de vista é bem interessante e faz sentido, embora penso que indiretamente pode se conectar ao ponto que levantei, porque os filmes e músicas não estão presos a um hardware específico.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Eduardo
8 de Outubro de 2021 1:36

Sim! Teve uma pergunta do entrevistador, citando o streaming, que o Jim Ryan deu uma fugida da resposta.rsrs

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 20:16

Mário eu posso estar exagerando, mas o sentido para mim é claro o jogos no Pc foram só o início, uma coisa alá gamepass é o próximo.

E não, não acho o Ps Now como é hoje uma alternativa ao gamepass, muito menos um concorrente, já que a Sony não disponibiliza em muitos locais. Se eu não estiver enganado essa semana saiu uma notícia que eles já estão analisando colocar jogos de Ps5 na Ps now, e com esta declaração para mim só mostra que a Sony quer e vai tentar entrar nesse mercado de forma semelhante para não dizer igual ao gamepass.

Um pequeno edit eu falei gamepass, mas também me parece com a ideia do Xcloud.

Last edited 3 anos atrás by Daniel Torres
andrio
andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Outubro de 2021 20:46

Esse é o problema da sony atualmente. Ela n vem jogando aberto e com isso abre varias interpretações. Pra mim isso é proposital pq ela vai soltando as coisas e vai vendo a aceitação das pessoas.

Juca
Juca
Responder a  andrio
7 de Outubro de 2021 21:53

A Sony disse que após 2 anos de lançados, os games poderão ser lançados pra PC (Hermen Hulst à Gameinformer).
A Sony já declarou que algo como exatamente com o Gamepass é inviável pelo custo dos seus jogos e que não têm intenção de fazê-lo da mesma forma (Jim Ryan em entrevistas). Também já afirmou que o padrão de lançamento dos seus jogos é de 70 USD.
Então, penso que está tudo as claras, não vejo dilemas nisso, mesmo não concordando com a estratégia de abertura da Sony, ou a política de preços, mas tudo está aí bem às claras.
O único sopapo verdadeiro, a meu ver, foi o lançamento do MLB no Xbox sem preparação por parte da Sony para o seu público, algo que obviamente a Microsoft soube aproveitar, mesmo pagando caro pela coisa toda.

José Galvão
José Galvão
7 de Outubro de 2021 21:17

Voltei a jogar o GOW recentemente e acho que o prémio está bem entregue, mas não é o meu jogo favorito de sempre, está num sólido 3º, em segundo está Bloodborne e em primeiro o grande Zelda Breath of the Wild.

Durante anos o Zelda Ocarina of Time foi o meu GOAT, nunca mais me esqueço quando o joguei pela primeira vez, era algo absolutamente revolucionário, ainda era melhor que o Mário 64. Só para terem a noção, uns dias antes de comprar o jogo, tinha acabado de receber a novissima Dreamcast importada do Japão com o Sonic Adventure e SEGA Rally 2, mas o Ocarina arrebatou-me de tal maneira que a Dreamcast que ”ninguém” tinha, ficou encostada a um canto.
Os anos foram passando e o Ocarina continuava a ser o meu melhor jogo de todos os tempos, até que saiu o Breath of the Wild e gostei tanto mas tanto do jogo que fiquei com uma febre de Zelda, ou seja, fui jogar os anteriores, entre os quais o Ocarina, e desde logo percebi que apesar de ainda ser um grande jogo, alguns aspectos do jogo envelheceram mal, nomeadamente o seu arranque lento, foi então que percebi que o meu jogo preferido de sempre, era-o devido a uma aura de nostalgia.

Para mim o melhor jogo de sempre, tem que sobreviver ao teste do tempo, tem que se manter visualmente apelativo, manter a sua ”personalidade” intacta e acima de tudo, manter uma jogabilidade intuitiva e que dá prazer jogar, e nesse quesito, a nível pessoal, poucos superam Street Fighter 2 e Streets of Rage 2, os meus numero 4 e 5, e dúvido que saiam desse top 5, enquanto todos os outros podem descer de posição à medida que o tempo passa e o meu gosto pessoal vai ficando mais refinado, e claro, à medida que novos jogos vão surgindo, mas por agora o prémio está muito bem entregue.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
8 de Outubro de 2021 11:11

Primeiro lugar atribuido ao GOW, foi muito bem entregue em competição com GTA V.
Tem Gráficos melhores, historia melhor, jogabilidade muito melhor, e cinematicas que nem se comparam, já em termos de diversão penso que está ela por ela.

E atenção que não tenho nada contra GTA pois não só é das minhas franquias obrigatórias e preferidas como comprei GTA V para PS3,XBOX 360 (depois da minha play morrer) e voltei a comprar para a PS4 e vamos ver se fico por aqui, no online quase nem toquei, não gosto.

Em relação ao ser o melhor de sempre…isso é sempre relativo..eu não consigo ter um melhor de sempre porque gosto de vários jogos por razões diferentes.
No minimo para mim existem vários melhores de sempre 🙂

(ainda não joguei Zelda…tenho medo de agora o achar datado.. será que é tarde demais para jogar Zelda Breath Wild?)

Julio
Julio
8 de Outubro de 2021 18:30

Para mim o melhor jogo de sempre foi The Elder Scrolls Skyrim, épico.

Mas mudando de assunto, minha TV queimou, qual recomendam comprar para a nova geração? Estava de olho em algum modelo Qled da Samsung.

error: Conteúdo protegido