IA pode ser perigosa e invadir os cérebros humanos

Este é o alerta do professor israelita Yuval Noah Harari, que chama a atenção para a necessidade do controlo da IA para que isso não aconteça.

A evolução da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) é algo que tem acontecido de forma demasiadamente livre. É nesse aspeto que o autor do best-seller “Sapiens” alerta, chamando a atenção de que os cérebros humanos poderão vir a ser invadidos se a tecnologia não for regulamentada.

O seus livros “Sapiens”, “Homo Deus”, “21 lições para o Século XXI” foram best-sellers globais da autoria do professor israelita Yuval Noah Harari que venderam 35 milhões de exemplares, traduzidos em 65 línguas.

Yuval Noah Harari já por várias vezes mostrou as suas preocupações relativamente à IA e à bioengenharia. Na sua opinião, estas áreas poderão vir a constituir uma ameaça existencial para a humanidade e, que por esse motivo devem ser algo de controlo e vigilância.

Esta sua ideia foi partilhada numa entrevista ao 60 Minutes da CBS, onde Yuval Noah Harari alertou que caso não haja uma regulamentação global, os cérebros humanos poderão, no futuro, ser invadidos.



Segundo ele:

Hackear um ser humano é conhecer essa pessoa melhor do que ela própria se conhece. E, com base nisso, manipulá-lo cada vez mais […] São dados sobre o que está a acontecer dentro do meu corpo. O que temos visto até agora são empresas e governos a recolher dados sobre onde vamos, quem encontramos, que filmes vemos. A fase seguinte é a vigilância a passar debaixo da nossa pele.

[…] O mundo está cada vez mais dividido em domínios de recolha de dados, de exploração de dados. Na Guerra Fria, tiveram a Cortina de Ferro. Agora, temos a Cortina de Silicon, que o mundo está cada vez mais dividido entre os EUA e a China, os dados vão para a Califórnia ou vão para Shenzhen, e para Xangai, e para Pequim?”

Segundo este professor, no futuro poderemos via a ser confrontados com uma drástica mudança na forma como vivemos, trabalhamos e fazemos escolhas. Isto pela forma como a tecnologia cada vez mais no controla e nos orienta nas nossas decisões. E à medida que esta dependência da tecnologia aumenta, a IA poderá levar a um controlo sem precedentes do nosso cérebro.

Por esse motivo, o professor alerta para a necessidade de cooperação global, dado que é muito complicado regular o poder da IA a nível nacional.



28 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eraser
Eraser
9 de Novembro de 2021 9:31

Os cérebros humanos já estão invadidos á muito e não foi necessário IA.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 12:45

Já? è que estou a escrever de Lisboa do PC de trabalho ligado por wireless. Não sei como o sistema “Chegou” a essa errática conclusão, mas por IP não foi com toda a certeza.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 14:21

Não. Apenas descobri isto durante uma pesuisa ao novos jogos da netflix. Deve haver no minimo 100 pessoas ligadas a esta rede Lol, e todas com VPN.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 15:29

Colegas ou não, nunca vou saber. Ligam-se aqui milhares de pessoas por dia. Trabalhadores e a malta toda dos prédios á volta 😀

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 15:47

Empresa, mas tem rede aberta num router embora com poucos megas.
Onde estou ligado agora é um router fechado com autenticação.
Podes andar a banir pessoas sem culpa lol

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 14:25

Vê lá então que ip dá neste coment.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 14:04

Não é o Luis Fofo ou lá como ele se chama?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 16:15

Mas a Celita era Luis Fouto, se recorda?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Novembro de 2021 9:31

Acho que estás a ser enganado.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 16:14

Luis Fouto voltou.

Daniel Torres
Daniel Torres
9 de Novembro de 2021 13:25

Deus ex: Human Revolution e Deus Ex: Mankind divided, dois jogos extremamente atuais parece até que os devs sabiam o que iria acontecer no mundo hoje.

Quanto a notícia, bem não precisa de todos já fomos Hackeados é só falar de algo perto de seu celular/telemóvel que misteriosamente uma propaganda do produto em questão aparece.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
9 de Novembro de 2021 13:56

OFF – Hackearam a digital foundry , tá aparecendo como Space X.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 14:15

Pra mim está aparecendo como Space X.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2021 17:05

A mim também apareceu e eu estou em Portugal.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
9 de Novembro de 2021 20:02

Essa questão da Inteligência Artificial de hackear nossos cérebros me faz lembrar do anime Ghost In The Shell onde alguns personagens tiveram a memória apagada e inserida outras ao ponto de nem saberem quem são. Stephen Hawking já dizia que tinha medo da IA, não de investir e evoluir ela, mas de não termos controle sobre ela, Elon Musk chegou até a brincar que pretende construir robôs fracos para que possamos desligá-los, mas já falou que elas serão mais inteligentes que nós no futuro. A preocupação do professor Yuva Noah é válida, pois o intelecto humano já é complexo e difícil de se lidar, imagina dessas IA sem controle sobre elas. Grande abraço a todos.

Juca
Juca
9 de Novembro de 2021 23:46

Dou o maior apoio pra invasão, alguns merecem e até precisam. Rsrs
Brincadeiras a parte, não gosto do Sapiens, acho um livro muito sofismático, superficial e que coloca e reafirma por diversas vezes a violência como algo necessário e justificado para as melhorias sociais e de vida da humanidade, pressuposto com o qual não concordo.

Last edited 2 anos atrás by Juca
error: Conteúdo protegido