As entrevistas que se seguem são totalmente fictícias, e servem para criar algum bom humor relativamente a toda esta questão da aquisição da Activision junto dos reguladores.
Numa nota de humor, temos hoje uma entrevista ao que os fóruns tratam como Jim (Chorão) Ryan , e a Phil (a culpa é da Sony) Spencer.
Entrevista a Jim Ryan
Recentemente tivemos a oportunidade de entrevistar Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainement, pelo que resolvemos abordar o assunto da aquisição da Activision.
PCMANIAS – Muito boa tarde Jim, antes do mais o meu muito obrigado por ter cedido parte do seu tempo para dar esta entrevista!
Jim – (Snif, snif). Obrigado eu… sabe que este é um momento muito pesaroso para nós.
PCMANIAS – Pesaroso porquê Jim?
Jim – (Buááááá). É pesaroso porque a Microsoft nos quer roubar o COD.
PCMANIAS – Jim, eu entendo que o COD é um jogo de peso, e que efetivamente retirar o mesmo da Playstation poderia ter impacto, quer em receitas, quer em vendas de consolas. Mas acredita mesmo que o mercado é só COD, e que a Playstation sofreria assim tanto com a sua perda?
Jim – (Buááááá). Nem me fale… o COD representa muito para nós. Acredite ou não, nós vimo-lo crescer. Tratamo-lo sempre como nosso filho, e acompanhamos o seu crescimento ao longo dos anos. E agora, quere-nos tira-lo de casa… Como é que um pai pode aguentar assim a perda de um filho??? (Buááááá)
PCMANIAS – Um filho? Bem, percebo que se possa fazer a analogia… Mas Jim, a Playstation sempre foi capaz de criar grandes jogos. Acredita mesmo que um cliente que possa passar para a Xbox por causa do COD poderá deixar de comprar uma Playstation e perder o acesso aos restantes jogos?
Jim – (Buááááá). O COD está ligado de uma forma indelével à Playstation. Nós temos o COD como a base de tudo. Repare, todos os nossos jogos, inclusive os exclusivos, eles são feitos como? Com CODigo de programação! Como vamos poder continuar no mercado sem o COD? (Buááááá)
PCMANIAS – Um COD algo diferente, não?
JIM – (Buááááá). Sim, mas há outros… Mesmo a nossa loja digital e outras que vendem jogos Playstation vendem CODigos. Sem o COD vamos vender o que? igos??
PCMANIAS – Se calhar poderá haver aqui algum exagero, e abuso na interpretação do que é o COD, não?
JIM – (Buááááá). Abuso??? E isto nem pensando no que tal poderá fazer à Playstation na altura do Natal!
PCMANIAS – Percebo… A passagem de clientes poderia trazer um decréscimo de vendas?
JIM – (Buááááá). Decréscimo??? Você tem noção do que mais se come no Natal, certo? É o Bacalhau! E como se diz Bacalhau em Inglês? COD! Você já viu o rombo que é se não vendermos COD no Natal? (Buááááá).
PCMANIAS – Acho que a conversa está a descambar um pouco. Mas a Microsoft garante-vos 10 anos de COD, isso não é suficiente?
JIM – (Buááááá). Acha… Eles querem fornecer-nos Bacalhau do caro, e vender o deles no serviço de self service que eles tem, bem mais barato! Para além do mais, nós merecemos mais… Todos lá na Playstation querem mais e mais COD!(Buááááá)
PCMANIAS – Um dos grandes argumentos que parece estar por detrás de tudo o que a Microsoft refere aos reguladores é que a Sony tem o domínio do mercado, e que tem muitos mais exclusivos que a Microsoft. Motivo pelo qual a perda do COD não vos afeta. O que diz a isso?
JIM – Sabe Mário… para se comer bacalhau é preciso vinho… e a Microsoft já acabou com o deles antes de comer o COD. Nós é que temos culpa que eles não produzam ou apostem mais na sua consola? Acha justo que porque ao longo destes anos todos eles não produziram as rabanadas, queiram agora o Bacalhau todo?
PCMANIAS – Enfim… Mas Jim… a Microsoft refere que só vocês é que se estão a opor ao negócio. Talvez porque sejam o competidor mais directo da Microsoft não?
JIM – (Buááááá). Claro… mas tambem porque já viu… Neste negócio somos só três, a Microsoft, a Sony e a Nintendo… e os utilizadores da Nintendo nem gostam de Bacalhau!
PCMANIAS – Bem Jim, acho que a conversa está a fugir um pouco do tema pretendido, pelo que agradeço a sua presença, e vamos ficar por aqui!
JIM – QUEREMOS BACALHAU COM TODOS… BACALHAU COM TODOS… E NÃO SÓ NA MICROSOFT.
PCMANIAS – Alguem por favor corte o microfone a este senhor.
JIM – COOOOODDDDD, COOOODDDD, COOO….
Entrevista a Phil Spencer
Recentemente tivemos a oportunidade de entrevistar Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, pelo que resolvemos abordar o assunto da aquisição da Activision.
PCMANIAS – Muito boa tarde Phil, antes do mais o meu muito obrigado por ter cedido parte do seu tempo para dar esta entrevista!
Phil – Pois, mas temos despachar isto pois preciso de ir jogar umas partidas de Vampire Survivors. E se não estou a jogar e estamos com este problema, a culpa… é da Sony.
PCMANIAS – Acha mesmo Phil? Afinal foram vocês que avançaram com uma compra que já saberiam que mexeria com a industria. Achavam mesmo que a Sony iria aceitar uma medida deste tamanho e ficar apenas sentada a ver?
Phil – Sabe… nós somos muito bons para os nossos clientes. Nós damos-lhes tudo a 1 euro, e até lançamos os jogos no PC no dia um. A Sony deveria perceber que isto é bom para o cliente e aceitar. Os reguladores deveriam aceitar e rápido, para depois acertamos os preços pois isto assim não dá! Daí que a culpa… é da Sony!
PCMANIAS – Mas Phil, não acredita que se a Microsoft fosse mais competitiva e realmente fizesse funcionar os estúdios internos, não haveria necessidade de uma medida que no fundo vai mexer com o mercado?
Phil – Você deve estar a brincar comigo. A Microsoft sempre produziu jogos de elevadíssima qualidade. Jogos fabulosos, como o Crackdown 3 que teriam tido uma aceitação tremenda do público se não fosse pela Sony. De quem acha que é a culpa de eles lançarem sempre jogos bastante melhores que os nossos? Nossa, não? Claro que é deles! Eles deveriam ter consciência que isto iria acontecer quando lançam jogos daqueles!
PCMANIAS – Mas Phil você na geração passada encerrou os seguintes estúdios: Victoria Studios, Xbox Entertainment Studios, Soho productions, Twisted pixels, Press Play, Lionhead Studios, Big Park, Good Science Studio, Leap Experience Pioneers, Function Studios, Team Dakota, SOTA e Decisive Games. Como podia esperar competir com a Sony dessa forma? E porque não fez estes estúdios crescer em vez de os fechar?
Phil – Eu fechei??? A Sony é que os fechou! Basicamente eles lançavam tanta coisa e de qualidade, que estes estúdios morreram devido a isso pois não conseguiam acompanhar. A culpa é da Sony! E fazê-los crescer? Você acha que uma empresa como a Microsoft faz algo crescer? Connosco já tem de ser tudo grande!
PCMANIAS – Mudando de assunto Phil, pois já vi que não saímos das culpas da Sony. Como é que vocês dizem aos reguladores que a Sony tem 107 milhões de MAU e vocês tem menos de metade, quando dois meses depois da Sony anunciar os 107 milhões, o Satya Nadella veio anunciar que a Xbox tinha 100 milhões de MAU?
Phil – Entenda que o Satya não percebe Nadella disto. Se percebesse estava no meu lugar e não no dele! Julga que este lugar é fácil? Não é! Eu também não percebo nada disto, e sei muito bem as dificuldades que tive!
PCMANIAS – Eu sei que não tem feito um trabalho exemplar, mas há quem o elogie muito pelo que fez. Como os jogos no PC e o Gamepass!
Phil – Eu??? A culpa disso é da Sony! Acha que teríamos avançado com isso se não fosse a Sony?
PCMANIAS – Quer então confirmar que o Gamepass não dá real lucro e que só é mantido porque é uma forte arma para obter clientes da concorrência?
Phil – O facto de o Gamepass se limitar a ser sustentável é culpa da Sony. Se eles fizessem algo igual para concorrer, tinham ido ao charco, e já não precisávamos de sustentar mais isto. Mas eles apostam em continuar a lançar mais e melhores jogos que os nossos. Basicamente isto é mais do que argumento para nos deixarem comprar a Activision.
PCMANIAS – Sem comentários Phil! Diga-me para terminar. Disse recentemente que a Sony só sabe crescer fazendo a Xbox diminuir. Mas na realidade não só isso é uma máxima em qualquer mercado, pois quando um empresa cresce, por norma, rouba mercado às outras, como não entende que a compra da Activision é uma medida que faz a Microsoft crescer, causando um dano à Sony que a pode fazer diminuir de uma forma clara?
Phil – Desculpe, mas a Microsoft crescer é algo natural. A Microsoft é amiga do consumidor, até lhes dá rebuçados e só não damos jogos porque não temos. Já a Sony crescer é anti natura. O que eles tem que nós não temos? Uns jogos de qualidade? O que interessa isso para o consumidor? A Microsoft ao adquirir a Activision não está a tirar nada à Sony, está a dar aos consumidores.
PCMANIAS – Não entende essa frase de não tirar nada à Sony e dar aos consumidores, como uma falácia? No fundo não estão a dar nada a alguém que já não o tivesse, mas estão, isso sim, a potencialmente obriga-los a mudar de consola.
Phil – Se isso acontece é culpa da Sony. Eles é que não tem dinheiro para comprar a Activision!
PCMANIAS – Mas vocês sempre tiveram dinheiro, e no entanto no que toca a oferecer exclusivos aos vossos clientes, a coisa nos ultimos 10 anos, esteve estagnada. Não me diga que só tiveram dinheiro agora?
Phil – Culpa da Sony… Culpa da Sony… Nós queríamos dar… a Sony é que não deixava. Culpa da Sony
PCMANIAS – Mas Phil… repare…
Phil – Culpa da Sony… Apita o comboio… Sony, a culpa é da Sony… à beira do mar…
PCMANIAS – Phil, está bem?
Phil – A culpa… é da Sooooonnnnyyy… da Soooonnnnnyyyy
PCMANIAS – Cortem o microfone ao senhor, sff
Se fossem um pouco mais cretinos do que já são, certamente as entrevistas seriam literalmente assim! 😂🤣😂🤣
🤣🤣🤣, seria giro ver um debate entre os dois nestes moldes.
Aí, só se a gente pudesse assistir ao vivo, com uma cesta de tomate estragado, pra ir jogando neles! 😂🤣😂🤣
[OFF]
Activision só tem 1 jogo?????
https://www.eurogamer.pt/compra-da-activision-e-justa-pois-a-playstation-domina-o-mercado-diz-a-microsoft
Essa entrevista também poderia estar no artigo.
Quando li o título:
Compra da Activision é justa pois a PlayStation domina o mercado
eu pensava que tinha sido a Nintendo a afirmar, mas quem afirma isso é a própria MS, piada né!
Parece um filho chegar ao pai: “Pai quero presente Y”, o pai questiona: “Porquê?” e o filho retruca “Pq eu mereço e o coleguinha tem mais que eu”.
MS lançou somente 59 exclusivos??? Compilado Forza lançou quase 20 então
A culpa é da Sony.
Esqueceu de perguntar ao Phil do porquê remover os jogos comprados a 69 centavos já que “dão de graça” no gamepass!
Ja sei, removeram por culpa da Sony!!!
Hahaha. Boa, Mário. A primeira parte da “entrevista” resume o argumento dos gamers e analistas de apartamento aqui do Brasil. Apareceu uma noticia falando da compra Actvision e já vem fanboy dizer que “a Sony está de choro”. XD
com essa entrevista zueira… até me ocorreu um negocio..
do GP com jogos de baixa qualidade produzidos pela MS…
Será que a MS acreditava que a Sony iria seguir por esse caminho?
Talvez o Phill achasse que o GP com jogo ruim “de graça” faria sucesso, algo como celularizar o mercado de consoles, e assim sendo a Sony começaria a fazer o mesmo?
O máximo que aconteceu foi a Sony anunciar que vai gastar um caminhão de dinheiro com GaaS…. por hora com esses GaaS eu estou tranquilo, no relatório para investidores eles aumentariam os gastos em Single Player, então não me importa o que gastam em GaaS desde que aumente o que já está bom (SP)
Comedia mesmo é que o Phill já veio falar que o futuro não é mais GP, é f2p GaaS… cada dois anos a visão e estratégia da MS muda…
off:
estou bem animado, tão animado quanto quando teve o anuncio do Demon’s Souls Remake, com a DLC do Horizon Forbidden West
finalmente acabou os crossgen nos estúdios TOPs de linha da Sony…
estou bem ansioso para ver o que eles implementaram nessa DLC nova, suspeito que vai ter batalha aérea
voar pelo mapa em alta velocidade em uma batalha com certeza justificaria precisar do SSD do PS5.
espero também que com essa DLC eles convertam a ENGINE para PS5, e não engine para fazer jogo de PS4 com .ini de configuração “high” para PS5 igual foi o HFW
Talvez eles deem jeito no pop in em voo também, melhorando gerenciamento de ativos e uso da RAM, já que irão programar somente para PS5.
DS2 com certeza também deve ser somente PS5
o Jim é o chorão mas dia após dia o que se vê é uma declaração do assunto vindo de alguém da MS, já vai ter declaração do Bill Gates
Off Mário, olhe isso, se possível: https://youtu.be/_BZ6kS06CpY
Podes apontar para a parte especifica?
Gamepass destruindo as vendas de games do xbox
Segundo eles… Em 80%
Se isto dá lucro, só a Microsoft pode responder
Mas apesar de acreditar que à Microsoft pode dar algum, o que eu questiono é se aos outros, especialmente os produtores de AAA, isto dá igual lucro, sendo que com este hábito de não se pagar instituído, o que se esperar no futuro?
É difícil fazer contas sem dados.
Mas em 2019 a Xbox teve uma receita de 11,386 Biliões. Isto incluía o Gamepass, que na altura teria 10 milhões de assinantes, as vendas de jogos, o Gold e as vendas de consolas.
Se 25 milhões de assinantes do Gamepass geraram 2.9 biliões de receita, 10 milhões geraram 1,16 bilioes.
Sobram 10,06 bilioes.
A Xbox one vendeu em média 162,474 consolas por mês em 2019, ou um total anual de 1.95 milhões de consolas no ano.
Isto são 975 milhões em vendas de consolas ou 1 bilião para arredondar.
Sobram 9,06 biliões que vieram das vendas de jogos e do Gold.
Basicamente, por estas contas, 2.9 biliões gerados por 25 milhões de subscritores soa a muito pouco face a 9,06 gerado por 50 milhões a comprar e a assinar o Gold. É o triplo da receita para o dobro dos utilizadores.
Não vejo como o gamepass estar a roubar 80% das vendas (segundo eles referem) pode ser vantajoso.
Exatamente Mário!
[OFF] Agora é esperar e ver o que o futuro reserva: https://www.eurogamer.pt/xbox-patenteia-publicidades-dentro-dos-jogos
Só de lembrar o online pago, o surgimento das DLCs…
Mário, era pra vc ter perguntado isto ao Phil… rs https://www.eurogamer.pt/xbox-patenteia-publicidades-dentro-dos-jogos
Isto vai dar que falar… Mas não pelos motivos que pensas. É que isto está a ser usado à anos pelo que a Microsoft patentear poderá ser visto como algo abusivo e até levar a processos.