Horizon Forbiden West custa 69.99 na PS4 e 79.99 na PS5. A versão PS4 tem upgrade gratuito para a versão PS5. E questionada a Sony sobre que diferenças haviam entre as versões que justificassem os 10 euros adicionaisna PS5, a resposta foi um simples “É a mesma versão”.
É incompreensível. Já todos sabíamos que Horizon Forbiden West teria atualização gratuita da PS4 para a PS5, uma vez que isso foi confirmado pela Sony dada a promessa feita inicialmente.
O que não se imaginava e que a Sony lançasse o barro à parece, colocando no mercado uma versão PS5 10 euros mais cara que a versão PS4, sem que entre as duas versões haja qualquer diferença que seja.
Quando a notícia apareceu que a versão PS4 custaria menos 10 euros que a versão PS5, tendo atualização gratuita, questionei o que se passaria. Certamente haveria algo que distinguiria as versões pois só isso justificaria a diferença dos 10 euros.
E nesse sentido liguei para a loja que me fornece os jogos no sentido de obter esclarecimentos!
A loja foi apanhada de surpresa. O seu responsável não me soube responder mas, tal como eu, acreditava que alguma diferença teria de haver pois de outra forma nada justificaria pedir 10 euros adicionais. Especulou-se então que a versão PS4 seria passível de atualização, mas apenas uma vez, o que implicaria que o jogo caso fosse vendido como usado, seria de PS4. Já a versão PS5, essa seria uma versão física, que poderia no futuro ser vendida para a PS5.
Seria uma diferença mínima, mas algo teria de existir, apesar que esquecemos-nos aqui que a versão Digital, sem revenda, tambem está a sofrer do mesmo problema, o que removeria a explicaçao.
Assim, para tirar a coisa a limpo, a loja contactou o comercial que lhes fornece os jogos no sentido de obter uma resposta, sendo que este solicitou que a questão fosse colocada por escrito, para ser direcionada aos responsáveis da Sony. Assim, a loja escreveu um e-mail bastante elaborado em que explicava a minha questão e solicitava explicações sobre quais as diferenças entre as duas versões que justificariam os 10 euros adicionais.
Pois a resposta chegou rapidamente… e limita-se a um conjunto de 4 palavras: “É a mesma versão.“. Ou seja, nem sequer aquilo que se especulou se aplica. Na realidade não há absolutamente nenhuma diferença entre as versões.
Acabei de receber o telefonema da loja a dar conta dessa informação, sendo que, prevendo que muitos utilizadores comprem a versão PS5 ao engano, o que deverá gerar uma onda de controvérsia, a Sony possa oferecer algum tipo de compensação. E nesse caso, tendo já mudado a minha pré reserva de Ps5 para PS4, poupando assim 10 euros, pretendo obter o mesmo tipo de compensação, uma vez que a resposta da Sony é clara quando refere que não existem diferenças entre as duas versões.
Resumindo, o termo aqui aplicado caso a Sony não retire as versões PS5 do mercado e ajuste o preço, é “CHULICE“. Não há outro termo, pois a única diferença entre os jogos é o papel da capa, onde um diz PS4 e o outro PS5. E manter isto mostraria uma Sony sem escrúpulos pelo dinheiro, o que seria uma quebra de confiança tremenda junto dos seus utilizadores.
Nesse sentido fica o alerta: SE COMPRAREM HORIZON FORBIDEN WEST NÃO COMPREM A VERSÃO PS5.
Se for pensar, a versão física de PS4 é ainda melhor, pois até para revenda o mercado é muito maior do que se fosse uma mídia de PS5, e vem ainda com duas versões do game, coisa que a de PS5 não tem.
Agora, no que tange também a versão física, não sabemos se as mídias físicas também são diferentes, além do encarte, já que o BD de 100 GB não roda no PS4, e não sabemos o espaço ocupado pela versão de PS5 (que pode até ser menor devido a compressão).
Pra mim, além do oportunismo, obviamente a Sony quer marcar posição com os valores de seus games pra atual geração.
Eu comprei a mídia física de PS4, obviamente mesmo tendo um PS5. Fiz diferente com Miles Morales, que pra ter o Remaster, optei pela de PS5.
Editado: eurogamer.pt acaba de informar que o jogo ocupa 90.25GB em disco, mas sem precisar qual a versão de pre-loading.
Segundo o playstation game size
PS4: 90GB
PS5: 98GB
https://twitter.com/PlaystationSize/status/1491760156186660868/photo/1
tá errado, já fiz pré load da versão PS4 e são 79GB
a versão PS5 eu não tenho acesso até o lançamento, pq pré load não tem “crossbuy”
87GB
O tamanho é variável por região, imagino que devido ao pacote de idiomas que se baixe.
Como já levantei e discuti este assunto noutra noticia, não me vou alargar muito e apenas dizer que a solução para isto é simples:
Colocar todas as versões ao mesmo preço. E melhor ainda seria deixar os 80 euros apenas para exclusivos ps5.
Isso seria a atitude correta.
Comprei a versão de PS4 digital na PSN.
e adivinha? o pré load não libera a versão PS5.
Vai liberar… Porque a versão PS4 oferece o upgrade para a PS5. Mas só no dia de lançamento é que terás acesso.
além da versão com preço diferente, adiciona mais isso ai para bagunça do HFW com versão PS4 e PS5.
Não tem como ser a mesma versão. Aí que está! Uma tem 87GB e a outra 69GB.
Tem distinção na versão física, não precisando de Internet pra instalar a versão de PS5 e PS4. Então você coloca o disco e ele instala a versão específica. Se quer upgrade gratuito para versão de PS5, precisa de Internet para instalar. Apenas optaram por manter na digital igual distinção.
Incrível, mas longe de ser uma surpresa.
Será tão difícil assim compreender a coisa do “upgrade gratuito”? A sério…mas ainda bem que é a minoria!
Upgrade é gratuito, só que as versões são diferentes, oras. Se você compra a versão de ps4, vem a versão de ps4 e o upgrade gratuito é só com Internet. Difícil entender o óbvio.
E a digital? Será que precisa de energia eléctrica?
Já sei…o disco da ps4 tem menos gigas e como o preço é ao kilo paga menos.
Parece incrível…só que não.
A informação que estou aqui a libertar, e que estás a tentar contrariar, veio diretamente da Sony Portugal. O que ambas as versões oferecem é a mesma coisa. Uma já traz o conteúdo PS5 no disco, a outra descarrega-o. Mas isso não faz absolutamente diferença nenhuma numa era onde os patches são uma realidade, e não justifica os 10 euros.
Ambas as versões deveriam custar o mesmo.
Se há diferença no tamanho é pelo patch. E os tamanhos são:
Então tá diferente daqui os tamanhos. Aqui é 79GB e 87GB
Retiro o que disse sobre os tamanhos… pelos vistos variam com a região.
É o pacote de áudio de idiomas, possivelmente.
Sim. Europa deve ser maior por razões óbvias. Muitos idiomas.
Eu sou o idiota do dia. Comprei deliberadamente a versão física PS5 (sabendo que é 10 € mais cara e que a versão da PS4 dá upgrade digital para a PS5) só para ter a caixa a dizer PS5 🙂
Na realidade foram 7€ a mais porque consegui a versão da PS5 com desconto.
Podem enxovalhar-me à vontade 😀
Tu não compraste nada… O jogo ainda não está à venda. Liga para lá e pede ressarcimento.
Já está a haver muito falatório, e ao fazer alguma coisa pode ser que a sony ofereça um conteudozinho extra a quem comprou a versão ps5.
Por mim ficava bom assim 😁
Se for, eu tambem o quero, mesmo tendo comprado a PS4. Porque a informação que não há diferença é deles!
Foi-lhes questionado… e eles disseram que é igual. Se agora fizerem diferença sinto-me prejudicado e quero isso tambem. Se não derem… é um cliente que não fica satisfeito… e que vai chiar! Quem sabe se se manterá cliente no futuro?
Aí é pagar os 10 euros de diferença e ainda fica com uma versão PS4 a mais do que quem comprou o disco de PS5! 😃
Sim… a compra da versão PS4 permite jogar em duas consolas, com a qualidade máxima de ambas, a da PS5 em apenas uma. E mesmo assim é mais caro 10 euros.
É uma questão simples. Nem todo consumidor tem a informação que o upgrade é gratuito. Logo você consegue fazer um dinheiro extra sem esforço. Além disso, serve para fixar o valor padrão.
Na realidade eu não creio que a culpa seja pode decisão Sony, mas sim por lapso de algum funcionário. Os jogos normalmente tem versões separadas e a versão PS5 custa mais 10 euros. Mas aqui a Sony prometeu oferecer o upgrade. Basicamente alguem se esqueceu disso e tratou da coisa como a situação fosse normal, criando este mal estar.
O que tem agora de acontecer é um acerto do preço em todas as versões.
Não acho que seja erro, ao menos não no Brasil. Todos os games aqui que tem versão ps4 e ps5, com a de ps4 tendo upgrade gratuito, tem uma diferença de 50 reais no preço. Independente do estúdio.
Mas eu já disse no meu comentario: São versões diferentes! A de Ps4 tem 69GB e de Ps5 tem 87GB.
Começo a achar que já estás a fazer de propósito.
Mas que raio interessa se são versões diferentes e de tamanhos diferentes se quem comprar a versão ps4 por menos 10 euros e menos uns gigas, caso o jogue numa ps5, vai jogar EXACTAMENTE a mesma coisa de quem comprou a versão ps5 por mais 10 euros e mais uns gigas?
É chulice de 10 euros e ponto final, nem há discussão possível para isso.
Cara, entenda: São versões diferentes e ponto final! Quem tem a versão ps4 precisa baixar um arquivo pra atualizar pra versão Ps5. Como já desenhei, que o caso da mídia física são versões distintas, a Sony fez a distinção na mídia digital também, oras. É coerente. Buscando polêmica onde não existe. Isso não é malabarismo algum, é só entender como a coisa funciona.
Sparrow… não inventes… Estás a buscar justificações onde elas não existem.
O que está aqui em causa é que o jogo é exatamente igual, e uma versão custar mais 10 euros que a outra. Ainda por cima, o jogo vai ter um patch de dia um, o que quer dizer que todos vão ter de descarregar.
O que está aqui em causa não tem qualquer desculpa, e é chulice pura e dura. O meu amigo dono da loja estava parvo e perguntava-se como é que ia encarar as pessoas que compraram a versão PS5 e dizer-lhes que iriam pagar 10 euros mais do que a versão PS4 que lhes dá exatamente o mesmo!
A cimentar a burlice, caso queiras a versão digital e tenhas uma PS5, a store só te deixa ver a versão PS5. Mas se fores lá com o smartphone, podes comprar a versão PS4 por menos 10 euros, e recebes o mesmíssimo jogo na tua consola que obterias se pagasses os 10 euros extra.
Bom, vocês prefeririam então que o jogo fosse 70 dólares nos dois sistemas. Se os jogos subiram o custo de produção, seria isso o certo. Aí não estaria essa choradeira aí.
Sobre a mesma versão, não é a mesma versão. Ps4 tem as features de áudio e do dualsense? Não! Eu discordo dessa ponto e já expliquei o porquê, são versões diferentes e se tu pega versão de ps4 precisa de um upgrade na Internet. A Sony apenas deixou essa distinção no mídia digital também. O que importa é que se eu colocar o disco versão de ps5 vai ser a versão ps5 e não ps4.
Os jogos PS4 custam 60 dólares, os da PS5 70 Dólares. Os jogos com upgrade para versão PS5 custam 60 dólares e pagam 10 dólares extra pelo upgrade.
A Sony neste jogo referiu que o upgrade era gratuito. Assim sendo o jogo deveria custar 60 dólares em ambas as consolas.
A Sony está a levar os 10 euros em todos os jogos, e queria levar neste tambem, só recuando porque tinha prometido o upgrade de borla. O que está a fazer com esta situação é literalmente enganar o patego!
Não há desculpa… e o facto de ter o nome Sony não altera o facto que esta atitude é digna de autênticos burlões.
Eu entendo o que você diz, Mário. Só que também entendo o que a Sony fez e não vejo problemas, pois são duas versões diferentes: A de Ps5 e a de Ps4, que não deixa de ser versão de Ps4 apenas pelo upgrade gratuito. Se você compra a de Ps4, recebe a de Ps4 e só se aceitar o upgrade que se baixa a versão de PS5. Na questão do físico faz ainda mais sentido, pois se colocar o disco pata instalar a versão de Ps5, não precisa de Internet pra você obter essa versão.
Não… se comprares a da PS4 recebes a da PS4 e a da PS5. Na outra só a da PS5. E mesmo assim mais cara!
Pera, é sério que ficará limitado a uma atualizção? wtf? caso eu empreste o jogo a um amigo que tenha ps5 ele não poderá baixar a att para o ps5 dele?
Caraca que mancada é essa sony?
Isso não sei. Mas é grande cacetada se for verdade.
O que também não consegui encontrar é se há diferença entre o espaço ocupado pela versão PS4+upgrade PS5 VS standalone PS5.
A versão Standalone PS5 é a versão PS4 com o patch. Não vejo que tenha forçosamente de haver diferença.
Não, isso foi uma especulação que fizemos. teria de haver qualquer diferença…
Mas na realidade… nem isso! Não há qualquer diferença entre as versões.
Eu meti mais uma linha de texto para que isso seja mais claro!
PS: Duas estrelas? O artigo tem erros ou está mal escrito?
Não sou eu que estou a levar o dinheiro!
Sorry mario, eu mandei 2 estrelas de forma errada. Seria por ter desaprovado essa possível atitude da sony. xD
É justamente abusando da paciência dos clientes que se perde eles.
Depois toma um susto ao estilo PS3 e não sabe porque aconteceu.
Tomar susto às vezes é bom, principalmente se isso se refletir na “caída” de gestores como o Jim Ryan.
Não chega tão longe… a polémica que isto vai despoletar vai levar à correcção. Não acredito que isto tenha sido uma decisão superior, mas sim erro da cadeia de produção que tratou o jogo como os restantes. A questão é que aqui, numa excepção, o upgrade é gratuito.
Trailer promocional do horizon FW
Espero que os jogos true NextGen fiquem nesse nível xD
https://www.youtube.com/watch?v=xOb6UnoPMDQ
Tambem espero e acredito que metade final da geração os jogos cheguem a esse nivel…
Confesso que não percebo o problema, isto é algo anunciado já desde o ano passado a agora anda tudo indignado, a partir do momento em que um jogo tem um upgrade gratuito, só compra a versão PS5 quem quer ou quem não anda minimamente informado, pois este é um cenário já visto em inumeros jogos.
Na sua essência é o mesmo jogo, a não ser que a versão PS4 tenha a mesma fidelidade visual, suporte Dualsense e 3D audio que eu desconheça, não é bem a mesma experiência, apesar de ser o mesmo jogo.
Quanto a um jogo ser 70€ ou 80€, é sim uma questão de coerência, no inicio da geração anunciaram os seus jogos a 80€, meter este mais barato é abrir um precedente que traria mais problemas que ”upgrades complicados”, quem me dera a mim que o GT7 e o God of War tivesse o mesmo ”problema”
???? Estás a defender que enganar o patego é algo legal?
E a versão PS4 tem upgrade gratuito para a versão PS5, com a Sony a oficialmente dizer que é a mesma coisa.
Defender o quê?
Mário por amor de Deus…
Eu já percebi o que queres dizer e percebo a burla de que falas, mas percebo o porquê de manterem os 80€ na versão PS5 que também oferece a versão PS4, o facto de eu perceber não significa que eu ache que devia ser legal enganar as pessoas, alías é uma pergunta que vinda de quem vem me choca bastante.
O que me faz confusão é que, pelo que percebi, teres feito a reserva da versão PS5 quando tudo estava mais que clarificado à cerca de 6 meses, tu próprio noticiaste isso na tua nota final:
http://www.pcmanias.com/horizon-forbiden-west-na-versao-ps5-nao-sera-apenas-a-versao-ps4-com-maior-resolucao-e-nivel-de-detalhe/
Ora, sabendo disso, e estando os preços escarrapachados em tudo quanto é site e loja, como é que tu ainda me vais fazer a reserva da versão PS5???
E porque logo agora?
Se era para reclamar, era ao longo destes 6 meses, não a 8 dias do jogo sair, portanto isto para mim é um não assunto, é uma situação anormal da qual a esmagadora maioria se vai aproveitar, excepto quem não esteve atento como foi o teu caso.
Volto a dizer, quem me dera que esta chulice fosse igual no GT7 e no God of War, quem me dera, e perante essa perspectiva, não percebo o drama.
Não leves a mal a pergunta. Mas era o que parecia e poderias ter argumentos para defender a ideia.
Agora eu por muito que tente não consigo perceber os 10 euros a mais. Uma versão PS4… Sim. Mais cara… Num jogo onde o upgrade é gratuito… Não.
Eu fiz a pré reserva por telefone. Atendeu-me um funcionário, identifiquei-me e paguei por MBWay. Nem me ocorreu na altura que o preço pudesse ser diferente entre as versões, e por telefone muito menos.
Mas o que eu não percebo, e não és o primeiro a dizer isso, pelo que se calhar há aqui algum desconhecimento da minha parte. É que já se sabia disto à meses?
E eu pergunto: Sabia-se?
A minha notícia não fala disso. Fala que a Sony usa uma política de rapina para levar mais 10 euros por versões PS5 que prometeu serem gratuitas. No caso deste jogo voltou atrás e ofereceu a atualização gratuitamente. O parágrafo é uma critica não só aos 10 euros, como ao facto da Sony mentir ao dizer que o upgrade gratuito era só neste jogo.
O que ficou percecionado foi que a Sony queria levar 10 euros pela atualização para PS5. Houve backlash e ela fechou oferecendo o upgrade aqui, mas mantendo o custo nos restantes jogos.
Nesse sentido, dado ser um jogo cross bem, a versão PS5 não é mais do que um upgrade igual a muitos outros. Um upgrade do o do Uncharted que custa 10 euros. Mas como aqui a Sony recuou e disse que seria gratuito, a versão PS5, mesmo tendo razão de existir, deveria custar o mesmo que a da PS4.
Convém perceber que aqui não temos dois jogos diferentes. Temos um jogo cross bem, onde uma das versões tem um suporte mais alargado. Um suporte que é gratuito a quem tiver a versão PS4.
E o ridículo é que a versão PS4 oferece a da PS4, tal como, aparentemente a da PS4 oferece a da PS4. Ou seja, ambas as versões são exactamente iguais, tal como a Sony oficialmente o disse. Mas uma custa mais 10 euros que a outra.
Qual a diferença? Uma tem no BD a atualização PS5, a outra não. Uma atualização gratuita, mas que está a ser paga a 10 euros.
Não há o que se perceber aqui. É chulice para arrecadar mais dinheiro e choca-me tremendamente ver defesa disto. É uma já prática como muitas outras e algo a abolir.
Quando adquiri a versão física especial para PS4, em setembro de 2021, já tinham notícias da Sony a confirmar que o upgrade para PS5 seria gratuito. Também não entendo essa polêmica de agora.
A polémica não é o upgrade ser gratuito. É o haver uma versão PS5 que é igual à PS4 com upgrade, mas que custam 10 euros mais.
Desde o início dessa geração sempre assimilei que a versão gen anterior com upgrade ficaria igual a versão next-gen. Para mim nunca uma versão com upgrade não seria inferior a next-gen, é isso que estão tentando justificar como protesto a essa diferença de preço.
Reafirmo, desde setembro de 2021 a Sony pratica essa diferença de preço entre a PS4(com upgrade gratuito) em relação do PS5. Eu escolhi a versão PS4 justamente por saber que tinha upgrade gratuito e mesmo assim a versão especial do PS5 esgotou rapidamente.
Aqui não é uma defesa ao “roubo” de 10 euros, isso já estava claro desde o ano passado.
Só não entendo como acham que a versão PS5 teria alguma diferença de uma versão PS4+upgrade, se fosse assim seria um problema enorme para a Sony com a alegação de falsa versão PS5.
No Brasil o pessoal briga atrás de cupom para deixar o jogo mais barato,será que não viram um “upgrade free” na versão PS4???
Livio… O que estava claro era que o upgrade para a PS5 não teria custos. O facto de aparecer uma versão PS5 que não é mais do que a versão que obtens quando fazes o upgrade da PS4 para a PS5, à venda por mais 10 euros é que é a novidade. E é uma burlice pois dá a entender algo de diferente quando na realidade, uma vez o jogo devidamente instalado a única diferença é a cor da faixa na caixa e a troca de um 4 por um 5.
Nunca deveria existir uma versão PS5, ou a existir, deveria custar exatamente o mesmo que a versão PS4.
O que aqui está a acontecer é que a Sony está a oferecer o upgrade, mas os incautos que não se apercebam disso, gastam 10 euros a mais para nada.
Isto não só vai dar problemas com os fans, como poderá mesmo dar origem a uma grande multa por burla. Porque não vamos andar aqui a adoçar a coisa… isto é literalmente burlar em 10 euros o incauto! E o facto de a PS5 só dar acesso ao jogo na versão PS5 se quiseres o digital, é igualmente enganador.
A Sony tem de igualar os preços das versões.
Mesmo assim não vejo burla da Sony, pois PS4+upgrade tens a versão PS5, isso foi dito no início da pré-venda, logo quem estava esperando pelo jogo deveria saber disso. Eu peguei a versão PS4 justamente devido a isso, diferente do GT7 que peguei a versão PS5 para ter direito a versão PS4.
Igualar preço ela não vai, está assim há tempos e não vai ser agora que irá voltar atrás.
A diferença que pelo menos há de se existir na mídia digital é que, quem tem a versão PS5 vai poder baixar o jogo agora, já quem vai usufruir do upgrade vai ter que esperar para baixar a versão PS5.
Parece que não percebeste… A burla não está em oferecer o upgrade de graça. Está em cobrar 10 euros pela versão que já traz o upgrade. Basicamente estás a vender a mesma coisa com dois preços diferentes.
Eu percebi por isso que reforço que no início da pré-venda foi avisado que o upgrade seria gratuito, logo o combo PS4+upgrade sairia mais barato do que pegar a versão “nativa” do PS5 e foi por isso que decidi a versão PS4.
Sabe qual analogia que vejo nisso, irás comprar um carro, você vai na concessionário W e te dão um preço e ao ir na concessionária Z te oferecem o mesmo carro com desconto no preço, a concessionária W deverá baixar o preço também? Um outro exemplo, anos atrás já trabalhei como vendedor em uma loja de componente eletrônicos e foram diversos os casos de eu falar um preço e outro vendedor ter anteriormente ofertado um preço mais barato, tenho a obrigação de baixar o preço?
O problema é que a reclamação de preço deveria ter sido feita logo após a confirmação do upgrade free em setembro de 2021.
Agora o que não sei é se foi oferecido algum bônus para quem pegou a versão PS5 na pré-venda e que não terá para aqueles que irão de upgrade.
O que dizes não tem lógica Lívio… Quando compras um carro este tem um preço fixo. É o preço dado pela marca. As marcas depois permitem que os concessionários coloquem em cima uma determinada margem que é o que eles ganham. O que pode acontecer é que os concessionários podem abdicar da sua margem de lucro, descendo-a, para garantir uma venda. Afinal pouco é melhor que nenhum.
Com os eletrodomésticos é a mesma coisa, com a diferença que há armazenistas, fornecedores e lojistas. Cada um tem uma margem e isso pode implicar que determinados lojistas, mesmo cortando no seu lucro, não consigam o preço de outros. Basta que a cadeia intermediária não abdique dos seus. As grandes superfícies, por fazerem o papel dos três, conseguem melhores preços
Que necessidade de agradar á sony é essa?
Estamos perante fraude e ponto final.
Só me interessa uma coisa como consumidor, que é a de alguém que pagou menos 10 euros que eu ir jogar exactamente a mesma coisa.
Uma pessoa compra um corsa 1.6 por 20.000. Depois a opel diz que vende o 1.2 por 18.000 e oferece a troca de motor para o 1.6 sem custos. É isto que se passa em HFW.
Fico parvo ao ver pessoas a tentar defender coisas destas e a fazer malabarismos de justificação, a sério que fico.
Não é igual Eraser…
No teu exemplo são 2000 euros. Aqui são 10. 😊
Brincadeiras à parte, é isso mesmo!
Não é necessidade de agradar a Sony, é não achar que a Sony deve seguir o modelo praticado pela Microsoft.
A Sony possivelmente nem sabe da existência dessa discussão no PCmanias, então, nem tem como agradá-la.
O que a Sony fez foi manter o preço dos games de PS4 quando queria aumentá-los, isso supostamente em consideração à base instalada de PS4, e ao contrário da transição de PS3 pra PS4 onde vendeu novamente o mesmo jogo recém lançado a preço cheio, dessa vez apenas cobrou apenas o trabalho extra como adequação se sons, otimização pra SSD, dual sense, por vezes conteúdos extras, modos gráficos e de performance adicionais otimizados…
Ou seja, há uma melhora na política da Sony com o consumidor, mas não é suficiente porque não é a mesma da MS!?!? Ora, o Jim voltou atrás na ideia dos upgrades gratuitos, e depois cedeu as reinvidicações para HFW, entendam que não é aquilo que queriam fazer e fizeram pra não ficar tão mal numa palavra anteriormente dita.
Os clientes de PS4 estão levando duas versões por menos que uma única versão de PS5, mas é a exceção a regra, não a regra, é simples de entender.
Se há culpa da Sony por não divulgar aos quatro ventos ou estampar com letras garrafais na capa da versão PS4 o UPGRADE GRATUITO PARA PS5, penso que não dá pra condenar as pessoas a quererem vender pelo melhor preço possível algo pelo qual algumas não fazem questão de buscar informação e pesquisar antes de comprar.
Ora, de loja pra loja já tem diferença de produto, e você pode encontrar versões de um mesmo produto inferiores até mais caras que um produto com melhor acabamento, simplesmente se procurar, se informar antes de comprar.
Agradeço por informar, nos 2 últimos parágrafos, o que tentei fazer nos meus comentários anteriores.
O problema seria se não houvesse o aviso de upgrade free em setembro de 2021 e que este aviso surgisse somente agora.
Como já expliquei isso não tem nada a ver. O upgrade gratuito não está em causa.
O que está em causa é a existência de uma versão do jogo mais cara que não contém nada que a versão mais barata não tenha também.
E aí uso a sua resposta, a Sony (marca) tem um preço fixo (PS5 a 70 dólares) e ela define o preço que quiser para ambas as versões.
Reafirmo Ps4+upgrade free(se tornando uma versão PS5) 60 dólares, PS5 70 dólares. #Golpe tá aí, cai quem quer
Sim, há um golpe. Porque PS4+upgrade =PS5. Não tem porque haver custo diferente.
A política não é só jogos PS5 a 70 dolares. É jogos cross Gen custam 60 dólares e a atualização PS5 custa 10 euros.
Mas neste foi oferecida a atualização. Pelo que os possuidores de PS5 não teriam de pagar mais, fosse qual fosse o caso.
Lendo os comentários estou bem confuso do que virá na versão do PS5. Será apenas FPS mais alto da versão do ps4 pro?
RE Village é cross gen e tem diferenças significantes da versão ps4 e ps5, mesmo o ps5 rodando a versão ps4.
A versão PS5 tem várias diferenças:
http://www.pcmanias.com/horizon-forbiden-west-na-versao-ps5-nao-sera-apenas-a-versao-ps4-com-maior-resolucao-e-nivel-de-detalhe/
Agradar à Sony?
Mas tu bateste com a cabeça ou quê?
Só tenho que me agradar a mim próprio mas nada, Sony, Microsoft, Nintendo, é tudo farinha do mesmo saco, dada a oportunidade vão-te ao bolso conforme podem, se todos fossem como eu, não haveria uma única microtransação num jogo nem quaisquer más práticas porque eu não sustento chulice, a verdadeira chulice, e muito honestamente, acho que toda esta novela é mais uma oportunidade para mandares umas farpas à concorrente da tua caixa de plástico favorita, pode ser impressão minha…
Como bem sabes, a Sony tem duas linhas de preços, 70€ para a PS4, e 80€ para a PS5, quem quer fazer o upgrade paga 10€, o que torna esta situação diferente foi o retrocesso da Sony em relação a uma promessa que tinha sido feita, tentaram voltar atrás, as pessoas reclamaram com razão e mantiveram a promessa o que criou isto que vemos agora, uma anomalia, uma anomalia que é fácil de ser contornada, estão a fazer disto uma verdadeira tempestade num copo de água.
Sabes o que é pior?
É uma pessoa comprar um corsa 1.6 por 20.000, enquanto outra pessoa compra o mesmo corsa 1.6 por 30.000, ou seja, no PC tens o gamepass com o online gratuito enquanto na consola tens o online a pagar em forma de gamepass ultimate, isso é que é uma burla, uma que já ocorre à anos e que não tens forma de contornar, mas quanto a isso sempre deves ter tido o bico calado.
Exemplos de carros são péssimos. Até porque o Juca comprou o jogo a 40 euros em loja e nós não temos isso. As variações nos preços dos automóveis dependem dos stands e destes abdicarem mais ou menos da sua margem de lucro. A marca põem um preço fixo no carro. É o mercado a funcionar, algo que aqui não existe pois o PVP é fixado pela Sony.
E sei perfeitamente que também compras cartões e jogos em sites web onde os arranjas mais barato. Eu compro 100% de tudo o que é Xbox nesses websites com poupanças de quase 33%. PS menos pois a Sony fecha mais esse circuito.
Só compro num único site por ser de confiança, faço sempre o possível para poupar ao máximo, arranjo sempre formas de mitigar, o upagrade do Uncharted ficou de borla, passei da versão PS4 do Ghost of Tsushima para a versão PS5 por 15€, e tem que ser porque isto é um hobby muito caro.
Eu optei pela versão PS5 do Horizon porque está “tudo” a comprar a versão PS4 para poupar dinheiro, o que vai tornar a versão PS5 mais rara, logo mais valiosa.
Deixando a questão dos valores de lado, eu optei pela versão do PS5 em disco mais pensando num futuro distante na ocasião de não mais ser possível baixar o jogo. Acredito que terei preservado a versão do PS5.
É bem pensado… mas eu quando quero preservar alguma coisa, mantenho-a no disco. Somente dessa forma consigo guardar o jogo com todos os patches.
Concordo. Guardar no disco é bom também. E digo mais. Eu fui além. Troquei o hdd do meu ps3 e PS4 por sdd, menos chance de defeitos mecânicos. Após isso eu fiz uma imagem dos discos e fiz um backup em um HD externo. Então eu consigo restaurar a imagem caso necessário, os consoles voltarão ao estado original caso esse SSD estrague também.
Também atualizei o PS3 e PS4 para o firmware onde o bug que afeta bateria da cmos (caso esta acabe).
Boas medidas… naturalmente só mantenho em disco os jogos que acredito vir a poder jogar no futuro. O resto… fica nos BDs.
É uma boa estratégia da tua parte mas fazer backups de tudo o que tenho é muito complicado, só na PS3 tenho mais de 300 jogos, na PS4 mais de 500, tinha que ser muito terabyte.
Faz só do que vc sabe que tem chances de revisitar. Desses 800 jogos, quais tem chances de você revisitar? 100? Se for esse número já é muita coisa hein?!
A ideia é o backup do relevante. Há jogos que foram secundários na era da consola e também o serão no futuro.
É bem pensado e lógico, mas não se pode cobrar por isso.
Se pode cobrar por qualquer coisa que não seja ilegal. Você pode até achar imoral, mas não sendo ilegal, é claro que pode! 🤣
Exactamente, em ultimo caso as coisas valem o que estamos dispostos a pagar por elas.
🙂
Certamente, valor, em termos comerciais é isso, é o quanto algo traz utilidade a um cliente e o quanto ele está disposto a pagar por aquilo, muito mais que o simplismo custo e lucro, há fatores subjetivos e agregados a qualquer produto.
Eu, por exemplo, não pago um único euro/real em bebida alcoólica, e mesmo que me pagassem pra beber algo alcoólico eu ainda iria ponderar se vale, enquantou outras pessoas pagam fortunas em bebidas alcoólicas, lembro que recentemente li uma notícia de um milionário chinês comprou por 3 mi de reais uma bebida num aeroporto do Japão (algo como 500 mil euros)!
No meu caso acontece muito com as telecomunicações,ligam para eu aderir a uma promoção fantástica para ver varios canais a preço reduzido.
Ao que eu respondo apesar do preço fantastico para mim não é bom negocio porque simplesmente não vou dar uso ou seja até por 1€esse serviço está caro.
Já para outros utilizadores isso será uma promoção fantastica.
O que eu digo é que nem tudo é preto ou branco.
então, falei que um “amigo” comentarista iria desaparecer…
falei que ele sumiria dia 18, já sumiu dia 11 depois disso:
[img[/img]
“Exclusivo não importa, mesmo que somente no PS4 tenha vendido mais que jogo da Bethesda Multi”
Tirando Fallout 4, se somar todos os jogos da bethesda na geração passada, PS4, capaz de não ter vendido somados 20M de unidades.
Mas claro que o “exclusivo não importa” não vai comentar isso…
Procurar justificativas para diminuir o sucesso das franquias da Zenimax se tornou algo clássico. Fallout 4 que você convenientemente tirou fora, por razões obvias, vendeu 12 milhões em um só dia. Incomparável…
E porque taxar este jogo como exclusivo ? Este jogo não é exclusivo mais já faz tempo.
Você está buscando flame amigo.
Claro, é o único sucesso deles.
Esqueci de falar do Fallout 76.
Mas devia ter incluído Fallout 4 que virou FPS para jogador de COD.
Aqui tem mais de 150 horas desse Fallout 4, e vc quantas horas jogou?
15 mim de jogo e tu já tem um gattling gun e uma Power armor… Que desrespeito com a história da franquia.
Por isso a Bethesda se vendeu.
Não tem respeito pela própria história.
Tenho:
165 horas de Fallout 4.
330 horas e New Vegas
200 horas de Fallout 3
Sabe o que mais? Já foi tarde Bethesda… Transformou Fallout em FPS maniqueísta para crianças.
CORREÇÃO:
Último valor de venda de Fallout 4 foi 12 milhões de cópias.
Então, soma TODA A BETHESDA e TALVEZ tenha vendido mais que UM EXCLUSIVO de PS4
13.1 milhões. Vendas de fallout 4
O colega ali disse 12mi num só dia! 🤣
Ele se emocionou. Ainda vem falar que o outro que faz flame. 🤣🤣🤣
12 milhões em um dia. Está aqui a matéria.
https://www.gamespot.com/articles/fallout-4-ships-12-million-copies-in-one-day-break/1100-6432277/#:~:text=Fallout%204's%20launch%20was,%2C%20PlayStation%20Network%2C%20and%20PC.
Ships vem de shipments, o que implica o número de cópias total enviado para as lojas para estarem disponíveis para venda no dia 1. Apesar que sabemos que vendeu bem, o número de shiped copies não significa que tenham sequer vendido uma unidade.
O número de vendas global assinalado a esse jogo é de 13.1 milhões.
se enviaram 12M de copias e nunca mais falaram quanto vendeu é pq não vendeu muito mais que 15M de copias.
fica a dica.
se tivessem chegado em 24M de copias, garanto pra vc que já tinham anunciado.
sabe o que aconteceu? vendeu no HYPE como VENDEM pra mim.
depois flopou pq todo mundo ficou com nojo das simplificações para jogador descerebrados e crianças.
O jogo deve ter encalhado em lojas então, pois se as vendas totais estão na casa dos 13mi, ou não estão contando digitais, ou só vendeu até o segundo dia e parou, porque 12mi num dia, acho que nem GTA, CoD ou algum Mario da vida já conseguiu.
Caro leitor, caso não domine o inglês poderia pelo menos veja o que o título diz lá no google tradutor, não cobram nada, é grátis:
https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&text=fallout%204%20ships%2012%20millions%20copies%20in%20one%20day%20break&op=translate
Ships é diferente de Sells
Ship = remeter. Shipments = remessas.
Basicamente estamos a falar de envios para as lojas para futura venda.
Elder Scrolls e Doom não são sucessos para vc, Deto?
Creio que ele tá se referindo às vendas e da geração de PS4. Então TES não entra e Doom é bem nichado. Não vende como um Horizon.
Pô, não chuta a bundle dele não!!!!
Mas aí vão falar que foram os Bundles (que não contaram pro Kinect) ou que foi dado na Plus e “contados como venda” (algo que não conta pros números de sucesso do Gamepass)… 😃
O chiclete do Gamepass é venda por preço cheio ahhahah
Ao ver aqui alguns a tentar justificar esta “chulice”, talvez por não a entenderem, senti a necessidade de resumir a situação, que é bastante simples:
Versão Ps5 – 79,90 euros.
Versão Ps5+Ps4 – 69,90 euros.
Como é óbvio, não há qualquer razão plausível para a versão ps5 custar mais 10 euros, aliás, no mínino deveria ser o mesmo preço de 69,90 sendo que tem desvantagem no mercado de usados.
(Nota)
Isto serve para a Europa em geral, pois no Brasil parece que há muitas pessoas com ps5 e sem internet, e assim não conseguem fazer o upgrade. Em todo o caso não é justificativa para o preço a mais, pois internet é requisito e ainda há a versão digital.
Ops, calma lá, olha este link:https://www.playstation.com/pt-br/games/horizon-forbidden-west/ (o site oficial é melhor né?)
Versão PS4 a esquerda (tens direito ao upgrade) no caso fica PS4 e PS5;
Versão PS5 ao meio também oferece PS4 e PS5
Mas se ainda estiver em dúvida vai no link e troca o pt-br por en-us.
**A pessoa gasta entre 4 e 5 mil reais para comprar um PS5 mas não tem 100 reais para assinar 400 megas FTTH para jogar online!!!! Gostaria de ver os fãs fervorosos do Xbox ao ler isso pois estes defendiam práticas de DRM porque quem tinha Xbox One tinha internet.
Brasileiro é “bicho” esnobe, quanto mais caro mais eles gostam pra dizer que podem, mesmo que se lasquem! O tanto de criatura que conheço que vive de aluguel e anda de mercedes, bmw que aqui já são considerados carros de luxo, nem se conta, fora estarem “devendo a Deus e ao mundo”! 🤣
Agora a desculpa são as Features do Dualsense, as melhorias de som do ps5 em relação ao ps4, etc… Pergunto aos colegas aqui: Ter melhorias de um console next gen sobre o old gen não é o curso natural das coisas? Pq se defendem essa ótica de games terem que ser mais caros por melhorias de uma geração para a outra, os games de hoje eram para custar uns 200 dólares no mínimo. Imaginem em cada melhoria de geração, ter que aumentar 10 dólares… Ao meu ver, tanto Eraser e Mário estão certos e ironicamente a maioria dos users que acharam normal a atitude da Sony, são os brasileiros como eu, que já são tão roubados dia pós dia, que acham uma imoralidade, algo normal. Isso que a Sony está fazendo é obscenidade e a tendência é aumentar, caso ela tenha mais fãs como esses aqui! Por ser fã de Nintendo assumido, morar no Brasil, sei bem o que é ser “assaltado” por uma empresa todo dia, onde também conheço os fãs mais ardorosos dessas empresas, que defendem tudo que as mesmas fazem, até a hora que as coisas ficam inaceitáveis e querem reclamar, porém já não há nada para fazer!
Mas o upgrade da versão ps4 para ps5 não tem já as features de som e dualsense? Eu penso que sim
Msm se não tivesse, Eraser. Se a pessoa compra um console de nova geração, no mínimo, espera desse msm console coisas de nova geração e estão glamorizando isso, colocando que os jogos devem ser mais caros por conta disso.rsrs
Os jogos não dever ser mais caros, eles estão mais caros. Ninguém quer que se aumente preço, mas não dá pra pedir o mesmo valor de 10 anos atrás num bem com a mesma procura, muito menos precificar igual produtos similares mas com qualidade notoriamente melhor que muitas coisas ao mesmo preço que estão à venda.
A Sony está a sair pior que a encomenda.
Inicialmente veio dizer que os jogos teriam atualização gratuita para a PS5. E depois veio cobrar 10 euros por essa atualização.
Quando confrontada ela esclareceu que na altura estava a falar do Horizon. E que esse teria a atualização gratuita, mas os restantes seriam a pagar. Uma burlice pois todos sabemos que não falava nada do Horizon e que isso foi uma desculpa.
Mas agora sai o Horizon… A atualização é gratuita. Mas coloca-se no mercado um BD já com a atualização a custar mais 10 euros. Isto é enganar o patego. É ir buscar os 10 euros aos idiotas que os pagam e aos incautos quesão levados ao engano.
Se a atualização é gratuita, o custo da mesma é zero. E assim sendo ambas as versões deveriam custar o mesmo.
Eu acompanhei os comentários até agora e para mim uma coisa é clara a ganância subiu a cabeça da Sony, mas isso é uma coisa que eu já dizia há muito tempo aqui no site e só faltavam me bater, lembro-me que teve uma vez que eu referi que no período de 2 anos seria suficiente para olhar a postura da Sony e eu era um dos que mais avisava que a Sony e esta nova gestão estão abusando (para não usar outros termos) dos seus clientes mais fiéis.
Eu aposto que o GoW Ragnarok e o GT7 mudaram pouquíssima coisa do Ps4 para o Ps5 e mesmo assim vão custar 10 dólares mais caros.
Outra coisa é a compra da Bungie e dela não ser parte do Ps Studios só me leva a crer que a Sony irá lançar seus Gaas day one, e depois irá usar a desculpa que os estúdios tem liberdade de fazer o que querem e que isto já estava no contrato, e irá acabar mais cedo ou mais tarde todos os jogos em day one é uma questão de tempo.
E acho bastante engraçado a manobra que alguns aqui estão fazendo para justificar esse roubo da Sony com o seus clientes chega a ser caso de risos.
Sim, já tínhamos falado disso. GaaS day One no PC.
Mudando um pouco de assunto, ontem vi um vídeo de um funcionário da Sony ao falar da Ia Sophy (a que foi utilizada como teste no GT7) e por umas 2 ou 3 vezes ele falou de cloud gaming vai que tenha alguma relação com os Gaas
Sem surpresa. Mas GT já requer online para controle dos Cheaters, pelo que uma ia na cloud não é relevante.
ahh e para te tranquilizar pelo que entendi essa IA serviria mais para treino em campeonatos e que poderia até ser utilizada em carros reais
Essas melhorias estão em ambas as versões. Não há diferença nenhuma no conteúdo obtido entre a versão de 69.90 e a de 79.90.
A grande diferença é que a versão mais barata oferece o jogo para duas consolas, ao passo que a mais cara só dá para uma.
Sim, mas msm se tivesse diferenças, não consigo enxergar o aumento de valor pela parte da Sony, Mário! O custo dos jogos aumentaram? sim, porém a audiência tbm aumentou, os dlcs nasceram, os games estão chegando ao pc… Ao meu ver, colocar as features de um console novo como justificativa para um aumento de jogo não faz sentido. toda geração há coisas novas, melhores e os jogos não aumentavam de preço por isso.
Acabei de confirmar,a versão digital PS5 tambem inclui versão PS4.
Alias como o Livio tinha dito e bem.
Nas informações de jogo “pagamento no ato de pre reserva” na versão PS5 a Sony reforça que ao comprar a versão PS4 tem upgrade gratuito para PS5.
Portanto a partida quem compra está bem informado.
Só o patego é que é enganado. Para que existe a versão PS5? E porque ela é mais cara?
No digital é incompreensivel,e digo até caricato.😅
Agora isso me colocou outra questão Mário!
kakaka
Se digital ambas dão acesso as 2 versões será que no físico também?
Colocamos o disco PS5 na PS4 e ele libera a versao digital PS4?
Se assim não for mudo a minha opinião e quem compra fisico está a ser prejudicado dado que é o unico formato que não daria acesso as 2 versões.
Mesmo se for assim. No disco vai estar a versão assinalada da caixinha. Para mudar de versão se precisa de Internet e baixar o arquivo.
Certo,tem logica que seja assim.
Agora será que é?
Será que a edição fisica PS5 dá acesso a versao digital PS4?
Ofereça ou não ofereça é irrelevante. E não comparo o físico com o digital. O que interessa aqui é que há duas versões físicas à venda. Uma que sofre a atualização depois e outra já com a atualização.
Ora se a atualização é gratuita porque raio a versão com a atualização é mais cara?
Para mim não é irrelevante agora se vale o dinheiro é outra história.
Talvez pelo mesmo motivo de que comprar um Hotdog já feito é mais caro que comprar pão batatas e salchicha e fazermos nós 😂
(Brincadeira para desanuviar,não leves a mal)
Parece que no físico PS5 do GT7(versão normal) dá direito a versão digital do PS4, pode ser que no Horizon seja aconteça o mesmo.
Existe para rodar no PS5! 😛
🙄
Você precisa entender que eles querem valorizar o próprio trabalho e também compensar ao menos inflações do período.
Há quantos anos um jogo custa 60 dólares/70 euros?
O preço sempre foi esse? Existe inflação? Os salários são corrigidos? O custo dos jogos subiram?
Ora, é claro que a Sony quer subir o preço dos seus jogos, os jogos dela têm destaque dos demais, são mais esmerados e melhor otimizados no geral, as pessoas têm que entender é que os de PS4 é que eram pra estar mais caros, ou se acha que a diferença não vale, o game de PS4 também roda no PS5 e ainda vai estar mais bonito que a maioria.
Sony gasta com Mocap, atores de primeira em algumas produções, costuma trazer os games otimizados já em lançamento, e não pode custar 10 dólares/euros a mais que um Splatoon? Que um Halo Infinite? É de se pensar um pouco…
Juca, podemos concordar que tecnicamente, os games da Sony são colossos técnicos, mas mais desejáveis? Se fossem, seriam os mais vendidos, não? A verdade é que ao msm tempo que há inflação, etc… Há a msm inflação para todos e por mais que a Sony gaste bastante com seus games, não sei dizer se ela gasta como uma Ubisoft ou até msm como uma Activision, por ex, mas é só ela que está cobrando esse valor. A Sony vende DLCs de seus games, a Sony está cobrando 10 dólares a mais por seus jogos msm não trazendo nada a mais de uma obrigação de um geração para a outra. Po! Há fãs que dizem que tem que custar mais caro por conta de som 3d do ps5, melhorias gráficas e Features no Dualsense. A empresa está colocando games no ps4 com uma base de mais de 110 milhões de usuários, está colocando alguns games no PC e realmente vc acha justo o aumento de preço? Sinceramente, se continuarem assim, a Sony será a nova Nintendo do mercado e depois não venham reclamar quando a merda acontecer…
Edson… Os mas desejáveis sim.
Estás a cometer dois erros na tua análise:
O primeiro é olhares para os jogos individualmente e não como um todo. Não estamos a falar do jogo A ou do jogo B, mas sim dos jogos Sony no seu global.
O segundo é do comparares com jogos multi. Sim, há jogos multi super desejáveis, se calhar mais do que todos os da Sony juntos (GTA?), mas esses jogos são desejáveis mas alcançáveis. Queres… Basicamente compras pois eles saem em quase todos os formatos.
Os da Sony são exclusivos, e nesse sentido há muita gente que os quer e não os tem a nao ser que compre uma consola.
Basicamente aqui fala-se da mesma forma que se fala no velho provérbio de “o fruto proibido é o mais desejado”. Não quer dizer que ele seja efetivamente o mais desejado, mas como é mais difícil de obter acaba por o ser mais vezes.
Percebes a ideia?
Quanto aos 10 euros adicionais em jogos exclusivos PS5, eu aceito… São mais caros de produzir e os custos são crescentes.
Mas 10 euros a mais em jogos cross gen para o Patch PS5… Esquece. Acho um roubo. Se o jogo pode ser vendido a um preço na PS4, e a Sony quer dar suporte à PS5, que o dê. Afinal as pessoas compram-lhe as consolas por isso. Não tem de levar mais 10 euros por mais resolução, suporte RT, dualsense e áudio 3D. Da mesma maneira que no PC os GPUs mais capazes não pagam mais pelo mesmo jogo.
Uma curiosidade. Estou a ter tentativas de ataques por SQL injection diretamente neste artigo. Os fans da Sony estão a arrancar cabelos… Não são melhores que os outros.
Sério?!?! Os “hackers” da MS atacam novamente, primeiro “inventaram” a retrocompatibilidade na indústria, agora um ataque frontal ao maior ícone da Nintendo, o Mário?!?
Tem um povo que não tem o que fazer, Mário, precisam urgente de uma trouxa de roupa suja, mimados que são, não aceitam penssamentos dissonantes!🤣
Vou exagerar um pouco pra você captar a lógica, uma Ferrari é dos carros mais desejáveis, nem por isso é a marca que mais vende carro, ou seja, não é só ser mais desejado pra vender mais, um PS5 ainda é muito caro pra muita gente e em países como o Brasil, um artigo de luxo.
Além disso, obviamente que quando digo o que digo existe um pouco de subjetividade e percepção própria.
Eu desde tenra idade acompanho um mercado e meu desejo com o passar do tempo foi sempre terem jogos bem feitos e realistas visualmente, então, sim pra mim são os mais desejáveis no geral, mas isso não me faz crer que por isso são bons ou os melhores pra todas as pessoas. Conheço diversas pessoas que adoram o “Paciência” e o “Tetris”, e eu mesmo adoro os Marios e Zeldas da Nintendo, mais adoraria vê-lo mais bonitos visualmente ainda, seja como um Ratchet e Clank, seja como um Horizon Forbidden West e além.
Ponto de situação:
Versão PS4 fisica:
PS4+PS5 com upgrade a precisar de ligação a rede (até quando esse patch vai estar disponivel?)
Versão PS5 fisica:
PS5+PS4? com patch nova geração já incluido,portanto com valor acrescentado no mercado de usados
Vantagem inegavel para a versão PS5!
Se vale os 10€? Depende dos bolsos e perspectivas de cada um.
(Se comprado em promoção de pre reserva ainda mais)
Versao digital:
Ambas dão acesso as duas versões PS4/PS5
O melhor negócio é a versão PS4.
Ou mais simplesmente e honestamente.
Versão PS4
PS4+PS5 com upgrade.
Versão PS5
PS5 com Patch de nova geração
Preço igual pois ambas as versões oferecem o mesmo e a Sony garantiu que a atualização para PS5 seria gratuita.
A desculpabilizacão que alguns estão a fazer à questão, uma burlice desonesta pegada, está, literalmente a meter nojo…
A atitude desonesta da Sony está a tentar levar mais 10 euros aos incautos, e até esconde a possibilidade de upgrade a quem tentar adquirir digitalmente o jogo na PS5.
E vocês vem para aqui defender uma merda destas alegando que sabe-se lá até quando o Patch estará disponível?
Pois eu dou-vos razão… É uma boa pergunta, e uma que não se colocaria se o BD com a atualização que é gratuita não custasse mais 10 euros… Por ter a atualização.
Isto chama-se burla… E quem a defende não venha depois tentar falar comigo dando uma de imparcial quando se fala de outras consolas.
Isto é chocante, não tem justificação nenhuma.
Esse teria sido o caminho mais simples e correto.
Mais uma vez reforço para que não fiquem duvidas relativamente á minha opinião e depois de toda a informação reunida!
Versão digital é incompreensivel terem valores diferentes!
Versão fisica vejo vantagens na versão PS5,agora se vale a diferença de preço?
Penso que não é tao linear.
No final de contas PREÇO IGUAL PARA TODAS AS VERSÕES era o caminho certo.
Mário, no Brasil eu comprei a versão PS4 por 231 reais, ou seja, menos de 40 euros, acho que a Europa está subsidiando os jogos da Sony pra gente! Inda vou receber 4% de cashback! 😄
Olha que é o Forbiden West, não o Zero Dawn. 😄
Just kidding.
Já pensou?!? Mas estou apenas ficando velho, a loucura mesmo ainda não me pegou, eu creio! 🙂
Não sei se é permitido. Mas existe uma promoção das casas bahia juntamente a sua plataforma de pagamento que está dando 50% de cashback até 250 reais por compra, máximo 3 compras. Nessa promo está disponível games, entre eles o horizon, elden ring e GT7; bem como controles e outros acessórios. Basta visitar o site e seguir as orientações.
Boa dica! Bem oportuna!
Li todos os comentários e acho que o pessoal não percebeu.
Ao comprar a versão PS4 tem o upgrade para PS5 gratuito, com tudo o que tem direito, e não apenas o poder jogar a versão da PS4 na PS5.
Concordo com o Mário, 10€ é muito para uma cor de capa diferente, e não sei até que ponto a versão física da PS5 funcionará na PS4.
Com o anúncio que a Sony ainda iria produzir PS4 durante este ano acho que o pessoal pode esquecer o full next gen tão cedo, Ratchet and Clank foi apenas para iludir
Tenho mais novidades sobre este assunto, num novo comunicado oficial da Sony Portugal.