Perante o aumento de custos de produção e os recentes despedimentos, Hermen Hulst veio referir que a Sony necessita de reavaliar a forma como opera.
A realidade, pura e dura, e custe o que custar, é que o mercado dos videojogos já não é o que era. Os custos de produção são enormes, e isso requer receitas… e lucros!
A pandemia foi uma altura muito má… as vendas subiram, e as empresas contrataram para produzir mais. Mas com ela para trás, a situação torna-se insustentável, e a produção tem de decair, e muitos despedimentos estão a ocorrer.
Nesse sentido, a Sony despediu recentemente 900 trabalhadores dos seus estúdios de jogos, e fechou mesmo o seu London Studio. Uma situação que requer uma reavaliação interna da forma de funcionar. Vamos ver as frases de Hermen:
O nosso objetivo nos estúdios Playstation sempre foi o de fazer os melhores jogos para os fans Playstation, e a nossa comunidade global de estúdios representa algum do talento mais criativo a talentoso da indústria dos videojogos. A PlayStation 5 está no seu quarto ano, e estamos numa etapa onde temos de dar um passo atrás de forma a podermos analisar o que o nosso negócio necessita. Ao mesmo tempo, a nossa indústria tem apresentado mudanças contínuas e fundamentais que afetam como toso nós criamos, e jogamos os jogos.
Entregaras histórias imersivas e dirigidas pela narrativa pelas quais os estúdios Playstation são conhecidos, no nível de qualidade a que aspiramos, requer uma re-avaliação da forma como operamos. Entregar e sustentar experiências sociais online – que permitem aos jogadores Playstation explorar os nossos mundos de formas diferentes- bem como lançar os jogos em outras plataformas como o PC e o Mobile, requer uma aproximação diferente e recursos diferentes.
As palavras de Hermen não são claras… e podem tanto significar boas como más notícias aos fans da Playstation.
O primeiro parágrafo basicamente não diz nada de extraordinário, exceto constatar as mudanças que estão a existir na indústria.
Da mesma forma a frase relativa aos jogos single player, baseados em grandes histórias não parece trazer nada que possa preocupar os fans. Apesar de ser referido que a situação requer uma re-avaliação da forma como a Sony opera, a frase parece reafirmar o compromisso da Sony para a continuidade da entrega destes jogos.
A reavaliação da forma como se opera é a parte menos clara, mas que pode significar muita, mas mesmo muita coisa. E aqui a situação fica aberta a potenciais interpretações, algumas menos boas, outras que no fundo não alteram nada.
Em dois exemplos potenciais de interpretação, podemos associar a frase à frase seguinte e às recentes declarações do presidente da Sony que refere que a Sony poderá ter de reavaliar o tempo entre os lançamentos na consola e em outras plataformas. Uma situação que será menos boa para os fans, mas que será igualmente menos boa para a Sony. Basicamente reduzir o prazo de dois anos atual poderá ter grandes implicações nas vendas futuras da consola. Eu pelo menos vejo a coisa assim uma vez que caso o PC veja os jogos mais cedo olharei para a consola como algo cujo interesse fica claramente reduzido. E isso para a Playstation como plataforma poderia ter grandes impactos no seu futuro. Basicamente, reduzir o prazo para um ano, apesar de não ser o mesmo que a Microsoft faz com lançamentos no dia um, também não seria o que atualmente a Sony faz e, a meu ver, colocaria a situação da Sony mais próxima da existente na Microsoft, no que da actual da Sony.
Ou seja, poderia ser muito, muito mau para a Sony.
A segunda interpretação é bem mais simples, e passa por uma partilha maior de recursos entre os estúdios. Apesar de sabermos que a troca de ideias e conhecimentos já existe entre os estúdios, a realidade é que os mesmos continuam demasiadamente individualistas naquilo que fazem, quando todos poderiam estar a contribuir para algo comum.
Basicamente uma situação destas não implicaria nenhum tipo de alteração de fundo à realidade atual da Playstation.
E é aqui que nos entra a segunda parte deste parágrafo. Ela fala dos jogos GAAs e dos jogos que são depois lançados no PC e Mobile, referindo uma igual aproximação diferente.
Ora esta aproximação deverá ser mesmo a redução do tempo entre lançamentos. O que nos leva à primeira interpretação da primeira parte do parágrafo. Isto apesar na realidade pode não ter nada a ver.
O que fica bem claro é que estes lançamentos terão de ter recursos diferentes, e essa é parte que mais preocupa.
Apesar de esta parte também poder ter interpretações diversas, algumas mais negras, e outras menos, a realidade é que ela pode significar o desenvolvimento paralelo dos jogos PS e PC, uma situação que está longe de ser o desejado pelos fans da consola. Mas mais uma vez, uma situação que iria retirar interesse à plataforma, pelo que não parece a mais desejável.
Noutra interpretação, a Sony pode estar apenas a falar da tão falada criação de uma plataforma mais fechada no PC, basicamente uma loja onde ela vende os seus jogos, e que permitiria integrar mais os jogos com a PSN, podendo obrigar igualmente a adesão a esta, e oferecer os troféus existentes na consola. Tal traria também maior controlo da pirataria e maiores receitas e lucros à Sony.
Basicamente o que se pretende deixar aqui claro é que estas palavras de Hermen mostrar desejo de mudança, mas não referem qual. E como tal, as preocupações dos fans podem ter razão de existir até a coisa ser melhor esclarecida.
Apostaria nas 3 interpretações de uma vez só!
Lol. Assim fica fácil entender, Edson.
A Playstation acabou de matasse! Aqueles indecisos que vão gastar dinheiro, entre comprar uma consola e pagar mais caro vs um Pc que te entrega tudo só que mais barato, vai começar a ter efeito a partir de agora. O último a sair que apague as luzes, este ano é mais um ano onde já começaram a falar mais em jogos que vêm pra o PC que novos pra o Playstation.
Da minha parte, eu sempre gostei da Sony por um motivo, que era a identidade que eles tinham, agora que virou isso, pra mim já não faz mais sentido em continuar na plataforma, assim como fiz com o Xbox, agora farei com o Playstation.
Daniel, apresenta as tuas contas!
Dizes que o PC fica mais barato mas não demonstras.
Eu também estou a virar-me para o PC, mas não consigo afirmar o que tu afirmas…
Não irei abandonar a consola tão cedo. Mas estou preparado!
Returnal:
Steam: R$ 249,90 – https://store.steampowered.com/app/1649240/Returnal/
PSN: R$ 349,90 – https://store.playstation.com/pt-br/product/UP9000-PPSA01284_00-RETURNALGAME0001
Horizon FW Complete Edition:
Steam: R$ 249,90 – https://store.steampowered.com/app/2420110/Horizon_Forbidden_West__Edio_Completa/
PSN: R$ 299,90 – https://store.playstation.com/pt-br/product/UP9000-PPSA17905_00-HFWCE00000000000
The Last Of Us Remake:
Steam: R$ 249,90 – https://store.steampowered.com/app/1888930/The_Last_of_Us_Part_I/
PSN: R$ 349,90 na promo R$ 199,40 – https://store.playstation.com/pt-br/product/UP9000-PPSA03396_00-THELASTOFUSPART1
Uncharted:
Steam: R$ 199,90 – https://store.steampowered.com/app/1659420/UNCHARTED_Coleo_Legado_dos_Ladres?snr=1_7_15__13
PSN: R$ 249,50 – https://store.playstation.com/pt-br/product/UP9000-PPSA05389_00-UNCHARTED4R00000
Aqui no Brasil os jogos são uma média de R$ 100 mais baratos e podem ser jogados com configurações melhores que o Ps5 e no longo prazo se torna mais barato jogar no Pc que no Ps5, acredito que seja nisso que o Daniel se refira.
18 euros por jogo. Sim, é o normal. Os jogos PC aqui custam 60, os PS 80.
A questão aqui é depois outra.
1 – pagar 500 pela consola e depois os jogos a 80 custa menos que pagar 2000 pelo PC e depois menos 20 euros em cada jogo.
2 – O attach ratio medio por consola é de 9 jogos. Se comprares 20, a 20 euros de poupança, poupas-te 400 euros. Subtrai isso ao preço do PC e e mesmo assim ainda não poupaste face à consola.
3 – No final da geração ambas as máquinas estão obsoletas. Na consola deitas fora um investimento de 500 euros. No PC, um de 2000.
É inegável que o PC é o melhor sistema para jogar, isto se não te importas com cheaters, com incompatibilidades, com problemas do Windows, etc, etc. Agora mais barato… E de forma legal! Isso não é, e nem nunca foi.
Sem querer ser chato, queria entender melhor essa obsolescência do PC. A cpu do ps5 leva surra de um 3600. Provavelmente o ps6 vai apanhar de um 5600. Montar PC é mais caro, mas não é como se tudo virasse lixo ao final de uma geração. Tinha um i9 9900k de 2018. Conto nos dedos os jogos em que a mínima não ficava acima de 60 fps. Apenas hogawartz legacy sem RT. Provavelmente o mesmo vai sobreviver mais uma geração sem dor de cabeça. Única coisa que vai precisar mudar é de GPU mesmo. E a depender do modelo, nem isso. Uma 2070 super está segurando bem e a 2080 de 2018 ainda é superior. https://youtu.be/PuLHRbalyGs?si=XFKpe5sDGQCO7_JB
Hennan eu tenho um 3600x com uma 2070S, e ele não bate o PS5 não, no geral, não tem a mesma estabilidade, e a menos que se venha falar de fsr2/3 ou DLSS 2 ele pode sim ser vitorioso em jogos pontuais. Entendo a questão dos 60 fps, mas depenar um jogo pra rodar a 60, não é coisa muito do meu agrado não.
Jogos novos então, nem se fala. O console garante jogos rodando relativamente bem nele ao menos durante a geração. Já os PCs ainda não são bem assim não.
Dizes tudo…
Só para deixar claro, disse que uma 2070 super estava segurando bem.
Pelos specs dados a conhecer no Horizon Forbiden West para PC, com esse GPU jogas a 720p 60 fps. Os 1080p 60 fps não são garantidos!
2070 super é 11% superior a 3060 que é o recomendado para 1080p60. O que vai de acordo com meu comentário. “A 2070 super está segurando bem”. Lembrando que é um game Sony, cuja realidade está muito longe da média do mercado. Se todos os jogos do ps5 rodassem igual ao HFW, PC seria praticamente dispensável.
A 1080p… A PS5 corre o jogo a 4k 30 fps, 1800p 60 fps
Hennan. O PC é escalável. Sempre foi.
As consolas tem qualidade fixa.
Mas o que se compara são batatas com batatas. Se a ideia é jogar em presets inferiores, hardware antigo dá.
Seja como for, um i9 9900k de 2018 não é hardware obsoleto. Era o absoluto máximo em 2018, e em 2020 o CPU da PS5 não era superior a ele. Era porém um CPU de 500 euros no lançamento. Tanto como a consola! E que no final da geração, será obsoleto. Atualmente o meu i7 14700 dá coça ao i9 13900k, pelo que o avanço tem sido brutal, e por aí já percebes onde se enquadra esse CPU com 5 gerações de atraso.
A RTX 2080 no Ratchet & Clank a 1440p dá-te 31 fps. Não está ao nível da PS5!
Se esse hardware te permite jogar? Sim, claro que sim! Atualmente com dois anos de atraso, pior, e mais caro que a PS5.
Mas que dá, dá.
Agora, o que é também uma realidade é que esse hardware de topo que te terá custo pelo menos 1500 a 1600 euros em 2018, em 2024 é atualmente uma máquina meramente banal para jogares a 1080p/1400p.
Não vamos tentar descobrir aqui o que não há para ser descoberto. As consolas são pensadas para se enquadrarem num segmento conseguindo ali uma relação qualidade preço superior. Custam 500 euros, são vedadas a cheaters, a hackers, a virus, a ataques. Não dão problemas de incompatibilidade com o software e nem com o hardware, enfim, são um segmento próprio.
E que pelo preço… Compensam.
Sim era isso que me referia. O Hardware de um PC é mais caro é um facto, más a longo médio prazo o PC fica mais barato.
Tudo depende de muitos fatores Daniel, inclusive onde tens maior biblioteca acumulada. Lógico, o PC tem suas vantagens, mas tem suas desvantagens também. Uma delas é que é bem mais fácil estares satisfeito com o console sem estar preocupado em gastar mais pra jogar como queria. Porque ali o jogo é daquele jeito e pronto. Tenho uma vida com cpnsole e PC, e no PC sempre foi aquela vibe de que pra rodar jogo tal, preciso comprar isso pu aquilo. E com a 2070s que tenho aqui, também foi a mesma vibe de sempre… Mas uma hora a gente dá um basta e vê que é algum tipo de loucura ficar nessa sempre, sabe? Mas às vezes é preciso viver as situações pra entender.
A questão é que o PC é o PC.
Tu compras um PC, ele corre-te tudo no máximo, mas dois anos depois já estás a fazer concessões nas opções.
Isto é uma realidade do hardware, e as consolas nesse aspecto não são diferentes, pois tudo evolui, e o hardware não acompanha. Mas nas consolas não te preocupas pois sabes que tens 8 anos de suporte e que os jogos vão sempre correr o mais optimizados possível para o teu hardware.
Esta discussão consola PC não nasceu hoje… Ela é uma realidade desde sempre! O PC tinha 256 a 512 MB de RAM, e corria os jogos a 800×600 e a PS2 corria os jogos a 480p cm apenas 32 MB.
E a PS2 foi a consola de maior sucesso até hoje!
Acreditem ou não, estas limitações são um dos principais fatores da optimização de videojogos, e da criação de novas técnicas. As consolas são dos principais factores pelos quais temos o que temos hoje.
Recorda-me por exemplo de como o streaming do CD apareceu para conseguir meter mundos que requeriam muita mais memória, na PS2.
O PC, apesar de ser a melhor máquina de jogos que existe, não é uma máquina para jogos. É um sistema genérico! As consolas não chegam ao PC a nível de performance, mas são sistemas criados para correrem apenas jogos. É fácil para uma pessoa dizer que as consolas estão longe de obterem o mesmo que um PC, mas o certo é que um PC com igual hardware não faz o que as consolas fazem.
E depois não basta pensar em hardware igual. É preciso ver o preço! O GPU da PS5 não custará mais do que uns 100 a 150 euros. Mas vemos-lo a competir em performance com uma 3070 ou uma 3080. Estamos a falar de GPUs com custo de 3 ou 4 vezes mais.
Eu recorda-me sempre de estar a jogar Forbiden Planet no PC, e de ter um boss que andava à dias para passar.
Estava fazer o nível que me levava lá, e de repente vejo um pop-up no canto do ecrã a dizer que o Windows tinha realizado uma atualização critica e que precisava de re-iniciar.
Ignorei, e o pop-up desapareceu… Continuei, e passado algum tempo, lá estava ele de novo. Continuei a ignorar, apesar de ele ir aparecendo.
A certa altura estava a lutar com o Boss, e pela primeira ve, a coisa parecia encaminhada a meu favor. E eis que o PC me fecha o jogo e começa a instalar a atualização.
Foi nesse dia que me virei para as consolas de forma definitiva.
Pronunciamentos desses tipos, do Hermen, me fazem agir meio hater. O cara está lá, é responsável pela gestão dos estúdios e me vem com essa de reavaliação como se estivesse entrando agora e que não sabe direito o que se passa?!?!
Na boa, sei que cada mercado têm suas dificuldades, mas boa gestão nunca foi sinônimo de torneira aberta sem controle.
Por fim, o que entendo das conversas dele é que querem fazer GaaS multiplayer online baseado em enredos, pois é isso que ele acredita que caracteriza os jogos da Sony. Mas vou adiantando uma coisa, sou cliente dos jogos deles narrativos, mas não sou dos MP, no dia que ele entender que há nichos dentros dos fãs ele entenderá que não dá pra se focar num mesmo tipo de jogo, ou mesmo mudar o que funciona como se a coisa toda fosse paixão pela marca. Mas esse pessoal quer dinheiro fácil, estão querendo imitar a MS.
Outra coisa que provavelmente se deduz é que querem encurtar o tempo de lançamento pra PC, pois não estão conseguindo cumprir os custos, apesar das receitas recordes de 30bi (na verdade só querem mais lucro). Por mim, o Hermen voltava só pro estúdio dele mesmo, é do mesmo plantel do Jimbo.
Fico me perguntando se a Sony estaria com os mesmos problemas se não tivesse adquirido a Bungie a preço de ouro e não tivesse inventado de produzir 10 GaaS.
Quem será que meteu a PS nessa? De qualquer forma, se quiserem se vender, sei quem compra fácil! Lol
Eu sempre fui da opinião de que a Sony estava a cometer um erro tremendo ao anunciar uma aposta demasiado ambiciosa no que toca aos GAAS, achei um exagero aqueles 10 jogos virados para um género que tem dado provas de que o sucesso não é para todos, e antes que falem do Helldivers 2, ele não vale por 10, e até acho que a própria Sony ainda está a tentar perceber o sucesso do jogo.
Posso estar enganado, mas o Jim Ryan foi afastado precisamente por isto, tanto que não é por acaso que este novo CEO tem tentado pôr a casa em ordem, cancelando muitos dos GAAS e a fechar quem não estava alinhado com os restantes estúdios, falo do London Studios, que à imagem de muitos dos estúdios da rede Japan Studios, fechou porque não estava a ”fazer nada de jeito”.
Outra coisa que eu gostava de falar é a questão dos custos de produção, apesar de existir ai um fundo de verdade, não sei se não será uma desculpa para a produção de jogos do tipo AA que são mais baratos, pelo que sinto que andam a enfiar o barrete às pessoas, que são facilmente manipuladas pelas declarações de CEO’s e pseudo analistas, através dos media.
Eu tenho um exemplo:
Horizon Zero Dawn vs Horizon Forbidden West
HZD custou uns 60 milhões
HFW custou uns 220 milhões.
HFW não é “3x mais jogo” que Zero Dawn para ter custado 3x mais. Eu acho que é isso.
Inclusive uma das minhas críticas, já que eu achei ZD melhor que FW, é que no Forbidden West tem muita coisa.
É muita arena, muita arena de luta corpo a corpo, muitas maquinas, muitas armas diferentes.
Para mim, tudo que foi gasto e feito a mais no FW comparado com ZD foi desperdício de dinheiro no sentido de “fazer parecer muito maior”
Tirava algumas maquinas, botava outras
Tirava algumas armas, botava outras.
Não “juntar tudo que tem no outro jogo e mais um monte nesse”
Eu acho que é isso, avaliar os jogos custarem 4x mais caro, mas não vendem 4x mais e nem são 4x melhores.
Acho que o tempo de desenvolvimento está ficando cada vez maior. Tem jogo gastando a geração inteira pra ficar pronto, mais de 7 anos.
Na era do Ps1 a Capcom lançou resident 1,2,3 e code verônica em 4 anos de diferença.
Na ânsia de justificar o aumento de preço, vários jogos têm colocado muito conteúdo a mais que no final acrescenta muito pouco a experiência. HFW foi um excelente exemplo. Os caras enfiaram dezenas de coisas a mais. Seja armas ou habilidades, que no final pouco adicionou ao jogo. Foco é essencial. Acho que a Sony precisa reavaliar essa parte.
Nem é o aumento de preços, Returnal saiu por 70 USD e eu duvido que tenha custado mais que 50M.
No making off do Last of Us parte 2 os caras falavam que “nos somos a ND, temos que fazer o melhor sempre”
Eu acho que o sucesso subiu a cabeça lá, não digo no sentido de fazerem porcaria e se acharem por isso, mas sim no sentido de “não vou poupar despesas” sendo que gastam grana em coisa que não serve para nada e o jogador nem percebe.
As tais super nuvens do Forbidden West são um exemplo… Tem UMA missão secundária que vc anda lá nas nuvens e nota a diferença… sendo que foi um dos destaques técnicos que o pessoal da Guerrilla falou sobre o jogo.
Talvez seja um trabalho que pode ser aproveitado em outros jogos tb… quem sabe? mas mesmo assim, não adianta gastar um caminhão de dinheiro em detalhes e coisas que ninguém percebe…
Eu não vejo por onde HFW possa ter custado 4x mais, tem mais conteúdo e tal, mas não tem “4x mais” jogo.
HFW não é “4x” mais que HZD
Nem entendes tu… Nem eu. A papinha estava feita, e só puseram sal e condimentos e custa 4x mais? Essa deve ser a questão que o Hermen quer rever. Eu pessoalmente seria onde eu iria ficar a minha atenção. Como é que um jogo criado para um motor já existente e com a estrutura já feita, custa 4x mais.