Mas o certo é que as exigências da Sony não devem ser diferentes para os possuidores da sua consola, e possuidores de PC.
Helldivers 2 no PC está uma novela!
Depois de um lançamento livre no PC, a Sony veio comunicar que o uso do jogo no PC iria obrigar a que os seus possuidores criassem uma conta na PSN! Uma situação que criou enorme revolta junto dos possuidores PC!
A realidade porém é que a Sony não é uma mera produtora de jogos mas sim uma produtora de jogos consola, onde os mesmos estão integrados numa rede e num sistema e achievements. Algo que nas versões PC dos seus jogos, não existe!
Assim, os rumores que circulam é que a Sony quer criar um ecossistema no PC mais controlado, livre de batoteiros (não só pela continuidade da viabilidade do jogo, mas igualmente pelo Crossplay com a consola), e com os mesmos achivements que existem na consola, e isso exige que estes jogadores possuam uma conta na PSN.
Mas a realidade é que a situação foi muito mal recebida pelos jogadores de Helldivers 2, que rapidamente contra atacaram esta obrigatoriedade, atirando a avaliação do jogo para os 13% (o que diga-se de nada vale a não ser que o deixem de jogar, o que não aconteceu. E um jogo com 13% de avaliação e milhões de jogadores ativos mostra claramente que algo de anormal se passa com a avaliação).
Mas a realidade é que, perante essa situação, a Sony pareceu retroceder, e referiu ir remover a obrigatoriedade de ligação à PSN. Uma situação que deixou os possuidores do jogo no PC que se revoltaram contra a situação, a cantar vitória!
No fundo, e apesar que um login na PSN não seria uma realidade anormal para os jogadores PC tão habituados que estão a ter de se ligar às redes da EA, Ubisoft, Activision, e outras, o certo é que, de certa forma, se compreende o protesto! Afinal o jogo foi lançado sem a exigência, pelo que alterar as coisas a meio do jogo não parece fazer muito sentido! Para além do mais, nem todos os Países do mundo possuem PSN, e a culpa não é dos utilizadores, mas sim e exclusivamente da Sony.
E esse é o grande problema, mas ao que parece, a situação não se ficou por aqui! E segundo os últimos relatos, Helldivers 2 foi removido das lojas de 177 países. Exatamente os países que não tem disponível a PSN.
Basicamente aquilo que parece ter acontecido é que a Sony retirou a obrigatoriedade, mas apenas de forma temporária, pois esta continua a preparar tudo para a criação do ecossistema que temos ouvido falar em rumores, no PC, que na sua amplitude total inclui uma loja Sony (acessível por um launcher) e uma rede Sony, onde a empresa consiga a totalidade da receita dos produtos que vende, e onde possa igualmente incluir o seu serviço de subscrição. Tudo isto mantendo o desfasamento temporal de lançamentos face à consola, que continuará a ser o seu principal foco, mas alargando a base de utilizadores e mantendo as receitas totais do mercado PC sob seu controlo, tal como acontece na consola.
Ao que parece a Sony irá mesmo adiar ou até cancelar a necessidade de login em Helldivers 2, mantendo o jogo acessível como está a quem já o comprou, mas não quer que o jogo seja mais vendido em locais sem PSN, não tendo problemas em perder os jogadores nessas zonas (mais uma vez, quem já tem o jogo continua a aceder-lhe). E irá começar a implementar a sua ideologia com Ghost of Tsushima onde o jogo foi cancelado (e o dinheiro das reservas devolvido), nestes mesmos 177 países onde não há PSN.
Não se sabendo se a Sony, no que toca a Helldivers 2 virá ou não a recuar neste corte de acessos, uma vez que apesar de o jogo ser da Sony, a equipa que o produz não é pertença da Sony, e o jogo já foi lançado à algum tempo, a realidade é que no futuro tudo aponta para que os possuidores de PC se terão de convencer que para jogos da Sony, terão de usar a rede da Sony.
Apesar de a ausência da PSN em muitos países não é algo que seja culpa dos jogadores, o certo é que nesses países, ao não haver PSN, também não há consolas Playstation. Pelo que o que a Sony está a fazer é não dar mais protagonismo aos seus jogos no PC, do que aos mesmos jogos na consola, não dissociando os jogos Playstation da sua rede.
“Tila casaco, põe casaco…”, imagino que uma loja na Sony possa precipitar a possibilidade de Day One dos jogos do console no PC com a possibilidade de exclusividades temporárias na própria loja, mas sim, é só achismo meu…
Como consolista que sou, nada muda pra mim, mas aos poucos, a Sony tira gradativamente o apelo dos consoles, agora, levando o sistema de troféus para outro ecossistema… Sobre jogos como serviço, sem campanha single e sempre online, como Helldivers 2, é o tipo de jogo que não compro e só jogo no modelo f2p como faço e fiz com Destiny 2. Aí, pagar PS Essentials pra isso, junto a outros pequenos benefícios não me parece grande absurdo… Mas é só olhar pros últimos anos pra ver que políticas da Sony beneficiou os jogadores de console e quais beneficiou os de PC pra ver o rumo de intenções planejados pela empresa, o que pra mim, não parece bom, mas paciência, há quem prefira ver a empresa numa postura dominante que mostrando que grandes jogos virão para o console… Só espero que não entrem na vibe de precisamos de quantidade pra botar no serviço, porque daí é o fim mesmo.
Nunca… Eu não consigo perceber a dificuldade que existe em compreender que o ser detentor de uma plataforma traz benefícios e receitas que ao se colocar os jogos dia um no PC matariam.
A consola tem de ter algo que justifique, até porque lá paga-se a NET e no PC não, e isso são as exclusividades, mesmo que temporárias.
Mário, ter exclusividades temporárias na sua loja, chama clientes pra ela, e com o tempo, talvez não seja necessário arriscar-se com hardware. Hoje, parece que é melhor ter-se uma Steam que um Playstation, ao que parece, mas a Steam parece querer fazer o caminho inverso com seu Steam Deck, só que primeiro cativou os clientes com sua loja, mais do que com seus jogos, sem desmerecer a Valve e seus sucessos.
Por um momento cheguei a acreditar que a Sony queria atrair os PCzistas para o seu console, mas cedendo a capricho de pczistas e levando cada vez mais o seu ecossistema pra eles, não é muito o que me parece… Imagino que logo começem com o papo de vender crossplatorm os seus jogos como fizeram no finado xbox com seu play anywhere… Mas ao modo Sony, claro.
Uma loja da Sony no PC poderia vender os jogos dela, mas não os jogos dos outros. A cultura do PC é Steam e mudar isso não é algo fácil. Que o diga a Épic que até jogos de borla dá, mas que não se consegue impor.
A Sony já tem esse trabalho feito com a PlayStation, e oferece algo que mais nenhuma oferece que é uma qualidade de jogo garantida, optimizada e igual a todos os que estão na sua plataforma.
Quanto à Steam Deck ela nada tem a ver. É um mero PC, mas portátil e não tem qualquer suporte especial.
Eu entendo a lógica, Mário, mas pra quê a steam precisa de um dispositivo portátil, senão pra atrair consolistas? PC portátil já existe (notebook) e PC Desktop também. Não era mais lógico quererem dar uma de microsoft e ao invés de criarem um dispositivo fechado fazer a Steam por Streamming pra jogarem nos smartphone e dispositivos que já se possui, mesmo consoles?
Imagino que o próximo Xbox, se existir, vai rodar os jogos da Sony pela Steam, como sempre quis a MS.
A Steam tem desktops também. São as Steam Box. A Steam Deck foi uma forma de expandir a coisa para algo portátil. Mas uma portátil não atrai os possuidores de consolas. Quem vai largar a sua TV de 65″ para jogar num ecrã de 7″ e com detalhe e fps inferiores?
E se pensas na Nintendo, esquece. Incomparável.
Quanto à consola da MS ela só correrá oficialmente os jogos da Sony se a Sony autorizar. O hardware tem identificadores e por eles é possível bloquear fabricantes e/ou modelos
Se a coisa acontecer de forma não oficial a Sony tem sempre forma de bloquear, solicitando medidas à MS para que isso aconteça, e caso nada seja feito, vai para tribunal.
No entanto se a próxima consola da MS correr o Steam, ela não é uma consola, mas quando muito um PC com um interface diferente, e sendo um PC, é apenas mais um.
O PlayStation no PC é um caminho sem volta, e estamos apenas no início desse ciclo. Os ports para PC devem se tornar cada vez mais simples, pois além da Decima, certamente as demais engines dos estúdios internos da Sony estarão cada vez mais adaptadas para suportar DirectX. Com a inclusão da PSN no PC, é provável que tentem “conectar” esses usuários ao seu ecossistema, seja oferecendo produtos, e não descartaria um launcher da Sony no PC. Imagina agora com o Ghost of Tsushima se tornando um sucesso na Steam, mesmo banido em 180 países sem PSN.
O lançamento de jogos single player em day one no PC ainda parece uma realidade distante, mas, ao mesmo tempo, dificilmente continuará demorando os quatro anos que Ghost of Tsushima levou.
Para mim, nunca houve a intenção de fazer os jogadores de PC migrarem para o PS5. Phil Spencer estava certo ao dizer que a geração PS4 foi a maior derrota do Xbox, pois hoje em dia vejo as pessoas muito mais fiéis aos seus ecossistemas. Isso não significa necessariamente ser fanboy; o jogador da Steam precisa de um motivo muito forte para deixar seu ecossistema e comprar um console, e vice-versa. Cada um com suas bibliotecas e backlogs gigantes.
Além disso, a Sony sabe que dificilmente ultrapassará o recorde do PS2 (que levou 13 anos para alcançar 155 milhões de unidades vendidas), então tende a manter um teto de 120 milhões de usuários ativos no seu console mais atual. Mesmo com a Sony divulgando 118 milhões de usuários ativos, metade deles estão no PS4 ou PS3, e portanto não comprarão Spiderman 2 ou Stellar Blade. Então, os usuários ativos no PS5 são os mais relevantes.
Diante disso, além dos mencionados 120 milhões de usuários ativos, a Steam, Epic e outras plataformas também possuem centenas de milhões de usuários ativos em um ecossistema muito mais aberto, que é o PC. No melhor cenário possível, alcançar 200 milhões de jogadores ativos na PSN, somando PS3, PS4, PS5 e PC, seria um alvo para a Sony.
Por que tudo isso? Ganância? Talvez, mas não necessariamente. A indústria de jogos triple-A está enfrentando custos assustadores. Suspeito que o público do PS5 sozinho não sustenta as margens de lucro esperadas dos futuros lançamentos triple-A. Claro, Spiderman 2 paga os seus custos vendendo 10 milhões de cópias a preço cheio. Mas com uma margem de lucro menor, já que custou muito mais para ser feito do que o primeiro Spiderman de 2018, que também vendeu 10 milhões de cópias a preço cheio. Isso parece um círculo vicioso: a Sony vê os custos aumentando cada vez mais, enquanto a quantidade de jogadores não cresce proporcionalmente.
Aliás, com essa notícia aqui (https://meups.com.br/noticias/ps6-pode-ter-cpu-baseada-em-arm/), eu não estranharia se a Sony estivesse construindo um Middleware para facilitar seus jogos rodarem nos mais diversos tipos de plataformas, incluindo telemóveis, ipads, etc.
Eu também aprecio o formato tradicional de consoles e a mídia física. Mas no final, o que mais aprecio são os grandes jogos. Se for necessário mudar algo para manter o padrão de qualidade, que assim seja.
Concordo com tudo o que dizes. O launcher PC parece inevitável, a loja Sony será uma alternativa ao Steam que poderá até vender mais barato 20%(ganhando a Sony os restantes 10 que o Steam Cobra), e os lançamentos no PC acontecerão mais rapidamente (1 a 2 anos).
Mas o PC gerou 700 milhões em receita no ano fiscal que passou. Um valor respeitavel ao qual, para chegares ao lucro tens de retirar as despesas normais mais 30% para o Steam. Já a PlayStation como um todo gerou 8,2 biliões de dólares, o que mostra como seria irresponsável colocar a consola num plano onde pudesse ser prejudicada.
Daí que há que se encontrar o ponto de equilíbrio, mas é notório que, com exceção dos GAAS, a consola tem de ser prioritária, e a Sony tem também de ter a noção que os GAAS não são a preferência do seu público nas consolas.
Quanto ao ARM na PS6… É questionável. Seria interessante porque devido às limitações aos consumos colocadas pela UE às consolas, um CPU de baixo consumo permitiria crescer no GPU. Mas por outro lado seria um contrasenso face à política se retrocompatibilidade por hardware da Sony.
Mas dado que a AMD pretende já em 2025 entrar no mercado ARM, um chip híbrido poderá vir a existir (A Apple fez um, o Rosetta), ou então um chip ARM dotado do hardware completo para emular a 100% o X86, que corra um emulador).
Nesse rolo ai tem “trabalho interno”, algo nessa arrowhed não me cheirou bem
Vi os Prints do tal gerenciador da comunidade que claramente estava falando exatamente o que precisa dizer para aumentar a revolta
Dizendo para fazerem review bomb para “dar vantagem para gente na hora de negociar com a Sony”. Eu que não sou bobo de acreditar que tudo isso desse sujeito foi pura iniciativa própria… Ainda mais com o comportamento do CEO.
Ai vendo o twitter do CEO da Arrowhead, não tem UM twitte dele defendendo a Sony financiou eles por 8 anos, deixou lançar um jogo por 40USD MP sem microtransação
E qual o melhor jeito de aumentar a confusão novamente? o CEO da arrowhead pedir para não fazerem review bomb nos outros jogos deles
Até o cabeça das relações publicas da Remedy lá agradecendo a Sony por ter financiado a Arrowhead por 8 anos lá no twitte que o playstation soltou dizendo que não iria mais obrigar o link com a PSN
A Bungie já andou perdendo talentos para a Sony diretamente, gente saindo da Bungie e indo para a Sony
A Supermassive Games tentou dar golpe na Sony depois do Until Dawn, metade dos caras lá do estúdio foram trabalhar para a Sony.
Daqui a pouco a Sony começa a “contratar” funcionários da Arrowhead que dão valor para quem financia eles por 8 anos para fazer um jogo de 40USD sem microtransações
Queria ver se daqui para frente quando a Arrowhead precisar de algo da Sony não vai mais poder falar com quem gerencia jogos, vai ter que falar com os advogados da sony
Esse gerente de comunidades é um mala. Eu se fosse a Sony não comprava esse estúdio, contratava os talentos fazia outro e entregava a IP pra eles. Vai ser outra Bungie achando que é mais importante que a empresa que é dona dela.
eu acompanhei bem o twitter desse CEO da Arrowhead, pra mim ele se comportava como se fosse o dono do jogo, quem é dono é quem pagou.
É igual eu contratar uma construtora para fazer a minha casa, eu pago pela obra e a construtora ainda se acha dona da minha casa?
Nenhuma palavra defendendo a Sony, em nenhum momento… Ai foi lá o cabeça de relações públicas da Remedy agradecer a Sony por ter financiado o jogo por 8 anos.
E se possível o Mário podia adicionar que o CEO da Arrowhead SABIA 6 meses antes da obrigatoriedade da conexão com a PSN e removeu ela durante os problemas com os servidores no lançamento.
Tudo que a Arrowhead podia fazer, sem ser diretamente responsabilizada por sabotagem, eles fizeram
Não avisaram ninguém que tinha removido temporariamente a PSN
Incentivaram review bomb
Tentaram, “sem querer”, citar que “podiam fazer review bomb nos nossos outros jogos”
https://www.gamevicio.com/noticias/2024/05/microsoft-no-passado-tentou-pegar-a-media-molecule-da-sony/
Microsoft no passado tentou pegar a Media Molecule da Sony
Essa notícia da MS tentando comprar a MM sai bem no meio do rolo da PSN no HD2
Que curioso… Phill Spencer faz circo com “Sony malvadona não libera HD2 no xbox”
Aparece um monte de “usuários sinceros” “do playstation” pedindo “reforço” no HD2 dos maravilhosos e incríveis jogadores do xbox… Tudo obviamente orgânico LOL
Nada disso ganha qualquer relevância.
Ai o CEO da Arrowhead e o gerenciador da comunidade basicamente sabotam o link da PSN com o jogo.
Junto disso um “CEO” amigo da Sony fala que a MS tentou comprar eles (Media Molecule)
Imagino que o Phill não saiu falando de Helldirvers 2 no xbox sem ter a “simpatia” do CEO da Arrowhead sobre essa ideia…
Imagino que alguém da MS também “tomou umas cervejas” com o CEO da Arronhead do mesmo jeito que tomaram umas cervejas com o CEO da Media Molecule…
Se o que eu escrevi aqui é verdade, pode ter certeza que e a Sony sabe e que essa noticia da MM foi um recado que eles sabem.
PS: o Gerenciador da comunidade do HD2 no discord, onde incentivou o review bomb, escreveu “a sony não sabe o que eu escrevo aqui”…
Estranho né? ele não estava com medo do CEO da ARROWHEAD ler o discord? pq será?
Se eu já montei tudo isso lendo twitter e fóruns, imagine o que o pessoal da Sony deve estar sabendo sobre o que é o trabalho deles saberem…
[OFF] Gostaria de deixar minha opinião sobre os headphones/headset Pulse Explore após alguns dias de uso.
Antes de comprar, vi muitas reviews pejorativas por parte de alguns usuários, mas resolvi pagar pra ver, pois estava querendo bons in-ear pra usar com o PSVR2, já que os que o acompanha é bem simples e meu headphone over-ear tem excelente qualidade sonora, mas junto ao VR não fica confortável, e até um pouco mais quente e sufocante…
E meus amigos… que som! Quanto mais uso, mais gosto dele. Nunca vi graves tão bons num fone, parecem subwoofers nos ouvidos, o som é muito limpo e bem separado, indicando muito bem a localização de onde vem, o ponto mais fraco da qualidade sonora é que eu gostaria que a sensação de distância dos sons fosse maior, embora já tenha um palco sonoro já muito bom. E, ao menos pra meus ouvidos, são muito confortáveis, ao ponto de esquecê-los lá. E apesar de não ter cancelamento de ruídos nos fones, apenas para o microfone, o isolamento do canal auditivo é muito bom, usando-se a ponteira de silicone apropriada ao seu ouvido e em bom volume, eu não consigo escutar nada externo (ao ponto da minha esposa reclamar que não há escuto).
No meu modo de ver, a maior limitação que encontrei nele foi o tempo de bateria, que apesar de durar um bom tempo de jogatina, não é um fone pra aqueles que querem jogar o dia todo. Precisando ser recarregado após cerca de 5h de uso.
Então, pra quem quer um in-ear pra jogo, eu recomendaria numa boa, desde que se queira headset de excelente qualidade sonora. Bem, se vale o que pedem, aí depende do que se está disposto a pagar pela qualidade sonora e se tem os requisitos que se deseja nele. Pensando em qualidade sonora, acho que vale.
Se alguém se interessar e quiser tirar alguma dúvida sobre o produto e eu souber responder, estou às ordens.
Me diz uma coisa, o teu pulse Explorer é o MESMO dongle USB do Pulse Elite (não o Pulse 3D antigo) ?
Preciso saber se o Dongle USB é USB 2.0 ou 3.0 ?
USB 2.0 tem apenas 4 pinos
USB 3.0 tem 4 pinos na frente mais 5 pinos no fundo do conector
]
Meu Pulse 3D eu já conferi, somente 4 pinos e então é USB 2.0
Queria saber se o Dongle do Pulse Elite também é 4 pinos, USB 2.0, ou tem das duas fileiras de Pinos, 4 + 5
No neogaff tem um tópico do Pulse Elite, falando que ele desconecta intermitentemente
As soluções lá dadas são não usar na USB frontal 5gbps USB 3.0 e sim conectar na USB C frontal 10gbps com adaptador USB-C para USB-A 10gbps.
A questão é que os caras lá SEQUER sabem ver se o Dongle é USB 2.0 ou 3.0
Digo isso pq o meu Dongle do Pulse 3D é USB 2.0, só tem 4 pinos.
Eu aposto que o Dongle do Pulse Elite também é USB 2.0 e os problemas que os usuários lá estão tento é interferência de outros equipamentos sem fio.