A Microsoft não só nunca confirmou Hellblade II como um exclusivo série X, como nunca confirmou que o jogo usaria o Uneal Engine 5. No primeiro caso, porque isso atirava ao lançamento do jogo para 2022, e no segundo porque o motor ainda nem sequer está disponível.
Sinceramente, a má informação na internet está a alcançar extremos que não são admissíveis. Começa a ser necessário pensar-se seriamente na penalização de websites que passem informação falsa, pois tal como as fake news no FAcebook e outras redes sociais, a Internet está a começar a ser uma péssima fonte de informação.
A exclusividade de Hellblade II para a série X
Olhando para o que está publicado actualmente vemos carradas de websites a afirmarem que Hellblade II é um exclusivos Xbox série X. E apesar de não estarmos em condições de negar isso, a realidade é que também não estamos em condições de ao afirmar. E isso porque não temos conhecimento de uma afirmação clara da Microsoft nesse sentido.
Uma boa quantidade dos websites que afirmam essa exclusividade apontam para o tweet que se segue:
It’s being made exclusively for Xbox and PC.
— Aaron Greenberg 🙅🏼♂️❎ (@aarongreenberg) December 18, 2019
Ora aqui não há essa confirmação. Há uma confirmação que o jogo será exclusivo Xbox e PC, mas nada refere que o jogo é exclusivos série X. Isso é uma extrapolação derivada da qualidade do trailer e das análises da Digital Foundry ao que foi mostrado. Mas não uma confirmação de que o jogo seja exclusivo.
E a acreditarmos em ambas as coisas… o jogo só sairia em 2022.
Antes de escrevermos este artigo, escrito em cima da hora (não era o previsto para hoje), pesquisamos por afirmações que desses a exclusividade como certa, mas não encontramos… E a única referência apontada pelos websites que o afirmam é, como já o dissemos, o tweet de cima, que nada confirma nesse sentido.
Ora sem essa confirmação explicita e com as frases de Matt Booty que referem que nos próximos 1 a 2 anos todos os jogos serão jogáveis em todas as consolas da familia Xbox, só podemos concluir uma de duas coisas:
- Hellblade II não é exclusivo série X
- Hellblade só sai em finais de 2021 ou em 2022
Um destes dois casos é aplicável, mas repare-se no artigo da gamespot que refere as frases de Booty, que refere que “ouvimos que o jogo será exclusivo da nova consola”, mas não cita a fonte.
Uma das possibilidades para esta ideia de exclusividade (que repita-se, não estamos em condições de negar) , surge do trailer do jogo, que acaba com ao frase “Xbox serie X”. Podem ver de seguida:
Mas tal não é uma confirmação de exclusividade. Apenas um comprovativo que a consola é suportada. E dado que o trailer foi mostrado na apresentação oficial da série X, nem fazia grande sentido este referir outra coisa, dado que o conteúdo ali presente era da série X.
Mas a realidade é que confirmação inequívoca de exclusividade, ou pelo menos uma palavra da Microsoft que aponte nesse sentido, desconhecemos que exista.
Hellblade II a usar o Unreal Engine 5
Este caso soa-nos exactamente igual ao de cima. Uma extrapolação clara e utópica dos fans da consola, especialmente após terem visto a apresentação do motor na PS5.
Apesar de já uma enormidade de websites noticiares isto, a Microsoft nunca confirmou tal coisa. Aliás, até o Wikipedia já anuncia o jogo como sendo feito com o Unreal Engine 5. E isto, baseado no seguinte Tweet:
Incredible work by the team at Epic @UnrealEngine, many of our XGS studios are using Unreal, like the team at Ninja Theory creating Hellblade II, and are excited to bring these UE5 innovations to life on Xbox Series X. https://t.co/HGNTY1eTgq
— Phil Spencer (@XboxP3) May 13, 2020
Phil Spencer não confirma que esses estúdios estão a usar o Unreal Engine 5. Nem de longe nem de perto! Ele apenas confirma que vários estúdios usam o Unreal Engine!
Aliás, Phil nunca podia confirmar o uso do Unreal Engine 5. E o motivo é simples! É que ele não está ainda no mercado!
Visitando o website da Epic, a versão mais recente do motor que está disponível é a 4.25. E nesta página, a EPIC refere:
Unreal Engine 4.25 already supports next-generation console platforms from Sony and Microsoft, and Epic is working closely with console manufacturers and dozens of game developers and publishers using Unreal Engine 4 to build next-gen games.
Quanto ao Unreal Engine 5, ela refere na mesma página:
Unreal Engine 5 will be available in preview in early 2021, and in full release late in 2021, supporting next-generation consoles, current-generation consoles, PC, Mac, iOS, and Android.
O motor ainda não está sequer disponível. A sua versão preview estará disponível no inicio de 2021, e o motor será lançado oficialmente no final de 2021.
Isto não quer dizer que a equipa não possa mais tarde passar para o novo motor, pois a compatibilidade é garantida. Mas isso não é usar o novo motor, ou sequer tirar partido das novas funcionalidades.
Daí que o certo é apenas uma coisa. A Ninja Theory, não está a usar o Unreal Engine 5. Porque ele ainda não está disponível!