Espera-se um aumento na largura de banda e suporte a mais fps e novas resoluções.
Criado para competir com o Display Port 2.1, que atualmente suporta 80 Gbps de largura de banda (48 no HDMI 2.1), as especificações finais deste novo standard deverão ser da das a conhecer em breve.
Nesse sentido a CES , que se realiza já para o mês que vem, deverá ser o palco do anuncio das novidades previstas para este cabo.
Mas uma coisa é certa, mais fps, mais resoluções e eventualmente melhor suporte audio, e mesmo novos tipos de HDR poderão estar a caminho.
Fica assim o alerta a quem pretende adquirir novas TVs que se refreiem, pois com um novo HDMI a caminho, e novas capacidades que nele se espera virem a existir, mais vale a “aguentar os cavalos” por mais uns tempinhos.
Obrigado pelo aviso Mário
Pior não é nem esperar pra comprar nova TV é ter-se de mudar o Receiver do HT que estão os olhos da cara para suportar o novo padrão… espero sinceramente que seja algo estritamente necessário apenas pros 8k (coisa a qual não irei aderir espontâneamente).
Isso machuca mesmo. O meu ainda é 2.0. Não tenho nem coragem de olhar o preço de um novo.
Os HDMI 2.1 estão até caindo, mas sistemas 7.2 ainda são relativamente caros, a única vantagem é que ao menos as caixas de som, se forem boas, podem ser reaproveitadas!
Glória! Se nem ligo para alta resolução e sim para os possíveis 240hz.