Espera-se um aumento na largura de banda e suporte a mais fps e novas resoluções.
Criado para competir com o Display Port 2.1, que atualmente suporta 80 Gbps de largura de banda (48 no HDMI 2.1), as especificações finais deste novo standard deverão ser da das a conhecer em breve.
Nesse sentido a CES , que se realiza já para o mês que vem, deverá ser o palco do anuncio das novidades previstas para este cabo.
Mas uma coisa é certa, mais fps, mais resoluções e eventualmente melhor suporte audio, e mesmo novos tipos de HDR poderão estar a caminho.
Fica assim o alerta a quem pretende adquirir novas TVs que se refreiem, pois com um novo HDMI a caminho, e novas capacidades que nele se espera virem a existir, mais vale a “aguentar os cavalos” por mais uns tempinhos.
Obrigado pelo aviso Mário
Pior não é nem esperar pra comprar nova TV é ter-se de mudar o Receiver do HT que estão os olhos da cara para suportar o novo padrão… espero sinceramente que seja algo estritamente necessário apenas pros 8k (coisa a qual não irei aderir espontâneamente).
Isso machuca mesmo. O meu ainda é 2.0. Não tenho nem coragem de olhar o preço de um novo.
Os HDMI 2.1 estão até caindo, mas sistemas 7.2 ainda são relativamente caros, a única vantagem é que ao menos as caixas de som, se forem boas, podem ser reaproveitadas!
Glória! Se nem ligo para alta resolução e sim para os possíveis 240hz.
Anunciam agora no começo de 2025 mas as TVs com suporte são a linha de 2026
Interessante se for 240hz… Não lembro se o painel das TVs já anda suportando 240hz
Digo isso porque a minha TV é HDMI 2.0 60hz mas o painel da TV atualiza a 120hz então é possível que as TVs já estejam com paineis 240hz apesar do HDMI 2.1 120hz
Não necessariamente. O HDMI 2.2 só o verás em 2026. Mas as características novas podes vê-las em 2025 no HDMI 2.1, conforme viste o ALLM, o ARC, o VRR e outras no HDMI 2.0.
O HDMI 2.1 tem suporte a 8K mas a maior parte das TVs são 4K, o que implica largura de banda disponível.
Oi Sr. Mario tudo bem?
No HDMI 2.0 das novas funções que vieram com HDMI 2.1 só vi até hoje no máximo HDR10 e e-arc.
As outras funções principais como VRR e ALLM no HDMI 2.0 eu nunca presenciei.
Inclusive um amigo meu tinha um Xbox OneX e na época do lançamento do console, aqui no Brasil não tinha nenhum modelo de TV com VRR pra podermos testar, todas tinham HDMI 2.0.
Mas a respeito da matéria confesso que fiquei surpreso, pois, o HDMI 2.1 até hoje não foi muito difundido.
Eu lembro que o formato foi anunciado no finalzinho de 2017, mas demorou de uns 2 a 3 anos pra chegar nas TVs premium de 120 Hz.
E até 2021 o padrão para as TVs premium era terem apenas uma entrada HDMI 2.1.
Até hoje as TVs populares de 60 Hz, utilizam apenas HDMI 2.0. E é certo que essas TVs de entrada, hoje correspondem a 80% ou mais do market share.
Confesso que eu esperava ver TVs 4K/60Hz de entrada, todas com HDMI 2.1, só que isso até hoje não ocorreu, não faço ideia do porque.
Se é o valor da licença que custa mais caro, ou qualquer outro fator.
Então, “na minha humilde opinião”, creio que HDMI 2.2 pode até chegar nos televisores daqui alguns anos, mas dificilmente vai ser utilizado em sua totalidade.
Porque olhando para esse mercado hoje, não consigo vislumbrar TVs 4K ou 8K com taxa de atualização maior que 120Hz.
Pois, se as TVs com telas de 120 Hz
e HDMI 2.1, ainda não são populares e até hoje custam uma pequena fortuna.Pra mim é meio que inimaginável, algo que entregue mais do que essas TVs de hoje tem a oferecer, e ainda consiga ser economicamente viável num futuro próximo.