O Peoples Choice é uma votação sobre o melhor jogo, votada exclusivamente pelo público. O caricato é que os votos fecharam antes do jogo ser sequer oficialmente lançado, o que dá um enorme descrédito à votação.
Quando se fala em, prémios os pessoas queixam-se que eles refletem a opinião da industria, e não a dos jogadores. Mas infelizmente, quando vemos votações exclusivas de jogadores o que vemos é as pessoas a votarem com o coração e não com critérios realmente objetivos. E este parece ter sido o caso deste Peoples Choice.
E isto porque Halo Infinite ganhou antes de ter sequer sido oficialmente lançado. Ou seja, os votos, a terem seguido qualquer tipo de critério baseada no jogo, ter-se-ão baseado exclusivamente num modo multijogador que, como todos sabemos, e isso nem sequer é opinativo mas factual e reconhecido pela Microsoft, é incompleto..
Nesse sentido, Halo poderia ser o melhor jogo do mundo (e garantidamente o multijogador é muito, muito bom, e até poderá ser justamente merecedor do título), mas pessoalmente não sou, e nem nunca serei, a favor de dar prémios ou avaliações elevadas a jogos reconhecidamente incompletos. É um promover de algo que considero inaceitável, não só por estarem incompletos, mas igualmente porque podem sofrer ainda grandes alterações, e isso não se pode considerar como normal ou aceitável, especialmente num jogo que se define como AAA. É um sinal para a industria que se aceita como normal este tipo de situações que não defendo de forma alguma.
Mas aqui a coisa vai mais longe pois este é um jogo está a votos, antes de ser oficialmente lançado, pelo que a avaliação é feita apenas baseada em parte do jogo, mas no boca a boca, a totalidade do jogo acaba por ser considerada como premiada, quando na realidade na altura da votação ninguém a tinha sequer jogado.
Mas aqui a critica para quebrarem essa regra de permitirem um jogo ir a votação antes do lançamento vai para a organização por, tendo essa noção, ter colocado Halo Infinite como um dos jogos votáveis. Uma situação que já se revelou polémica na escolha, e que fica ainda mais polémica agora pela vitória.
Seja como for, pessoalmente, entre os jogos que foram à final, e já tendo jogado o multi, é minha opinião que Halo não é um vencedor injusto, apesar de claramente sobre esse assunto as opiniões dos fans serem divididas. No entanto, como referi, discordo não só de ele ter sido nomeado antes do lançamento, como, pessoalmente, por uma questão de principio, e sinal para a industria de que tal não é aceitável, nunca votaria num jogo que se sabe estar incompleto.
Mas a realidade é que, com polémica, ou sem ela, Halo venceu este prémio… E nesse aspeto, parabéns.
https://www.gamevicio.com/noticias/2021/12/ubisoft-diz-nao-se-sentir-intimidada-por-criticas-a-sua-entrada-nos-nft-s-e-rebate-estamos-apenas-n/
Falando em situação caricata, isso só mostra a situação delicada que nós jogadores estamos e só comprovando o que falei em outra notícia, as empresas fazem a merda e os jogadores aceitam, quando tudo estiver destruido, todos vão parasitar outros lugares.
Essa notícia do Halo também só mostra como os jogadores então aceitando literalmente qualquer coisa incompleta que lance
Isso, Daniel, é o tal “de graça até injeção na testa”, o problema é que afetará até os que não aceitam qualquer coisa de graça, e olha que eu nem sou dos “antivax”! Rsrs
Mário, esse assunto dos NFTs é algo interessante de você abordar, fica aqui a sugestão.
Ontem li um artigo na “eurogamer.pt” que abordava justamente esse assunto e como a intervenção de gamers junto a desenvolvedora de S.T.A.L.K.E.R. 2 deu meia volta pela ação daqueles.
Pelo que li, muita gente fica sem entender qual seria o real problema de adotar NFTs que usam o famigerado “blockchain” e acham que é só mais do famoso “mimimi”, “argumento” que faz qualquer coisa ganhar pouca reflexão sobre suas consequências pelo público da internet.
Preparei um artigo sobre o NFT, mas confesso que não consigo ver bem as vantagens daquilo, apesar de ver claramente muitas desvantagens. Alerto que é a minha primeira reflexão sobre o assunto, pelo que não domino plenamente a matéria.
O artigo sairá no final da semana.
Tudo que envolve esse game é muito estranho. Mas isso aí era de certa forma esperado. É fanboy fanático em peso no site votando em Halo, que por sinal a maioria desses que votaram nem encostou. O mais engraçado disso que a narrativa sempre era de que premiações não importavam, mas esses mesmos que dizem isso foram os que fomentaram seus seguidores a escolher Halo. Hehehe
A comunidade Xbox tem uma coisa que é pra lá de inédita: Uma boa parcela desses fanáticos nem sequer tem ou teve Xbox um dia. É uma galerinha desmiolada, que fala ser de direita e conservadora e que segue milgrau hipócrita da vida, pois se identifica com aquele imbecil falando que também é de direita/conservador. É de assustar a quantidade desse pessoal no Twitter.
Pode ser que seja isso também, não cheguei a pensar que poderia ser a tal idolatria do “americanismo” aqui no Brasil. As pessoas aqui estão vendo política até no latido de cachorro, tá uma situação absurda!
Tá foda. Não quero nem ver o circo que vai ser a eleição de 2022. Com certeza o pior vai acontecer, pois vai continuar polarizado.
Essa votação só lembrou a votação de pessoa do ano da revista Time (que acabou nem sendo a mais votada pelo público)
O mundo é assim mesmo
Hoje pro caixista premiozinho fundo de quintal vale e pro sonysta não
Ai ano que vem muda de novo.
Acho que ENQUETE de internet nunca valeu para ninguém.
Aliás, quem chamou o TGA de enquete de internet foi o caixista.
Então para com esse papo de “dois lados iguais” que só cola em iludido
Essa votação é totalmente ridícula e só mostra que não existe critério a não ser um; defender marca X ou Y. E claro, atacar o outro lado.
Sim, parabéns! Se vencer a base de mentira e ilusão conta então parabéns. Dêem permissão expressa pra que os capitães da indústria lancem cada vez mais porcarias.
A sensação que tive com o Halo Infinite é a de que eu regredi 15 anos, então parabéns a Microsoft por me permitir viajar no tempo.
Acho que o maior problema das votações na internet é cada usuário não ter só o seu voto, ou seja, deixam passar bots, clones e fakes pra votar.
Não condeno quem vota alienado, porque vejo como o direito de qualquer um, mesmo que nem faça sentido.
Se cada um só tivesse um único voto, seria algo aceitável.
Devia ter que colocar o CPF, assim veriamos o aumento no mercado de documentos falsos.
Não precisa ser um documento público, mas pode se criar ID de internet por servidores, por IP, por exemplo. Não dá é pra se basear por e-mails que se usam a torto e a direito. Os próprios servidores de e-mail poderias fazer cruzamento de informações para identificar um único usuário por e-mail.
Mas os CPFs de todos já vazaram por aqui, nessa pandemia fui vítima de uma abertura de conta num banco com meu cpf e tomada de crédito falso. Não vai ser isso que vai fazer aumentar as fraudes, as instituições financeiras é que deveriam ter mais critério para aceitarem operações financeiras, mas agora até o cartões de crédito nem precisa de senha… aqui, parece que o problema do Brasil é o brasileiro, e não me excluo disso! 🙂
Lamento muito que tenha passado por isso.
Podes ter a sensação que quiseres, mesmo eu também não simpatizando com Halo, não deixo de reparar que teve boas notas em todos os sites de maior destaque, até a eurogamer.pt lhe deu recomendado, e para até eles lhes terem dado boa nota é prova de que de facto é um bom jogo, gostemos ou não.
Death Stranding para mim é uma porcaria, mas não ando por aí a desmerecer as suas críticas e valor global.
Então, devemos deixar de acompanhar esses sites pois eles só querem agradar alguém que não sei quem é, certamente é por dinheiro, seja pra não perderem acessos ou vem de outro lado, eles não tem mais critério válido. Se esse jogo recebeu notas altas, então algo de muito errado está acontecendo.
Para mim mais errado foram as notas do death stranding, por mim era um 5/10. Mas sei que existe quem tenha adorado.
Ratchet apesar de bonito é jogo que me passa totalmente ao lado, mas não é por não gostar que deixa de ser um bom jogo.
TLoU para mim é um jogo 10/10, mas o part 2 achei bem pior que o primeiro. Que nota lhe devo dar? 8/10 já que é pior que o primeiro?
Ninguém consegue colocar totalmente gostos pessoais numa avaliação, e todos têm de ganhar a vida.
A nota de halo infinite nos principais sites é tão válida como qualquer nota de outro jogo.
A questão é, o que faz um jogo ser bom?
Consegue sim… É só querer.
Tu excluiste Ratchet porque te passa ao lado, penalizados Death Stranding porque não gostaste, e estigmatizaste o TLou 2 pelo simples facto de ele ter o mesmo nome do primeiro.
A realidade é que quando se deixa as componentes de gosto entrar na avaliação, ela morreu à partida.
E isso não se torna necessário pois há formas objectivas de análise e meios para se ultrapassar a questão gosto pessoal.
http://www.pcmanias.com/websites-de-analise-de-videojogos-estao-a-auto-destruir-se/
E este artigo até calha bem ser referido aqui.
Tens razão, mas eu não consigo avaliar uma coisa que não gosto, pois se não gosto como sei que é bom? Os jogos são como os filmes, são divertimento e o divertimento intervém muito no gosto pessoal. Não é como carros ou fornos ou mesmo peças de hardware.
Por isso pouco ou nada ligo para prémios, e muito menos para Oscars.
Deixo isso para quem lhes dá importância.
What? Você está dizendo que o gosto pessoal subjetivo seria critério para notas? É o que nunca deveria ser verdade.
Death stranding é uma obra prima, aclamado por muitos. Tecnicamente, narrativa, etc está muito acima desse Halo aí, sem sombra de dúvidas. Não é questão de gosto e sim perceber a realidade. Se esse Halo é nota 87, Tlou2, Ghost of Tsushima, Death stranding, etc… são nota 100, pois não se pode dar mais que 100.
Dislexia? Mas talvez seja só a tua imparcialidade a falar kkkkkkk
Obra prima? Para ti e para quem gostou.
Aclamado por quem? Pelos mesmo que deram boas notas ao Halo?
Para mim e para muitos é uma obra prima do aborrecimento.
Se calhar a maioria esmagadora de pessoas que vêem o quadro “O grito” do Edvard Munch, olham para ele e dizem “bolas, que porcaria… Eu pinto melhor”.
Mas a realidade é que reconhecer uma obra prima não é algo para todos.
É por isso que se estreasse o Adeus Meninos do Louis Malle e os Vingadores – End Game, a esmagadora maioria ia ver os Vingadores.
Mas Adeus Meninos está na história como uma obra prima, ao passo que o Endgame… É um filme para encher chouriços.
Não que eu não goste… Até adoro, mas a realidade é que o conceito de obra prima escapa à maior parte das pessoas.
Se escapa á maioria pouco interessa então a questão das notas e prémios.
Se escapa á maioria, como se pode dizer que por exemplo death stranding merece as notas que teve e halo não? É que foram avaliados pelas mesmas pessoas.
Nos filmes a cena ainda é pior que nos jogos, agora basta seguir um certo roteiro ideologico que é logo premiado.
Não é isso que estou a dizer. Porque para mim, tal como para ti, Death Stranding é um jogo que me interessa pouco. Apenas que não posso deixar de reconhecer que ele tem características de obra prima.
Tem, desde logo a narrativa gráficos e o gameplay muito particular.
Mas para mim erra muitas coisas, de tal forma que está na minha lista de dinheiro mal gasto.
Para mim o objectivo principal de um jogo é a diversão e imersão que provoca no jogador, falhando neste aspecto tudo o resto me parece irrelevante, pois mesmo que tenha excelentes gráficos, etc, a experiência foi má.
Daí não ligar a criticas ou prémios, acho muito difícil agradar a gregos e troianos.
Não critico nem faço desmerecer death stranding, por isso mesmo não tendo interesse em halo também tenho a mesma atitude perante ele.
Ambos tiveram boas critícas, ainda bem para eles, não vou julgar se foram merecidas ou não no panorama global, não me interessa nem nem competências para tal.
Temos também o caso de tlou 2, para mim melhor em gráficos e jogabilidade que o antecessor e pior em tudo o resto. Há quem diga que é melhor em tudo. Quem tem razão? Ninguém.
Nesse caso presumo que bem vale a pena andarmos aqui. Afinal se o que conta é o que achamos… O resto não serve para nada.
Mas não, não é assim.
Um anormal é o que foge da normalidade. E isso nem sequer é algo pejurarivo, pois não implica forçosamente algo mau.
Mas a realidade das coisas é que a normalidade é aquilo que é aceite e feito pela maioria.
Se uma maioria dá uma boa nota a um jogo, o jogo será decente. Se dá uma nota má, será mau. Podemos gostar de outras coisas também que a maioria não gosta e fugirmos à normalidade. Mas o que não podemos é dizer que o que a maioria diz e pensa está errado ou é mau. Porque se a maioria aceita como bom, então enquadra-se nos padrões de bom.
Claro que toda esta dissertação acaba por ser um pouco inútil. A maioria de nós acha filmes como o Citizen Kane uma valente seca. Mas não, é uma obra prima do cinema. Pela história, pela realização, pela forma como passa a mensagem usando o meio cinema. O que não é, é um filme de porrada com heróis e super poderes. E isso faz muitos dormirem. Mas daí a ser mau… Vai um grande passo. Porque no meio multimédia que é o cinema ele usa-o de forma altamente eficaz para chegar o produto final.
Daí que cada um vai por onde quer. Quem quer ouvir os da área (reviews profissionais), ouve. Quem quer ouvir o público, ouve. Quem não quer ouvir ninguém, porque acha que está tudo subvertido (e tem alguma razão), não ouve.
Agora o que não se pode fazer, é impingir a ninguem que apenas a forma como cada um de nós entende a coisa, é a correcta.
Death Stranding possui tudo para poder ser considerado um jogo inovador e pioneiro. É por isso, na arte dos videojogos, uma obra prima.
Podemos achar que é, ou não. Mas impingir aos outros que é, ou que deixa de ser… Isso não.
E isso é que é importante que se perceba.
É sempre complicado avaliar coisas que mexem com os gostos pessoais, mas sim, não devemos misturar a nossa opinião com a opinião geral. A nossa opinião é a mais importante, mas para nós próprios.
Também sou contra impingir isso á força, por isso disse desde logo que não ligo a prémios e que mesmo não gostando de death stranding não o vou criticar nem desmerecer, assim como a halo
Mas já vi que querem á força desmerecer halo, quando a crítica especializada que diz que halo é bom, é a mesma que também diz que death stranding o é.
Se são ambos bons jogos, sim, não duvido e a critica assim o diz. Se gosto deles? Não, e para mim é isso que me interessa.
Acredito que haja quem dê muita importância a opiniões da critica especializada, e ainda bem, mas eu não lhe dou importância, já me fez perder tempo e dinheiro.
Dislexia? Só se for a tua né. Death Stranding é reconhecidamente uma obra prima. Isso não é opinião pessoal, é fato. Ele levou muita crítica tb, mas mais na parte do gameplay do que a história em si. Você jogou ele inteiro? Pois se jogou, então deve ter entendido o porquê da mononotonia inicial da campanha, está na história, diretamente relacionada com a gameplay. E sim, materpiece muitas vezes é para poucos. Eu sou desses, que sei reconhecer uma obras-prima. Já você…
Dislexia por dizeres que eu disse que gosto pessoal deveria ser critério.
Os teus argumentos sobre death stranding que usas são perfeitamente aplicáveis na justificação de halo ser considerado um bom jogo pela crítica.
É um facto que halo é muito bom pelo mesmo motivo que justificas que death stranding o é, ou seja, opinião da crítica de grande peso ma indústria
Que ela não te agrade já é outra coisa, e vai directamente ao que tenho vindo a dizer.
A melhor opinião sobre um jogo é a pessoal, isto é, joguei e avaliei. Mas não seríamos tão eficientes para avaliar de maneira geral (ou seja, para além do nosso gosto pessoal) porque a nossa avaliação seria baseada em comparações com uma pequena amostragem, porque não vivemos disso.
Quando um revisor for avaliar por exemplo, Gran Turismo 7, a minha expectativa é que ele tenha jogado criteriosamente NO MÍNIMO os 20 principais jogos de corrida dos últimos 10 anos. O ideal é que tenha jogado todos os principais jogos de corrida já lançados desde o Enduro. Caso isso se confirme, o revisor teoricamente é capaz de fazer uma avaliação em novos jogos de corrida que eu não consigo.
Claro que existem vários revisores que não possuem esse know how, ou que possuem critérios não tão éticos quanto se deveria. Mas quero crer que toda profissão possui profissionais bons e ruins. O problema é que filtrar os bons é um papel nosso.
Bem por aí mesmo. Se esse recebe uma média 87 com todos os problemas que tem, então um demon’s souls deveria ter nota 100. Se esse Halo tivesse 80 de média, ja tava num lucro absurdo.
Ninguem liga pra esse premiozinho
É por estas e por outras que não perco tempo a ver os Game Awards, aquilo é um autêntico circo, é um evento carregado de momentos que me provoca vergonha alheia, com uma tênue esperança de que posso vir a ser surpreendido por um grande anúncio…
No caso do Halo, palavras para quê?
Um jogo que ganha um prémio por parte de um publico que nunca o jogou é algo no minimo matreiro, é uma vigarice, mais um truque de malabarismo do circo com os palhaços do costume, e se pensarmos que o evento decorre na “casa” da Microsoft, então não é muito descabido deduzir que foi um prémio comprado.
Apesar de eu ter gostado do game, não acho ele merecedor do premio
O mundo dos prémios é um desastre, uma maneira de se afirmarem na indústria. Realisticamente para mim não valem de nada, desde á muito. O mesmo já acontece com os vinhos onde os prémios vão para a adega mais amiga.
Há quem diga que o Geoff trabalha para a sony, talvez a MS esteja agora a arranjar os seus representantes, Lol.
Viva o Pinto da Costa.
Viva!
Murcón 😄
Com muito gosto… 😉
https://www.gamevicio.com/noticias/2021/12/revista-time-elege-metroid-dread-como-jogo-do-ano-de-2021/ Isso sim já acho mais relevante.rs
Eu estou cagando pra qualquer tipo de premiação! Pra mim cada um tem que jogar o jogo e ter sua própria opinião! Acho que as pessoas levam muito a sério essa coisa de dar prêmios a jogos!
+1
Se eu desse importância aos prémios provavelmente não teria jogado jogos que adorei.
Concordo, Oscar por exemplo ou qualquer outra premiação pra mim não passa de mera curiosidade.
http://asset.vg247.com/cat_ears.jpg/BROK/resize/690%3E/format/jpg/quality/80/cat_ears.jpg
FortHaloNite?
É este o futuro de Halo?